Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
ds
Trooper
 

Default Duvida - Como anda a contratação de programador em SP?

04-05-10, 03:42 #1
E ai galera blz?

Decidi abrir o topico por aqui pra tentar pegar opinião até de quem apenas contrata desenvolvedor.
La vai

Ja faz muito tempo que estou fora da capital de SP, estou quase um ano aqui em uma Etec do interior de SP fazendo o curso de informatica pra web.

Aprendi LP, comecei a desenvolver pequenas aplicações pra desktop ultlizando IDE Netbeans, banco de dados interbase, firebird, postgre e Mysql, e especificamente pra web .JSP .PHP

Os cursos aqui são dividos em dois, o primeiro pra desktop "Informatica" existe de boa a muito tempo aqui pelo interior, o segundo "informatica pra Web" aberto este ano, o problema é o mercado praticamente nulo se
comparado com de Sp.

Ai começa aparecer o problema.

O professor consegue esclarecer qualquer duvida referente a materia, porem desconhece tendencias de mercado como sites Tableless.

E o problema fica pior ainda.

Nas Etec's o curso especifico a programação de aplicações Desktop é em Delphi.
Como na minha sala "WEB" existia uma galerona sem trampo que ja tinha feito o curso pra Desktop, tive a ideia de reunir esse pessoal e pegar trabalhos em SP, pois ja que eu sem formação nenhuma ja pegava algo então
agora com uma galera formada seria mais facil, certo? Errado.
Liguei pros desenvolvedores que conhecia, ate gostaram da ideia porem NINGUEM quis saber de desenvolvedor Delphi ou muito menos qualquer tecnologia web citada acima.

Em geral sempre o que me era pedido pra trabalhar com essa equipe:

Aplicações WEB voltadas para Framework 2.0 e 3.5
Banco de dados SQL Server 2000, 2005 e 2008
Montagem de websites em Tabless, xhtml e javascript
Teve até alguns pedindo Joomla e Os-commerce ou pessoal pra passar aplicações desktop pra interface web usando .NET

Os professores la são gente finissima e oferecem pro pessoal da "web" Aulas de Delphi, só que depois desse choque passei a pedir pro pessoal um treinamento de Visual Studio.

Estou fazendo minha parte me esforçando ao maximo, até dormindo sonho que to programando no Netbeans.

Problema é fazer tudo isso, voltar pra SP, e não pegar trampo por que so querem saber de programador VB

E ai? Vocês acham que eu estou perdendo meu tempo com uma coisa que não vai ter retorno algum ou igual a um programador da plataforma M$?

Um dos meus professores pensa em ir a SP durante as ferias fazer um treinamento de Java da Caelum, ele quer se especializar em Java e ter uma certificação "firmeza", outra coisa que não sei como opinar se é boa ou não
pois so conheci pessoal certificado pela impacta.

Alguem conhece essa Caelum?
http://www.caelum.com.br/cursos/java/





ds is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

04-05-10, 08:10 #2
Delphi acredito que nao tenha muito mercado mesmo, agora .net e java ta bombando como sempre... consequentemente web tambem, pode vir que vc acha trampo certeza...

Essa caelum eu pessoalmente nao conheco, mas ja ouvi falar bem mais de uma vez dos cursos de la

taco is offline   Reply With Quote
asmur
Trooper
 

Steam ID: regisfleck
04-05-10, 08:17 #3
Caelum eh boa sim.

asmur is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
04-05-10, 08:22 #4
Dar aula de Delphi hj em dia é forçar a amizade em ehauheuah coisa de professor acomodado e defasado...

Sobre web, mercado é muito bom em SP cara... Já saí da área tem uns meses e nego me liga oferecendo trampo até hj, sobretudo plataforma microsoft.... Melhor termômetro pra galera que faz porgama é o gpguia.net, ops, apinfo.com...

tdf is offline   Reply With Quote
vitorueda
Trooper
 

04-05-10, 11:19 #5
Eu tive aulas só de C e de Pascal (primeiro ano, pra aprender lógica de programação mesmo)... E uma pequena base de C++

Muita coisa aprendi por conta própria, acho que se ensinam BEM a programar, a linguagem é o de menos, decorar sintaxe, buscar sobre funcoes no google, etc...

Detalhe: FUJA DE VB, se for pra Visual Studios, estude C#

vitorueda is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

04-05-10, 11:56 #6
Quote:
Postado por Plutonius Mostrar Post
Eu tive aulas só de C e de Pascal (primeiro ano, pra aprender lógica de programação mesmo)... E uma pequena base de C++

Muita coisa aprendi por conta própria, acho que se ensinam BEM a programar, a linguagem é o de menos, decorar sintaxe, buscar sobre funcoes no google, etc...
É mais ou menos isso, fora o fato que muitas vezes você precisa aprender novos conceitos juntamente com uma nova linguagem ou framework. Mas se você tiver uma boa base isso jamais será um problema.

Eu, por exemplo, to pra fechar um trampo em python/django. Quantos projetos eu já fiz profissionalmente em python ou django? Zero. Mas a capacidade de aprender vale muito mais que o conhecimento em uma linguagem X.

punisher is offline   Reply With Quote
zorba
Trooper
 

Steam ID: luizkowalski
04-05-10, 12:28 #7
to nessa do punisher. fechei um trampo com rails, mas NUNCA vi rails aiehauiea
mas to aprendendo, o cliente ta gostando. fica fácil

zorba is offline   Reply With Quote
vitorueda
Trooper
 

04-05-10, 12:44 #8
to pra fechar nenhum projeto em porra nenhuma... mas se alguém quiser me dar dinheiro eu aceito ! hue

vitorueda is offline   Reply With Quote
Kamael
Trooper
 

Steam ID: kim_jf
04-05-10, 13:24 #9
Atualmente em qual quer lugar que vc vá, o que mais esta dando grana é desenvolvimento de sistemas WEB, isso é uma tendência que esta crescendo e muito. Eu programo em Delphi mais to começando a mecher com PHP pq Delphi pelomenos na minha região por inquanto é aceita mais ja estão transformando tudo em sistemas online que é mais leve não ocupa espação nas estações de trabalho. E pode ser acessado em qual quer lugar

Kamael is offline   Reply With Quote
un4
inativo
 

04-05-10, 14:23 #10
caelum é bem boa, mas acho a globalcode melhor no custo benefício. eu fiz 2 cursos lá (academia do java em 2005 pro scjp e academia do enterprise developer em 2009 pro scbcd)

se vc se acostumar com a plataforma da m$ (.net/asp/activex.. até mesmo com delphi), dificilmente irá programar pra outras... agora se vc programar em java, php, python, perl, ruby, etc vai conhecer um mundo totalmente diferente e vai ter nojo de programar em .net...

vc que escolhe seu caminho...

un4 is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 10:28.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.