Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
Thumbs down A saúde pública está ruim? Bora pra iniciativa privada!

26-07-16, 11:36 #1
Quote:
Plano de saúde recrutava médicos para reaproveitar material cirúrgico

25/07/2016 09:51:01 - Atualizada às 25/07/2016 10:01:37

Prática proibida pela Anvisa era feita em hospitais particulares. Envolvidos no esquema foram denunciados à Justiça

Rio - Uma investigação revelou que a Unimed recrutava médicos para que eles reaproveitassem material cirúrgico em procedimentos cardíacos. A técnica, que é proibida pela Anvisa, era realizada em seis hospitais particulares de renome no Rio e em Niterói. Todos os envolvidos no esquema foram denunciados à Justiça.

O caso, revelado pelo Fantástico neste domingo, foi descoberto após um cardiologista envolvido se arrepender e denunciar o esquema. Em um email enviado a colegas, Luiz Eduardo Camanho revela se sentir aliviado de não fazer mais parte do esquema. "A partir de agora não precisarei mais participar daquele esquema perverso", dizia no documento, que deu início à investigação.

 


Na prática, eram usados catereres, agulhas transeptais e introdutores. A investigação da Subsecretaria de Inteligência do Rio, com base na denúncia do médico, mostra que os materiais eram utilizados mais de uma vez. Para a polícia e o Ministério Público, a prática é um crime e, mesmo após reprocessado e esterilizado, é proibido com base em resolução de 2006 da Anvisa.

"O que eles faziam era duplamente ilegal. Primeiro, porque eles reprocessavam o material em desacordo com as recomendações da Anvisa e reprocessavam mal, porque os laudos periciais apontavam presença de sangue nos produtos médicos reprocessados", diz Sérgio Sahione, subsecretário de inteligência adjunto.

Segundo a denúncia, os hospitais envolvidos são a Clínica São Vicente, Copa D'Or, Quinta D'Oor e Hospital Unimed Barra, no Rio. Em Niterói, a Casa de Saúde Santa Marta e Hospital de Clínicas. Nestas unidades, foram recolhidos 1.545 itens, alguns cateteres prontos para serem reaproveitados, encontrados no chão, pertos de lixeiras e com resíduos de sangue. Outros tinham uma ponta protegida por um pedaço de canudo de refrigerante..

 


No esquema, a Unimed conseguia reduzir os custos dos procedimentos e os médicos lucravam mais. Os médicos, através de empresas criadas por eles, forneciam o que chamavam de "pacote cirurgia", que incluía materia cirúrgico reprocessado. Entre 2015 e 2015, foram 1792 procedimentos nestas condições.

A polícia, com autorização da Justiça, monitorou os médicos citados nas denúncias do cardiologista arrependido. Foram mais de 16 mil ligações. Em uma delas, a mulher de um dos envolvidos mostra preocupação após ele deixar o material dentro do carro, em um dia que houve uma vistoria no hospital. Na conversa, ele diz que todo o material estava fora da validade. Em outro grampo, dois médicos falam sobre uma operação da polícia no hospital Santa Martha, em Niterói; Eles haviam deixado material que seria reaproveitado dentro de um armário da unidade.

Os médicos envolvidos contestam as críticas e a portaria da Anvisa. Diz que a prática é realizada e aprovada em vários países e apresentaram cartas de cardiologistas europeus e americanos aprovando o procedimento. O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia reprova a prática e reitera a recomendação da Anvisa. "A legislação não deve ser questionada, deve ser cumprida", sentenciou Marcus Vinicius Malachias.

Os 24 réus, incluindo 19 médicos e dois diretores da Unimed Federação do Rio, responderão por organização criminosa e adulteração de produtos medicinais. Eles podem pegar até 20 anos de prisão caso sejam condenados por todos os crimes. Em notas, alguns envolvidos e hospitais negaram os crimes.

http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro...cirurgico.html
A corrupção e safadeza do país é culpa exclusiva do governo e dos funcionários públicos.





vegetous is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

26-07-16, 11:45 #2
jesus fucking christ

rockafeller is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
26-07-16, 12:33 #3
"A técnica, que é proibida pela Anvisa, era realizada em seis hospitais particulares de renome no Rio e em Niterói."

Ah vá que foi no ridixanêro

maurocool is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

26-07-16, 12:56 #4
Quote:
Postado por vegetous Mostrar Post
A corrupção e safadeza do país é culpa exclusiva do governo e dos funcionários públicos.
A matéria foi muito boa vc postar aqui. Mas esse comentário foi totalmente retardado.

Já ouvi história muito pior até. Eu vejo parecido com o funcionalismo público. Antigamente era um bando de gente q não fazia nada. E hj com concursos concorridos tem bastante gente boa.

Vejo q a geração mais atual de médicos cada vez se envolve menos nessas merdas. E particularmente quero q todos envolvidos sejam presos ou percam crm. Assim sobra mais campo e mercado pra quem é sério.

Operadora de saúde tb é outra máfia grande. Não é a toa q doam tanto dinheiro pras campanhas eleitorais de políticos. Uma mão lava a outra.

Muito foda. Pra variar quem se fode é o paciente.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Ted
Trooper
 

Gamertag: MassahudDS PSN ID: massahud Steam ID: massahud
26-07-16, 13:06 #5
E o Rio de Janeiro continua sendo...

Ted is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
26-07-16, 13:38 #6
[MENTION=110]EviLBraiN[/MENTION] ;

Você diz que meu comentário é retardado, mas justifica com argumentos que não tem nada a ver com o que eu escrevi!

Eu disse que a matéria demonstra que nem toda corrupção do país provém da administração pública. Você responde com 3 argumentos:

1. Já vi pior na administração pública;
2. A nova geração de empregados públicos é mais consciente de seus deveres;
3. As operadoras de saúde são uma máfia que financia políticos (o que não tem nada a ver com esse caso, e financiar político todo grande empresário financia).

vegetous is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

26-07-16, 14:20 #7
Vc q interpretou q eu estava justificando o erro reportado pela matéria.

Eu não estava. Eu concordo q tem q ir tudo preso todos envolvidos.

Adicionei q quero a morte das operadoras. Que já vi coisas piores. Que tenho esperança com o futuro.

Talvez me expressei mal.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
26-07-16, 14:34 #8
Blz, eu talvez (bem provavelmente) também tenha me expressado mal!

Quote:
Postado por vegetous Mostrar Post
Eu disse que a matéria demonstra que nem toda corrupção do país provém da administração pública.
Na verdade eu disse exatamente o contrário, mas imaginei que fosse ser entendido!

vegetous is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

26-07-16, 15:35 #9
Eu trabalho nessa area, vendo esses cateteres aí... Faz 5 anos que eu comento aqui que é oba oba. Poderia facil listar todos os medicos de RS, SC e PR que fazem igual.

Só tem um probleminha: MP ta viajando LEGAL em 90% da acusacao. A anvisa proibe só o reuso de 2 tipos de produtos que apareceram ali, o resto é autorizado. O que esses caras fazem está totalmente respaldado pela Anvisa, e isso aí nao vai dar em nada.

Vcs podem ate achar imoral (como eu acho), mas a Anvisa está em cima do muro em relacao a isso faz mais de 15 anos. Vejo cateter em hospitaal que ta no trigesimo, quadragesimo uso...

Buwem is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

26-07-16, 15:59 #10
Quote:
Postado por Buwem Mostrar Post
Só tem um probleminha: MP ta viajando LEGAL em 90% da acusacao...
A falta que um assistente tecnico e a lealdade processual fazem.

Melhor pra quem defende.

Blazed is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

26-07-16, 16:11 #11
Os caras estao levando em consideracao aquele simbolo do 2 cortado (que é o internacional pra single use), mas a Anvisa faz a normativa falando da Etiqueta que a gente (industria) cola na embalagem.

Entao a regra é clara: Se ta na etiqueta "Proibido reprocessar", nao pode. Se ta etiqueta "O fabricante RECOMENDA uso unico" pode reprocessar.

Antigamente nossos produtos eram todos "PROIBIDO REPROCESSAR". Chuta se nao rolou um lobby fudido, inclusive da Anvisa, pra mudar a etiqueta pra "recomenda"... E fizeram isso basicamente por causa do SUS. Mas claro que depois que abriu o precedente foi pra todas as areas tb.

PS: SUS Paga 3500 pro hospital pra 1 cirurgia (pra pagar medico, anestesista, material e hospital). 1 cateter de ablacao custa no minimo 3500 (7000 o mais caro) reais. Um de diagnostico custa no minimo 1800 reais. Se usa pelo menos 3 em uma cirurgia. A conta nao fecha.

Eu sei que nao vai dar nada pq ano passado o MP investigou um medico aqui de Porto Alegre que é meu amigo, e ele me pediu ajuda. Entao eu respondi e vai detalhadinho ai:

Quote:
Boa tarde Dr. xxx,

Em anexo seguem as resoluções sobre o reprocessamento de materiais de Eletrofisiologia e mais uma nota tecnica sobre o assunto, todas da Anvisa.

Resumidamente:

• A RE2605/06 define os produtos proibidos de serem reprocessados. Não constam nessa lista os cateteres de EP;
• A RE2606/06 define as diretrizes para a elaboração e implantação de protocolos de reprocessamento dos produtos que não estão na lista (e que portanto, são passíveis de reuso);
• A RDC 156/06 que dispõe sobre rotulagem e reprocessamento;
• A Nota Técnica, alem de ser um resumo prático das três, deixa claro que a palavra final para produtos que NÃO estejam na lista de materiais proibidos de serem reprocessados é do fabricante (que pode informar se o reprocessamento garante a segurança do produto ou não) e a informação deve conter no rótulo. Sendo assim:
o Com a publicação da RDC Anvisa 156/06, os rótulos para os produtos constantes da lista de produtos proibidos de seremreprocessados constantes da RE Anvisa 2605/06 e aqueles em que o fabricante indica a impossibilidade de garantir a segurança do produto no seu processamento devem conter no rótulo os dizeres “PROIBIDO REPROCESSAR”
o ;
o De acordo com o Artigo 8º da RDC Anvisa 156/06 “É proibido em todo o território nacional, por qualquer tipo de empresa, ou serviço de saúde, público ou privado, o reprocessamento dos produtos quando:
 a. I - Se enquadrarem no inciso I do art. 4° desta Resolução, apresentando na rotulagem os dizeres: “Proibido Reprocessar”.
 b. II - Constarem de Resolução Específica RE/ANVISA, que contém a relação dos produtos proibidos de ser reprocessados”.
o Sempre que o rótulo apresentar a inscrição “PROIBIDO REPROCESSAR”, independente de qualquer outra informação constante dorótulo, este produto não pode ser submetido a processamento após seu uso.
o A inscrição “FABRICANTE RECOMENDA USO ÚNICO” é exclusiva para produtos considerados passíveis de processamento e não podeser acompanhada de frases tais como “DESCARTAR APÓS O USO” ou “DESTRUIR APÓS O USO”, que orientem o uso como único.

Qualquer coisa é só me avisar...

Abs,
Ou seja, MUITO alarde pra nada. Só serviu pra queimar filme por enquanto, e TALVEZ fazer a UNIMED parar de exigir reprocessamento nos hospitais (hoje a unimed obriga o hospital a reprocessar. Se vc pede 3 cateteres ela te paga 1 e obriga a usar 2 reusados, ainda assim ela tenta fechar pacote com medico pra cair mais ainda)


Last edited by Buwem; 26-07-16 at 16:22..
Buwem is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

26-07-16, 17:53 #12
A solução é estatizar literalmente toda a saúde do país

CALMA

CALMA!!!

Zedd is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

26-07-16, 20:16 #13
[MENTION=6102]Buwem[/MENTION]; , eu não tenho o conhecimento desses cateteres, não é minha área. Vc sabe explicar pq não se pode esterilizar e usar de novo ?

Uma pinça, tesoura, etc, é esterilizada e reusada milhares de vezes. O cateter desgasta ? O q ocorre ?

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

26-07-16, 20:52 #14
 

troy is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
26-07-16, 21:01 #15
Caralho

essas coisas eu jurava que não rolava no brasil

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
dark_man
Trooper
 

27-07-16, 08:30 #16
Acho que é descartável a parada, então imagino que não seja feito de um material durável e visando o reuso. Sei lá, n sou da área...
Pelo que vi na reportagem, tem países que é aceitável o reuso; tem que ver se os materiais são da mesma qualidade construtiva e quais os processos corretos de esterilização.


Mas fora a questão do reuso que eu já acho ruim no sentido de ser contra a regulamentação atual. Tem tb a questão de o reprocessamento estar sendo mal feito. Tinha até alguns com resto de sangue.

E por fim, deveriam cobrar menos dos pacientes então, já que estão economizando... Cobram preço de produto novo e te espetam coisas usadas.

dark_man is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

27-07-16, 08:34 #17
queridos, só tomemos cuidado para não formarmos juízo de valor equivocado.

o sistema de planos de saúde no brasil se assemelha muito mais ao modelo público do que ao privado, tamanha a ingerência estatal, da normatização aos subsídios.

ou você acha apenas uma mera coincidência que um dos maiores "amigos" do Lula seja o dono da Qualicorp (maior administradora de plano de saúdes do Brasil), dono do avião pelo qual ele perambula(va) pra cima e pra baixo?

plano de saúde é privado, mas é público.

não é muito eficiente usá-lo como modelo nessa comparação Publico X Privado.


Last edited by Hades; 27-07-16 at 08:40..
Hades is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

27-07-16, 10:44 #18
É, eu vivo falando q o governo não tem interesse em melhorar o sus justamente pra obrigar a população a continuar financiando o sus pelos impostos e ainda contratar plano privado.

Ex secretário de saúde aqui de era filho do dono do plano de saúde privado popular q mais cresceu/cresce na cidade.

Nao precisa nem comentar né.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

27-07-16, 10:52 #19
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
[MENTION=6102]Buwem[/MENTION]; , eu não tenho o conhecimento desses cateteres, não é minha área. Vc sabe explicar pq não se pode esterilizar e usar de novo ?

Uma pinça, tesoura, etc, é esterilizada e reusada milhares de vezes. O cateter desgasta ? O q ocorre ?
Como eu disse, 90% dos cateteres podem ser reutilizados. Quanto à qualidade, eles sao praticamente indestrutiveis ehehehe. As vezes eles param de funcionar pq molharam o contato entre o cateter e o equipamento, ou entao pq a curva quebra, etc. Mas nada em relacao ao paciente. O MP está totalmente equivocado nesse caso, ja que moral ou imoral, a ANVISA autoriza

Os outros 10% sao proibidos pq tem Lumen (um tubinho de 2mm de diametro e 1m de comprimento dentro do cateter), e nao tem como testar a esterilizacao dentro desses lumens pra garantir que la dentro ta tudo certo.

E o hades falou certo: Plano de saude no Brasil virou praticamente um SUS extra. Vc paga 50 reais por mes e assina um contrato que só serve pra dor de garganta, mas depois quando tem um cancer a ANS obriga o plano a tratar igual

Buwem is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

27-07-16, 12:42 #20
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
É, eu vivo falando q o governo não tem interesse em melhorar o sus justamente pra obrigar a população a continuar financiando o sus pelos impostos e ainda contratar plano privado.
mas será que dá pra imaginar, na vida real, com pessoas reais, que possa de fato existir interesse em melhorar um sistema que, quanto melhor, mais custos terá "para aquele" que realiza a melhoria?

governantes hoje administram o caos. na maioria das vezes, estimulando-o.

Hades is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
27-07-16, 13:09 #21
Quote:
Postado por Hades Mostrar Post
queridos, só tomemos cuidado para não formarmos juízo de valor equivocado.

o sistema de planos de saúde no brasil se assemelha muito mais ao modelo público do que ao privado, tamanha a ingerência estatal, da normatização aos subsídios.

ou você acha apenas uma mera coincidência que um dos maiores "amigos" do Lula seja o dono da Qualicorp (maior administradora de plano de saúdes do Brasil), dono do avião pelo qual ele perambula(va) pra cima e pra baixo?

plano de saúde é privado, mas é público.

não é muito eficiente usá-lo como modelo nessa comparação Publico X Privado.
Não estou comparando público privado, estou tentando demonstrar que independente de ser público ou privado, a corrupção está lá. Pelo simples fato de que a corrupção é do ser humano, não é da instituição.

vegetous is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

27-07-16, 15:49 #22
Quote:
Postado por Hades Mostrar Post
mas será que dá pra imaginar, na vida real, com pessoas reais, que possa de fato existir interesse em melhorar um sistema que, quanto melhor, mais custos terá "para aquele" que realiza a melhoria?

governantes hoje administram o caos. na maioria das vezes, estimulando-o.
Na real, em saúde, melhor não quer dizer mais caro.

É fato que prevenção custa menos. Com o mesmo dinheiro, vc previne 100 doenças ou trata 20.

No sus nenhuma das duas partes funciona. A parte do tratamento muitas vezes existe de qualidade péssima. A de prevenção nem existe muitas vezes.

Então vc não previne que a pessoa fique doente. E qnd ela fica vc da um tratamento de bosta. Assim ela vai pro tratamento privado.

Foi isso q eu quis dizer. E o que o buwem lida que seria procedimentos de alto custo são ainda mais delicados.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 06:26.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.