Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
17-11-08, 02:46 #151
rocka, infelizmente eu to COMEÇANDO, e pra eu ter todos os apetrechos, nao dava pra comprar tudo do bom e do melhor... eu acho q se eu fizer todos os passos certinhos, nao tem pq dar errado soh pq sao mais baratos os produtos...

jeep, to pensando na ideia da ampularia, pq preciso de alguma coisa pra gerar a amonia neh?! dai vai dar um pico de amonia, dps disso a amonia começa a descer vai dar um pico de nitrato e quando ele descer tb dai eh a hora de popular, right?!

mas pra isso eu preciso ter alguma coisa pra gerar a amonia neh?! e como por enquanto nao vai ser alimento, pq soh vou comprar qdo eu comprar os peixes, acho q vai ser a ampularia mesmo, tomara q os caras da loja la tenham hehehe...

bom, referente ao killer, eh soh fazer isso mesmo rocka?!

to pensando em jogar o killer na propria sacolinha que vao vir as plantas, enxer de agua, dar aquela chacoalhada dps lavar e dai sim colocar no aquario hehehe...

outra duvida, nas TPAS eu preciso usar o AQUASAFE todas as vezes?!?!?!





ragauskas is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

17-11-08, 08:55 #152
Cara, eu nunca tive problema com caramujos e afins, apareceram uns no começo, mas depois que comecei a injetar co2 e diminuiu o ph, eles morreram/sumiram.
Evito ao máximo usar produtos deste tipo.

Qto ao aquasafe, voce usa ele pra tirar o cloro da água nova apenas. A aplicação em todo o aquário pode ser feita uma vez só. Eu gostei do prime pq o coisinho de 50ml trata 2000 litros de água... o custo/beneficio é bem melhor

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
17-11-08, 10:22 #153
Labcom pra racao so presta a spirulina, quanto aos testes, isso era verdade ate uns 2 anos atras, de tanta reclamacao melhoraram e muito. Mas a menos que vc tenha um aquario marinho eu nao vejo o pq de uma precisao tao absurda, esses 3 (ph, amonia, nitrito) sempre funcionou comigo, ate pode ter dado algum falso positivo e eu ter dado uma geral a toa no aquario, mas acusar alguma concentracao alta e os peixes com cara de tra-la-la nao rolou.

Ampularia vc acha facil, alguns lugares chamam erroneamente o bicho de corbircula ou curbircula, mas so compre 1, se o seu resolver botar ovos nao vai prestar

Feda, caramujo em agua acida literalmente dissolve, acho que é por isso que os seus nao foram pra frente alias, caso seu aquario fique acido, a ampularia vai dancar legal, a concha vai corroendo.

Agora, faca o que fizer, nao ponha o killer ou nenhum desses mata caramujo diretamente no aquario, o treco é a base de cobre, estupidamente mortal pros peixes, faca isso na planta e depois lave MUITO bem, e de preferencia lave cada folha, os ovos do caramujo parecem um monte de bolinhas grudadas, aparencia de geleia, tamanho de 1 cabeca de fosforo bem achatado, quase transparente. Sim, é nojento

O prime é outra opcao otima, qq um desses vc esta bem coberto, e é o que Feda disse, vc poe ele na agua nova que esta indo pro aquario, toda santa vez, se vc quer a comprovacao, compre algum teste de cloro e teste o antes e o depois, eu sei que essa parte de quimica é uma das mais interessantes no comeco enquanto os bichos nao chegam

Jeep is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
17-11-08, 11:09 #154
Fiz uma tpa agora, olha so uma rapida catada pelo sifao de um dos aquarios:

 

Jeep is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
17-11-08, 11:55 #155
jeep, poste foto de todos seus aquas !

compartilha aeee ! ! hehehe

to indo no meu almoço agora comprar o aqua la...

vo deixar reservado pra pegar no final da tarde hehe...

e a noite eu ja começo as monstagens...

comprei agora um forro, pensei em algo legal, comprei um pano TNT azul e comprei um plástico daquele de mesa de cozinha que eh grosso…

dai vou colocar o tnt por baixo e o plastico por cima do TNT.. dai ja vai ficar sussegado...

vou tirar fotos hoje a noite da montagem...

a areia, deve ser lavada em agua de torneira mesmo?!

deem dicas ai pra montagem, q q eu devo ou nao fazer q a noite eu ja vo começar hein ! ! !

vlwzao todos ae \o/

ragauskas is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

17-11-08, 11:58 #156
cara, leia algumas coisas sobre "ponto focal" (proporção áurea) na internet, tem bastante coisa e vai te ajudar a criar um layout agradável...
no mais, a dica básica é criar pelo menos uma perspectiva, deixa o cascalho mais alto atrás...



Jeepo, minha ampularia ta no aquario do papagaio, alcalino

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

17-11-08, 12:07 #157
o betta tb eu ja ouvi fala q eh casca grossa, tem pulmao tb e assim, pra criar os ciclos iniciais ele serve imho

Bombastic is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
17-11-08, 12:22 #158
Meus aquarios (2) estao basicamente iguais aos da ultima foto que eu postei, so estao com menos peixes, tive 3 baixas na turma idosa dos platys nos ultimos meses.

Alias, quando vc for comprar os peixes, lembre que lebistes e platys geralmente vem prenhas da loja, em questao de semanas vc tera novos inquilinos (que se vc nao for esperto serao os petiscos do aquario)

Jeep is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
17-11-08, 12:27 #159
serve sim bomba, mas é que num aquario grandao como esse ele nao vai ficar bem acomodado, com o rabao ele tende a ficar mais pesado e subir pra respirar comeca a ser um esforco exagerado, so se depois vc mover o bicho pra um aquario menor. So pra explicar, betta nao tem bem um pulmao, ele tem um orgao chamado labirinto, aqui explica melhor:

http://www.peixebom.com.br/Bettas/anatomiabetta.htm

Bettas são anabantídeos, ou seja possuem um órgão acessório de respiração, logo acima das guelras, através do qual respiram oxigênio atmosférico. Dessa mesma família são, por exemplo, as Colisas e os Tricogasters.

Esse órgão, o labirinto, é uma forma primitiva de pulmão.que se desenvolve algumas semanas após seu nascimento. Diagrama do Labirinto Consiste em cavidades em cada lado da cabeça que contêm diversas placas ósseas recobertas com um tecido enrugado em que há muitas vasos sanguíneos circulando. Isto cria uma área de superfície grande com que o oxigênio pode ser absorvido. Os peixes nadam para a superfície, onde cospem uma bolha de ar usado e obtém uma nova. As brânquias também são usadas pelos peixes, mas não são suficientes para fornecer todas as exigências da respiração e absorção de oxigênio. Não é incomum vermos Bettas que sobreviveram por várias horas fora da água, sendo mais abalados pelo ressecamento da pele do que por asfixia.

Órgãos internos do Betta

Peixes com labirinto têm uma outra característica, todos os órgãos internos estão comprimidos na parte dianteira do corpo, de modo que a parte traseira tem somente a espinha,músculos e parte da bexiga natatória. O corpo do peixe é assim notavelmente flexível e explica a particular aerodinâmica dos Bettas. Seu formato é indicativo de sua preferência por água calmas, de pequeno movimento.

Jeep is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
17-11-08, 13:08 #160
bom, passei la na loja, ja pedi pra separar o aquario, a areia, a calha com a lampada e vamos nessa..

fui comprar umas 3 plantinhas e o cara falo q vai por umas de brinde... ateh a mais do q eu queria =/ mas se nao ficar bonito, nao vou ficar forçando...

e vou por um caramujo feio e bobo la... os q tem la estao jovenzinhos ainda, entao vai ser bom q eles nao vao procriar tao cedo... dai acho q vou por 2, pra gerar a amonia...

dps o aquario faz o resto right?!

feda, qdo vc falo isso ai, achei esse site aqui...

http://www.xylema.net/index.php/Conc...do-Layout.html

to dando uma lida nele

gracias

ragauskas is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
17-11-08, 13:12 #161
contanto que vc jogue uns tecos de racao pra ampularia, tudo certo

tem que fazer trocas de agua tambem, nem lembro mais a frequencia na montagem...

Jeep is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
17-11-08, 13:29 #162
qto tempo de luz ligada por dia?!

geralmente de q horas a q horas?!

ragauskas is offline   Reply With Quote
Aqualure
Trooper
 

Steam ID: h2otf
17-11-08, 21:29 #163
O que o rocka falou é verdade, principalmente pra cascudo e coridora e respectivos peixes de couro, faz um estrago violento e queima tudo os bichinhos...

Se tu for comprar planta além da cor verde, vai ter que comprar produtos pra nutrir ela, eu comprei uma vermelhinha que os peixes comeram tudo pq já estava ficando caidinha...


caracóis são uma desgrameira, estou com um medo tremendo de aparecer 1 em meu aquário de 90lts, volta e meia aparece 1 perdido eu vo lá pego na mão e piso nele

já passei muita raiva com esses bichos, depois pego e meto killer mas em dosagem menor no aquário... resultado... termina de sumir o q eu está pra crescer

Aqualure is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
18-11-08, 11:48 #164
Aeae...

bom, como prometido, fiz ontem a montagem do aquario, fiquei até as 2hs da manha brincando hehehe...

Antes de mais nada, o forro da mesa eu fiz com aquele plastico de mesa mais grosso, cortei um quadrado do tamanho da mesa, e por baixo eu coloquei um pano daquele TNT azul. Com o TNT por baixo, fica facil de movimentar o aquario em cima do movel hehehe...

Vamos as fotos

Primeiro coloquei a areia com fertilizante
 
 


Nessas foto da pra ver melhor o espaço que o aquario ta ocupando
 
 

 
 


Aqui sou yo trabalhando...
 
 


Aqui coloquei um pouco de agua no fundo e comecei a plantar e as arvres somos nozes
 
 

 
 

ragauskas is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
18-11-08, 11:48 #165
Aqui, mais um pouco de trabalho e eu enchendo o aquario com um saco plastico pra nao fazer buracos na areia...
 
 

 
 


Cheio até a metade ja... e vamos embora =)
 
 

 
 


Pronto, chego no nivel q dava pra ligar o filtro ja, e tudo mais, dps eu coloquei mais um poquinho de agua, mas eu nao tirei mais foto hehe...
 
 

 
 



E depois de colocar o Aquasafe, pouco mais de 10mL, eu coloquei o primeiro habitante...
 
 


Desculpem pela qualidade da imagem, tirei as fotos do meu celular hehehe...



Bom, me digam o q acharam, q q eu errei, q q eu acertei, e q q eu faço agora haushduashd...

Bjosmeliga

ragauskas is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
18-11-08, 12:00 #166
cara, essa ampularia é mt filhotinha, que meiga

Aparentemente ta tudo nos conformes, vc, como eu e 90%, caiu no golpe da plantinha vermelha, ela nao vai durar mt, nem encane com isso (caso dure e portanto ela é da verdadeira, eu quero muda )

Agora nao fez diferenca, mas nas proximas, misture o condicionador (aquasafe/prime/aquatan) num balde e so ai jogue no aquario, tem gente que joga agua clorada e depois pinga o condicionador, mas eu acho perigoso, bem ou mal vc deixa o cloro entrar em contato com varios bichos e colonias antes de dar tempo de pingar e misturar o aquasafe.

Na foto nao deu pra ver onde vc pos o filtro, eu costumo colocar perto do aquecedor pra gerar mais movimento de agua e ele espalhar melhor a agua quente, ja o termometro vc poe no outro extremo.

Mas eu gostei, achei otimo que vc nao entulhou demais o aquario.

Jeep is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
18-11-08, 12:35 #167
eu coloquei o aquasafe direto no aquario mesmo... mas soh tinha as plantas, nenhum bixo, espero q nao de nada hehehe...

ah, tomara q a plantinha sobreviva hauhauha.. pelo menos ela tava bem viva na loja, a mais de 1 mes... bom, qualquer coisa coloco uma mudinha num plastico e mando pra vc

achei q dava pra ver o filtro, mas dai olhei as fotos denovo e fico bem escuro pra ver ele, ele ta ali do lado do aquecedor mesmo, circulei ele em vermelho aki...
 
 


e a ampularia, o cara me deu 5.. e eram todas filhotinhas assim... mas eu soh coloquei uma, to com medo delas zuarem mto o barraco ahsudahsudhasd...

uma soh desse tamanhozinho ai ja gera a amonia?! dai eh soh esperar agora o ciclo mesmo?!

tenho q colocar alguma coisa pras plantas?!

de q horas a q horas seria o ideal para a lampada ficar ligada?!

qtas duvidaaas ! hauhauhauhauah

mas ja ta td ficando mto claro, e eh bom pro pessoal q nunca montou ter uma ideia e aprender com os meus erros hehehe...

ragauskas is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
18-11-08, 13:17 #168
Acho que de 8-12 horas, isso eu nao sei direito...

Ah, gera amonia sim, depois de ciclar coloque peixes aos poucos e va acompanhando a amonia, se ela continuar zerada, pode por mais, se der uma subida, faca tpa e aguarde a colonia de bacterias aumentar. Agora, escolha legal o que vc vai por, e resista a tentacao de lotar o aquario, os bichos precisam de espaco pra nadar e um pouco de territorio. Nao que eu tenha mta moral pra falar isso, mas é o certo

Ah sim, aproveite bem esse relevo ai, a ampularia vai deixar tudo retinho, conforme ela vai andando ela vai arrastando as pedrinhas e fica tudo plano. Alias, ja viu ela subindo e soltando o sifao pra respirar?

Eu falei balde, mas acho que pra minimizar baguncas um regador é melhor, vc controla melhor o jato de agua do que em um balde. Eu tenho um de 7 litros e é tranquilo. Outra coisa, pegue os apetrechos que vao no aquario e que podem ser confundidos com coisas da casa (baldes, regador, copos) e ESCREVA com uma caneta PEIXES, pq senao vc vai acabar descobrindo que seu balde de fazer tpa vive sendo usado pra lavar roupa e esta impregnado de sabao e afins.

Jeep is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
18-11-08, 14:48 #169
ah, e a titulo de curiosidade...
TUUUUUUUDO que foi gasto no aquario, tudo mesmo !

areia, filtro e blablablablablablabla...

saiu R$ 490,00...

com todos os testes, rede, limpador de vidro magnetico e mais tudo isso q apareceu em todas as fotos ;*

nao achei TAO caro assim, ja q pra manter agora o custo eh bem baixo hehehe...

soh tenho q comprar as plantas, peixes e as rações agora... e vez ou outra comprar algo diferente...

pra começar um hobby mto gostoso e deixar o hambiente do meu quarto MTO melhor !

e jaja eu vou fazer outros aquarios, podem ter ctz HAUHAUHAUHA

ragauskas is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
18-11-08, 14:56 #170
Se vc ainda vai comprar racao, comeco a achar que essa ampularia ta vivendo de vento aquatico

corta uma rodela de batata/cenoura pra sua ampularia comer

 

Jeep is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
19-11-08, 08:43 #171
ontem fiz o teste de PH e Amonia...

PH 7.3 mais ou menos e a amonia estava em 0,25ppm

agora eh soh espera a amonia se reproduzir, ter seu pico para que o sistema de filtragem do aquario crie a bacteria que é responsavel pela metabolização da amonia neh?!

ai tenho q esperar o nitrito ter seu pico também e quando ele zerar, peixe neles neh?!



acho q ta indo td bem...

nao sei nem os nomes das plantas q eu tenho, mas a da esquerda, pra mim mostrou alguma evolução... antes de ontem dps da montagem estava meio esbramquiçada na parte superior dela, hoje ja estava ficando com um verde melhorzinho, acho q a tendencia eh melhorar... as plantas eu nao preciso fazer nada?! soh plantar e dps podar e etc?!

ahh, jeep, coloquei uma rodela de cenoura la, e tmb coloquei mais uma ampularia, agora tem duas hehehe... ficam andando pra la e pra ca o tempo todo... teve uma hora q as duas ficaram la na cenoura comendo um tempinho hhehee... sao otimos escaladores das minhas plantas, ja q eles sao pequenos ainda, podem brincar de tarzan HAUHAUHA...

to mto feliz com o resultado ateh agora, vamos ver como eh q vai ficando

ragauskas is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
19-11-08, 14:53 #172
Legal que vc esta curtindo

Entao, vamos dar nome as coisas, amonia nao se reproduz, isso é subproduto do xixi e coco dos seus bichos. Isso é venenoso em altas concentracoes pros peixes, mas a natureza sozinha se encarrega disso, atraves de bacterias aerobicas, que respiram oxigenio, portanto vc precisa deixar o filtro ligado, ele mexe a superficie da agua, quebra a tensao superficial permitindo a troca de gases, fica uma agua "aerada", que os peixes e as bacterias podem usar pra respirar.

Enfim, sua agua esta la, amonienta, a colonia de bacterias vai crescendo, vai chegar um ponto que a colonia vai estar de um tamanho suficiente pra "comer" toda a amonia, so que o subproduto disso é o nitrito... e ai comeca tudo de novo, surge uma nova bacteria que consome o nitrito e que precisa criar colonias suficientes e tal e coisa, o subproduto disso é o nitrato, que apesar de venenoso, nao é tao violento como a amonia e o nitrito, so que bacteria nenhuma consome, e ai entra a TPA (troca parcial de agua), vc retira uns 30% de agua do aquario e coloca agua nova, com isso a concentracao de nitrato (e demais impurezas) cai bastante. A existencia de plantas tambem ajuda, elas consomem nitrato e acho que amonia e nitrito tambem.

Enfim, zerando amonia e nitrito (ou proximo disso) ja pode por peixes, mas sem exageros, de tempo do aquario se readaptar ao aumento de dejetos.

Olha, caso interesse a racao de fundo da labcon tambem é boa, parece um comprimido. Ela serve pra peixes de fundo e ampularias, quebre 1 desses no meio e jogue, ela afunda e seus bichos vao gostar, os peixes inclusive ficavam disputando com as ampularias. So na cenoura é sacanagem

Jeep is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
20-11-08, 11:54 #173
bom, tirei fotos de uma camera de verdade agora hehehe...

percebam q a cor das plantas ja mudou pra melhor, estao mais verdes... olhem nas fotos anteriores, as duas plantas verdes estavam um pouco esbranquiçadas nas pontas...

bom, vamos as fotos =D

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 


agora, o tronco parece q esta com um fungo branco

eu li em um lugar e falaram q nao tem nem o q fazer =/// soh se trocar o tronco... mas esse tronco ficou tao bom

ragauskas is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
20-11-08, 12:34 #174
Aquilo no canto da esquerda da 1a foto é uma confraria de ampularias? e o treco branco logo abaixo?

De resto ta indo bem mesmo, sobre o fungo, eu acho que vc deveria tirar e ferver, iria esterelizar a madeira e evitar maiores problemas...

Jeep is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

20-11-08, 13:44 #175
rasga, mto fera, to sem tempo agora pra comentar como merece...

só pra falar rapidão uma coisa q eu vi agora ali na foto... o HF-600 tem um coletor de gordura de superfície, na foto esse coletor aparece submerso:
 


pra ele funcionar, tem que ficar com a "grade" na flor da água (nem pra fora e nem pra dentro)

ASCII tosco:
___
~~~~||||~~~~~


abraço!

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
20-11-08, 14:30 #176
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
Aquilo no canto da esquerda da 1a foto é uma confraria de ampularias? e o treco branco logo abaixo?

De resto ta indo bem mesmo, sobre o fungo, eu acho que vc deveria tirar e ferver, iria esterelizar a madeira e evitar maiores problemas...
acho q vc esta falando sobre o reflexo da TV hasudhaushd

tava passando alguma coisa sobre comida, acho q era pao com manteiga e alho AHUHAUHAA

ragauskas is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
21-11-08, 09:01 #177
Quote:
Postado por FeDaYkIn Mostrar Post
rasga, mto fera, to sem tempo agora pra comentar como merece...

só pra falar rapidão uma coisa q eu vi agora ali na foto... o HF-600 tem um coletor de gordura de superfície, na foto esse coletor aparece submerso:
 


pra ele funcionar, tem que ficar com a "grade" na flor da água (nem pra fora e nem pra dentro)

ASCII tosco:
___
~~~~||||~~~~~


abraço!
brigado pela informação, ja arrumei o filtro hehehe...

coloquei mais umas plantinhas ontem, mas ainda nao tirei foto... dps vo tira uma fotinho...

e q q vcs acham de colocar 2 paulistinhas? ajudaria na ciclagem?!

ragauskas is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
21-11-08, 14:37 #178
espere 2 semanas (desde o inicio), ai pode por. Mas monitore direito a amonia+nitrito e caso comece a subir, faca tpa. Se a pressa for grande, compre um acelerador de biologia e profit

Jeep is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
21-11-08, 19:12 #179
entao, como funciona o acelerador de biologia?!

um cara me arranjo um aqui, vi o how to use e tem q por durante 7 dias, mas esse q ele me arranjo parece q sao para aquarios menores... ele fala q cada mL sao para 10 litros de agua, o acelerador eh o PRODAC NITRIDAC, mas eh de 30 mL... fazendo as contas eu teria de colocar 80 gotas por dia, durante 7 dias... e 7 x 8, bom... precisaria de quase o dobro... eu to pensando em colocar 4~5 mL por dia... pra poder durar os 7 dias...

agora, eu tenho q colocar amonia junto?! ou soh tenho q colocar o acelerador?! tenho q por mais coisa junto?!

ragauskas is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
22-11-08, 12:24 #180
nova foto, plantei mais umas coisinhas

 

ragauskas is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
25-11-08, 20:37 #181
Atualização...

com uma dica de um pessoal de um forum de aquario, coloquei uns aneis ceramicos dentro do meu filtro, pra ajudar na filtragem biologica... o papel eh simples, local para a colonia de bacterias que metabolizam as amonias...

essas ceramicas tem microporos que servem de "abrigo" para as colonias de bacterias, alem de ja ter a placa biologica do filtro HF0600...

seguem as fotos do meu filtro com a ceramica agora hehehe, e por ultimo, a titulo de curiosidade, coloquei uma foto do aqua atual ! ! !

Ah, também tirei a bota, estou com suspeita de que ela anda alcalinizando minha agua... eu nao consigo manter a agua levemente acida, sempre no outro dia volta a ficar 7.2 / 7.3... acho q como eh um apetrecho mto usado em aquarios de kinguios como decoração, deve alcalinizar levemente a agua...

 


 


 


 


 


PS.: as ampularias estao firmes e fortes, e em uma semana elas DOBRARAM de tamanho, elas estavam escondidas nessa foto ai, mas elas estao com uma cor mto mais bonita e com o dobro do tamanho ! ! !

continuam mini ampularias, mas estao se desenvolvendo mto rapido hehehe

ragauskas is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
26-11-08, 00:08 #182
Esse acelerado basicamente é um liquido com bacterias vivas, faz isso que vc falou de diminuir a quantia pra durar uns 5 dias e ta ok, quanto a amonia, suas ampularias cuidam.

Com a ceramica, o acelerador, as ampularias, acho que ja da pra vc por algum peixe. Veja que ph que isso estabiliza pra escolher, e nao esqueca que aquario acido nao da certo com ampularias, dissolve o casco delas.

Essa placa cheia de espetos que fica na frente do filtro faz o papel de juntar bcaterias tambem, mas acho que com a ceramica nem carece mais dele, aqui no meu eu tirei, avancei o filtro pro lugar dele e joguei a ceramica atras. Aqui é menor, se no seu der pra colocar a ceramica no lugar do filtro espetado é o mais certo, pq ai a agua que chega nele ja ta mais limpa.

Ta medindo a amonia? subiu, desceu, estabilizou?

Jeep is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
26-11-08, 08:15 #183
a amonia esta em 1ppm...
eu ja vi a presença de nitrito também, quer dizer que ja tem as bacterias fazendo seu serviço, right?!

eu vou deixar tanto o espeto qto a ceramica, dai caso eu venha a montar outro aquario, eu ja terei algumas colonias de bacterias prontas pra acelerar o outro, ou nos espetinhos, ou na ceramica nao eh melhor?! vi gente que coloca perlon ali também pra formar as colonias.... vo ve isso dps hehehe...

eu ja decidi mais ou menos o q fazer, vou deixar o ph entre 6.6 e 6.8, colocar uns neons tanto black qto o normal e uns ciclideos americanos, que sao bem bonitos ! ! !

vamos ver no que dá ! ! !

to pensando em comprar 2 paulistinhas pra ajudar na ciclagem... acho q hoje eu pego la hehehe... to desde sabado colocando o acelerador biologico, 4 ~ 5mL por dia...

acho q mais uma semana e meia e o aquario ja esteja apto a receber meios peixinhos

ragauskas is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
26-11-08, 09:41 #184
Perlon é o "algodaozinho" que tem no seu filtro, ate retem bacteria, mas quando vc for lavar ou trocar, acaba com a colonia, entao eu nao contaria mt com isso. A maior parte da colonia mesmo fica na ceramica e no substrato (quando for lavar a ceramica, use agua do proprio aquario, cloro extermina com todas)

Isso, se tem nitrito é sinal que tem bacteria processando a amonia, 1 ppm acho que ainda ta alto, ja ja isso vai cair e ai o nitrito sobe bastante, ai vem o equilibrio. Paulistinha é casca grossa, mas eu nao sei se ele vai se dar bem nesse ph acido que vc pretende por. De qq forma, vc precisava ver de colocar elementos que acidifiquem a agua, como plantas, turfa e sei la mais o que, pq ficar na base do pinga pinga de algum acidificante vai ser bem complicado...

Jeep is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
26-11-08, 11:08 #185
eh, eu to sabendo sobre o acidificante, quais plantas dao uma acidificada na agua?!?!

como eu tirei a bota, to pensando em colocar um tronco lado direito ali, mas um fininho, talvez que fique apoiado no vidro do aquario e no chao, foramando uma "ponte" e cobrilo com musgo de java ou colocar umas plantas em volta, dai ja ajudaria na acidificação da agua hehehe...

como to pretendendo colocar os ciclideos anoes, seria uma boa esse tronco pq faria um tipo de toca pra eles, que sao um pouco territorialistas....

ragauskas is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
26-11-08, 12:37 #186
ate onde sei, qq uma serve. So nao sei como fica na hora da tpa, ja que geralmente agua de torneira é mais pra alcalina.

Jeep is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
26-11-08, 13:13 #187
mas dai eu jogo umas gotinhas de acidificante na agua da torneira, ja q nao vai estar sob efeito de nenhum tronco ou qualquer outra coisa...

dai acho q nao tem tanto problema, eu jogo o acidificante, espero um tempinho pra dar uma homogenizada e dps eu faço a troca parcial hehehe...

espero nao estar enganado com tudo isso :P

ragauskas is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
27-11-08, 01:39 #188
bom, pra dar um jeito no pH, tirei a bota e coloquei um tronco que ficou perfeito no canto, vai inclusive servir de "toca" qdo tiver mais umas plantinhas ali por tras...

coloquei um musgo de java nele pra ficar diferenciado ! ! ! deem uma olhada

E outra boa novidade, a amonia diminuiu, tava 1ppm antes, agora ja tava 0,5ppm e o nitrito subiu para 1ppm... agora acho q a amonia ja vai zerar e jaja o nitrito ja começa a descer também ! ! !

acho q no maximo daqui uma semana o aquario ja esteja ciclado, dai ja vou começar a povoa-lo ! ! !

ps.: nessa 1 semana e meia de aquario, as ampularias DOBRARAM de tamanho, incrivel ahuahuahuaha

 


 


 

ragauskas is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

27-11-08, 04:25 #189
os testes da labcon funcionam e tal, soh acho terrivel aqueles produtos que 'corrigem' ph, ou aquele 'adubo' pra plantas e tal... eh o fim da picada
e quanto aos testes, eu, particularmente, nunca fui muito de frescura pra isso, eu apenas media o Ph umas 2 ou 3 vezes no mes, e era o suficiente
a agua da regiao da minha cidade era 7.2 se nao me engano, e eh fato que amonia torna a agua acida
entao quando a agua chegava a uns 6.9 eu sabia q o nivel de amonia estava alto, pq, em outras palavras, o aquario tava sujo
mas se vc mantiver uma rotina de fazer troca parcial 1x por semana e sifonar a cada 2 semanas, vc sequer precisa fazer o teste de ph
tudo vai tranquilasso
nem precisa ficar noiadao com testes e o caralho
apenas mantenha o aquario limpo, e eh isso ai
eu conseguia fazer minhas cabombas crescer uma media de 3 cm por dia, soh com agua limpa e co2 caseiro
nao tem segredo
eh nuy

rockafeller is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
27-11-08, 09:31 #190
Acho que ficou bem melhor, eu gostei

Jeep is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
27-11-08, 14:59 #191
jeep, nao sei se da pra ver direito, vou ver se tiro uma foto por cima depois...

ela começa ali no meio do aquario e ela esta apoiada no vidro da parte de tras do aquario, ficou tipo uma ponte de musgo de java

eu gostei bastante também, vo medir o pH hoje a noite e vamo ve como eh q ja esta a situação...

acho q jaja baixa o nitrito e ja eh hora de por os peixes

acho q vou começar pelos neons, dps eu compro os ciclideos anoes, fico com medo deles dominarem o aquario inteiro, dai qdo eu colocar outros peixes eles se sentirem mto donos e atacarem todo mundo ashudahsudhasd...

vo coloca um cardume de uns 10 neos... to pensando ainda se deixo todos do cardinal, ou se eu mesclo com o negro... q q vcs acham?!

a plantinha vermelha realmente esta ruim jeep, mas me falaram q ela eh bem exigente qto a fertilização, iluminação e injeção de CO2... qdo o aquario tiver mais estabilizado e eu comprar a outra lampada, eu tento colocar uma outra vermelhinha

ragauskas is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

29-11-08, 05:28 #192
neons sao os peixes mais gays q existem, vc tera varias mortes se coloca-los logo de cara
acho mais interessante colocar uns peixes mais casca-grossa de comeco, tipo uns limpa vidros
NAO coloque platis ou molinesias, pq sao peixes repugnantes, nao morrem nunca e sao folgados
e eh simplesmente insano misturar neons com ciclideos hauehuaeh pqp
primeiro, pq os ciclideos vao humilhar os neons, e segundo pq neon eh peixe de agua acida, e ciclideo eh de agua extremamente alcalina
eh nuy

rockafeller is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
30-11-08, 16:28 #193
rocka, ciclideos ANOES sao de agua acida... ex apistogrammas, ramirezi, kribensis...

e sao peixes mto bonitos e felizmente nao tem tamanho pra comer um neon HAUIHAUHA...

deixa eu colocar umas fotos aqui pra vc ver

Apistogrammas:
 

 

 

 


Kribensis:
 

 


Ramirezi:
 

 

ragauskas is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
01-12-08, 01:01 #194
ah, desculpa pela informação errada, destes peixes acima, o kribensis eh considerado ciclideo africano, gosta de agua ligeiramente alcalinas, mas o apistogramma e o ramirezi sao de aguas ácidas...

eu pretendo colocar um casal de apistogramma no aqua

e eu coloquei outra lampada no aqua, antes estava com apenas uma lampada 20w..

agora estou com 2 lampadas de 20w... o que vai ajudar mais nas plantinhas, também coloquei uma blyxa ali no lado direito do aquario...

 

ragauskas is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

02-12-08, 04:36 #195
hue
eu ja tive um apistograma e um ramirezi
o apistograma eh de boa, nao eh tao pacifico, mas ele fica mais na dele
agora o ramirezi eh o terror hauehae
o bixo cresce um tanto razoavel, e o poder sobe a cabeca dele, e ele se acha o rei do aquario
obvio q ele nao vai engolir um neon inteiro, mas se vc comecar a notar as nadadeiras dos neons desaparecendo, pode ter certeza q eh ele heheh
flw

rockafeller is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
02-12-08, 17:07 #196
eu vou colocar um casal do apistogramma cacatuoide white gold, uma das variações mais bonitas do apisto...

dai vo por um cardume de neons e mais algum outro cardume (estou pensando nos rasbora, se eu achar algum lugar mais baratinho que os venda) e um comedores de algas...

dai ja ta otimo de peixe ja

ragauskas is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
02-12-08, 18:27 #197
po ragauskas teu aqua ta ficando lindo, show de bola. só tenho uma pergunta noob, criar ciclideos não limita mto a população do aqua? tipo sei lá eu acho que li que os ciclideos transformam o aquario na Liberty City.

deadcow is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

02-12-08, 18:31 #198
saibam q esse topico me inspirou a montar um aqua pra mim
quando eu sair do flat q estou montarei(no comeco de 2009)



beijos amigos

Bombastic is offline   Reply With Quote
ReDEviL
Trooper
 

Steam ID: manolobio
02-12-08, 23:26 #199
pqp q ciclídeos fodas!!
no lab da facul criamos Geophagus brasiliensis, eh bem bonito tb, nao tanto qto esses ai, mas são mto menos exigentes com a água, acho que vivem até na lama o.O
é engraçado qdo estão ameaçados ficam bem escuros e qto estão reinando o aquário ficam com uma cor mto foda (bem clarinho), e sim adoram comer pedaços de nadadeiras de seus súditos huiaiuha

ReDEviL is offline   Reply With Quote
Kr0N
Trooper
 

03-12-08, 15:45 #200
Quote:
Postado por FeDaYkIn Mostrar Post

 
Sabe essa planta? minhas ampularias fazem tipo um bungee jump com ela...
eles ficam na pontinha e esperam entortar ate encostar no fundo...
ou seja, elas quebram tudo!!!

Kr0N is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
03-12-08, 16:29 #201
auahuahuaha...

bom, ja comecei a população... eu tinha colocado 2 ampularias logo no começo, estao com mais que o triplo do tamanho ! ! !

e dps de uma semana e meia eu tinha colocado 2 paulistinhas, vivos até hoje também... agora ja esta com mais 5 neons ! ! !

ta ficando showwww \o/

dps posto foto com os peixinhos

ragauskas is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

03-12-08, 17:04 #202
rasga... um adendo...
neon - agua acida
ampularia - agua alcalina

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Kr0N
Trooper
 

03-12-08, 17:07 #203
tudo mintira isso ai :P

meu aquario ta com ph 6,6...

e tem molinesia e ampularia e coliza e cascudo e planta e pedra e etc...
e ninguem nunca morreu!!!

tudo mentira isso de ph :P

Kr0N is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

03-12-08, 17:11 #204
Ney, pode nao morrer... mas tem uma grande diferença entre viver e sobreviver...
como aquarista, fazemos o máximo para criar um ambiente que seja apto aos residentes...

um peixe pode até acostumar com um ph fora do seu recomendado (se for resistente), o problema da ampularia é que derrete a concha dela (o Jeep já ressaltou isso, se nao me engano)

[]'z
e entra no gtalk seu merda

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
03-12-08, 23:08 #205
eu sei sobre a ampularia, qdo eu coloquei ainda estava em duvidas sobre o aquario, e no final das contas, havia as colocado apenas para a ciclagem...

elas estao vivas, crescendo e estão fortes... deixa ai, dps qualquer coisa eu doo para alguem... por enquanto deixa elas limpando ai o vidro :P

soh estou com dó dos paulistinhas, queria doar para alguem...

dps vo achar alguem com um aqua para tentar doa-los...

ragauskas is offline   Reply With Quote
Kr0N
Trooper
 

03-12-08, 23:39 #206
sabe qq vai ser legal ragascalças?

qdo elas derem cria..aehaheaheahe vai nascer milhoes...bilhoes...trilhooooes de ampularias...

M~HUAHUAHUA

Kr0N is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
04-12-08, 11:36 #207
ahuahuahah

dps eu me viro com elas ! ! !

eh soh caçar ! ! ! HAUHAUAHA

ragauskas is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
05-12-08, 21:29 #208
Novas fotos ! ! !

e ja encomendei um kit de CO2 da Hagen (aquele que dps da pra por a receita caseira, ou comprar um refil) e também comprei o florapride... acho q as plantas vao agradecer dps

 


 

ragauskas is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
05-12-08, 22:20 #209
Quote:
Postado por ragauskas
ah, e a titulo de curiosidade...
TUUUUUUUDO que foi gasto no aquario, tudo mesmo !

areia, filtro e blablablablablablabla...

saiu R$ 490,00...
Você mora em SP né? onde você comprou? aquario dos peixes em itaquera?

deadcow is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
06-12-08, 11:00 #210
eu moro em sp...

comprei em uma loja em sto amaro e algumas coisas na cobasi...

pesquisa pela net q tem varios sites legais hehehe...

logico q os 490 foram no começo, agora ja teve outros gastos, com ração, peixes, plantas, outro tronco e etc

mas dai sao gastos de manutenção....

ragauskas is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

06-12-08, 12:18 #211
Falae... rasga, teu aquario ta ficando show demais!!

ontém eu comprei um livro mto bom de aquapaisagismo, tão bom que eu acabei comprando!

Quote:
 



Se você estava esperando um bom livro sobre aquapaisagismo então não precisa esperar mais, finalmente ele chegou.

Maurício Xavier (Aquamazon) e Rony Suzuki (Cantinho da Samambaia) acabaram de lançar o livro Aquapaisagismo, o primeiro livro brasileiro a lançar um novo olhar sobre a prática do aquarismo moderno, desde a montagem e manutenção do aquário até o planejamento, material e execução do seu paisagismo. O livro tem edição de primeira, 100% colorido e rico em ilustrações. Sem dúvida é uma daquelas obras que os interessados simplesmente não podem deixar de ter.

ImageConteúdo:

* Galeria de Aquários
* Aquapaisagismo
* Aquários
* Substratos
* Água
* Filtragem
* Iluminação
* Gás Carbônico (CO2)
* Fertilização
* Plantio
* Algas
* Hardscape
* Algas
* Podas
* Peixes
* Montagem passo a passo
* Manutenção
* Remontagem
* Recuperação do Aquário Plantado
* Plantas Inadequadas (Amém 100x por isso!)
* Plantas Aquáticas de A a Z

 
http://www.xylema.net/index.php/Bibl...o-O-Livro.html
Links para compra online:
http://www.aquamazon.com.br/?area=pr...&subarea=livro


dois pontos de destaque.
1) O autor comenta todas as montagens dele, ressaltando tudo que deu errado, tudo que deu certo e tudo que foi surpresa!
2) Tem uma lista muito boa de plantas, com várias infos, e varias plantas.

Tudo mto bem ilustrado, tem foto pra caramba. Ele ensina tudo q se precisa saber para aquarios plantados, olha a lista de tópicos ali em cima, bem completo.
O único ponto negativo é que o tamanho físico do livro é pequeno, se nao me engano é em A5 (metade do A4), o que dificulta um pouco a visualização das fotos, mas não tanto.

Enfim, pelo preço de 50 reais, vale mto a pena, se sair uma versão com tamanho maior no futuro, com certeza irei comprar tb.

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
06-12-08, 19:02 #212
eu dei uma olhada no livro pelas lojas ai...

eu vou mudar o tronco da minha... vou colocar um tronco maior, mas com um formato bem melhor q este meu...

quero aproveitar melhor o tronco

mto obrigado pela dica ! ! !

agora acho q ja vai da uma melhorada, assim que eu colocar o novo tronco eu posto resultados

e como todo e bom aquarista de primeira, ja estou pensando no prox aquario huasdhuashdasd

ragauskas is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
08-12-08, 10:03 #213
desculpem pela foto do celular, mas eh soh pra constar a nova foto...

ontem coloquei a mao dentro do aquario... peguei um tronco novo e tirei o antigo e organizei as plantas ! ! ! !

vejam o q acharam !

 

ragauskas is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

08-12-08, 10:24 #214
seu aquario ta ficando do carai rasgacalca!
to doido pra montar o meu e fazer as cagadas como todo newbie aheuheauhaeuahe

Bombastic is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
08-12-08, 11:43 #215
vlws bomba ! ! !

agora q ja peguei um poco das manha pelo menos o visual fico melhor

soh vo compra umas plantinhas pra colocar na frente, igual aquela da direita ali embaixo, a pequenininha, dai vo coloca delas mais pra frente ali do aqua

ragauskas is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

08-12-08, 11:59 #216
o meu aquario eu vou querer fazer tipo um tapete de grama
so tenho q descobrir o nome da planta lol
acho do carai

Bombastic is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
08-12-08, 12:10 #217
Gostei, vai ficar nos neons entao?

Jeep is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
08-12-08, 12:41 #218
neons, tem 2 comedores de algas (me falaram q eles crescem mto, mas se crescerem tanto ao ponto de nao dar mais pra ficar no aquario eu doo ou troco com alguem) to pensando em por um outro cardume (estava pensando nas rasboras, sao um pouco caras, esse eh o unico problema hauhauhaa) ou alguma outra especie... e colocar um casal de apistogramma (ou o white gold ou o triple red) ta mais pro triple red, pq um amigo meu deu cria deles, dai ele vai me vender o casal por 20 reais, qdo geralmente esse casal custa de 40 ~ 50 reais...


ragauskas is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
08-12-08, 12:46 #219
Outro site com aquarios do takashi amano:
http://www.hemmy.net/2007/08/06/aqua...takashi-amano/

Jeep is offline   Reply With Quote
LuCk
Trooper
 

09-12-08, 23:33 #220
 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


se as imagens nao aparecerem, http://damncoolpics.blogspot.com/200...aquariums.html

LuCk is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
09-12-08, 23:44 #221
rá, a agua ainda ta meio turva (da pra perceber claramente na foto) faz soh umas duas horas que eu fiz a mudança... qdo melhorar eu tiro mais fotos, mas soh pra vcs darem uma olhada...

eu deixei a areia que tinha por baixo, e coloquei o basalto soh pra cobrir, e consegui colocar ele colado no vidro para nao ficar as camadas a mostra

e nao sabia q o sistema de CO2 da Hagen vinha sem as ventosas pra prender no aquario... deixei ele preso atras da pedra até eu conseguir comprar as ventosas dele hehehe... to pensando em colocar ele no vidro da lateral direita, dai pelo menos na visao frontal ele nao aparece tanto

chega de falar e vamos as fotos ! ! !

 

 

ragauskas is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

10-12-08, 00:27 #222
Ráa
ficou bem melhor ein, bela evolução!!
eu mesmo andei fazendo revolução no meu plantadinho... assim q minha camera voltar de viagem mostro pra vcs.

Que planta é essa na parte da frente, bem ao meio, blyxa japonica?

[]'z

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

10-12-08, 13:20 #223
Aos que ja tem aquários: entrem e babem e almeijem
Aos que AINDA não tem: entrem e instiguem-se

http://aquafloripa.blogspot.com/2008...desse-ano.html

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
10-12-08, 14:47 #224
eh a blyxa sim...

vou comprar mais algumas blyxas, e tentar fazer a E. minima se desenvolver...

caso ela nao se desenvolva, vo deixa soh a moitinha dela ali mesmo ahuahuahauha...

ragauskas is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
10-12-08, 15:11 #225
po feda colocar vencedores do ADA eh apelação! uhyauhauha

deadcow is offline   Reply With Quote
Responder

Tags
aquapaisagismo, aquário, aquarismo, peixes, procurando nemo

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 11:02.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.