Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
Default Tempo de Espera, Tempo de Vipassana

26-03-13, 01:36 #1

Quote:
Vipassana, que significa ver as coisas como realmente são, é uma das mais antigas técnicas de meditação da Índia. Foi redescoberta por Buda Gotama há mais de 2500 anos e ensinada por ele como um remédio universal para males universais, ou seja, uma Arte de Viver.

Essa técnica não sectária visa a total erradicação das impurezas mentais e a resultante suprema felicidade da liberação completa. A cura, não a mera cura de doenças, mas a cura essencial do sofrimento humano, é o seu propósito.

Vipassana é um caminho de autotransformação que utiliza a auto-observação. Foca a profunda interconexão entre mente e corpo, que pode ser experimentada diretamente pela atenção disciplinada às sensações físicas, que, por sua vez, constituem a vida do corpo e continuamente se interconectam e permitem a vida da mente. É essa jornada de autoconhecimento baseada na observação — que objetiva a raiz comum da mente e do corpo — a responsável pela dissolução das impurezas mentais, resultando numa mente em equilíbrio, cheia de amor e compaixão.

As leis científicas que regulam os pensamentos, sentimentos, julgamentos e sensações se tornam claras. Pela experiência direta, compreende-se a natureza de como se progride ou regride, como se produz ou se liberta do sofrimento. A vida começa a se caracterizar por consciência, libertação de ilusões, autocontrole e paz cada vez maiores.
Quote:
O filme* Tempo de Espera, Tempo de Vipassana (“Doing Time, Doing Vipassana” – India/Israel, 50min), relata uma experiência ocorrida no Presídio de Tihar, Nova Déli, 1993 e em diversas prisões da India, com aplicação da técnica de Meditação Vipassana, com o intuito de abrandar o sofrimento dos presos, que obtiveram resultados significativos para suas vidas e para o convívio com a realidade da prisão, tornando-os pessoas mais positivas para o retorno à sociedade. O filme demonstra como a prática da meditação silenciosa e da auto-observação pode auxiliar a uma melhor compreensão de si-mesmo e da realidade ao seu redor, melhorando a qualidade de nossas vidas e de todos que convivem conosco.

A técnica acabou por levar ao quase aniquilamento da reincidência, corrupção e uso de drogas nos presídios onde está funcionando. Em razão do sucesso imediato, foi estendida aos funcionários do estabelecimento e proporcionou a proliferação de cursos periódicos em uma área especialmente criada para reflexão. A transformação modelar da prisão Tihar, nos últimos 13 anos da experiência, acabou fazendo-a referência para outros presídios indianos.

Vencedor dos Prêmios Golden Spire – Festival Internacional de Cinema de San Francisco, 1998 e Prêmio Finalista Festival de Cinema de Nova York, 1998
Conheci esse documentário há pouco tempo e fiquei impressionado. Eu já pensava nessa direção, mas nunca tinha visto algo assim. Altamente recomendado.

Discutão.





Conrado is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

26-03-13, 02:10 #2
Antes de eu falar qualquer coisa, porque usar o framework de um experimento cientíifico ("técnica", "experiência", "resultados significativos", "leis científica") se isso (corrija-me se estiver errado) tem absolutamente zero de ciência?

Não da pra sustentar a neurolinguica com o 'calorzinho qeu eu sinto aqui dentro'? Tem que apela pra 'autoridade' de um método que não é aplicável...

BTW, essa onda neo-pseudo-oriental tem chegado como forte concorrente às reinos de deus no mercado do conforto espiritual ein... tem convenção com milhão de pessoa porae, puta sucesso

Zedd is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

26-03-13, 08:13 #3
http://www.samharris.org/blog/item/how-to-meditate

Quote:
For beginners, I always recommend a technique called vipassana (Pali, “insight”), which comes from the oldest tradition of Buddhism, the Theravada. The advantage of vipassana is that it can be taught in an entirely secular way. Experts in this practice generally acquire their training in a Buddhist context, of course—and most retreat centers in the U.S. and Europe still teach its associated Buddhist philosophy. Nevertheless, this method of introspection can be brought within any secular or scientific context without embarrassment. The same cannot be said for most other forms of “spiritual” instruction.
The quality of mind cultivated in vipassana is generally referred to as “mindfulness” (the Pali word is sati), and there is a quickly growing literature on its psychological benefits. Mindfulness is simply a state of open, nonjudgmental, and nondiscursive attention to the contents of consciousness, whether pleasant or unpleasant. Cultivating this quality of mind has been shown to modulate pain, mitigate anxiety and depression, improve cognitive function, and even produce changes in gray matter density in regions of the brain related to learning and memory, emotional regulation, and self awareness.
li o artigo inteiro, parece interessante e de fato eficaz.

sibs is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
26-03-13, 08:50 #4
Zedd...

 

Conrado is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

26-03-13, 10:46 #5
Não vi o video, mas pratico Vipassana tem quase 1 ano. Eu vi uma sugestão nesse livro:

 


falando que realmente melhorava a calma, capacidade cognitiva, e etc. Então fui procurar um livro sobre Vipassana e comecei a praticar.
Me sinto mais calmo e inteligente desde então

Gerson is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

26-03-13, 11:10 #6
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
Antes de eu falar qualquer coisa, porque usar o framework de um experimento cientíifico ("técnica", "experiência", "resultados significativos", "leis científica") se isso (corrija-me se estiver errado) tem absolutamente zero de ciência?

Não da pra sustentar a neurolinguica com o 'calorzinho qeu eu sinto aqui dentro'? Tem que apela pra 'autoridade' de um método que não é aplicável...

BTW, essa onda neo-pseudo-oriental tem chegado como forte concorrente às reinos de deus no mercado do conforto espiritual ein... tem convenção com milhão de pessoa porae, puta sucesso
Zedd, já tem ramos da ciencia iniciando a pesquisar estes assuntos... e não é de hoje não....

Pesquise sobre mindfullness. Seria uma ramo da psiquiatria/psicologia que estuda cientificamente isto.

Parece bacana o doc, verei hj qnd voltar do trampo e depois posto o q achei...

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

26-03-13, 11:27 #7
Não conheço o documentário, deixei guardado pra assistir quando tiver um tempo...

Sobre a meditação, tem vários estudos sendo feitos, inclusive no Brasil. Alguns monges do templo que frequento iam semanalmente meditar no laboratório de uma Universidade aqui de SP (não lembro qual era, depois posso perguntar).

Dando meu relato pessoal: quando sofri de transtorno de ansiedade e passei por uns perrengues fudidos (não conseguir nem mesmo entrar no metro, por exemplo), quem segurou a bronca foi a meditação. Inclusive por conta dela consegui fazer o tratamento sem usar medicação.

Ainda assim, usar a meditação como remédio, como relaxamento, como prática para melhorar a concentração, é igual usar um intel i7 quad-core pra jogar SimCity 2000.

Meditação é a prática que permite ao ser humano reencontrar sua verdadeira natureza. Ter um corpo e mente mais equilibrados é legal, mas mais legal ainda é descobrir que um pedaço seu nunca morre...

mojud is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
26-03-13, 11:33 #8
 


Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
Zedd, já tem ramos da ciencia iniciando a pesquisar estes assuntos... e não é de hoje não....

Pesquise sobre mindfullness. Seria uma ramo da psiquiatria/psicologia que estuda cientificamente isto.
Quote:
Postado por mojud Mostrar Post

Sobre a meditação, tem vários estudos sendo feitos, inclusive no Brasil. Alguns monges do templo que frequento iam semanalmente meditar no laboratório de uma Universidade aqui de SP (não lembro qual era, depois posso perguntar).

Quote:
Postado por Conrado Mostrar Post
Zedd...

[IMAGEM]

Jeep is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
26-03-13, 11:51 #9
Quote:
Postado por Gerson Mostrar Post
Não vi o video, mas pratico Vipassana tem quase 1 ano. Eu vi uma sugestão nesse livro:

[IMAGEM]

falando que realmente melhorava a calma, capacidade cognitiva, e etc. Então fui procurar um livro sobre Vipassana e comecei a praticar.
Me sinto mais calmo e inteligente desde então
Não manjo nada disso ai, mas tai o link pro livro que o Gerson postou.

http://it-ebooks.info/go.php?id=692-...9d749022b4e80d

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
26-03-13, 17:59 #10
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
Eu saquei, vc sacou?

Mordred_X is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

07-04-13, 13:41 #11
Minha gente, achei interessante essa questão de Vipassana.

Alguém tem sugestões de livros para dar? (Se houver como enviar os links por PM melhor ainda )

Baron is offline   Reply With Quote
KaaLL
Trooper
 

PSN ID: O_DaNE
07-04-13, 14:09 #12
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
Minha gente, achei interessante essa questão de Vipassana.

Alguém tem sugestões de livros para dar? (Se houver como enviar os links por PM melhor ainda )

Mesma coisa.

KaaLL is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

07-04-13, 14:25 #13
Proponho que aqueles que a partir deste tópico optarem por conhecer mais e praticar, deixem aqui um diário relatando essa jornada.

jacu is offline   Reply With Quote
NickTrocado
Trooper
 

09-04-13, 22:14 #14
Leiam esta matéria da Época, foi o que despertou meu interesse pra praticar. Ainda não tive oportunidade, até cheguei a marcar pra fazer lá no RJ, mas tive que desistir, um dia ainda irei.

http://revistaepoca.globo.com/Revist...4-8055,00.html

NickTrocado is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 17:57.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.