Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Arquivo > Saúde e Bem Estar
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

 
 
Thread Tools
asmur
Trooper
 

Steam ID: regisfleck
Default Anvisa libera creatina e cafeína para atletas

27-04-10, 14:39 #1
Quote:
Postado por zerohora
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso da creatina e da cafeína como suplemento alimentar para atletas. A medida integra uma resolução aprovada na Anvisa, com novas regras para alimentos usados por esportistas. Além da liberação desses dois produtos, a resolução passa a considerar barras de proteínas, repositores energéticos e outros suplementos apenas como alimentos para atletas.

Com a mudança, rótulos terão de ser alterados para apresentar a frase de advertência:

— Esse produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico.

Empresas terão 18 meses para se adaptar à nova regulamentação. A resolução é estudada pela Agência há mais de um ano. A nova classificação para barras de proteínas e bebidas isotônicas pretende evitar o consumo desnecessário deste tipo de produto, cujas vendas vêm aumentando de forma significativa no País.

— Havia uma banalização, um apelo comercial para uso desses complementos —, avaliou a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito.

— Queremos trabalhar contra isso e mostrar que quem faz exercícios três vezes por semana não precisa disso. Uma alimentação balanceada é o suficiente.

O que muda na venda de bebidas isotônicas e barras de proteínas é apenas a apresentação, com rótulo de advertência.

— Não temos como fiscalizar o uso de alimentos. Fazemos advertências, o restante fica por conta do consumidor —, observou a gerente de alimentos da Anvisa, Denise Resende.

Embora usados por frequentadores de academias e esportistas, a venda de creatina e de cafeína como suplemento alimentar não era permitida no País. Tanto cafeína quanto creatina estavam registradas na Anvisa apenas para uso em medicamentos.

A inclusão foi feita depois de um apelo de fabricantes e da apresentação de estudos que comprovam a segurança e a eficácia dos produtos. A cafeína ajuda a retardar a sensação de fadiga muscular. A creatina é considerada como fonte extra de energia, que facilita a contração e a rápida recuperação de músculos.

— Mas eles somente devem ser usados com indicação de médico ou de nutricionista —, afirmou Maria Cecília.

Nessa nova classificação, aminoácidos de cadeia ramificada deixam de ser considerados como produtos para atletas. De acordo com a Anvisa, não foram apresentados trabalhos que comprovassem o efeito prometido, que era de fornecimento de energia.

Agora classificados como alimentos para atletas, tanto cafeína quanto creatina podem provocar problemas à saúde quando usados em excesso.

— Eles são úteis para esportistas que precisam de grandes rendimentos. Mas têm de ser usados com orientação —, diz a gerente.

O acúmulo desses produtos pode provocar problemas renais, problemas no fígado e aumento de peso. No rótulo da creatina, é preciso incluir ainda a advertência de que o consumo não deve exceder três gramas diárias.

E que o produto não deve ser usado por crianças, gestantes, idosos e portadores de doenças. No caso da cafeína, o rótulo deve advertir que o produto não deve ser consumido por idoso, gestantes, crianças e portadores de enfermidades."
Curti o lance de liberarem creatina, porque muita gente usava mesmo não sendo permitido.





asmur is offline  
marconds
PHD em Dota 2
 

27-04-10, 14:44 #2
tava vindo seco postar isso.
vou ver se começo a usar.. mas não sei se compensa.

marconds is offline  
Elton_Saraiva
Trooper
 

27-04-10, 15:09 #3
rá! creatina é sucesso.

Elton_Saraiva is offline  
Bombastic
The Alpha Male
 

27-04-10, 16:06 #4
creatina animal nunca foi proibida
nem cafeina em forma nenhuma

Bombastic is offline  
Biel
Trooper
 

27-04-10, 16:11 #5
O que fazem as respectivas substâncias?

Biel is offline  
Dinowar
Trooper
 

Steam ID: dinhowarrior
27-04-10, 16:23 #6
Até que enfim liberaram a creatina.
Não aguentava mais pagar quase o triplo do preço trazendo de fora.
Mas já está em vigor?
Tomara que ela fiscalize também a qualidade dos suplementos, não adianta nada se surgir um monte de creatina nacional feita de farinha.

Dinowar is offline  
colher
tony
 

Steam ID: spooneta
27-04-10, 16:39 #7
É NOIS QUE VOA BRUXÃO!

colher is offline  
K o R n
Trooper
 

28-04-10, 16:06 #8
e ae, qual creatina importada vocês estão ou vão tomar?

K o R n is offline  
Bombastic
The Alpha Male
 

28-04-10, 16:31 #9
a principio nao curto creatina

Bombastic is offline  
K o R n
Trooper
 

28-04-10, 16:43 #10
pois é bomba parceiro do crime, pro meu biotipo eu também nunca tomei. Apenas fiquei curioso do que o pessoal anda tomando

K o R n is offline  
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
28-04-10, 16:46 #11
Quote:
Postado por Dinowar Mostrar Post
Até que enfim liberaram a creatina.
Não aguentava mais pagar quase o triplo do preço trazendo de fora.
Mas já está em vigor?
Tomara que ela fiscalize também a qualidade dos suplementos, não adianta nada se surgir um monte de creatina nacional feita de farinha.
wtf?
de onde vc compra?

sempre paguei MUITO mais barato importando..

didz is offline  
Dinowar
Trooper
 

Steam ID: dinhowarrior
28-04-10, 18:36 #12
Quote:
Postado por KoRn
e ae, qual creatina importada vocês estão ou vão tomar?
prolab, estou no meu 2 ciclo, quando terminar posto resultados.


Quote:
Postado por didz Mostrar Post
wtf?
de onde vc compra?

sempre paguei MUITO mais barato importando..
vendedores under.
pago quase R$100 creatina prolab 300gr, sendo que 1kg prolab lá fora custa $22,00.(não trago diretamente pq demora e pelos bloqueios da anvisa)
isso sem falar na galera que manipula 1kg por R$40,00.

Dinowar is offline  
snake
Trooper
 

28-04-10, 19:57 #13
Já experimentei algumas marcas, mas acho que não gosto muito de creatina não...
perde mta definiçao devido a retenção de água..
pra quem é rasgado naturalmente até compensa, mas como não é meu caso, não uso

snake is offline  
Hades
Trooper
 

29-04-10, 14:58 #14
a creatina que eu mais gostei de tomar foi CREAKIC, da muscletech

recomendo

Hades is offline  
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
29-04-10, 15:58 #15
muscletech = win

didz is offline  
K o R n
Trooper
 

30-04-10, 17:58 #16
Cara, tava olhando aqui no site da muscletech e porra, acho que foi a marca que mais já tomei coisa ahueuheahuae

optimum nutrition rox também demais

K o R n is offline  
snake
Trooper
 

30-04-10, 20:14 #17
nunca provei nada da muscletech

snake is offline  
 


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 15:36.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.