Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Gerson
Trooper
 

Default Associações mentais

06-11-06, 03:28 #1
Pois é...
Aqui to eu com insônia...desde +- meia noite e meia deitado na cama.
Pelas 3 da manhã, decidi levantar, foda-se, nao vai rolar de dormir. Tenho aula agora 8h...provavelmente meu sono vai vir durante ou logo antes da aula. Ok, faz parte.
Mas meu assunto aqui é outro: eu tenho o costume involuntário de fazer associações mentais de nomes de pessoas/locais com objetos ou ações.
Algo totalmente involuntário mesmo, eu simplesmente penso ou leio um nome e me ocorre alguma ação/local na mente...
Por exemplo, 'Carolina' me lembra de um vestido de com babados, ou uma fita mimosa toda enrolada sendo solta.
'Denise' me lembra uma espécie de xícara de porcelana, extremamente fina...algo delicado.
Entre outras milhares de associações involuntárias.
Isso tambem vale pra cheiros.
Alguém mais 'sofre' disso? Pode deixar descer...btw





Gerson is offline   Reply With Quote
vaughan
Trooper
 

Steam ID: Johnny6F
06-11-06, 03:31 #2
Realmente.. vc precisar dormir um pouco.. UAHEUahe

vaughan is offline   Reply With Quote
wiseman
Trooper
 

Gamertag: DNWise PSN ID: DNWise Steam ID: wiseman
06-11-06, 04:18 #3

que bizarro

falando em insonia, qdo tenho insonia e fico lá deitado sem conseguir dormir as vezes do nada quando eu vejo to controlando a respiração, inspira, expira, inspira, expira.... e pra parar depois é uma merda, parece que eu não vou mais conseguir respirar ao natural de novo, ehuehuehuehuehue... aí começo a cantarolar uma musica pra distrair e passa

wiseman is offline   Reply With Quote
Legacy
Trooper
 

06-11-06, 05:47 #4
deus isso é normal, é uso da memória associativa.

Legacy is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

06-11-06, 07:44 #5
Quote:
Postado por Legacy
deus isso é normal, é uso da memória associativa.
(2)

aff.. como assim, 'alguém mais sofre disso'?? uhauhauhauh
todo mundo tem isso, e é um simples mecanismo cerebral...

com cheiro é espantoso né?!
tem coisa que se eu sentir o cheiro agora, volto aos meus 10 anos... uhauhahuauha

troy is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

06-11-06, 08:17 #6
Eu associo muito o cheiro às pessoas/lugares...

Por exemplo, quando eu tava na praia ano passado, eu tava tomando um remédio, e esses dias eu tive que tomar novamente, e o cheiro me fazia lembrar direitinho dos dias na praia.

snake is offline   Reply With Quote
Master
Trooper
 

06-11-06, 08:27 #7
Quote:
Postado por deus
Pois é...
Aqui to eu com insônia...desde +- meia noite e meia deitado na cama.
Pelas 3 da manhã, decidi levantar, foda-se, nao vai rolar de dormir. Tenho aula agora 8h...provavelmente meu sono vai vir durante ou logo antes da aula. Ok, faz parte.
Mas meu assunto aqui é outro: eu tenho o costume involuntário de fazer associações mentais de nomes de pessoas/locais com objetos ou ações.
Algo totalmente involuntário mesmo, eu simplesmente penso ou leio um nome e me ocorre alguma ação/local na mente...
Por exemplo, 'Carolina' me lembra de um vestido de com babados, ou uma fita mimosa toda enrolada sendo solta.
'Denise' me lembra uma espécie de xícara de porcelana, extremamente fina...algo delicado.
Entre outras milhares de associações involuntárias.
Isso tambem vale pra cheiros.
Alguém mais 'sofre' disso? Pode deixar descer...btw

eu uma vez atendi um paciente no cersam, e ele fazia isso tb ehehe.
ele tem esquizofrenia.

nao to dizendo que vc eh, so to relatando o q ja vi uheua :d

Master is offline   Reply With Quote
Master
Trooper
 

06-11-06, 08:28 #8
o povo ta achando isso normal, mas normal eh quando se tem controle.
pelo que ele disse, eu entendi, que ele nao tem mto controle sobre isso.

Associar eh normal.
Vou pensar em tal coisa q vai me lembrar o que eu quero. Normal isso mesmo.
Mas nao ter controle sobre isso, que eh diferente.

Master is offline   Reply With Quote
Dr_Phibes
Trooper
 

06-11-06, 09:12 #9
Para de usar drogas...

Dr_Phibes is offline   Reply With Quote
ozba
Trooper
 

PSN ID: marcosorlando
06-11-06, 10:43 #10
Não jogue sua patética vida escada abaixo, me liga depois amor :*

ozba is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
06-11-06, 10:57 #11
bjomeliga

Kensha is offline   Reply With Quote
ozba
Trooper
 

PSN ID: marcosorlando
06-11-06, 11:23 #12
aeuaheuaehaue kenshin, passei o final de semana intero falando essa merda oaehiae

ozba is offline   Reply With Quote
relax'
Banned
 

06-11-06, 11:28 #13
bjomeliga HAUEHUEHUEH

ow..
mas Ágata é o nome feminino mais powr do mundo
será o da minha filha

relax' is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

06-11-06, 12:19 #14
Entendi o problema mastahhh..!
é isso mesmo deus!?

troy is offline   Reply With Quote
Flavio_0
Trooper
 

06-11-06, 13:02 #15
pratecamente um "efeito borboleta"
ráááá!
isso acontece direto comigo fio normal!
ainda mais cheiros as vezes eu tb volto la na minha infancia...
e certos lugares ou aguns dias com o clima me faz lembrar de coisas de longa data..

Flavio_0 is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

06-11-06, 13:05 #16
como já falaram.. pode ser esquizofrenia, procure um psiquiatra.

mas tem qe ver que lógica isso tem pra vc, pq só vc pode ver a logica.
por exemplo, pode ser que sua mãe tinha uma amiga chamada Denise que sempre ia tomar chá na sua casa, ou vc usa chicaras da fabrica de porcelana "denise" e vc nem nota, fica só no inconsciente.
Agora se não iver ligação nenhuma, pode ser esquizofrenia mesmo. Tipo associações assim, eu falo ventilador pra você e vc lembra de peixe-boi, eu falo oculos e vc lembra de pizza.

gusto is offline   Reply With Quote
yahoo!?
Trooper
 

Steam ID: STEAM_0:0:3711915
06-11-06, 13:11 #17
associação de idéias...

na verdade essas associações eram pra estar sendo feitas em estado de sono em forma de sonho... mas em modo consciente tornam-se pensamentos inconsistentes... o que você não pode é ficar viciado, como o master falou, senão você vai fazer associações atras de associações até o infinito do universo e quando perceber estará internado numa clinica psiquiátrica...

Se você está fazendo isso sem vontade e sem controle, talvez, seu inconsciente ta tentando achar uma resposta pra algo ou simplesmente compensando a falta de sono enquanto você ta acordado.


Last edited by yahoo!?; 06-11-06 at 13:17..
yahoo!? is offline   Reply With Quote
Mk
Trooper
 

06-11-06, 13:14 #18
eu só lembro de coisas mais old por causa disso...

se eu tentar lembrar hj de algo que aconteceu a mais de 1 ano atras, dificilmente eu vou conseguir. mas derrepente tou eu andando em algum lugar, vejo alguma coisa que me remete na hr pra um fato de tempos atras. é estranho.

mas o pior acontecimento de todos relacionados a lembranças "subitas" de alguma coisa é aquele "deja vu" que parace demorar minutos. e vc passando esse tempo como se já tivesse passado exatamente tudo antes. igualzinho. (deja vu de um momento é meio normal, mas deja vu de "durar alguns minutos" é muito do mau, deve até ter nome pra isso). vc tbm tem isso deus?

Mk is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

06-11-06, 13:26 #19
Eu nao li tudo. Sorry.

A nossa criação e educação prioriza muito a visão, por isso aprendemos a controlar esse sentido melhor que os outros. Nossa memória visual também é muito mais exercitada: pessoas que tem melhor memória visual latente são melhores no colégio.

Por isso, nossos outros sentidos ficam em estado mais 'bruto', o que possibilita que um simples menção a algo parecido resgate uma memoria perdida. Caso o sentido fosse treinado, isso seria impossivel porque seria facil pro cerebro distinguir entre um caso identico e um simplesmente parecido.

Ou seja, quanto mais 'ignorante' no uso de certo sentido voce for, mais 'associações' desse tpipo vai fazer com ele.

Zedd is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

06-11-06, 22:26 #20
Não, nunca conheci uma denise nao cold, ou alguma xícara...que me recorde. Tb acho que seria impossivel conhecer todos os nomes que eu associo à coisas.
É totalmente random.
E eu tenho 'deja vu's' bem seguidos Mk. Até no telefone ja me aconteceu...
Tudo isso ocorre desde sempre.
Zedd,
eu era um aluno bom quando criança, fiz concurso do Colegio Militar...estudei lá até o 2 ano.
Inclusive comento na aula as vezes...tava tendo uma aula de programacao e o Professor falou em 'Polimorfismo'. Imediatamente me veio uma árvore na cabeça.
E eu comentei com meus colegas, sei la, pelo menos no meu meio só eu tenho. E minha irmã.
Geralmente enxergo algum sentido nas associações, mesmo nao sendo o meu eu consciente quem as faça.

Gerson is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

06-11-06, 22:30 #21
nossa, esse meu texto acima ta mto mal estruturado...ehaeuae

Gerson is offline   Reply With Quote
hardz
Unbreakable
 

PSN ID: hardwarez
06-11-06, 23:46 #22
associo musicas a pessoas!

hardz is offline   Reply With Quote
XUXU
Trooper
 

PSN ID: duMagrao Steam ID: xuxuzao
07-11-06, 00:09 #23
isso ta associado com a capacidade de "decorar" algumas coisas

XUXU is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

07-11-06, 01:09 #24
Isso porque cada palavra do vocabulário possui uma razão fonética específica, que nunca é independente dos estímulos reais e palpáveis que obtemos de um determinado objeto através da visão, tato e odor, por exemplo. O fato de o piano ser chamado piano, e não de violino, possui um significado literal que o associa ao som e estrutura que possui - obtendo assim uma representatividade de nomenclatura tangível. De modo que ele provavelmente não teria outro nome se não este: piano. Este raciocínio que possibilita ao homem formular e cadastrar coisas utilizando um alfabeto, sem que fossem atribuídos os nomes a deus-dará, o permite aprender inúmeras línguas apenas ao contato - por isso dizem que a melhor forma de se aprender um idioma é adentrando o país e sua cultura. A capacidade de associar fonemas às imagens nos fez aprender a falar ainda pequenos. Quando escrevo, e já postei isso aqui, eu imagino um fonema que se encaixaria a certo sentimento ou objeto - sem que exista um conhecimento meu de sua existência, por livro ou dicionário. Quando a transcrevo no Aurélio (que procura foneticamente uma palavra), ou ele me traz a palavra inédita, com a mesma grafia e significado, ou apenas mostra pequenas discordâncias na grafia (por exemplo; troca-se o "i" pelo "e").
Esta característica possibilita que inúmeras inovações cientificas e culturais aconteçam simultaneamente em vários cantos isolados do mundo - sem que exista conhecimento acerca das produções uns dos outros. Por isso a técnica de fundir metais se originou na Austrália - que é uma ilha - e na Alemanha. Claro que existem diferenças, mas são mínimas, como na linguagem. Uma espada nórdica possui curvaturas e detalhes que a diferenciam de um facão ou lança Aborígine, mas continuam sendo metais utilizados para um mesmo conjunto de ações. Da mesma forma uma palavra em latim se diferencia pouco duma similar em aramaico. Alguns acreditam na existência de uma memória coletiva para tanto; um estudo legal sobre o tema (o único que vi) foi realizado por Helena Petrovna Blavatsky, no primeiro volume de seu livro "A Doutrina Secreta". Se não me engano ela utiliza mais de seis línguas isoladas para descrever isso – até mesmo porque ela diz tê-lo escrito assim. Seria uma boa leitura se você gostasse de ler.

Se você procurar a foto de uma Carolina (que é uma planta) verá que sua flor se parece com um vestido: http://www.sobh.arvore.com.br/flores...rolina_jpg.jpg

Da mesma forma que Denise (originário de Dione) era um ninfa de origem divina exaustivamente retratada em cerâmicas gregas.

Bot. Existência de órgãos ou plantas com diversas formas. [O polimorfismo foliar significa que um vegetal apresenta folhas de vários tipos morfológicos.]

Parabéns deus, você é humano - azocia feito gente. Agora pode mudar o nome para Jesus e sair feliz da vida deglutindo paredes.


Last edited by WaR WoLf; 07-11-06 at 01:23..
WaR WoLf is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
 

Steam ID: luhdie
07-11-06, 01:11 #25
"Seria uma boa leitura se você gostasse de ler."

HUAH

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
Keane
Trooper
 

07-11-06, 01:24 #26
Teve uma guria uma vez que a primeira vez que eu conheci eu cheguei perto dela senti muito chero de camisinha huhauha...

Desde entao sempre que vejo ela associo que ela é a maior safada de todas huhauha

btw ia se massa um perfume aroma latex

Keane is offline   Reply With Quote
powercheck
Trooper
 

07-11-06, 01:37 #27
EJSAIEJIA KEANE ASHEUHASEAHUSe

powercheck is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

07-11-06, 08:30 #28
War Wolf, essa "memória coletiva" acontece com vários animais. Por exemplo os cangurus, eles eram caçados a noite e com um refletor, o caçador apontava o refletor para o canguru que ficava olhando para a luz como um bobo e assim o caçador atirava e o matava.
Com o passar do tempo os cangurus foram aprendendo que tinham que fugir da luz e não ficar olhando para ela. E cangurus de hoje sempre fogem da luz, e esses, nunca viram um caçador, nem existem mais caças de cangurus, é poribido. então eles nem sabem que poderiam morrer se olhassem para o refletor. Eles só sabem que tem que fugir daquilo.

gusto is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

07-11-06, 12:20 #29
Quote:
Postado por cold
War Wolf, essa "memória coletiva" acontece com vários animais. Por exemplo os cangurus, eles eram caçados a noite e com um refletor, o caçador apontava o refletor para o canguru que ficava olhando para a luz como um bobo e assim o caçador atirava e o matava.
Com o passar do tempo os cangurus foram aprendendo que tinham que fugir da luz e não ficar olhando para ela. E cangurus de hoje sempre fogem da luz, e esses, nunca viram um caçador, nem existem mais caças de cangurus, é poribido. então eles nem sabem que poderiam morrer se olhassem para o refletor. Eles só sabem que tem que fugir daquilo.
Mas isso não é memória coletiva. Isso é integração social e cultura. É aquela velha história: alguns cientistas isolaram um grupo de chimpanzés numa jaula, e ao seu centro depuseram uma pequena escada. Todos os dias um cacho de bananas descia do teto, de modo que só pudesse ser alcançado se um dos macacos subisse na escada. Quando um membro do grupo subia para alcançar as bananas e a comia, o restante tomava um jato de água. E assim foi, durante algum tempo, bananas e jatos d'água. Até que o grupo de chimpanzés passou à reprimir quem tentasse subir na escada. Sempre que alguém tentava fazê-lo, os demais o espancavam. Nunca mais nenhum macaco tomou jato d'agua pois nenhum deles subia na escada para pegar bananas. Depois, gradativamente, os cientistas passaram a trocar os macacos do grupo por outros que não haviam participado da expêriencia. E estes sempre que encostavam na escada para pegar as bananas eram espancados. E assim foi, até que todos os chimpanzés foram substituídos e, mesmo que estes novos nunca tivessem tomado um jato d’água, eles continuavam espancando quem tentasse subir nas escadas para comer bananas - e o faziam sem razão alguma.
Isso explica, dentre outras coisas, porque usamos roupas se faz calor etc.

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

08-11-06, 02:58 #30
mais uma noite sem dormir.
ja sao 3.
que inferno...simplesmente nao consigo fazer minha cabeça relaxar..
btw, bom ponto ww e cold.

Gerson is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 12:20.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.