Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
FeDaYkIn
e tenho dito
 

28-08-08, 11:06 #76
Ahhh
nao esquecam de votar nesta thread como excelent





FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

28-08-08, 12:00 #77
Quote:
Postado por FeDaYkIn Mostrar Post
Ahhh
nao esquecam de votar nesta thread como excelent
ja votei, agora trate de agilizar essas fotos ai, porra!

Hades is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
28-08-08, 13:16 #78
votado. estamos aguardando as fotos.
sauhsauhasuh

Sussa is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
28-08-08, 13:32 #79
Eu vou preferir um texto bem detalhado, falam tanto desse papagaio que queria saber se é tao cachorrinho assim

Jeep is offline   Reply With Quote
yahoo!?
Trooper
 

Steam ID: STEAM_0:0:3711915
28-08-08, 14:16 #80
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
PERA LÁ
MUSGO DE JAVA?
JAVA, ASSIM, TIPO, wat
exato, não percebeu que é uma tela rodando uma aplicação em java que simula musgo?

yahoo!? is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

29-08-08, 21:55 #81
ae

acabei de instalar o cilindro de CO2 que comprei, saiu barato em comparação com os do mercado, comprei a válvula de ajuste fino por 120 reais na loja de aquarismo e o cilindro de 500g por 100 reais em uma empresa de extintores...

Esses dias comprei 6 camarões red crystal e 4 poti-mirim, coloquei tudo no aquario lá, de vez em qdo eles aparecem...

As fotos ficarei devendo pois meu irmao levou a camera para uma viagem, mas tenho as fotos de celular, vou ver se ficaram boas

[]'z

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

03-09-08, 11:04 #82
Hey, ontém comprei uma ampularia e coloquei junto com o Papagaio, rlz ein
acho q vou até comprar mais uma pra fazer companhia...


porra, nao sou só eu q tenho aquario, coloquem o de vcs tambem, minha camera ta voltando já... go go go

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
03-09-08, 11:53 #83
Minha ampularia morreu ontem de noite, tava bem grande. Ficou comigo 1 ano e meio, mas quando comprei ja era bem grandona, chuto que devia ter mais de 2 anos.

Jeep is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

03-09-08, 11:58 #84
puuutzzz
RIP

morreu do nada?

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
03-09-08, 12:03 #85
Olha, acho que foi de velhice mesmo, tava andando e se alimentando normalmente. Pelo que li em temperaturas de 25 a 28 o metabolismo dela fica mais rapido e ela vive em torno de 16 meses, em temperaturas de 20 a 24 chegam a 3-4 anos. Menos do que isso ficam estaticas e se baixar de 10-12 elas morrem em dias ou mesmo horas.

Ce vai ter que colocar conchas nesse aquario e deixar a agua alcalina ou pelo menos com gh alto pra nao corroer a concha dela e ela ter como crescer. So espero que o papagaio nao se engrace com os tentaculos dela

Jeep is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

03-09-08, 14:31 #86
Até agora o papagaio nem ligou pra ela... a água está alcalina sim, o gh eu nao sei, mas o ph ta 7.4 pra cima

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
03-09-08, 17:28 #87
otimo, mas deixe uma conchinha, nem que seja picada por ali, ela precisa de materia prima pra fabricar a propria concha

As que eu coloco acabam dissolvidas em questao de 6-7 meses

Jeep is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

11-09-08, 14:16 #88
Fala pessoal, fotos atualizadas, finalmente!

Primeiro, meu plantado de 60L, recentemente eu mudei o tronco de posição e fiz uma poda nas glossos, acho q fiz cagada pois algumas glossos estão morrendo, deu uma matada no carpete, mas já está recuperando. Em volta do tronco tá sem carpete pq não tinha mesmo.

 
 
 


Detalhe de como ficou o tronco na nova posição:
 


Aqui a Hemianthus Micranthemoides, crescendo bem rápido:
 



Agora vem os dois nanos de 10L plantados.
 


Neste aqui eu tirei as pedras e coloquei um tronquinho, to fazendo um "carpete" de eleocharis minima para ver como fica, se ficar legal vou usar em projetos futuros:
 

Ta crescendo rapidão tb, essa foto foi tirada faz 2 dias, e já cresceu mais. To gostando, pelo jeito esse vai ser meu próximo carpete.

Aqui o nano da cachoeira, estou deixando a hemianthus cuba crescer a vontade, qdo tiver fechado eu cuido do paisagismo... tava com bastante algas então eu coloquei 2 molinésias para comê-las, ta limpinho agora (menos o vidro):
 


Agora o aquário "novo" do Papagaio, tem 75L, 50x30x50cm, filtro Atman HF-600 e termostato.
Nele tem o papagaio, um comedor de algas siamês (sobrou), um camarão pitú e a AMPULÁRIA (hauehaue):

 


Pagagaio!

 
 
 


Ampulária (tava escondida nessa foto, mas anda pelo aquario inteiro, apavorando geral):
 



E por último, os mais novos moradores do plantado 60L, 5 camaróes Red Crystal e mais 4 camarões poti-mirim (algueiros). Eu tinha colocado os Reds no aquario de 10L que tem o musgo de java, mas morreram 2 e achei melhor colocar eles no grandão, que está mais estável (os 5 que sobraram).
Eles ficam o tempo todo escondidos, mas as vezes pego um passeando, aqui um deles fazendo um tour:
 
 
 

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

11-09-08, 14:17 #89
Aqui o Poti-mirim que faltou (16 imagens por post ):
 



Ahh, o plantado agora está com um Cilindro de CO2 de 500g, comprei o cilindro em uma loja de extintores e uma válvula de ajuste fino Dymax, tirei fotos do processo no celular, mas nao acho o fucking cabo
fica pra depois

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
11-09-08, 17:03 #90
Po, esses camaraoes sao mt lindos, pena que sao pouco ativos, acho que sao medrosos demais, né? O palhaco tem uma cara mt engracada com esse olhoes, pelo que vi ele ainda vai crescer um montao.

Deixa ver, de novidade apenas um plati que estava doente, coloquei no aquario hospital, fiz minhas urucubacas e voila, de volta ao aquario grande 5 dias depois. Provavelmente ele amanhece morto agora so de sacanagem

Jeep is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

11-09-08, 20:35 #91
Jeep, pelo contrário, eles são super ativos, quando estavam no aquario menor, não tinha outros peixes e tal... nao paravam de andar pelo aquario e procurar comida...
No aquario grande eles somem, afinal sao bem pequenos, 1cm, e fazem apenas alguns dias que estao no aquario novo, ja li por aí que com o tempo eles se acostumam...

O Papagaio fica grandão, futuramente terei colocar ele em um aquario maior, desde que ele esta comigo ja cresceu 2cm, é super dócil, come na mão... ainda não deixa fazer carinho, mas acho que com tempo ele acostuma.

Coloca fotos atuais do seu aqua ae jeep e cia


FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

15-09-08, 20:41 #92
Estou pensando seriamente em trocar meu carpete de glossos por um com hemianthus callitrichoides (a mesma do aquario de cachoeira)

que acham?

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
15-09-08, 21:46 #93
Eu acho que fica meio que trocar 6 por 1/2 duzia, talvez na foto nao tenha dado pra ver bem...

De qq forma, uma que eu achei bem legal (e nao faco a menor ideia do nome) é uma variacao dessa que vc usou no aquario com o musgo de java, so que ela parecia ser mais fininha, entao ela dancava com o movimento da agua e ficava menos espetada. Dava impressao de uma relva mesmo.

Jeep is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

16-09-08, 13:27 #94
A que eu tenho aqui no meu aquário é a Eleocharis minima, parece que tem também a Eleocharis parvula, que é um pouco menor, talvez seja essa que voce viu... o engraçado é que em alguns lugares dizem que a minima é menor que a parvula, e em outros o contrário, sei lá, só fazendo o teste...

A diferença da glosso com a hemianthus é bem significativa, a hemianthus é bem miniatura, as folhas maiores dela tem coisa de 1mm, enqto a glosso é bem maior... o que eu gostei mesmo da hemianthus é que ela fecha mesmo, fica bem densa, enqto q com a glosso da para ver entre as folhas.

Acho que vou fazer isso assim que meu novo aqua estiver ciclado, para nao estressar os peixes

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

23-09-08, 00:19 #95
Continuando...

hoje coloquei água no meu novo aqua de 180L, ta só vidro e água, só coloquei o filtro para funcionar.

Vou ver se faço dele um low tec, na maioria musgos, na verdade, fiquei bem inspirado por esse aqua aqui:
 

http://www.aquariofilia.net/forum/in...owtopic=102945

O filtro é um outro aquário, traseiro, com muita argila expandida e 2 bombas de 600L/h, a água entra por gravidade (era um aquario marinho, aproveitei a saída que tinha pro sump).

Assim q ficar apresentável tiro umas fotos. Por enqto tá só ciclando.


só eu eo Jeep? vamo agitar esse topico porra

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
30-09-08, 12:09 #96
 


Tirei agora ha pouco.

Esse negocio de ter aquario é bem interessante, como sao bichinhos de vida rapida (2-3 anos) vc consegue acompanhar todas as fases, do nascimento a morte.

É engracado como tem aqueles que nascem mais fracos, sao menores e tal e tao ai, firmes e fortes, enquanto que outros mt mais aptos acabaram morrendo mt antes, e tambem tem os fracos que efetivamente morreram cedo, vc acaba vendo que sim, existe uma tendencia, mas nao uma regra definitiva e inabalavel.

Tambem serve para se acompanhar a velhice, nessa foto ai destaquei as 3 veteranas do aquario, todas com mais de 2 anos e ja na curva descendente. Como vcs podem notar elas se movimentam menos, ficam mais nas "casinhas", a branquinha era aquela betta que eu achei que ia morrer e que no fim ta ai, dando seu relax mas subindo de pouco em pouco pra respirar, saindo no braco pra pegar sua racao e se estranhando com quem chega mt perto. Mas eu ja sei que o proximo momento vai ser uma perda gradual de apetite e letargia, ou uma doenca ou ambas, o resultado vai ser que elas vao acabar aparecendo de lado no fundo do aquario, desbotadas e endurecidas. Se eu chegar a encontrar a tempo estarao inteiras, se eu so notar a noite provavelmente o ecossistema ja tera devorado as partes mais tenras, peixes e caramujos sao bem praticos quanto a nutrientes.

Pra mim pelo menos fica a experiencia de varias vidas em avanco rapido, com personalidades bem diferentes e interatividades sociais tambem, da pra se tecer vaaarios paralelos com nossa propria vida, familiares, amigos, predadores e afins.

Sei que parece meio tetrico pensar essas coisas, desse jeito, mas tambem é meio que confortante ver que apesar dos pesares eu consegui deixar as coisas estabilizadas a ponto de permitir que esses bichos durassem um bom tanto de tempo, aparentemente confortaveis, comendo bem, sendo ativas, se reproduzindo e nao sendo cacados por predadores. Alguns aquaristas e biologos dizem que a privacao de liberdade para um peixe é bem diferente da que humanos passam, para eles o peixe tendo espaco suficiente, alimentacao adequada, agua nos parametros corretos e nao passando stress com predatores tem uma vida plena. Tomara que seja verdade.

Mas enfim, fora o blablabla, é um hobby fascinante e muito gostoso de ter, sem falar que elas sao lindinhas

ps: fotos do mega aquario do feda, pleeeeease

Jeep is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

30-09-08, 14:59 #97
Eu peço, por favor, se possivel, um pequeno tutorial de por onde começa.

Caso ano que vem, e uma das minhas vontades é de por um aquario nele. Gosto muito de ver os peixes e li cada palavra do topico.

E preços tambem. Vejo essas "bombas" de O2 e nem imagino o preço a não ser quando vocês comentam.

Obrigado e parabens pro Feda.

u3663 is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
30-09-08, 15:46 #98
varia muito dependendo do tipo de peixe que vc vai ter, o mais barato seria o betta, um aquario >8 litros, aquecedor, racao, anticloro deve dar uns 70 chutando alto, o peixe em si varia mt, bettas normais como os meus, R$5, aqueles com rabos interminaveis uns R$ 20. Eu acho interessante bettas femeas, que da pra se ter mais de uma no aquario e por nao terem feito esses cruzamentos doidos nao ficam com uma cauda pesadissima pra se carregar e portanto sao mais ativas.

Outros tipos de peixe acaba saindo um pouco mais caro, vc comeca definindo que especie ou especies vc se interessa mais (traducao, aquelas que quando vc olhar na loja vc diz "é esse!"). Ai vc vai nos foruns e sites de aquarismo, le um pouco sobre qual o tamanho do bicho adulto, se ele vive sozinho ou se precisa ter um cardume com no minimo x peixes, caracteristicas da agua e ai sim comeca a fazer o orcamento.

Um aquario que nem esse meu da foto?

aquario uns R$ 30 (no centro de sp ce pega por menos)
aquecedor 25w uns R$30 (esse meu é de 50w e mais fresco, deve ser uns R$ 70)
filtro (bombinha ) uns R$ 45-50 pra esse tanto de agua, quanto mais agua, maior e mais caro, pero no mucho.
pedrinhas e afins uns R$5-10
plantinhas, R$2 a R$ 15 cada muda, dependendo da planta (essas minhas sao todas crias de uma muda so)

é legal vc ter teste de ph pelo menos no caso do betta, no dos outros amonia e nitrato seria bom, ph deve ser R$5, os outros uns R$ 15, duram bastante, a menos que vc fique obsessivo e faca uma medicao a cada 2 horas

racao, 2 tipos pra variar legal a alimentacao, R$ 20 (depende do numero de peixes e do tamanho, pros meus da pra mais de 4 meses), das nacionais acho que so a spirulina da alcon é boa, prefira tetra ou sera, eu achava frescura, mas acredite, nao é.

anticloro - aquasafe da tetra ou aquatan da sera, tem de varios tamanhos, o de 100ml acho que ta por volta de R$ 15, trata muuuuitos litros de agua.

e o peixe em si, betta eu ja falei, esses mais simples que eu tenho custam de 50 centavos a R$ 2.

Ce gasta mais no inicio, depois é basicamente racao e anualmente renovar o anticloro. Obvio que sua milhagem varia se vc virar um fanatico que nem o feda


Last edited by Jeep; 30-09-08 at 16:00..
Jeep is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

30-09-08, 15:51 #99
Nem achei tão caro. Aliais é um hobbie bem barato comparado a outros que levo.

Quanto a parte das plantas e troncos que o Feda ta seguindo, eu ia perguntar aqui mesmo mas acho que sou noob demais nisso. Existe algum site-tutorial para começar do zero? Não ligo em ir devagar e aprimorando, mas achei realmente sensacional forrar o "chão" do aquário com as Glossoms (??) e é o tipo de coisa que queria fazer.

Jeep isso da Amônia e Nitrato é realmente importante pro peixe? O controle disso é através das plantas ou de outra coisa?

u3663 is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

30-09-08, 15:56 #100
tem nos foruns sobre o assunto
um deles é http://www.forumaquario.com.br/phpBB2/

gusto is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

30-09-08, 16:10 #101
Fala Jeep!
Legal o update, eu ainda não sou tão véio de guerra, então não vi um ciclo de vida completo ainda...
Saico, os custos são mais ou menos esses aí mesmo, só toma cuidado para não se ver pedindo aquário velho para cada parente/amigo seu nas festas.
Como todo hobby, tem sempre as coisas que custam mais caro, como no ex do Jeep, o termostato, se vc gastar um pouco mais compra um que tem uma regulagem eletronica melhor, a mesma história: se quiser um pouco mais de qualidade, vai ter q pagar por isso, o que nem sempre é exagero, pois quem sai ganhando são seus peixes/plantas (logo, vc)

No meu primeiro aquario (fotos na primeira pagina) gastei 400 reais para deixar ele com filtro+substrato+iluminação. Porém ao longo do tempo fui comprando outras coisas mais eehhehe

Bom, animei com o update do Jeep e aproveitei pra tirar umas fotos agora (tirei durante o dia, portanto nao ficaram 100%).
Primeiro lugar, o plantado de 60L, o carpete de glossos tava demorando mto para recuperar, acabei enfezando e arranquei-o-o, fez mta sugeira (reparem que as plantas estão um pouco "empoeiradas") mas em 2h o filtro deixou a agua cristalina denovo
Aproveitei para podar um pouco o musgo e tirar as eleocharis aciculares do fundo, gostei tanto da Hemianthus Micra que decidi que ela vai ser a planta de fundo oficial!
Quanto ao carpete, peguei umas mudas da Hemianthus cuba aqui do meu outro aquario e coloquei, vamos ver no que dá... pretendo colocar umas anúbias nanas futuramente tb.
Chega de blablalba, vamos as fotos:
 
 
 


Agora deixa eu falar um pouco mais sobre o novo aqua, estou com a grana mais curta e por isso tá indo bem devagar. O vidro eu ganhei de um amigo meu, era de um aquario marinho (notem a saída para o Sump) e ele desmontou pra fazer um maior.
Mede 80x45x50 (180L)
Quero fazer nele um plantado com discos.
To pesquisando bastante antes de fazer alguma coisa para nao gastar grana a toa.
O filtro dele saiu praticamente de graça, mandei fazer aquele "aquario" atrás e coloquei duas bombas de 600l/h ligadas a um filtro biologico de fundo, como filtragem biologica ta usando 16L de argila expandida, perlon para a mecanica e carvao ativado para a quimica.
O movel fui eu quem fiz, caibros + ardósia, reparem que nao tem isopor no embaixo, estou usando EVA preto no lugar, de 15mm.

Olha as fotos:
 
 
 


Saico, se tiver alguma duvida, posta ae po, sem essa de mimimi
[]'z!

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
30-09-08, 16:16 #102
Importantissimos, isso mata um peixe em horas dependendo da concentracao.

Nos foruns vc encontra verdadeiros tratados quimicos explicando, vale a leitura. A grosso modo é assim, o peixe faz seu xixi e coco na agua, na natureza o volume de agua é tao grande que isso é diluido facilmente, no aquario nao. Enfim, esses excrementos vao se converter em amonia, essa amonia sera processada por bacterias que seu aquario ira desenvolver naturalmente e transformado em nitrito, onde outras bacterias irao entrar em acao e transformar em nitrato. Cada transformacao deixa o material menos perigoso, mas no final vc devera fazer a tpa (troca parcial de agua) que consiste em retirar 20-30% de agua do aquario e colocar agua limpa, isso elimina o nitrato. essas colonias de bacterias vivem no substrato do aquario (areiao) e no filtro do aquario, nos materiais esponjosos. Se acontece alguma coisa (tipo lavar o filtro com agua de torneira que tem cloro) vc acaba ou diminui mt a colonia e ai a amonia vai a milhao ou o nitrito.

Quando esses compostos ficam em uma concentracao alta, o peixe comeca a ter varios problemas respiratorios e de envenenamento, dependendo da concentracao ou mesmo da duracao disso ele pode sequelar e nao ter mais retorno.

procure por ciclo do nitrogenio ou ciclo do azoto no google, vc vai encontrar explicacoes bem mais decentes do que a minha

Jeep is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

30-09-08, 16:26 #103
A sua foi otima Jeep. Já me deu uma boa noção.

E Feda, era mais ou menos o que eu tinha pensado. A principio vou devagar, com as plantas, tentar montar um ambiente.

Valeuzão vocês dois. Vou seguindo o tópico para ter mais idéias.

u3663 is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
30-09-08, 16:28 #104
po, bem grandao mesmo, ainda bem que vc reforcou a mesa

quem foi o escolhido pra ser o ciclador oficial ai? tao solitario...

Jeep is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

30-09-08, 16:42 #105
yep, ta bem reforçada a mesinha, aliás, fiz ela só pra isso

tem 2 molinésias ali... mas assim q eu colocar o substrato elas saem...
ehehe

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

30-09-08, 20:12 #106
acabei de colocar 2 anúbias nanas no plantado

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
05-10-08, 18:15 #107
Um texto bem diferente, sobre um tetra cego, cujo corpo "engole" o olho conforme cresce:

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=46990

Jeep is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

29-10-08, 10:06 #108
Update rápido do novo aquario, 180L.
Montei sabado passado.

 

 

 

 


[]'z

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

30-10-08, 19:57 #109
ficou tao ruim assim?

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
30-10-08, 20:07 #110
que nada po ficou show, é que no inicio assim ainda n tem mta coisa pra admirar :P infelizmente meu projeto ainda eh um projeto, um dia vou concretizar

deadcow is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

30-10-08, 20:11 #111
quero colocar 4 Discos Blue Diamond (Bluray)


no momento, lotei de molinesias para elas irem comendo as algas que forem aparecendo
coloquei a micraenthemoides no fundo tb.. vamos aguardar o desenvolvimento agora, pena que a microsorium pterus cresce lentamente.

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Aqualure
Trooper
 

Steam ID: h2otf
31-10-08, 19:50 #112
 

 


 

 


 

 


 

 


Meu aquário plantado ^^ XD !!

Prestem atenção no tamanho do cascudo em um aquário de 90lts, parece um tubarão, eu comprei ele com 5cms hj está com 15 ( !!!!


Last edited by Aqualure; 31-10-08 at 19:59..
Aqualure is offline   Reply With Quote
LinkC
Trooper
 

31-10-08, 20:09 #113
Eu tenho uma TV Gradiente de 33 polegadas... estragada... alguem tem um tutorial de como transformar o tubo dela em aquario ?!

LinkC is offline   Reply With Quote
hypnos
Trooper
 

31-10-08, 21:10 #114
alguem posta umas fotos de alguns pexes de aquario?
tipo:

"FOTO*
- ESSE EH O BETTA, BLABLABLA"

"FOTO*
- ESSE EH O TAL, BUNITAO, MAS CARO.. BLABLA"

é pedir demais?
hehe

é que me interesso... já quase montei um a um tempo.
só que tb não sei de nada!

hypnos is offline   Reply With Quote
hypnos
Trooper
 

31-10-08, 21:13 #115
 

Betta splendens male
Photo Credit: Carolina Monari

óia esse betta! achei q betta era aqueles feiozin.. q os minino ganha na escola, numa sacola cheia d'agua haeiuhasde


otros betta:
 

 

hypnos is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

04-11-08, 00:18 #117
Aqualure, coloca o setup completo do seu aqua... ta fera, cascudo godzila

Estou pensando seriamente em começar a reproduzir betas, gosto da raça e acho mto legal a reprodução deles.. sem falar que não sai caro.. sempre me interessei por genética, vamos ver onde consigo chegar
Pra quem quiser mais info sobre betas:
http://www.forumaquario.com.br/phpBB...ic.php?t=40139

Tem um amigo meu que vai me ajudar também, ele manja horrores, assim q tiver novidades eu posto para voces...

Abraço!

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

04-11-08, 11:23 #118
esse betta azul spiked ta sem nocao de bonito puta q pariu

Bombastic is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
04-11-08, 11:33 #119
eu lembro qdo eu era pequeno, que eu tinha um aquario bem newba mesmo... soh com os peixinhos, e eu nunca sabia pq, mas meus peixes espadas eram suicidas...

eles tendem sempre a pular, ou eles tentavam fugir de mim?!

ragauskas is offline   Reply With Quote
Aqualure
Trooper
 

Steam ID: h2otf
08-11-08, 21:39 #120
Bom, o que tem no aquário:

Aquário 90 lts, laterita, cascalho, basalto, filtro do lado direito com umas pedras que deixam a agua alcalina essas mesmas pedras estão espalhadas no aquário tb junto com basalto, cascalho e laterita.

Peixes:

Nesse dia tinha 10 neons falsos, 4 mini carás bandeira, cascudo pérola 15cm comprei ele com 5 cm, 4 espadas blood, 5 molinésias, 5 tetras, coridoras(acho que é assim que escreve =X ).

Agora adicionei mais 10 neons e finalizei.

5 maços de cabomba, 1 planta vermelha que não sei o nome, e duas que parecem pés de orquídea.

Preciso comprar o esquema de Co², porem isso custa 800 conto =\, vou comprar depois isso uahe uaeh

Aqualure is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
12-11-08, 17:20 #121
entao, passei em uma loja de aquario hoje... tem uma aqui na rua do meu trampo..

tinha um aquario bem parecido com esse do aqualure... o cara queria 400 mangos...

ele ja vem praticamente completo, mas quero tirar algumas duvidas e eu provavelmente nao vou comprar este, tenho um amigo q trabalha com aquario e ele consegue a preço de custo com fornecedores hehehe, mas to bem empolgado pra começar...

o aquario tinha:

Filtro, cascalho, humus (é essencial ter isso por baixo do cascalho / areia?!?!), um tronco moh legal, duas pedras, aquecedor e a lampada.

nao lembro a metragem, eu creio q seja de uns 70 / 80 litros, bem parecido com esse do aqualure...

ai o cara me comentou que tem um comprimido de CO2, que você pode comprar, claro q o ideal eh o cilindro, mas ja da pra segurar as pontas com os comprimidos neh?!

que mais q eu teria que comprar alem dessas coisas todas?!

la ele vende as plantinhas em cestos neh, ja enterra o cesto direto na areia?! como q faz pra fazer um gramadão ralinho igual o de vcs, mas em uma area bem extensa de areia?!

\o//

quero ajuda ae q fiquei empolgadão ahsudhasuhdsd

ragauskas is offline   Reply With Quote
Aqualure
Trooper
 

Steam ID: h2otf
12-11-08, 20:50 #122
RAGA,

me fala pelo amor de deus aonde acho acho esses comprimidos uaeh uaeh uaeh aue

Tu mora em sp ?

qualquer cosia me apssa o endereço qeu vou lá fácil...

Porque cilindro de 1lt + válvula solenoide + manguera + contador de bolhas + co2 = R$800,00

Meu gastei 300 nesse aquário gastar + 800 com co2 A EHAE UAH to ferrado

e isso vicia XD

Aqualure is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
12-11-08, 21:37 #123
Tem as tais garrafadas que parecem funcionar decentemente e sai por poucos reais. E isso so é necessario pra algumas plantas mais exigentes, eu nao tenho e as plantinhas simples vao na boa.

Jeep is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
13-11-08, 08:03 #124
eu acho q sao uns 50 conto os comprimidos...

cada um eh pra 50 litros de agua, pelo q o cara me falo... dps eu passo na lojinha e pergunto direitinho ahuahuahuaha...

e tudo q eu falei ali em cima, ta certo?!?!

alguem da um help pra eu começar ahsudhasuhd

ragauskas is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

13-11-08, 10:48 #125
Entao,
eu nao postei fotos, mas montei um "Cilindro CO2 caseiro", comprei um extintor de CO2 de 0,5kg por 90 reais, carregado, com válvula de topo e com teste hidrostático. Depois comprei uma válvula reguladora da Dymax por 120 reais, para poder controlar a saída do gás.

no total gastei 210 reais... é caro, sim... mas vale mto a pena, os benefícios em relação a garrafada são muitos, e a longo prazo fica até mais barato, fora a praticidade.

Para o meu plantado de 60 L, 1 bolha por segundo, dura 2 meses e meio, e custa 10 reais para recarregar.

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
kuidow
Trooper
 

13-11-08, 11:52 #126
MTO SHOW!

tenho vontade de montar um! mas simples! sem essa de CO2 e tudo mais!

só umas plantinhas, e uns peixinhos

mas hj tenho outras prioridades pra minha grana!

FODA!

AHH!

bateu uma dúvida aqui!

Se vc for viajar, como faz?

Pra alimentar os peixes etc?

kuidow is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
13-11-08, 18:52 #127
Tem alimentadores automaticos, que devem ser caros apesar de ser apenas uma roda com compartimentos, mas como é pra aquaristas (bando de burgueses ricos e desocupados) eles metem a faca.

E tem algumas racoes que vem em formatos pateticos, tipo uma tartaruga de +- 7cm de diametro. Pelo que entendi é um tijolo compacto de racao que vai amolecendo e permitindo que os bichos comam por ate 10 dias (tem menores para 3 dias).

Uma coisa que eu acho bem verdade é que é mais facil vc matar um peixe por excesso de comida do que por falta, lembrem que na natureza eles nao tem essa boiada de refeicao balanceada 2x por dia, é um insetinho hj e outro sabe-se la quando. Se vc vai ficar uns 3-4 dias fora de uma sapecada de artemias pra eles durante 2 dias antes de sair que vc tranquilamente nao precisa se preocupar com comida.

Jeep is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
14-11-08, 08:15 #128
bom, eu ja to mundando as coisas do meu quarto de lugar pra poder colocar o aquario, entao ja estao vendo minha vontade de começar neh ! ! !

o quanto antes ! HAUHAUHUAHAUHA

esse final de semana vou mudar os moveis de lugar, dai eu vo tira umas fotos e posto aki o futuro lar do meu aquario, vo posta todo o processo ! ! ! !

\o/

bjomeliga

ragauskas is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
14-11-08, 08:26 #129
Dicas fundamentais pra vc nao morrer louco:

1 - Sim, vc vai fazer lambanca.
2 - Sim, os seres femininos de sua vida odeiam lambanca, especialmente com agua suja.
3 - de um jeito de por um plastico ou coisa do genero na base do movel pq sempre escorre agua pela parede de vidro e entra por baixo do isopor, como vc nao é o hulk pra conseguir levantar o aquario e enxugar, vai apodrecer a madeira.
4 - veja um lugar onde o sol nao incida diretamente (excesso de algas pelo excesso de luz e temperatura alta), mas que ilumine indiretamente de um jeito bom.
5 - Se é aonde vc dorme, compre um filtro aquaclear ou nao deixe o aquario do lado da sua cabeca, barulhinho de filtro a noite nao é agradavel pra todo mundo.
6 - Tenha panos, mts panos, um plastico pra jogar no chao no dia da TPA, leia o item 2 5x.

Fora isso, quando o mundo esta meio irritantemente pentelho, sente-se de frente pro aquario por uns 10 minutos, melhor do que calmante, nao é por acaso que existem aquarios em consultorios medicos e afins, sao tiro e queda contra ansiedade e afins.

Jeep is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
14-11-08, 12:57 #130
entao, voltei de uma loja agora... vamos aos preços, pra ver se tao legais ou nao...

um aquario la, fui montando parte por parte...

aquario de 70x30x40
Calha
Lampada 20w
Aquecedor 150w
Termometro
Filtro extero HF 0600 ATMAN
Tronco (em um formato mto legal)
2 pedras (ficaram super bonitas com o tronco)
Produtos para medir e controlar PH
Limpador de vidro magnetico
Fertilizante com areia
Areia

tudo isso por R$ 453,00 parcelado em 3 vezes de R$ 151,00 sendo a primeira em dezembro.

a noite eu posto foto do tronco, das pedras, do aquario e blablabla... era um montado mas eu fui trocando as partes e tals...

opiniões?!

tenho q comprar mais alguma coisa de primeiro momento?!?!

Besos e muitissimo obrigado ;**

EDIT: Jeep, que tipo de plastico seria o melhor pra colocar na parte inferior do aquario?!

ragauskas is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
14-11-08, 13:01 #131
Ah, por favor, vao dando dicas de peixes e plantas q nao dao certo q essa eh uma parte q to totalmente perdido ainda...

ahuahuahauha

o feda me ajudou um bocadinho ja tb hehehe... positivado feda e jeep =)

daqui a pouco eu q estarei colaborando com fotos no topico

ragauskas is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
14-11-08, 14:01 #132
Peixes vc so vai pensar no final, daqui a no minimo 20 dias. Vc tem que ver que tipo de agua vai rolar com esses troncos e afins, pq vamos colocar assim, se ela for acida e vc quiser forcar ela a ser alcalina quimicamente, vai ser uma batalha ingrata...

Cara, eu usei um retalho de courino que eu tinha por aqui, é bom pq de um lado ele parece uma lona plastica e do outro é como um tecido, entao da ate pra arrastar o aquario pq é liso, uma lona daria bem, basta ser alguma coisa impermeavel pouca coisa maior que a base do aquario.

Sobre os precos, era bom vc mandar a marca pq tem variacoes enormes de preco, essa loja é do centro de sp (praca da republica) e eu gostava dos precos dela, de uma olhada, acho que ate vale ligar e conversar:

http://www.aquariodobrasil.com.br/loja/


Fertilizante com areia? no conoco...

Eu costumo usar flora pride, mas como ja disse, nao sou de por plantas complicadas, geralmente so com a adubacao peixal as minhas vao bem e tem que ser podadas sempre. Olhando a lista, acho que faltou testes de amonia e de nitrito e a dupla fungicida e bactericida de algum fabricante de sua preferencia (just in case).

Filtro é meio como impressora, compre uma legal, mas veja o preco dos refis ou a dificuldade em vc mesmo trocar o material filtrante, eles vendem essa "manta" nas lojas por R$ 4 e da pra trocar o refil acho que umas 20 vezes. EU tenho o atman 300 e é mt bom, especialmente pq tem controle de vazao, e as vezes vc quer diminuir pra dar comida e aumentar depois e ficar ligando e desligando nem sempre é uma boa:
http://www.aquahobby.com/products/b_Atman_Filter_3.php

Nossa, faltou so o principal, aquasafe da tetra ou o aquatan da sera, o treco que tira cloro e metal pesado da agua e tem uma gosminha a base de babosa que parece que faz bem pra mucosa do peixe (resumidamente, deixa o peixe gosmento, eca)

Ah sim, baldes, mangueiras, sifao (a menos que vc queira ver os seres femininos surtando quando vc for fazer chupeta na mangueira (ui!) com a boca "NESSA AGUA IMUNDA?!?!?!?")

Jeep is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

14-11-08, 15:55 #133
eu uso prime pra tratar a agua, qdo nao uso o deionizador...
(agora to sem tempo, depois posto umas dicas/experiencias tb)

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
14-11-08, 17:07 #134
entao, to meio sem tempo pra ler e falar sobre tudo...

mas vamos aqui rapidinho...

o filtro eh o atman 600, o refil dele sao uns R$8,00... sussegado pra trocar pelo q eu vi...

vamos as fotos...

esse eh o aquario:

 


Porem, sem esses cascalhos e sem o barco...

 


essas sao as pedras e o tronco que eu vou colocar dentro... (sao peças tratadas pra aquario mesmo jeep hehehe)

sim, os peixes eu soh vou colocar daqui um mes e pouco mesmo, dps do filtro estar rodando e tals...

e acho q nao falei, mas o produto pra tirar o cloro da agua tava junto tb com os testes de ph e tals...

o fertilizante q eu falei, eh uma areia com substrato, mas nao eh nada exagerado... o KG custa 3 reais, eh algo bem simples hehehe...

ah, nao sabia do sifao, vo da uma olhada la se tem e ja incluo no valor...

pelo que eu comparei marcas e etc, as marcas dos equipos sao boas, como o filtro da atman e tals...

nao achei o preço assim tao absurdo por algo tao completo... divido em 3x sem juros hehehe...

e ai, que acham?! vai dar coisa de 500 reais completo, com praticamente TUDO...

R$ 166,00 por mes e dps soh os gastos com peixes, comidas, plantas e etc hehehe...

dao mais dicas ai ;***

ragauskas is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
14-11-08, 18:36 #135
quando vc for comprar plantas, compre um moluscocida (enfim, um matador de caracois) e deixe as plantas de molho na agua com um pouco do produto um bom tempo. TODAS vem com ovos ou mini caracois e simplesmente eles criam como ratos. Depois nao da pra matar, pq o moluscocida é venenoso pra peixes. Dizem que tem peixes que comem os caracois, se alguem conhece por ja ter visto funcionando, me avise

Essa pedra ta com cara de dolomita, acho que ela alcaliza a agua se bem me lembro, nada contra, so observando mesmo. Pra ajudar a criar as bacterias vc pode comprar um acelerador biologico (traducao, aguinha com bacterias ja criadas), ou colocar algum peixe casca grossa pra peitar esses primeiros dias, alias, acho que uma ampularia sofre menos com as variacoes de amonia e vai ajudar as reacoes do mesmo jeito.

Jeep is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
14-11-08, 18:37 #136
ah, compre o filtro e 1 refil, depois compre a manta, vc recorta um retangulo do mesmo tamanho, divide (ela é bem gorda) em 2 partes e voila, milagre da multiplicacao dos refis. Ai basta molhar pra ela assentar, encaixar no refil e prender com 2 elasticos desses de dinheiro. Profit!

Jeep is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
14-11-08, 22:44 #137
manta?! q manta?! li as coisas rapido, mas nao entendi a da manta, vem junto com o refil?!

mto obrigado pelos helpsss ! ! ! =)

eu vi bastante gente que cria caracois pra acabar com parte das algas... hehehe

ragauskas is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
14-11-08, 23:23 #138
Quote:
Postado por ragauskas Mostrar Post
manta?! q manta?! li as coisas rapido, mas nao entendi a da manta, vem junto com o refil?!
manta parece aqueles recheios de sofa, uma fibra sintetica bem fina, em suma um esponjao que serve de filtro mecanico, vc pode ir numa loja de sofas e pedir um teco pro cara ou comprar em loja de aquarios ou numa cobasi da vida. Isso serve pra vc mesmo aproveitar o plastico do seu refil, vc arranca a manta suja e coloca a sua em vez de comprar um refil inteiro novo. Nem é tanto pelo preco, é que é tao mais simples ja recortar e prender no lugar...


Quote:
eu vi bastante gente que cria caracois pra acabar com parte das algas... hehehe
Aham, so que quando acabam as algas, adivinha o que é vegetal e bem macio pra eles continuarem comendo? suas meigas plantinhas É serio, quando vc ve tem centenas andando pelo fundo, se enterrando nas pedras, assaltando sua geladeira.

Jeep is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

14-11-08, 23:44 #139
 

gusto is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
15-11-08, 01:45 #140
outra duvida, a cor da lampada influencia?!?!

qual seria a melhor?!

acho q to decidido, vo compra esse dai ehehehe, comparando com os preços de internet, o preço dele ta sempre pouca coisa mais caro... mas a loja eh do lado do meu trabalho, ou seja, eh colocar no carro e zarpar pra casa

na mesa onde vai ficar, estou pensando em colocar uma lona plastica e colocar um papel contact por cima, q q seis acham?! de comprimento, o aquario vai ficar do mesmo tamanho da mesa onde vai ficar, de profundidade vai sobrar um pouco, ateh pq tem q ter espaço pro filtro atras hehehe...

entao a lista seria a seguinte...

Aquario 70x30x40
Filtro HF0600 ATMAN
Aquecedor de 150W e um termometro
Calha com lampada (20w) cor??????
substrato (vou comprar areia fininha, eh mais dificil de plantar nela?! quais as dicas ! ! !)
teste de PH, amonia e nitrito
aquasafe (tirar o cloro da agua)
tronco + pedras
sifão

hmmm

ta faltando algo ou ja da pra começar?!

se tiver td certo eu ja pego na semana que vem e ja começo a montagem ! ! !

\o///

brigadão por tudo hehehe

ragauskas is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
15-11-08, 08:48 #141
influencia sim, so que ai é mais facil vc ver com quem ja mexeu ou comecar a reparar na combinacao de cores que as lojas usam, basicamente se vc notar algum aquario onde os peixes e as plantas estao especialmente coloridos, veja a config das cores, tem gente que poe umas 3, uma pra realcar as cores dos peixes, outra das plantas, e mais uma pq o comprimento de onda é adequado ao crescimento das plantas. Seguindo meu lado gueto, eu ponho lampada fluorescente normal e ja vi gente mostrando que as fluorescentes normais (aquelas de rosquear) tem a temperatura de cor melhor ainda. Ai é contigo ($$), so estou achando que é pouca lampada pra mta agua, em geral eles pedem de 1/2 a 1 watt por litro, seu aquario vai ter 84 litros brutos, sei la, chuto uns 70-75 liquidos, ce ia precisar de uns 40w de luz, pelo menos em teoria. Bom, tenta com 20w, se vc notar que fica meio escuro, poe mais uma, alem do que, lampada de 20 tem uns 30cm de comprimento (as normais), em um aquario de 70 de comprimento ta com jeito que vai faltar mesmo.

Substrato geralmente ficar o mais grosso por baixo com algum eventual "adubo" (me fugiu a palavra) e por cima areia mais fina, usam mt uma areia de filtro de piscina. Isso é bom pq "veda" o substrato, eu uso so o cascalho grosso e eu noto que a sujeira vai quicando pelos espacinhos das pedrinhas e vai la no fundo, ja com a areia fina, ele fica na superficie, nao tem mt como descer, ai pra sifonar é mais facil.

Aquecedor tem termostato né? daqueles que vc marca "quero 26o" e ele se vira, né?

Sobre plantas, sinceramente cada um tem uma opiniao e um objetivo, tem o lado design e tal, eu vou pelo lado conforto pros peixes e qualidade da agua. Eles gostam de ficar entre as folhas, as bettas, que respiram na superficie, dormem deitadas nas folhas mais altas, assim quando acaba o ar delas basta uma subidinha de 3cm e ja estao na superficie. Tem o lado quimico tambem, as plantas acabam filtrando a agua ao absorver os nutrientes que elas precisam, absorvem o co2, que é mortal para os peixes em quantias mt altas. Eu costumava plantar direto no solo do aquario, mas o dia que vc resolve mudar de lugar é um inferno, pq as raizes se espalharam por tudo e raramente é simples, entao comecei a fazer vazinhos, mas provavelmente dependendo da planta que vc for por, nao iria dar certo, mas a praticidade que eu tenho pra mover plantas sem prejudicar a raiz ou sujar a agua compensou pra mim.

Sobre o design, é sempre bom fazer tocas ou cavernas pra eles se esconderem, e nisso a folhagem das plantas ajuda tambem, sempre tem algum mais timido ou que ficou encanado com alguma coisa e se sente mais seguro dando um tempo escondido. Quando é peixe de cardume que sempre estao com a gangue, acho que isso nao fica mt necessario.

Sua lista ja ta otima, no maximo um acelerador de biologia (dispensavel) e comprar algum peixe mais parrudo ou uma ampularia pra comecar o ciclo da amonia, so que faca isso depois de uns 3-5 dias, nos primeiros dias a agua fica meio branca, feia mesmo, eu nao acho legal por o bicho tao cedo, deixa a aparencia da agua melhorar. Bom, ai vc vai fazendo as tpas, medido 1x por dia a amonia, ela vai comecar zerada, depois de colocado o bicho vai comecar a dar flutuacoes, vai querer subir nos pincaros (e vc vai compensando com as tpas) ai num lindo dia ela aparece quase zerada novamente, ai ce comeca a medir os nitritos, vai acontecer a mesma coisa, quando os 2 ficarem baixos por varios dias seguidos, verifique o ph final e ai pode escolher sua fauna. Essa parte do cliclo da amonia eu citei meio de cabeca, é bom dar uma conferida nos foruns especializados, essa parte é *MUITO* fundamental, capriche nela.

Outra coisa, quando vc for comprar os peixes, nao compre todos de uma vez, a palavra chave aqui é equilibrio, todo o equilibrio do seu aquario é fragil, ele tem bacterias que processam a amonia de uma ampularia, se de uma hora pra outra vc poe 20 peixes, essa quantia de bacterias nao vai peitar a demanda e sua agua vai poluir rapidinho, se for peixe pequeno (lebiste, neon, tanict, paulistinha, etc) acho que 3-4 seria o maximo de uma vez, maiores que esses (platys, bettas, espadas, molynesias) 1-2, os grandoes acho que nem é bom pro seu aquario, ate por uma questao de conforto pro bicho.


Last edited by Jeep; 15-11-08 at 08:59..
Jeep is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
15-11-08, 08:52 #142
Achei no meus favoritos um site com uma explicacao bem legal, so ignore a parte do 2o paragrafo sobre o filtro biologico no fundo, essa tecnica é meio ultrapassada e vc esta usando o filtro externo.

http://www.geocities.com/RainForest/6327/pag3.htm

A Ecologia do Aquário Ornamental
Marina Milos


Um ecossistema é um sistema fechado, que se mantém por si próprio através da interação entre seus componentes.

O aquário não funciona exatamente como um sistema ecológico fechado, pois para que ele se mantenha, é necessário introduzir comida, fazer uma limpeza periódica do fundo, eventualmente trocar água e possivelmente usar um sistema de filtragem, e até aquecer artificialmente a água. Mesmo assim, um dos o objetivos do hobbysta é conseguir atingir um equilíbrio do sistema.

Um aquário montado, com filtro biológico sob uma camada de cascalho no fundo, algumas plantas e peixes, apresenta ciclos de decomposição e utilização de elementos químicos produzidos dentro do sistema, como o próprio oxigênio e os compostos nitrogenados, que atingem um equilíbrio em um aquário estabilizado.

No caso dos compostos nitrogenados, a alimentação faz com que os peixes dejetem, o que introduz na água amônia (tóxica), que induz a fixação de bactérias na camada do fundo, que vão se alimentar dessa, transformando-a em nitrito, que estimulará outro tipo de bactéria a se fixar, que por sua vez transformará o nitrito em nitrato, que vai se acumulando na água, sendo utilizado em muito pequenas quantidades pelas plantas, que por sua vez são comidas por alguns peixes. Como a utilização do nitrato é muito menor que sua produção, esse vai sendo acumulado na água. Uma das funções das trocas de água no aquário é a remoção do excesso de nitrato. É fato que uma grande concentração de nitrato na água faz diminuir até parar o crescimento das plantas, e é especulado que também seja prejudicial aos peixes, em especial no aquário de água salgada, que tolera menores concentrações de nitrato.

 


Para que as plantas cresçam e os peixes se desenvolvam com saúde e até venham a se reproduzir, o primeiro passo é deixar que se forme o filtro biológico, ou seja, que se fixem na camada de cascalho as bactérias do ciclo do nitrogênio, que vão rapidamente retirar os elementos mais tóxicos do aquário (amônia e nitrito) a medida que estes forem sendo produzidos pelos peixes. Para a completa estabilização do filtro biológico, que se forma com a circulação da água pelo cascalho, o tempo estimado é de aproximadamente um mês. Não é aconselhável colocar peixes no aquário antes desse período de tempo, porém, eu particularmente gosto de começar colocando um ou dois peixinhos depois de uma semana do aquário montado, para que estes estimulem a formação do filtro biológico, produzindo o elemento inicial, ou seja, a amônia. Outro conselho, é que mesmo após um mês de montado, os peixes sejam introduzidos aos poucos, dando alguns dias de folga entre a introdução, para que o filtro biológico se adapte a demanda da sua função. Não é aconselhável superpovoar nenhum aquário, pois com excesso de peixes, o equilíbrio do aquário fica mais vulnerável, sendo facilmente afetado. Por exemplo, um peixinho que morre e começa a se decompor num aquário vazio não causa maiores transtornos, já num aquário lotado pode causar a morte de todos os outros se não for rapidamente removido, pois a decomposição usa grande quantidade de oxigênio, indisponibilizando esse elemento para que os outros peixes respirem.

No caso do oxigênio, esse se dissolve na água principalmente através de trocas com a superfície, mas também é produzido pelas plantas aquáticas através da fotossíntese. Quanto mais quente a água, menor a quantidade de oxigênio dissolvido que essa vai conter. Sem sistema de aquecimento, a água do aquário esquenta durante o dia e esfria a noite, de forma que o oxigênio dissolvido de dia é menor que o dissolvido de noite. Esse é um dos motivos para evitar colocar excesso de peixes em um aquário, e também para usar aeração e movimentar a água para estimular a troca de gases: a saida do gás carbônico e entrada de oxigênio, através de um equilíbrio dinâmico.

Essa breve introdução demonstra porque muitos aquários dão errado, fazendo com que as pessoas percam o gosto pelo hobby tão fácil. É fácil perceber também que é fundamental um pouco de paciência na motagem de um aquário novo, para que este se estabilize antes da colocação dos habitantes. É comum ver pessoas (especialmente acompanhadas de crianças) nas lojas de peixes, comprando o KIT completo de aquário, filtros, plantas, e peixes tudo ao mesmo tempo. A conscientização de que é necessário preparar com antecedência o habitat, para depois introduzir os peixes é fundamental para o crescimento do número de hobbystas.

Jeep is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
15-11-08, 21:49 #143
hmm brigadão jeep...

passei na cobasi pra ter uma base de preço...

tem coisa mais barata na cobasi, como o filtro q la ta R$ 73,00 o ATMAN HF 0600...

hmm

bom, to pensando em comprar metade la na cobasi, e metade na loja do lado do meu trampo hehehe...

agora referente a pedras e troncos...

tem aquele pedra toda furadinha, ela eh alcalina neh?! dai nao seria bom coloca-la num plantado neh?! tenho q pegar aquelas pedras lisas e os troncos neh?! dai eu consigo manter facio a neutralidade do aquario?!

help nessa parte q ja vo começar as compras amanha

Agora, um help NA LATA...

Produtos para controlar a agua, preciso saber TODO q eu devo comprar...

AQUASAFE
MEDIDOR de PH
AJUSTE DE ALCALINIDADE
AJUSTE DE ACIDEZ
AJUSTE DE AMONIA
AJUSTE DE NITRATO

por favor, quais sao as melhores marcas (custo x beneficio, nao precisa ser a mais cara) desses produtos?!

ta faltando algum?!

Besos ! ! !


Last edited by ragauskas; 15-11-08 at 21:57..
ragauskas is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
16-11-08, 08:50 #144
Ai que esta, ficar controlando a agua é como ter um cano de esgoto estourado e ficar comprando pano de chao em vez de chamar um encanador...

Serio mesmo, essa é uma briga que (acredite) vc nao quer entrar, se vc quer ter agua alcalina, compre substratro com conchas moidas, coloque conchas no aquario, tem pedras especificas pra isso tambem, e mantenha o aquario com pouca materia em decomposicao (folhas, caules, PEIXES ), se vc quer acida tem umas fibras e uns tipos de tronco, acho que tem umas pedras tambem.

Agora, ficar convencendo 80 litros de agua a mudarem seu ph a seu bel prazer vai ser um desperdicio de produtos quimicos e seus peixes vao sofrer mais com essas flutuacoes com vc compensando a cada dois dias do que um eventual ph diferente que eles acabem se acostumando. Se o peixe vive em 8 e se aquario esta em 7, acho que ok, passa, se estiver em 6 (oficialmente acido) ai complica mesmo.

Marcas boas sao tetra, sera, seachem, testes sao caros e eu acho que os da labcon quebram um galhao e sao baratos, melhoraram muito. Pra tirar a duvida, teste com agua descansada e veja se a amonia, ph e nitritos estao zerados, ai da pra vc saber se os testes tem um "zero" confiavel.

- Testes & ajustes, pegue da labcon e de uma testada com agua limpa pra ver a precisao.
- Comida, tetra ou sera
- remedios, besteirinhas pegue da atlantys, momentos AMAGAD pegue dos alemaes, eles sao viciados nessas coisas, mas ai nao tenho conhecimento suficiente
- Ajustes, labcon
- Neutralizadores de amonia, nitratos e ph, Caso vc queira mesmo, compre dos bons, seachem, tetra e sera.


Agua descansada é simplesmente deixar um copo de agua aberto por umas 24 horas, pro cloro evaporar.

Na grande maioria das vezes que seu aquario estiver com amonia/nitrito alto (um é consequencia do outro) ou ph fora, a solucao é achar o foco do problema:

- Excesso de peixes (e consequentemente de detritos)
- Sujeira (algum peixe morto em algum canto que vc nao viu, folhas mortas, lodo no fundo, algas)

Basta limpar isso e trocar a agua que as coisas tendem a estabilizar.

Ah sim, pode comprar um cristal da labcom, deixa a agua mt transparente e os newbies amam isso

Jeep is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
16-11-08, 10:34 #145
vamos ver entao, vou comprar a maioria das coisas hoje...

devo comprar entao neutralizadores de amonia, ph e nitratos...
o aquasafe, e os testes de PH nitrato e amonia...

acho q hoje eu monto boa parte, dai vou tirando fotos

ragauskas is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
16-11-08, 18:45 #146
aeaeae... como prometido, comprei umas partes ja... acho q falta poca coisa =)

bom vamos la...

comprei os testes de amonia, nitrito e PH, os ajustes de acidez e alcalinidade, o clareador de agua, o caramujicida e o aquasafe ! ! como nas fotos aki abaixo :P
nas fotos, da pra ver o filtro atras, comprei o ATMAN HF 0600 ! !

 
 

 
 


peguei também ja o SIFÃO e o TERMOSTATO (200W)
 
 


e aqui da pra ver as 2 pedras (ROCHA ESCARPA) e o tronco q eu comprei...
uma grande duvida, eles podem alterar o PH da agua? esse tipo de rocha altera mto o PH?! vou ter problemas em coloca-las?!
 
 


Aqui todo o material q eu comprei, e o local onde ficara o aquario, a mesinha tem exatos 70 cm de comprimento, q eh o tamanho do aquario q eu vou pegar...
 
 


agora as unicas coisas q estao faltando:

Aquario
Calha com lampada
Substrato
Forramento pra madeira em baixo do aquario
e espero eu q as plantas, os peixes e os alimentos e mais nada ahuhauhauhaa...

amanha eu ja pego o aquario e tals, vo ve se ja começo a montagem amanha a noite, quando eu chegar da faculdade hehehe...

brigadão a todos q ajudaram ! ! ! +++

besos

ragauskas is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
16-11-08, 22:25 #147
tem dois metodos bem simples, pegue um balde, jogue agua tratada nele, meca o ph, separe um pouco dessa agua num copo. ponha a pedra no balde, aguarde 24 horas e meca novamente e compare com o ph da agua que ficou no copo, se estiverem iguais, nao altera, se nao, altera

Tem um esquema que se vc pingar o alcali na pedra e "ferver", a pedra é alcalinizante, se pingar o acid e ferver é acidificante, mas é bem provavel que eu tenha explicado errado, sinceramente o 1o metodo é muito mais confiavel

Jeep is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
16-11-08, 23:14 #148
e q peixe vc indica por no começo, parrudao pra gerar a amonia?!

ragauskas is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
16-11-08, 23:52 #149
Uma ampularia mesmo. Platys e paulistinhas sao bem cotados, mas sinceramente? veja como andam os picos, resistente é uma coisa, highlander é outra.

Meu primeiro aquario eu peguei so o teste de amonia, achava que esse tal pico de nitrato era algo mais light, meio preciosismo e tal, enfim, a amonia zerou com a ampularia, coloquei 3 platys e beleza, passou uns 5 dias e os peixes comecaram a nadar estranho, as guelras abriam e fechavam mt rapido, dava a impressao que eles tinham corrido a maratona e estavam "ofegantes", medi ph, amonia, tudo ok, troquei a agua (unica atitude inteligente) e os bichos deram uma boa melhorada.

Passou uns 2 dias, mesma coisa, ai me rendi aos fatos, comprei o teste de nitrito, bom, o bagulho saiu rosa escuro, quando era pra dar um rosa clarinho quase transparente... enfim, fiz trocas diarias ate ver que o nitrito zerava e ai deu tudo certo.

Enfim, eu usaria uma ampularia, ela nao tem guelras, tem pulmao e respira atraves de um sifao que ela sobe ate a superficie, de quebra vai ajudar na limpeza do aquario comendo restos de racao que os peixes deixem cair no fundo, algas aqui e ali e coisa e tal. E sao otimas pra traumatizar mulheres com a situacao "eca, vc pos uma lesma no aquario!?? e ela tem antenas, arghhhhh!!!!". Sim, eu me divirto com pouco

Jeep is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

16-11-08, 23:57 #150
ae vei
nem deu pra ler tudo, foi mal
heheh
mas eh o seguinte
pega esses produtos 'labcon' ai e joga tudo no lixo
labcon eh vergonhoso. se quiser usar essas frescuras, mete a mao no bolso e paga 20 conto em cada um, senao nem usa.
fica soh com o teste de ph e o killer
mas toma cuidado com o killer
o killer eh killer
vc tem q botar umas 3 gotinhas num balde com uns 4 dedos de agua, tacar as plantas la dentro, deixar uns 2 minutos, dar uma mexidinha, e depois enxaguar a planta
vc nao pode ter o menor resquicio de killer no seu aquario, senao ele arruinarah o ecossistema

rockafeller is offline   Reply With Quote
Responder

Tags
aquapaisagismo, aquário, aquarismo, peixes, procurando nemo

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 07:29.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.