Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
Default Meu "computador" homebrew!

11-06-06, 23:35 #1
Bom, já que eu estou a 8 meses sem estudar (e ainda falta 1,5 para começarem as aulas), resolvi nerdiar um pouco.

Depois de vááááários miniprojetos interfaceando hardware e software, eu fui um pouco mais longe: um "computador"!

 


oiEAUHoiauehaeH

Um Atari 2600 e alguns componentes por aí dão um bom projeto caseiro...

A "fonte" é um 7805 + capacitores auxiliares e dissipador, supre os +5v excelentissimamente regulados e tem proteção contra curto-circuito.

O gerador de clock é um 555 com seus componentes discretos auxiliares, tá em +ou- 1Mhz.

O processador é um 6507 (variação mais barata do 6502 que deu poder até aos Commodores ).
Ele tem 13 linhas de endereçamento e 8 bits de barramento. Não tem suporte a IRQs...

Tem também o circuitinho de power-on reset alí que reseta o 6507 e o 6532, o qual eu ainda não expliquei!

A interface de I/O e memória RAM é o 6532, o grandalhão de 40 pinos ali, ele tem 2 portas de I/O de 8 bits cada, timer interno e 128 bytes de RAM, atualmente é a única coisa ligada ao barramento de dados e ao de endereços.

Bom, como dá pra ver, ACABOU O ESPAÇO NA PROTOBOARD! HAIEUheoaioiaueH

Vou dar um jeito pra poder continuar o projeto (sem falar que ainda preciso de um nome)!

Próximo passo vai se adicionar uma EEPROM com um programa, já que até agora só o que ele faz é somar +1 infinitamente, só procurando o que fazer.

Em uma das portas do 6532 eu vou colocar uma matrix 4x4 pra servir de "teclado" e na outra vou implementar um terminal serial (já que a matrix 4x4 não vai ser suficiente )

Acho que vou precisar de outras coisas nesse barramento!

ps: o led ali tá ligado no bit mais significante do barramento de endereços, pra que eu possa ter certeza de que ele tá somando +1!

ps2: acabei de lembrar que não é tão difícil fazer interface com um teclado de PC!





Eluan is offline   Reply With Quote
Dr_Phibes
Trooper
 

11-06-06, 23:41 #2
AHAUhUAUAhUA que loko... eu queria ter os dons de construir essas coisas cara... mas sei lá eu sou burro d+ da conta... não acho q seja uma coisa do outro mundo fazer... mas tb acho q é mais difícil QUÍMICA QUÂNTICA APLICADA...

Dr_Phibes is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

11-06-06, 23:46 #3
po
eluan
tem aquelas protoboards maiores
fazer numa desse tamanho é F* auhasuhasus
mas fico mto bala parabens ae
vo tenta faze um projetinho desses qq hora

Gerson is offline   Reply With Quote
Cyan Leader
Core
 

11-06-06, 23:48 #4
Porra, to parado a 8 meses e não fiz nada =/

Cyan Leader is offline   Reply With Quote
RedTrap
Trooper
 

11-06-06, 23:52 #5
eu queria saber como eh ser nerd
soy muy burito


Last edited by RedTrap; 11-06-06 at 23:54..
RedTrap is offline   Reply With Quote
Hell Bovine
Trooper
 

PSN ID: buffbringer XFIRE ID: bovideos Steam ID: bovideos
12-06-06, 00:07 #6
Quote:
Postado por RedTrap
eu queria saber como eh ser nerd
soy muy burito
o_O

faiz um tecnico, ou se forma tecnologo/eng. eletricista q c faiz isso em algumas horinhas hehe

Hell Bovine is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
12-06-06, 00:09 #7
vei, mto foda

mas em que uso pratico vc vai implementar isso? Ou soh ta fazendo pra ver no que da?

Kensha is offline   Reply With Quote
Star
Trooper
 

12-06-06, 00:12 #8
beaUObeABEABUOeaoiuHeaOUhuoeaHUOea

mesmo sendo uma bosta, e sem sentido eu gostaria MUITO de aprender a fazer isso !!

TIpo, no caso dele nao precisa nem de munitor pra ver oq ta acontecendo eh soh ver o led piscando HOEAUHUOEAHOUEHAU
q rlz


isso eh algo q nao faz NADA !! hAOEUHuoeAHOUhaeuhEAUOhea

velho, isso eh mto podre, nao da pra faze nada.. mas eh mto rox

Star is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
12-06-06, 00:17 #9
Quote:
Postado por Hell Bovine
o_O

faiz um tecnico, ou se forma tecnologo/eng. eletricista q c faiz isso em algumas horinhas hehe
Ou termina o ensino médio \o/

Quote:
Postado por Kenshin
vei, mto foda

mas em que uso pratico vc vai implementar isso? Ou soh ta fazendo pra ver no que da?
Foi de tédio mesmo, mas quando eu fizer um sistema operacional em assembly pra ele, vai que ele serve pra algo!

Quote:
Postado por Star
beaUObeABEABUOeaoiuHeaOUhuoeaHUOea

mesmo sendo uma bosta, e sem sentido eu gostaria MUITO de aprender a fazer isso !!

TIpo, no caso dele nao precisa nem de munitor pra ver oq ta acontecendo eh soh ver o led piscando HOEAUHUOEAHOUEHAU
q rlz


isso eh algo q nao faz NADA !! hAOEUHuoeAHOUhaeuhEAUOhea

velho, isso eh mto podre, nao da pra faze nada.. mas eh mto rox
Sem um programa pra rodar ele não faz nada mesmo :/
Quando eu o fizer, ele serś um computador! Com 1Mhz e 8K de memória endereçável, mas será

Eluan is offline   Reply With Quote
Hell Bovine
Trooper
 

PSN ID: buffbringer XFIRE ID: bovideos Steam ID: bovideos
12-06-06, 00:29 #10
Quote:
Postado por Eluan
Ou termina o ensino médio \o/

mas n eh algo q vc aprende no ensino medio...

vc deve ter lido alguma revista, feito alguma coisa "por fora"...

ou o seu colegio eh MTO FODA






ou vc nasceu com alguma inspiraçao divina

Hell Bovine is offline   Reply With Quote
Roger Young
Forever Young
 

12-06-06, 00:29 #11
caraio.... to apanhando pra programar um 8051, mal sei ligar ele........ é preciso estudar.

Roger Young is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
12-06-06, 00:40 #12
Quote:
Postado por Hell Bovine
mas n eh algo q vc aprende no ensino medio...

vc deve ter lido alguma revista, feito alguma coisa "por fora"...

ou o seu colegio eh MTO FODA

ou vc nasceu com alguma inspiraçao divina
Não é inspiração divina, não é nada lido em revistas e muito menos aprendido no colégio...

Acho que tudo que eu li antes de fazer isso foram as datasheets dos IC's...

É só ter mente aberta pra todos os estímulos externos desde o nascimento.

Essa coisa de "aprendeu em algum canto" é chato, se fosse assim o desenvolvimento não aconteceria nunca, porque ninguém teria onde aprender

Hmm... É isso

Sejamos felizes! \o/

Eluan is offline   Reply With Quote
u0165
Trooper
 

12-06-06, 00:42 #13
Quote:
Postado por Eluan
Não é inspiração divina, não é nada lido em revistas e muito menos aprendido no colégio...

Acho que tudo que eu li antes de fazer isso foram as datasheets dos IC's...

É só ter mente aberta pra todos os estímulos externos desde o nascimento.

Essa coisa de "aprendeu em algum canto" é chato, se fosse assim o desenvolvimento não aconteceria nunca, porque ninguém teria onde aprender

Hmm... É isso

Sejamos felizes! \o/
eu até entendo isso, mas vc não pode julgar os outros baseando em vc.
vc é bem inteligente, nasceu com predisposição a entender lógica e coisas assim...
e outras coisas que não me lembro.

u0165 is offline   Reply With Quote
Hell Bovine
Trooper
 

PSN ID: buffbringer XFIRE ID: bovideos Steam ID: bovideos
12-06-06, 00:43 #14
Quote:
Postado por Eluan
Não é inspiração divina, não é nada lido em revistas e muito menos aprendido no colégio...

Acho que tudo que eu li antes de fazer isso foram as datasheets dos IC's...

É só ter mente aberta pra todos os estímulos externos desde o nascimento.

Essa coisa de "aprendeu em algum canto" é chato, se fosse assim o desenvolvimento não aconteceria nunca, porque ninguém teria onde aprender

Hmm... É isso

Sejamos felizes! \o/
pensando melhor... axo q eu tenho alguma "skill" do alem tb... aeauhe

in eluan we trust

Hell Bovine is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
12-06-06, 00:45 #15
heaioaoieHaiu

Isso ae!

(eu tava com medo de fazer um reply agressivo, aí abusei dos mrgreen e mrtongue )

Eluan is offline   Reply With Quote
jpadua
Trooper
 

12-06-06, 00:57 #16
aehuaheaeuehe paraabens pela produtividade da ociosidade

jpadua is offline   Reply With Quote
pimp
Trooper
 

12-06-06, 01:09 #17
caralho eluan, foda cara! parabens velho!!!
eu to mexendo com algumas eletronicaszinhas aqui... qq coisa eu vo te perguntar!

pimp is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
12-06-06, 01:40 #18
Quote:
Postado por Eluan
É só ter mente aberta pra todos os estímulos externos desde o nascimento.
Eu juro que qdo li isso eu pensei: "contagem regressiva pra alguém zoar".
Vi que ninguém zoou e fiquei decepcionado. =/

Será eu um pervo? A piada seria fraca d+ e todos ficaram com medo de postar?
aAuhaHUAhuaHUAUHA

Sobre o projeto, ta animalllllllllllllllll. Realmente faz eu parar e pensar que eu posso aproveitar melhor meu tempo vago. Tenho tanta coisa começada mto mais simples que isso e eu nunca termino... (como por exemplo, terminar meu Portifólio 3d)

Mantenha-nos informado com os upgrades.

Os: Aquele “nada não” é o led que indica se ta energizado? Ou é simplesmente um nada não???

Sussa is offline   Reply With Quote
Roger Young
Forever Young
 

12-06-06, 01:45 #19
Quote:
Postado por Eluan
É só ter mente aberta pra todos os estímulos externos desde o nascimento.
Quote:
Postado por PitBicha
Será eu um pervo? A piada seria fraca d+ e todos ficaram com medo de postar?
aAuhaHUAhuaHUAUHA
estímulos externos??? hum, sei..... dar uma coçadinha no boga por exemplo?

Roger Young is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

12-06-06, 02:10 #20
eluan hmmmm

desculpa mas, pq vc nao gastou seu tempo em algo util? hauaehruaehraeur

isso seria de extrema importancia caso fossem os anos 80 e hardware nao era algo tao conhecido, hoje em dia nao vejo a menor necessidade de fazer algo tao precario

como vejo em seus posts da ds vc eh um cara inteligente que manja de tecnologia, a pergunta real é, por que entao nao aprender uma tecnologia nova ou aprimorar algo novo que realmente te de futuro?

esses hobbies inuteis so servem para perder tempo aerhuaerheuarhuaer

acho q to meio lesado essa monografia tem me matado tenho q acordar amanha 5hrs da manha pra fazer mais coisas dela pois o deadline é meio dia de amanha \o/

yeah eu estou fudido

Bombastic is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
12-06-06, 02:22 #21
Quote:
Postado por Annia Walker
eu até entendo isso, mas vc não pode julgar os outros baseando em vc.
vc é bem inteligente, nasceu com predisposição a entender lógica e coisas assim...
e outras coisas que não me lembro.
Nem tinha visto esse post...
Minha intenção não foi julgar, foi dizer: "Vocês possivelmente também têm a capacidade de fazer algum tipo de coisa com facilidade!"

Quote:
Postado por PitBicha
Eu juro que qdo li isso eu pensei: "contagem regressiva pra alguém zoar".
Vi que ninguém zoou e fiquei decepcionado. =/

Será eu um pervo? A piada seria fraca d+ e todos ficaram com medo de postar?
aAuhaHUAhuaHUAUHA

Sobre o projeto, ta animalllllllllllllllll. Realmente faz eu parar e pensar que eu posso aproveitar melhor meu tempo vago. Tenho tanta coisa começada mto mais simples que isso e eu nunca termino... (como por exemplo, terminar meu Portifólio 3d)

Mantenha-nos informado com os upgrades.

Os: Aquele “nada não” é o led que indica se ta energizado? Ou é simplesmente um nada não???
Ahhh, primeiro tenho que arranjar outra protoboard!
Ali diz que o led tá ligado no bit mais significativo do barramento de endereços

Quote:
Postado por Roger Young
estímulos externos??? hum, sei..... dar uma coçadinha no boga por exemplo?
Thank you, PitBicha

Quote:
Postado por Bombastic
eluan hmmmm

desculpa mas, pq vc nao gastou seu tempo em algo util? hauaehruaehraeur

isso seria de extrema importancia caso fossem os anos 80 e hardware nao era algo tao conhecido, hoje em dia nao vejo a menor necessidade de fazer algo tao precario

como vejo em seus posts da ds vc eh um cara inteligente que manja de tecnologia, a pergunta real é, por que entao nao aprender uma tecnologia nova ou aprimorar algo novo que realmente te de futuro?

esses hobbies inuteis so servem para perder tempo aerhuaerheuarhuaer

acho q to meio lesado essa monografia tem me matado tenho q acordar amanha 5hrs da manha pra fazer mais coisas dela pois o deadline é meio dia de amanha \o/

yeah eu estou fudido
Tem que começar de baixo, sem falar que pra subir um nível eu vou ter que investir dinheiro. Mas como eu to entrando na universidade agora, vamos ver o que acontece comigo! (desinteresse total pela vida e avagabundamento também tá na lista )

Eluan is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

12-06-06, 02:50 #22
Quote:
Postado por Eluan
Ahhh, primeiro tenho que arranjar outra protoboard!
Ali diz que o led tá ligado no bit mais significativo do barramento de endereços
rouba da facu po

Gerson is offline   Reply With Quote
Legacy
Trooper
 

12-06-06, 03:16 #23
Pronto Eluan, entre pra universidade e construa outro hardware ou S.O. que tire o Tio Bill do lugar dele e fique bilionário. Futuramente, sobre os negócios, manda uma PM

Parabéns pelo projeto!

Legacy is offline   Reply With Quote
Scrabby
Trooper
 

12-06-06, 03:43 #24
Eu não quero falar muito, mas o eluan é um pobre coitado que provavelmente não deve nem ter um cachorro como colega de vivencia de casa.
Eu sei fazer essasc porcarias idiotas que tu faz, sei fazer desenhos e escrever com ambas as mãos mas não fico abrindo tópico com um assunto naaaaaada a ver com o pessoal aqui e o ambiente em si.
Foda-se se tu usou uma fonte típica 7805 pra fazer alimentação e usou um 555 ao invés de um cristal e também dane-se fabrir um ps2 pro teu ego: "acabei de lembrar que não é difícil fazer uma interface neurológica usando o mouse"
bla bla bla, esse tipo de pessoas eu realmente não entendo, até parece que ter conhecimentos sobre algumas facções é grande coisa.
Tu sabe fritar ovo por acaso?

Scrabby is offline   Reply With Quote
Tiger ROX
Trooper
 

12-06-06, 05:45 #25
Quote:
Postado por Eluan
Não é inspiração divina, não é nada lido em revistas e muito menos aprendido no colégio...

Acho que tudo que eu li antes de fazer isso foram as datasheets dos IC's...

É só ter mente aberta pra todos os estímulos externos desde o nascimento.

Essa coisa de "aprendeu em algum canto" é chato, se fosse assim o desenvolvimento não aconteceria nunca, porque ninguém teria onde aprender

Hmm... É isso

Sejamos felizes! \o/
Também não exagera né Eluan.
Pode não ter saído de revista ou de "algum canto", mas com certeza você correu atras desse conhecimento. 99,999%* dos que se formam no Ensino Médio não têm nem noção de que existe um 555 e muito menos como funciona ou o que faz.
Mas concordo com você que qualquer um aqui que tiver vontade e estiver disposto a aprender pode fazer algo parecido.

Scrabby, talvez você devesse postar essas coisas. A maioria aqui acha esses assuntos interessantes, vide esse tópico.

*Estatística não comprovada

Tiger ROX is offline   Reply With Quote
downcast
Trooper
 

12-06-06, 06:12 #26
Porra maravilhoso!
Meu pai tem algo parecido com isso jogado por algum canto na casa... Mas o dele tinha varios leds.
Quando era criança ficava maravilhado vendo aquele monte de luz piscando na minha frente de modo disconexo, chapaceira total.

Vou ver se acho ele e posto umas fotos aqui.

downcast is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

12-06-06, 08:34 #27
cara, tem um fio ali q está errado... se vc mudar ele para o outro polo síncrono-simétrico vc ganha mais desempenho e menos dor de cabeça... ali ó.. akele lá... viu?

word!

recomendo que voce releia toda a documentação novamente..

[]´z

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
12-06-06, 09:31 #28
Quote:
Postado por Scrabby
Eu não quero falar muito, mas o eluan é um pobre coitado que provavelmente não deve nem ter um cachorro como colega de vivencia de casa.
Eu sei fazer essasc porcarias idiotas que tu faz, sei fazer desenhos e escrever com ambas as mãos mas não fico abrindo tópico com um assunto naaaaaada a ver com o pessoal aqui e o ambiente em si.
Foda-se se tu usou uma fonte típica 7805 pra fazer alimentação e usou um 555 ao invés de um cristal e também dane-se fabrir um ps2 pro teu ego: "acabei de lembrar que não é difícil fazer uma interface neurológica usando o mouse"
bla bla bla, esse tipo de pessoas eu realmente não entendo, até parece que ter conhecimentos sobre algumas facções é grande coisa.
Tu sabe fritar ovo por acaso?
RC é mais fácil do que com cristal.
7805 eu tenho milhões jogados aqui, porque não?
Meu interesse é aprender o assembly dessa coisa pra interfacear
Sei que posso substituir 99% disso por um único microcontrolador.
Sei fazer desenhos, escrever com ambas as mãos, fritar ovo e que os últimos 3 tópicos sobre esse assunto foram bem movimentados. Minha intenção é despertar o interesse das pessoas e não satisfazer meu ego dizendo pra um bando de nerds virgens "Olha, eu sou foda!"
Probably you know que é realmente fácil e SIMPLES interfacear com um teclado. Não é coisa de fazer e ficar se vangloriando.

Quote:
Postado por Tiger ROX
Também não exagera né Eluan.
Pode não ter saído de revista ou de "algum canto", mas com certeza você correu atras desse conhecimento. 99,999%* dos que se formam no Ensino Médio não têm nem noção de que existe um 555 e muito menos como funciona ou o que faz.
Mas concordo com você que qualquer um aqui que tiver vontade e estiver disposto a aprender pode fazer algo parecido.
Pura questão de se interessar, né...
Fiz ele rodar umas operações básicas que programei na RAM \o/

Vou procurar umas ROMs aqui

Quote:
Postado por FeDaYkIn
cara, tem um fio ali q está errado... se vc mudar ele para o outro polo síncrono-simétrico vc ganha mais desempenho e menos dor de cabeça... ali ó.. akele lá... viu?

word!

recomendo que voce releia toda a documentação novamente..

[]´z
Aquele ali é o do reset

Eluan is offline   Reply With Quote
guinho
Trooper
 

XFIRE ID: regoline Steam ID: regoline
12-06-06, 09:48 #29
Quote:
Postado por Star
beaUObeABEABUOeaoiuHeaOUhuoeaHUOea

mesmo sendo uma bosta, e sem sentido eu gostaria MUITO de aprender a fazer isso !!

vc vai aprender cos professores nerds aqui da pucc..

guinho is offline   Reply With Quote
....
Banned
 

12-06-06, 11:20 #30
Eluan,tenho medo de vc!

.... is offline   Reply With Quote
DS_Fura Olho
Ewok
 

13-06-06, 07:38 #31
Quote:
Postado por Scrabby
Eu não quero falar muito, mas o eluan é um pobre coitado que provavelmente não deve nem ter um cachorro como colega de vivencia de casa.
Eu sei fazer essasc porcarias idiotas que tu faz, sei fazer desenhos e escrever com ambas as mãos mas não fico abrindo tópico com um assunto naaaaaada a ver com o pessoal aqui e o ambiente em si.
Foda-se se tu usou uma fonte típica 7805 pra fazer alimentação e usou um 555 ao invés de um cristal e também dane-se fabrir um ps2 pro teu ego: "acabei de lembrar que não é difícil fazer uma interface neurológica usando o mouse"
bla bla bla, esse tipo de pessoas eu realmente não entendo, até parece que ter conhecimentos sobre algumas facções é grande coisa.
Tu sabe fritar ovo por acaso?
I've always wanted a pet like you.
Will you be my friend?
Here, Scrabby.
Good Scrabby.

DS_Fura Olho is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
13-06-06, 08:01 #32
Eluan, o que isso fará no final?

Never Ping is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
13-06-06, 09:13 #33
Quote:
Postado por Never Ping
Eluan, o que isso fará no final?
Quote:
Postado por Eluan
Meu interesse é aprender o assembly dessa coisa pra interfacear

Vale? :/

Tem que aprender tudo, né?

Eluan is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

13-06-06, 09:25 #34
que tal aprender a pegar mulher eluan?

Bombastic is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
13-06-06, 09:29 #35
echo "que tal aprender a pegar mulher eluan? - Bomba" >> /home/eluan/todo

Um dia, bomba, um dia!

Eluan is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
13-06-06, 09:42 #36
Quote:
Postado por DS_Fura Olho
I've always wanted a pet like you.
Will you be my friend?
Here, Scrabby.
Good Scrabby.
Your skill in Animal Tamming has increased by 0.8%

(era essa a msg msmo?)

maxcool is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
13-06-06, 12:39 #37
quase. Taming só tem um M.

Your skill in Animal Taming has increased by 0.8%. It is now xxx.x%. \o/

Sussa is offline   Reply With Quote
GoldenEye
Trooper
 

13-06-06, 14:48 #38
Quote:
Postado por Bombastic
eluan hmmmm

desculpa mas, pq vc nao gastou seu tempo em algo util? hauaehruaehraeur

isso seria de extrema importancia caso fossem os anos 80 e hardware nao era algo tao conhecido, hoje em dia nao vejo a menor necessidade de fazer algo tao precario

como vejo em seus posts da ds vc eh um cara inteligente que manja de tecnologia, a pergunta real é, por que entao nao aprender uma tecnologia nova ou aprimorar algo novo que realmente te de futuro?

esses hobbies inuteis so servem para perder tempo aerhuaerheuarhuaer

acho q to meio lesado essa monografia tem me matado tenho q acordar amanha 5hrs da manha pra fazer mais coisas dela pois o deadline é meio dia de amanha \o/

yeah eu estou fudido
caralho hein... nao acredito q li isso
desencana de aprende geometria, pitagoras ja morreu faz tempo
vamos construir um predio de 300 andares agora!

GoldenEye is offline   Reply With Quote
GoldenEye
Trooper
 

13-06-06, 14:57 #39
Eluan ta ai pra provar que o interesse vale mais do que qualquer faculdade
eu sou praticamente formado em engenharia eletrica com enfase em computacao e ele provavelmente sabe muito mais do que eu

Eu ja montei essas paradinhas nos lab da facul... a coisa mais dahora q deu pra fazer eram 10 leds acendendo em sequencia... praticamente uma luzinha de natal =]
UHauHE

GoldenEye is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
13-06-06, 22:02 #40
Golden, ainda tem muita coisa que eu queria aprender e só tem nos livros

Btw, update

Mexi com os chip selects do 6532 e coloquei os 128 bytes de ram dele pra começarem no 0x00

Agora eu tenho 128 bytes pra fazer programas e passar pra ele pela porta paralela

Melhor & mais simples pra debug! \o/

Eluan is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

13-06-06, 22:56 #41
Quote:
Postado por GoldenEye
caralho hein... nao acredito q li isso
desencana de aprende geometria, pitagoras ja morreu faz tempo
vamos construir um predio de 300 andares agora!
pff
uma coisa é aprender geometria
outra coisa é tentar re-descobrir do mesmo modo que pitagoras fez

perda de tempo total

que tal tentar descobrir algo novo?

Bombastic is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
13-06-06, 23:09 #42
Ahhh

Tem uma grande diferença entre entender "de verdade" e redescobrir!
Eu ainda lembro, no 2º ano do ensino médio, eu CHEGUEI nas fórmulas de permutação e combinação simples, fui descobrindo os binômios de newton e etc...
Eu resolvia toda e qualquer questão da apostila em questão de menos de 10 segundos, era MUITO mais fácil quando tinha tudo aquilo "feito" na sua cabeça. E o melhor jeito de ter isso é chegar lá sozinho, com o que já foi feito servindo de guia.

É só uma questão de "melhorar o desempenho"!

Eluan is offline   Reply With Quote
Mk
Trooper
 

14-06-06, 00:30 #43
Eluan: eu vo entrar na facul agora
Mk: "vc nao ta na facul?!?"
Eluan: sendo q daqui a alguns dias vou ter um computador com 6205 funcionando =(
Mk: c aprendeu TUDO só mexendo?!?
Eluan: é
Eluan: e lendo datasheets no caso da eletrônica haefoiuahef
Mk: eu n tenho tanto tempo assim,,, o poko que eu aprendi foi mexendo, mas eu n tenho tanto tempo p mexer e fucar
Eluan: ahh eu tenho
Eluan: antisocial rox
Mk: já ouviu falar na nova "ala de humanos"??
Mk: chamaram de "mulher".... xD
Eluan: wtf?
...

Quote:
Postado por Eluan
Tem uma grande diferença entre entender "de verdade" e redescobrir!
isso é real... depois que vc "intende de verdade" as coisas, fica tudo muito mais facil... ae carinha que decorou tudo no colegio diz q vc é nerd só pq vc parou pra pensar e entendeu direito o negocio e já fez conexoes com outros assuntos e tals (como ligar os diversos topicos de fisica entre si e com matematica e ...)

Ps: do kraleo o pczinho... quem sabe assim que eu me interessar mais por estudar eu faça alguma coisa tbm...

Ps2: Grande Eluan, levando a tecnologia para seu povo! o primeiro computador do acre está prestes a acontecer!! vai fundo...

Mk.:


Last edited by Mk; 14-06-06 at 00:37..
Mk is offline   Reply With Quote
pimp
Trooper
 

14-06-06, 01:06 #44
novamente, vo elogiar o projeto auheahu
ficou show eluan!
foda mesmo!
eu manjo algumas paradas de robotica, mas muito mais da parte de mecanica do que de eletronica... vo investi mais no futuro em eletronica...
posso dar uma sugestao?
diminui os fios cinzas da protoboard
bota eles praticamente rentes as trilhas, fica bem melhor no visual

ah, e outro detalhe
nao da pra reparar direito, eu nao tenho aqui os detalhes do teu projeto, mas pela foto, parece q se vc inverter aquele CI grandao do meio, da pra reduzir bastante o tamnaho dos cabos
nao sei, eh o que parece hehehe

pimp is offline   Reply With Quote
...
Guest
 

14-06-06, 03:21 #45

  Reply With Quote
gusto
Trooper
 

14-06-06, 03:52 #46
stephan, o amigão da galera.
novo mr nice guy
até parece que voçê não conhece o Scrabby

gusto is offline   Reply With Quote
Dr_Phibes
Trooper
 

14-06-06, 04:03 #47
Quote:
Postado por Bombastic
eluan hmmmm

desculpa mas, pq vc nao gastou seu tempo em algo util? hauaehruaehraeur

isso seria de extrema importancia caso fossem os anos 80 e hardware nao era algo tao conhecido, hoje em dia nao vejo a menor necessidade de fazer algo tao precario

como vejo em seus posts da ds vc eh um cara inteligente que manja de tecnologia, a pergunta real é, por que entao nao aprender uma tecnologia nova ou aprimorar algo novo que realmente te de futuro?

esses hobbies inuteis so servem para perder tempo aerhuaerheuarhuaer

acho q to meio lesado essa monografia tem me matado tenho q acordar amanha 5hrs da manha pra fazer mais coisas dela pois o deadline é meio dia de amanha \o/

yeah eu estou fudido
Intão eu acho q se o cara não começar pelo básico ele nunca vai chegar a desenvolver nda novo... lembra primeiro vc aprende equação de primeiro grau, depois de segundo, depois de terceiro... aí vc aprende cálculo I pra poder aprender o cálculo II... e assim por diante...
Ow vc queria q o cara desenvolvesse um mainframe só com os circuitos q ele tem em casa?!?



Quote:
Postado por Scrabby
Eu não quero falar muito, mas o eluan é um pobre coitado que provavelmente não deve nem ter um cachorro como colega de vivencia de casa.
Eu sei fazer essasc porcarias idiotas que tu faz, sei fazer desenhos e escrever com ambas as mãos mas não fico abrindo tópico com um assunto naaaaaada a ver com o pessoal aqui e o ambiente em si.
mas um post imbecil do scrabby... but who the fuck cares...
HAuHAuHAuAHuA o cara sabe desenhar gente... olhá só... AhuahAuHA.. e o melhor com as 2 mãos ainda HAuAHUAhuA... morri agora... .!.

Dr_Phibes is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
14-06-06, 04:51 #48
Bom Scrabby, ja tem o toque do fura, mas so reforcando, depois nao venha bancar o desentendido sobre "conjunto da obra". Isso ai foi completamente desnecessario.

Pra mim, ta é rolando uma inveja fudida, montar e entender o que ele esta fazendo nao serve pra revolucionar hardware. Com certeza ele podia pegar um kit pic e sair fazendo coisas mais wow!, provavelmente ele viu essas pecas dando sopa e conseguiu visualizar o funcionamento e foi atras. Teve improviso, imaginacao, saber o que esta fazendo. Jam session de eletronica, resumidamente.

Ta aprendendo eletronica aplicada do melhor jeito, eu quando muito ligo motorzinho de passo na saida paralela (minha protobard é maior que a sua, tralala la laaaaa ) e o cara novinho pacas ta ai ligando cpu e fazendo i/o e ja ja ta programando em assembly. Realmente nao vai revolucionar o planeta, mas vai ter mais utilidade na vida dele quando ele embarcar em projetos maiores, ai quem sabe ele revoluciona alguma coisa?

Jeep is offline   Reply With Quote
pimp
Trooper
 

14-06-06, 07:22 #49
o nome dessa parada eh etapa, vc nao pode pular etapas dessas paradas, eu por exemplo, posso muito bem pegar um circuito ultra-mega foda na internet, mas pelo fato de eu nunca ter montado praticamente nenhum circuito, mesmo, eu nunca vou conseguir montar esse circuito!!
e alem disso tudo, eu nao vou entender porra nenhuma do funcionamento interno do circuito, e isso eh um pre-requisito para uma otimizacao. Engeneering my frrriend!

Anyway...
isso eh so um exemplo mesmo!

e ps: Eluan, tu ja manja as paradas de solda e tal ne?
depois uma boa era vc mandar fazer um circuitinho impresso e sair soldando os componentes em cima, ia ficar show! depois posta aqui como ficou

pimp is offline   Reply With Quote
biohazard
Trooper
 

14-06-06, 07:27 #50
Monta tudo isso ae em FPGA ou CPLD, voce será muito mais feliz.

biohazard is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

14-06-06, 07:28 #51
nao sei pq me recriminaram tanto de ter achado isso um pouco sem sentido

isso eh um forum de debates estou dando minha opiniao

acho que ele criar um circuito que soma indefinidamente 1 é bobeira e perda de tempo
da pra fazer isso em qualquer programinha de eletronica ai que existem componentes etc

nao é diminuir o trabalho do cara eu particularmente nao tenho o menor interesse na area de eletronica e nao falei que foi facil apenas disse que achei inutil

quotando o proprio eluan

Quote:
Foi de tédio mesmo, mas quando eu fizer um sistema operacional em assembly pra ele, vai que ele serve pra algo!
como ele disse, fez isso de tedio por isso falei sugeri pra ele tentar fazer algo mais interessante

apartir do ponto que ele realmente vai tentar criar uma interface ASM pro circuitinho ai sim o negocio comeca a sair da inutilidade

ai sim o negocio pode criar algum conhecimento real

criar circuito desse nivel? pra mim? perda de tempo ja falei, qquer programa de eletronica vc faz isso

desenvolver uma interface asm, pra depois tentar criar algo com processamento limitado? dae sim pode gerar um puta conhecimento

Bombastic is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
14-06-06, 08:09 #52
ueh... vc esta se sentindo recriminado pelo pessoal apos recriminar o eluan por fazer uma coisa q ele realmente gosta e esta se desenvolvendo... wow.. thats amazing!
fora q vc ta julgando o projeto do cara em si... ridiculo...

eluan, como o hardz disse... tenho medo de vc... pqp...
esse fdp ainda vai fazer uma bomba nuclear!!! (eu sei bomba.. ja inventaram a bomba nuclear e um monte de pais ja tem... desenvolver uma de protons seria mais interessante e talz... mas deixa ele e sua bombinha poxa... nos nao fazemos nem uma biribinha...)

Patua is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
14-06-06, 09:24 #53
a ds ta ficando mto fresca d+
o scrabby sempre postou assim....ng sabe se ele fala realmente serio
mas desde qdo ele entrou na ds ele nunca postou nada descente e ngm precisou fazer nada....todo mundo se acostumou....eh soh levar na brincadeira

assim como mta coisa nesse forum....ta todo mundo ficando putinho

o bomba tem a opiniao dele, se acha inutil o problema eh dele
deem uma sacaneada e pronto...nao precisam ficar caindo em cima tbm eu hein!!

relaxem po! antes q eu tome outro ban eiauheaiuhe

eu ja to de saco de ler o seguinte tipo de post!

eu ia postar tal coisa...mas vendo tais replys fikei com nojo, pau duro, rebolei etc....
virou moda isso

eluan rox euiahe

serjaum is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

14-06-06, 09:41 #54
Quote:
Postado por Patua
(eu sei bomba.. ja inventaram a bomba nuclear e um monte de pais ja tem... desenvolver uma de protons seria mais interessante e talz... mas deixa ele e sua bombinha poxa... nos nao fazemos nem uma biribinha...)

como tu eh burro vou explicar

se ele desenvolvesse um estalinho daqueles de loja de 1 real eu chamaria de inutil
uma bomba atomica é algo que precisam anos e anos de estudos, vai gerar um puta conhecimento pra ele

quer q eu desenhe? se quiser eu faço no paint pra te ajudar

Bombastic is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
14-06-06, 09:50 #55
pra quem se acha um semideus da ironia junto com amiguinhos da ds, me diverti bastante com sua falta de argumentos e baixa capacidade de interpretação...
legal que a entitulada burrice é o proprio reflexo de suas argumentações, ou falta de...

vou ficar por aqui pra não ganhar * por ae ou desvirtuar o topic eluan (alias, peço desculpas a ele por já ter respondido uma babaquice dessas).
peço para que caso queira ficar mais nervosinha, por favor, mande diretamente pm para mim, com copia para os demais user para quem vc quiser aparecer...
garanto que vc sera devidamente ignorado, mas sem desviar o assunto do topic.

Patua is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
14-06-06, 12:05 #56
No caso a demonstracao de somar 1 é um led acendendo, ele podia ter feito isso simplesmente com uma pilha, um resistor, um led e um interruptor. Se estivesse querendo dar uma de gostoso, podia ter usado o 555 pra ficar acendendo x leds em sequencia. Ele so fez o lance de somar 1 pq queria testar se o bagulho tava funcionando, etapa 1. Agora que ele viu que ta rodando, ele pode pensar em prosseguir pra coisas mais avancadas.

Ele deixa isso bem claro ja no post inicial:

Quote:
Próximo passo vai se adicionar uma EEPROM com um programa, já que até agora só o que ele faz é somar +1 infinitamente, só procurando o que fazer.

Em uma das portas do 6532 eu vou colocar uma matrix 4x4 pra servir de "teclado" e na outra vou implementar um terminal serial (já que a matrix 4x4 não vai ser suficiente )

Acho que vou precisar de outras coisas nesse barramento!

ps: o led ali tá ligado no bit mais significante do barramento de endereços, pra que eu possa ter certeza de que ele tá somando +1!

ps2: acabei de lembrar que não é tão difícil fazer interface com um teclado de PC!

Jeep is offline   Reply With Quote
Biel
Trooper
 

14-06-06, 12:39 #57
eluan...
eu te comia...
=D


obs.: de onde tu pego estas pecinhas??? cairam de algum avião ou tu compro/acho em algum país vizinho???

Biel is offline   Reply With Quote
pimp
Trooper
 

14-06-06, 12:43 #58
o eluan, esse circuito ele conta quando acontece algum evento?
tipo
quando acontece um evento X, por exemplo, um led acendeu(passou corrente), ele conta +1?

pimp is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
14-06-06, 13:30 #59
Quote:
Postado por xbiel
obs.: de onde tu pego estas pecinhas??? cairam de algum avião ou tu compro/acho em algum país vizinho???
Pelo que entendi ele depenou um atari

olha o meu, com 3 kilos de poeira, mas funciona, é bem mais tosco que o do eluan, mas pelo menos ta mais colorido e com mais led e com mais fio, e tem ate motorzinhos, weeeeeee!!!!

 

Jeep is offline   Reply With Quote
...
Guest
 

14-06-06, 15:16 #60

  Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
14-06-06, 15:17 #61
eu nao consigo entender nada dessas coisas
ahhh q merda...keria aprender eiuahea

serjaum is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
14-06-06, 20:29 #62
Jeep explicou tudo que eu não me toquei que tinha que falar. Valeu

Sim, minha idéia inicial era programar pro atari, mas aí ficar brincando com sinais de TV ia dar muito trabalho (50% da CPU é gasta fazendo a imagem e o timing tem que ser EXATO!), então tirei o processador e interface de I/O e pensei em adaptar pra um terminal serial, ficaria bem melhor e teria mais tempo de CPU livre pra fazer anything somehow.

No momento eu to refazendo tudo pra ocupar menos espaço e encaixar mais um ou dois CIs.

Bad news que as UARTS (gerador dos sinais seriais) e os MAX232 (converte dos níveis lógicos TTL (usados no circuito) pros níveis lógicos mais adequados à transmissão por cabo), todos componentes padrões e baratos, mas o Acre é foda E eu fiz uma bagunça com parênteses aqui) que eu pedi tão demorando pra caramba pra chegar! ehaioaeiuh

Quanto à FPGA, bem, sairia meio que caro demais pra hobby. Talvez quando eu começar a trabalhar de verdade?

Quote:
Postado por pimp
o eluan, esse circuito ele conta quando acontece algum evento?
tipo
quando acontece um evento X, por exemplo, um led acendeu(passou corrente), ele conta +1?
A única utilidade dele tava sendo contador binário porque o barramente de endereços ficava somando de 1 até 8192 e começando de novo infinitamente. O led piscava quando o bit mais significativo (em decimal, a "casa dos milhares") era ligado/desligado. Como o Jeep disse, eu fiz isso pra ver se o processador tava endereçando e tava tentando ler alguma coisa.

Quote:
Postado por Jeep
Pelo que entendi ele depenou um atari

olha o meu, com 3 kilos de poeira, mas funciona, é bem mais tosco que o do eluan, mas pelo menos ta mais colorido e com mais led e com mais fio, e tem ate motorzinhos, weeeeeee!!!!

 
Poo, passei a tarde fazendo meus cabos cinzas oieuahioaue
Tenho que comprar outra protoboard, mas tenho que pedir de fora (50% mais caro aqui) e por causa do frete vou pedir só quando for "de muito" (ou quando eu for pro Rio!)

Eluan is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
14-06-06, 21:08 #63
A melhor parte é que eu uso grampo, isso, esses de grampear papel pra fazer as conexoes, po, é de cobre, ja vem com as laterais dobradinhas, melhor do que ficar descascando cabinho

Ve se vc consegue ir na santa efigenia aqui em sp, tem altos desmanches, vc encontra pecas mt do alem ali no meio, esses motores eram de scanners e de impressoras

Jeep is offline   Reply With Quote
...
Banned
 

14-06-06, 21:25 #64
quanto tempo demora pra ir de carro do acre até sp?
uns 4 dias?

... is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
14-06-06, 22:15 #65
Jeep, ir do Acre ate a Sta Efigenia em SP é praticamente igual ir de um pais para o outro. huhahua

Mas ficou mto rox o seu Jeep. Vc tava controlando estes dispositivos através da lpt1 do pc ne? Vc tava usando algum prog especifico pra gerar os pulsos ou criou algo?

Não manjo nada de eletrônica. >.< huahuauhahua

Eluan, para de xorar e compra logo a nova protoboard. Estamos todos ansiosos pra ver os próximos ups. Ehehe (Zoeiras a parte, qto custa uma protoboard mais ou menos?)

Sussa is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

14-06-06, 22:16 #66
Muito mais que um país a outro. Você atravessa a Europa inteira com essa distancia oaushuoash

s p o o l is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
14-06-06, 22:47 #67
pelo google maps, em linha reta, 2861km, agora evitando sair do Brasil, 3040km

Isso, era uma interface ligada na lpt1, um amigo tava pensando em fazer um cnc e a gente ia usar isso, ai o cara desencanou e sobrou o projetinho. O que controlava era um programa em delphi, nada do alem.

O preco varia mt, acho que essa minha eu paguei uns 30R$ na epoca

Jeep is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
14-06-06, 23:23 #68
Não dá pro processador deixar o barramento de dados em tristate pra minha porta paralela fazer bus mastering

dificuldade++;

Aqui no Acre os preços começam em R$60,00

Esquece o que eu falei dos 50%, é 100% mesmo

Eluan is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
14-06-06, 23:34 #69
Quote:
Postado por Jeep
A melhor parte é que eu uso grampo, isso, esses de grampear papel pra fazer as conexoes, po, é de cobre, ja vem com as laterais dobradinhas, melhor do que ficar descascando cabinho
Pq eu, meus colegas de curso e meus professores nunca pensamos nisso antes?

--//--

Eluan,



(nem preciso falar nada né?)

vegetous is offline   Reply With Quote
biohazard
Trooper
 

15-06-06, 00:13 #70
Se voce escrever para o pessoal da motorola eles te enviam 68hc08 de graca ,e os manuais tb, so precisa pagar o frete, em relacao a conversao do TTL para +14 e -14 ( q e esse MAX ae ) faz na unha, e bem tranquilo e componenete voce acha em qquer placa de sucata. A uart se voce quiser eu passo para voce. Ah tenta descolar uma grana sim e compra uma placa de desenvolvimento em FPGA. Montar no protoboard muita gente faz, mas dominar o ciclo inteiro de um projeto em um FPGA é coisa para poucos e pode ser um diferencial para voce caso venha dominar a tecnologia, conheco gente que ganha muita grana prestando consultoria ( e trablha com job shop , o cara faz o horario dele).

e isso ae.

bio.

biohazard is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

15-06-06, 00:21 #71
Quote:
Postado por biohazard
Se voce escrever para o pessoal da motorola eles te enviam 68hc08 de graca ,e os manuais tb, so precisa pagar o frete, em relacao a conversao do TTL para +14 e -14 ( q e esse MAX ae ) faz na unha, e bem tranquilo e componenete voce acha em qquer placa de sucata. A uart se voce quiser eu passo para voce. Ah tenta descolar uma grana sim e compra uma placa de desenvolvimento em FPGA. Montar no protoboard muita gente faz, mas dominar o ciclo inteiro de um projeto em um FPGA é coisa para poucos e pode ser um diferencial para voce caso venha dominar a tecnologia, conheco gente que ganha muita grana prestando consultoria ( e trablha com job shop , o cara faz o horario dele).

e isso ae.

bio.
(1) apesar de não ter entendido nada

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
15-06-06, 13:43 #72
Quote:
Postado por biohazard
Se voce escrever para o pessoal da motorola eles te enviam 68hc08 de graca ,e os manuais tb, so precisa pagar o frete, em relacao a conversao do TTL para +14 e -14 ( q e esse MAX ae ) faz na unha, e bem tranquilo e componenete voce acha em qquer placa de sucata. A uart se voce quiser eu passo para voce. Ah tenta descolar uma grana sim e compra uma placa de desenvolvimento em FPGA. Montar no protoboard muita gente faz, mas dominar o ciclo inteiro de um projeto em um FPGA é coisa para poucos e pode ser um diferencial para voce caso venha dominar a tecnologia, conheco gente que ganha muita grana prestando consultoria ( e trablha com job shop , o cara faz o horario dele).

e isso ae.

bio.
SE eles aceitarem eu colocar "companhia" como UFRJ (algumas frescam se colocar a universidade). Mas a Motorola agora não era Freescale?!
Fazer a conversão de sinais é fácil na unha, mas o espaço é o problema aqui! (e o preço das protoboards no Acre também)...
A uart, pelo que eu to vendo, vou fazer por software, do jeito que tá apertado aqui!

Quanto às FPGAs, realmente é uma boa, mas tá meio difícil pra mim que ainda dependo de mesada oAIEUHOIAEUH
Mas é algo a se pensar, já li muito sobre elas!

Eluan is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
17-06-06, 00:43 #73
AEEEEEEEEEEEE EXECUTOU UM PROGRAMA QUE EU FIZ!

Detalhes daqui a pouco quando a felicidade nintendo-sixty-four-style passar! \o/

Eluan is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
17-06-06, 01:27 #74
OK!

Liguei um latch no barramento de dados (com o chip select dele no endereço mais alto do barramento de endereços)
Liguei os 8 bits do latch nos D0-D7 da porta paralela do meu 286 e os 5 primeiros bits do barramento de endereços nas portas de entrada da porta paralela.

Quando o 6507 reseta ao ligar-se, ele lê os endereços 1FFC e 1FFD para saber que lugar da memória ele vai executar. Como eu só tou com os 5 primeiros bits, o 286 vai ler 11100 e 11101 quando o 6507 resetar!

PELO MENOS até onde eu vi, a ordem dos bytes é big endian, entao menos significante primeiro, mais significane depois, portanto ao ler 11100 no barramento de endereços, o 286 solta 00h no barramento de dados e ao ler 11101 ele solta 10h.

Somando isso dá (em little-endian) 1000000000000 (o 6507 tem 13 bits de endereço só, então só vai até 8192 binário e 1FFFh.

Então aí o 6507 vai começara executar desse endereço!
E o último bit de endereço fica ligado pra ativar o chip select do latch, como eu mencionei antes. Isso não vai influenciar no endereço lido pela porta paralela porque ela só lê 5 bits e o que tá setado é o 13°.

Nessa parte, a porta paralela vai ler o endereço 00h e vai retornar 4Ch, que é a instrução ABSOLUTE JMP.
Depois ela vai ler mais 2 bytes, que são pra onde ele vai pular. Big-endian, como sempre!
Lê 00h e depois lê 10h. SIM, VOLTA PRO COMEÇO
Aí fica infinitamente nisso.
Amanhã continuo, com 5 bits dá pra endereçar 2^5 bytes na porta paralela e eu ainda tenho os 128 bytes de RAM no 6532 + as duas portas de I/O dele!


Agora a parte ruim: Tudo desse meu último post, com exceção das instruções, eu descobri sozinho. Bateu aquela depressão quando lembrei do post do bomba: tanto pra nada? Mas continuar né, se fosse por isso a gente não passava tantos anos estudando...

Não vou postar foto do estado atual porque minha irmã saiu e levou a câmera.


Last edited by Eluan; 17-06-06 at 01:31.. Motivo: Clarificar
Eluan is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
17-06-06, 01:33 #75
Aqui o programa que roda no 286 e manda os dados em resposta aos endereços: (fiz em basic rapidinho, quando ficar grande com certeza eu vou fazer em C. Basic fica muito limitado e o código fica GRANDE PACAS porque eu nem sei se tem como fazer lookup tables!

(comentei agora aqui no meu PC, comentários estilo C )
Code:
// contador pra nao rodar infinitamente
count = 0
// instrucao padrao eh "nop", q soh pula endereco
OUT 888, &HC

// inicio do loop
START:

// rodou demais? termina
IF count = 8192 THEN GOTO FIM

// le endereco
address = INP(889)

// inverte bit do sinal "busy"
IF address >= 128 THEN
address = address - 128
ELSE
address = address + 128
END IF

// bit shift feito em decimal (soh vai se os bits q forem sumir forem zero =D)
address = address / 8

PRINT "endereco lido: "; address


// dependendo do endereco, mande uma instrucao!
IF address = 0 THEN // endereco zero (jah q a gente soh le 5 bits, o bit que
                    // ativa o latch ligado na porta paralela nao aparece)
OUT 888, &H4C // instrucao jmp
PRINT "zero"
END IF

// os dois seguintes sao os parametros do absolute jump, parece q a ordem
// eh big endian. o bit 13 tah ligado pra ligar o latch senao a gente perde
// comunicacao.

IF address = 1 THEN
OUT 888, &H0 // parametro
PRINT "um"
END IF

IF address = 2 THEN
OUT 888, &H10 // parametro
PRINT "dois"
END IF

// enderecos de que indicam o endereco de "boot" tao aih embaixo.
// apesar de serem 1FFCh e 1FFDh, soh aparecem como 28h e 29h porque a gente
// soh le os 5 bits mais baixos, pq a porta paralela soh tem 5 inputs

IF address = 28 THEN
OUT 888, &H0
PRINT "FC"
END IF

IF address = 29 THEN
OUT 888, &H10
PRINT "FD"
END IF

count = count + 1
CLS
GOTO START
FIM:


Last edited by Eluan; 17-06-06 at 01:37.. Motivo: Clarificar
Eluan is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 07:14.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.