Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
17-06-06, 02:03 #76
Imagens não valem mais nada.

 



(Os fios desencapados são os sinais da porta paralela, não sou tão desorganizado assim, tirando eles fica tudo bonitinho [e cabe uma eeprom no lugar do latch] )





Eluan is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

17-06-06, 08:34 #77
eu nao falei tanto pra nada
eu falei pra vc gastar seu tempo em algo ultra bot pq eu sei q vc eh inteligente
isso ai eh do tempo do guarana com rolha :P

Bombastic is offline   Reply With Quote
biohazard
Trooper
 

17-06-06, 11:54 #78
Pelo oque eu entendi voce esta usando o seu 286 como um banco de memória ne.

O seu programa em basic lê oque está na porta paralela em um intervalo aleatório, ta completamente sem temporização, isso ae ta funcionando? Você não acaba lendo o mesmo "endereço" ? Tente fazer algo usando interrupções, ou pegue os manuais do processador ae e veja a temporização do processador.

Voce ta enviando o opcode direto pela porta paralela?
algo que ficaria bacana ja que voce esta com tempo e disposicao e fazer um programinha montador.

voce escreve em assembly ,e ao compilar ele coloca tudo em opcode ( uma sucessão de cases), segmenta o programa e envia os dados pela paralela ( corretamente temporizado ).

E se voce quiser ir mais longe voce pode ir criando rotinas de mais alto nível pois voce terá domínio sobre o seu compilador.

Ah, sim a motorola aqui e freescale e diz as lendas que os engenheiros la ficam o dia todo msn pois nao tem trabalho para fazer....

biohazard is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
17-06-06, 12:16 #79
Não tem interrupções nesse processador, foi o que eu achei mais chato.

Ele fica em um loop beeem grande e sem temporização sim, a saída só muda se ele ler o endereço diferente, logo só quando ele pedir! Não tem temporização mas fica "sincronizado", já que o clock é externo.

Essa sua sugestão sobre os cases eu não sei fazer em basic e é por isso que vou colocar bcc no meu 286.

BTW, freescale cancelou meu pedido

Eluan is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
18-06-06, 02:31 #80
Rodou um segundo programa, pega a porta A do 6532 e redireciona o que leu pra porta B do mesmo.

Descrição:
Code:
; Todos os opcodes estao em hexadecimal.

; Seta porta A pra input e porta B pra output
0000h: A9 ; LDA #$00
0001h: 00
0002h: 8D ; STA $0401
0003h: 01
0004h: 04
0005h: A9 ; LDA #$FF
0006h: FF
0007h: 8D ; STA $0403
0008h: 03
0009h: 04

; Le porta A
000Ah: AD ; LDA $0400
000Bh: 00
000Ch: 04

; Ecoa porta A pra porta B
000Dh: 8D ; STA $0402
000Eh: 02
000Fh: 04

; volta pra 000Ah
0010h: 4C ; JMP $1009
0011h: 0A
0012h: 10

; vem um memory hole e aqui os vetores de reset:
1FFCh: 00 ; $1000
1FFDh: 10

/dsblog off

Eluan is offline   Reply With Quote
predator
Back to the U.S.A.
 

Gamertag: decapentaplegic PSN ID: decapentaplegic Steam ID: decapentaplegic
18-06-06, 03:54 #81
putz, em 2 anos de engenharia eletrica eu nunca sonhei em fazer isso... o maximo que eu fiz foi uma fonte de 30kV que alimentava uma pipa de papel aluminio e madeira balsa que voava sem partes moveis (hehe ganhamos o primeiro premio do projeto de eng eletrica da USP)

parabens eluan, se vc ja tem esse talento com essa idade, tenho certeza q vc vai ser dar mto bem na facul... alias, vc passou em qual? UFRJ?

como conselho (mesmo que eu nao te conheca direito), eu diria que equilibrio na vida é o mais importante... nao deixe de ter uma vida social longe do computador, pq ninguem aguenta sem uma valvula de escape e o ser humano é antes de tudo um ser social... ja tive minha epoca de engenharia+internet+anime e posso dizer q hoje em dia sou uma pessoa mto mais feliz (esportes, linguas, viagens, sair nos fds, etc)

predator is offline   Reply With Quote
Oni
Trooper
 

18-06-06, 04:25 #82
Quote:
Postado por Eluan
Imagens não valem mais nada.

 



(Os fios desencapados são os sinais da porta paralela, não sou tão desorganizado assim, tirando eles fica tudo bonitinho [e cabe uma eeprom no lugar do latch] )
Q q vc faz se sua mãe esbarrar sem querer e tirar um fio do lugar? Berra e sai correndo?

Oni is offline   Reply With Quote
AcquiencE
Trooper
 

18-06-06, 07:04 #83
eu no meu novo Gamer Pc...
 

AcquiencE is offline   Reply With Quote
ZeroCarontE
Trooper
 

31-05-09, 00:37 #84
esse cara foi um pouco mais longe, fez desde a CPU

Quote:
Initial design began in November 2007 with a high-level sketch of the CPU internal design. A simplified Verilog hardware simulation proved the key design details. Construction began in earnest in February 2008, using a large wire-wrap board to interconnect the 50 or so chips needed. In April, a half-finished BMOW 1 booted up for the first time, computing fibonacci(12) = 144 using a simple ROM-based program. One by one the original system goals and stretch goals were met, including VGA video, three voice audio, BASIC, and a bootloader for communication with an attached PC. BMOW 1 eventually gained the ability to run complex programs written in assembly or compiled from C. The main construction phase ended in February 2009, with the completion of a customized case to house everything. As of March 2009, Big Mess o’ Wires 1 is fully functional, but will probably never be “finished”.
Quote:
Specs

* Current clock speed is 2MHz. It could theoretically go to about 3MHz (untested).
* 512 KBytes of RAM, 512 KBytes of ROM.
* Power draw is 10 Watts, 2.0A at 5V.
* VGA video output is 512×480 with two colors, or 128×240 with 256 colors.
* Audio and music is provided by a three-voice programmable sound generator.
* Keyboard input is a standard PC keyboard with PS/2 connector.
* Debug display is a 24×2 character text LCD.
* There are roughly 1250 wires connecting the components, so 2500 individual hand-turned wire wraps.


 


 


 


 


mais detalhes e fotos em:
http://www.stevechamberlin.com/cpu/index.html

ZeroCarontE is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
31-05-09, 00:45 #85
pqp euahuea mais doente q o eluan

edit: uhyeayea o cara tem um wii
deve ser o eluan mesmo eauheuae

serjaum is offline   Reply With Quote
un4
inativo
 

31-05-09, 08:05 #86
huehieh boa
eu sou vagabundo e o maximo que fiz foi queimar um programa de portao eletronico num 8051

un4 is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

31-05-09, 10:08 #87
elunerdo ate hj n aprendeu a pegar mulher e olha q eu ja tinha avisado pra ele em 2006

Bombastic is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

31-05-09, 10:17 #88
HAUEHUEHUAEH

rockafeller is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

31-05-09, 10:17 #89
Igual o Goku concentra o ki de todas as criaturas do universo pra derrotar o Majin Boo no final de DBZ tem uns caras que ao invés de concentrar ki concentram nerdisse.

Se um cara desse soltar uma genki-dama-nerdpower nem as bolas do Dragão Shenglong podem reestruturar o planeta.


E isso é ótimo, desde que algum dia me ajude a diminuir o tamanho dos meus pr0nz. Não há terabyte que aguente.

Baron is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

31-05-09, 10:21 #90
porra falando nisso acabo de notar q deletei todos os pr0n q tinha aqui no pc antes de viajar

rockafeller is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

31-05-09, 10:25 #91
e o backup?

Baron is offline   Reply With Quote
Chapec0
Trooper
 

31-05-09, 16:16 #92
Calouro de Eng. Elétrica... entendi nada :\
foto bonita
eauheaehaheauheauheauheuaueh

Chapec0 is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
31-05-09, 16:59 #93
nem baixo mais pron
soh stream aki

serjaum is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

31-05-09, 20:02 #94
Eluan, tem um cara que ensina como montar um pc completo pra ser servidor web, fica super bonito parece um tijolinho. :P
Nao lembro o nome, se soubesse do seu interesse tinha indicado.
Otimo projeto, tomara q seu talento seja bem aproveitado por vc.

diferent is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
31-05-09, 22:29 #95
UAHoiaeaHE aque nostálgico... abri meu 286 esses dias, espetei meu monitor 17" aqui e nada... peguei o fósforo laranja dele e PIMBA, vídeo... ainda tá abrindo o win 3.1.. .deu pra jogar F1... IHEAoiuehaoiUEH!

Aí olha só que merda.... um 286 é anos luz a frente de um homebrew desses... agora olha os Core i7... o processo de gravação deles... NINJA!

Sabbath is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
01-06-09, 16:42 #96
Putz, uparam meu tópico de 2006 (quando eu não sabia nada, haoiUAHEuiEAHOIuhAE)

Eluan is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

01-06-09, 16:55 #97
Eu só vi ao vivo as protoboards de plástico, porém tem um site que vende umas diferentes, que parecem circuito impresso mesmo: http://www.m2pcb.com.br/

Alguém já usou essas alguma vez?

Quero começar a estudar isso para fazer nerdices simples, estou começando a pesquisar componentes.

Eon is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

01-06-09, 16:57 #98
Quote:
Postado por Eluan Mostrar Post
Putz, uparam meu tópico de 2006 (quando eu não sabia nada, haoiUAHEuiEAHOIuhAE)
hj em dia vc faria um quantico neh? mas eu tenho certeza q continua sem pega muie :*

Bombastic is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
01-06-09, 17:19 #99
Quote:
Postado por Bombastic Mostrar Post
eluan hmmmm

desculpa mas, pq vc nao gastou seu tempo em algo util? hauaehruaehraeur

isso seria de extrema importancia caso fossem os anos 80 e hardware nao era algo tao conhecido, hoje em dia nao vejo a menor necessidade de fazer algo tao precario

como vejo em seus posts da ds vc eh um cara inteligente que manja de tecnologia, a pergunta real é, por que entao nao aprender uma tecnologia nova ou aprimorar algo novo que realmente te de futuro?

esses hobbies inuteis so servem para perder tempo aerhuaerheuarhuaer

acho q to meio lesado essa monografia tem me matado tenho q acordar amanha 5hrs da manha pra fazer mais coisas dela pois o deadline é meio dia de amanha \o/

yeah eu estou fudido
(1)

Eluan is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
01-06-09, 17:19 #100
AIEURHAEIROU ELUAN EXISTE ALGUEM MAIS NERD Q VC
AHERHAERHAEHR QUE MEDO
mas ae, o desafio ta lançado
cade sua réplica?

maxcool is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

01-06-09, 17:23 #101
Quote:
Postado por Eluan Mostrar Post
(1)
TOMA AE BANDO DE FILHO DA PUTA Q FICOU FALANDO Q EU TAVA FALANDO BOSTA


O ELUAN QUANDO VIROU HOMINHO VIU Q EU TINHA RAZAO


EU 1 x BURROS 0


tocae eluan _o/

Bombastic is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
01-06-09, 17:24 #102
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Eu só vi ao vivo as protoboards de plástico, porém tem um site que vende umas diferentes, que parecem circuito impresso mesmo: http://www.m2pcb.com.br/

Alguém já usou essas alguma vez?
ce ta dizendo essa?:

 


É a mesma coisa da protoboard, so que essa nao tem encaixe, tem que soltar tudo pra prender nas trilhas. Dependendo do projeto o cara consegue montar o definitivo nisso ai mesmo sem uma perda mt significativa de espaco.

Jeep is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
02-06-09, 15:25 #103
Quote:
Postado por Bombastic Mostrar Post
TOMA AE BANDO DE FILHO DA PUTA Q FICOU FALANDO Q EU TAVA FALANDO BOSTA


O ELUAN QUANDO VIROU HOMINHO VIU Q EU TINHA RAZAO


EU 1 x BURROS 0


tocae eluan _o/
AHIEOHIuHAEIOUH

\o

Mas toda criança precisa brincar de lego!

Eluan is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

02-06-09, 15:37 #104
aeraeurhaeurh KD O POVO Q ME XINGOU QUERO VE QUEM EH MACHO DE ASSUMIR O ERRO

Bombastic is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

02-06-09, 18:43 #105
cala a boca ai bombastic seu merda.
ninguem dá a minima pro q vc fala

rockafeller is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

02-06-09, 23:59 #106
esse eh o problema diego...

eu falo coisas certas vem um monte de anta q nao manja nada me apedrejar, ai passa um tempo o eluan cresce, aprende com o erro vem fala q eu tava certo e as antas enfiam o rabo no meio das pernas

ahhh como eh bom estar certo... voce nao sabe oq eh estar certo, vc eh todo errado rocka... por isso esse mau humor

Bombastic is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

03-06-09, 00:11 #107
diego?

punisher is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

03-06-09, 00:16 #108
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
ce ta dizendo essa?:

É a mesma coisa da protoboard, so que essa nao tem encaixe, tem que soltar tudo pra prender nas trilhas. Dependendo do projeto o cara consegue montar o definitivo nisso ai mesmo sem uma perda mt significativa de espaco.
Essa mesma Jeepz, mas se não tem encaixe aí é foda... já basta penar pra aprender a fazer os ciruitinhos, imagina que se eu tiver que lidar com soldas e mais soldas pra fazer a parada... fail total... ehehehehe.

Tive dando uma olhada no mercadolivre por protoboards convencionais, tem algumas bem carinhas, mas acho que o lance é comprar uma baratinha e pequena pra começar...

Perguntinha básica... alguém sabe se existe alguma loja online que seja boa pra se comprar componentes, pra montar tipo um kit básico da eletronica feliz?

Eon is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

03-06-09, 00:21 #109
Caralho, mal perguntei e já achei um monte no google:

www.farnell.com.br

www.mosaico-eng.com.br - Representante Microchip no Brasil - PICs, Gravadores, LCDs simples e outros.

www.tato.ind.br - PICs, LCDs gráficos, KITs p/ microcontroladores e outros

www.lasershape.com.br - Conectores

www.milcomp.com.br - componentes de reposição (transistores de potência, power ICs, DACs, etc.) Fica em São Paulo.

www.soldafria.com.br

www.elektrotech.com.br

www.pares.com.br

www.severoroth.com.br

www.voltts.com.br

Eon is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

03-06-09, 00:26 #110
caraaaalho..
nem tinha visto esse tópico.. quanta nerdice!! uhahuahuahua

isso pra mim é língua extraterrestre, até grego fica fácil! hehehe

troy is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
03-06-09, 00:38 #111
Acho que era legal vc baixar algum ebook ou sites sobre o assunto e comprar as pecas que vao ser necessarias para seguir os tutoriais, sair mt a esmo vc vai acabar gastando com bobagem. Peca de eletronica simples é tudo na casa dos centavos, so transistores mais invocados que sao mais caros, mas digamos que com R$ 10 vc ja brinca bastante.

Mas eu acho que protoboard seria interessante, a menos que vc nao se incomode de dar uma tostadinha ocasional nos dedos no comeco. Recomendo picrato de butesin

Ah sim, se for comprar soldador, compre de 30w e nao compre porcaria, fuja dos genericos, idem pra solda, tem poucas coisas mais irritantes do que essa dupla de qualidade meia boca.

Jeep is offline   Reply With Quote
osterne
Trooper
 

03-06-09, 00:44 #112
Concordo com o Bomba e o Eluan.
Me fizeram montar a porra de uma placa desse naipe (8051.. ram.. serial.. 7 sementos.. tudo junto) no laboratorio de microprocessadores e pra que? Pra entender o "básico".. se fuder.. perda de tempo isso.
As universidades deviam se atualizar e ensinar o básico de novas tecnologias.

Massss.. se você gosta desse tipo de coisa (vide Jeep) vai fundo. Quando consegue fazer que a porcaria da serial funcione e que o numero digitado apareça no 7 segmentos.. bem.. devo dizer que foi legal.

osterne is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

03-06-09, 01:22 #113
Jeepz, baixei um programa chamado circuitmaker... acho que vou brincar no virtual um pouco antes de partir pro real. Acho que não manjo picas de eletrônica, vai ser bom testar pelo menos os conceitos básicos antes de sair comprando peças. Quem sabe até eu ganho uma idéia melhor do tipo de projeto que seja interessante de se fazer...

A princípio eu penso em algo que envolva sensores... sensores são bem interessantes... hummmm, sensores, muitos sensores...

Eon is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

03-06-09, 09:39 #114
Quote:
Postado por punisher Mostrar Post
diego?
sim
diego hipolito, mr. testa

Bombastic is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
01-05-17, 21:56 #115
Olha o [MENTION=38]Eluan[/MENTION] ; ficando famoso!

https://fossbytes.com/8-bit-breadboa...ter-ben-eater/



vegetous is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
29-03-22, 15:25 #116



ps.: o cara vende kit com o processador que o eluan utilizou pra construir o dele!

vegetous is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

05-04-22, 17:08 #117
nao saquei, sou burro. Esse cara ta plagiando a criação do Eluan?

ircF is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
05-04-22, 17:39 #118
Quote:
Postado por ircF Mostrar Post
nao saquei, sou burro. Esse cara ta plagiando a criação do Eluan?
Não, esse processador que o eluan utilizou era a base de muitos dos primeiros computadores pessoais criados a partir do final dos anos 70 (Comodore e apple, que eu sei).


Achei na wiki, até tamagoshi rodava nessa porra!


MOS Technology 6502



Esqueci o mais famoso de todos aqui no Brasil, o Atari 2600!

vegetous is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 01:07.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.