Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Arquivo > Saúde e Bem Estar
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

 
 
Thread Tools
Granado
Trooper
 

Default Sobre Ela: Saúde da Mulher, Ginecologia e Obstetrícia

20-06-09, 01:14 #1
Olá pessoal. Eu fui promovido recentemente a Trooper (weee \o/) e resolvi criar um tópico sobre Saúde da Mulher: Ginecologia e Obstetrícia. Primeiro vamos diferenciar os três:

Saúde da Mulher: trata de todos os aspectos incluindo psicológico e social da mulher.

Ginecologia: ciência médica que trata do aparelho genital feminino, sua fisiologia e patologia.

Obstetrícia: ciência médica que trata dos aspectos da gravidez.


Bem eu sei que tem mulheres na DS, então esse tópico seria pra discutir todos esses aspectos, tirar dúvidas e falar a respeito desse ser que tanto nos fascina e dos quais tanto dependemos. Eu proponho começar com uma breve discussão sobre mioma.

MIOMA

O mioma é um tipo de tumor benigno que acomete a musculatura. Ele pode ser rabdomioma (musculatura esquelética), leiomioma (musculatura lisa) e cardiomioma.

O que nos interessa é o leiomioma. Ele é um tumor que é mais comum na idade fértil, concentra-se em mulheres de 25 a 40 anos, responde a estímulos hormonais e tendem a regredir e até desaparecer com o avançar da idade. Os miomas podem ser pequenos e leves, medindo menos de 1cm e podem chegar a tamanhos exorbitantes (a literatura cita um de 33,5kg). Podem ter consistência dura ou mole e muito raramente causam metástases, sendo uma das pouquíssimas neoplasias benignas que podem se metastatizar.

Há 3 tipos de mioma: subseroso, intramural e submucoso.

 



O subseroso fica por fora do útero, abaixo da serosa, que é a camada que reveste os órgãos abdominais e pélvicos. É o que menos causa inconvenientes. Quando em tamanhos grandes pode causar dor no baixo ventre, incontinência urinária por pressionar a bexiga e sensação de peso.

O intramural é o mais comum e fica dentro da própria musculatura. Também não traz grandes repercurssões. Fora os sintomas que causam o subseroso, ele ainda pode causar sangramentos leves e mais dor durante as contrações.

Os miomas podem causar ainda polaciúria (vontade constante de urinar em pequenas quantidades), obstrução do ureter por compressão, principalmente à direita pois à esquerda ele passa por trás do cólon sigmóide (segmento do intestino grosso que fica antes do reto) que também pode ser comprimido causando constipação, estase (parada ou diminuição do fluxo) venosa por compressão das veias pélvicas

O submucoso é o pior. Ele é uma das causas de infertilidade feminina, causa sangramentos excessivos durante a menstruação e abortos recorrentes. Em mulheres que nunca engravidaram se recomenda tratamento clínico pra reduzir seu tamanho ou a extração cirúrgica do mioma (miomectomia). Em mulheres que já tiveram filhos, são mais idosas e principalmente, que já foram ligadas, o tratamento indicado é a histerectomia subtotal (retirada do útero junto com o mioma conservando o colo.)

Cirurgicamente o mioma pode ser removido por laparotomia (incisão direta, normalmente se usa a Pfannenstiel, a mesma da cesariana) ou laparoscopia.

 


 



Há um tratamento atual que é feito pela radiologia intervencionista. Insere-se um catéter na virilha e obstrui ramos da artéria uterina que supre o mioma, ele morre e regride. A possibilidade de necrose e infecção é baixa (mas pode acontecer) pelo fato do útero ser estéril.

 



Observação Importante: Nenhuma informação aqui substitui uma consulta médica. Consulte seu ginecologista no mínimo 2 vezes ao ano.


Conclusão: espero que tenham gostado. Como eu já disse eu sou apenas um estudante ainda mas tenho prazer em dividir o que eu aprendo com as pessoas. Peço opinião de todos e aos médicos da DS que também contribuam com meu aprendizado acrescentando e corrigindo.

Grande abraço a todos e se cuidem.

Bibliografia:

Novak Tratado de Ginecologia. Berek, JS. 13ª edição. Editora Guanabara Koogan.
Fotos: google imagens







Last edited by Granado; 20-06-09 at 01:20..
Granado is offline  
Flash_PoWeR
ewok
 

20-06-09, 07:28 #2
Show de bola... gostei muito do topico no estilo gunner's blog.

Eu e minha esposa, ao contrário da maioria dos darknerd's, estamos tentando engravidar. Só q ela vem sentindo umas dores tipo no colo do útero (principalmente durante uma penetração mais profunda)... à meses q fomos em vários ginecos e nao constataram nada. Mês passado fomos na gineco q sempre cuidou dela em floripa e ela ta suspeitando de endometriose e indicou q a melhor solução seria ela engravidar logo, pois o endométrio iria normalizar naturalmente após a gravidez, senão teria que fazer a laparoscopia!
Dúvidas:
Seria isso mesmo o mais indicado? Não há exames ainda para diagnosticar isso com 100% de certeza antes de partir pra cirurgia? Pode causar infertilidade?

Valeu!

Flash_PoWeR is offline  
EviLBraiN
Trooper
 

20-06-09, 09:11 #3
O gineco de vcs esta certo, e isso mesmo...

EviLBraiN is offline  
lalah
Trooper
 

20-06-09, 10:07 #4
showzão o tópico... muito bem explicado, formatado, com fontes... parabéns

minha mãe tem mioma, fez essa cirurgia intervencionista... melhorou por um tempo mas depois voltou tudo. não sei se foi mal feita ou se eh normal voltar...

lalah is offline  
Granado
Trooper
 

20-06-09, 11:28 #5
Quote:
Postado por Flash_PoWeR Mostrar Post
Show de bola... gostei muito do topico no estilo gunner's blog.

Eu e minha esposa, ao contrário da maioria dos darknerd's, estamos tentando engravidar. Só q ela vem sentindo umas dores tipo no colo do útero (principalmente durante uma penetração mais profunda)... à meses q fomos em vários ginecos e nao constataram nada. Mês passado fomos na gineco q sempre cuidou dela em floripa e ela ta suspeitando de endometriose e indicou q a melhor solução seria ela engravidar logo, pois o endométrio iria normalizar naturalmente após a gravidez, senão teria que fazer a laparoscopia!
Dúvidas:
Seria isso mesmo o mais indicado? Não há exames ainda para diagnosticar isso com 100% de certeza antes de partir pra cirurgia? Pode causar infertilidade?

Valeu!
Flash, a endometriose pode ser diagnosticadas de várias formas dependendo da onde ela se encontra. Eu acabei de voltar de uma palestra sobre isso. Tem que ver outros sintomas. Se ela só sente dor principalmente no período menstrual e infertilidade, é indicativo de endometriose. Não aparece no ultrassom, infelizmente. O padrão outro pra diagnóstico de endometriose é a laparoscopia mesmo. O único que pode diagnosticar com 100% de certeza. Mas infelizmente, nem sempre a laparoscopia vai mostrar endometriose porque ela pode acometer o seguinte:

1) Trompas de Falópio
2) Miométrio (adenomiose)
3) Espaço reto-vaginal
4) Peritônio e abdome
5) Outros locais (+ raros)

O endométrio NEM SEMPRE normaliza depois da gravidez. Há tratamento clínico com análogos de GnRH (hormônio hipotalâmico) que é feito por um tempo, mas não é indicado pro caso de vocês. Agora tem que se investigar se ela tem mesmo endometriose e descobrir onde ela se encontra pra tratar.

Não se deve desconsiderar outras afecções como Doença Inflamatória Pélvica (DIP), que também causa febre, náuseas, vômitos e dispareunia (dor na relação). Tente conversar com a médica dela, com ela junto, sobre isso. DIP é a quinta causa mais comum de dor pélvica em mulheres na idade fértil.

Fique tranquilo, laparoscopia não causa infertilidade, exceto se houver lesão de AMBOS os ovários e/ou AMBAS as trompas durante o processo, o que é quase impossível de acontecer nas mãos de um cirurgião experiente.

Bom é isso. Qualquer coisa nossos já médicos de plantão podem acrescentar/corrigir.

Granado is offline  
patrick
Trooper
 

PSN ID: rmferrari Steam ID: rmferrari
20-06-09, 15:58 #6
nao existe mais trompas de falopio.. o nome correto é tuba uterina

cheers

patrick is offline  
Granado
Trooper
 

20-06-09, 21:56 #7
Quote:
Postado por patrick Mostrar Post
nao existe mais trompas de falopio.. o nome correto é tuba uterina

cheers
Na verdade ainda se usam as duas denominações. Embora se tem recomendado não usar mais epônimos. Tuba uterina e tuba auditiva ao invés de trompa de Falópio e trompa de Eustáquio. Eu particularmente ODEIO epônimos. Mas existe uma síndrome na neurologia que eu prefiro chamar pelo epônimo, que é a síndrome de Guillain-Barré. O nome não epônimo dela é polirradiculoneuropatia desmielinizante inflamatória aguda.

Granado is offline  
porteir0
Trooper
 

22-06-09, 20:07 #8
existe " uma " sindrome neurológica que você prefere chamar pelo epônimo ?
Heheh..

porteir0 is offline  
Granado
Trooper
 

22-06-09, 20:38 #9
Quote:
Postado por porteir0 Mostrar Post
existe " uma " sindrome neurológica que você prefere chamar pelo epônimo ?
Heheh..
huahauhau bom eu conheço poucas síndromes neurológicas, tipo a de Weber, Benedikt, Brown-Séquard, Wallenberg e algumas outras de tronco, mas foram aulas recentes que tivemos e eu nem lembro de tudo. É muita coisa, muito detalhe e muito nome; Não é a toa que são 5 anos de neurologia...

Granado is offline  
Granado
Trooper
 

05-07-09, 22:42 #10
Continuando com o assunto saúde da mulher (desculpem pela demora, entrei de férias agora e ando preguiçoso, mas vamos lá.)


SANGRAMENTOS NA TERCEIRA SEMANA DE GESTAÇÃO


 




Placenta Prévia (PP)


A placenta prévia é a implantação da placenta no segmento inferior do útero (OMS, FIGO, 1976)*

A placenta prévia acontece de 0,5 a 1% das gestações e sua frequência tem relação com a paridade (1 a cada 1500 nas primigrávidas e 1 a cada 20 nas plurigrávidas) à idade, quanto mais velha maior a chance de ocorrer, partos cesarianos, história de abortamentos e operações ginecológicas bem como gravidezes gemelares. Os fatores fetais são má-formações.

Segunda a OMS e a FIGO, existem 3 classificações. A placenta prévia-total quando o orifício interno do colo é completamente obliterado, a placenta prévia-marginal quando parte da placenta fica implantada no segmento inferior até o oríficio interno do colo mas não ultrapassa e a placenta prévia-parcial é quando a placenta cobre apenas parte do orifício interno do colo. Essas inserções se definem como tópicas, as inserções em outros locais do útero que não o corpo (cornos, tubas e colo) se chama heterotópica e a inserção em outros locais se chama ectópica.

Quanto mais a placenta se encontra próxima ao colo, mais há sangramento.


O quadro clínico é apenas a hemorragia, sangue vermelho rutilante (vivo) e sem dor, sem vínculos com qualquer esforço, traumatismo uso de substâncias. Inclusive o sangrameto pode ocorrer durante o sono e num dia tranquilo. Há ainda placentas prévias assintomáticas.

O tratamento é expectante até 37 semanas (observação, internação, rehidratação e reposição volêmica e dependendo da hemorragia, concentrado de hemácias) e corticóide pra maturação dos pulmões do feto. Da 37ª semana em diante se interrompe a gravidez com parto cesáreo com cuidado pra não se fazer a incisão em cima do sítio da placenta e causar choque hemorrágico portanto alguns obstetras fazem a incisão no fundo do útero.

 




Descolamento Prematuro de Placenta (DPP)


O DPP é a separção intempestiva da placenta implantada no corpo do útero antes do nascimento do feto, em gestações de 20 ou mais semanas completas (OMS, FIGO, 1976).*
Não se deve confundir com placenta prévia que é a inserção no segmento inferior e nem com o descolamento normal pré-parto. O DPP ocorre de 0,5 a 3,5% das gestações e é uma das mais graves complicações da prenhez, sendo responsável por 15 a 25% das mortes perinatais e é comum em mulheres que já tiveram muitos filhos (pluríparas/multíparas) e em menores de 20 anos com história de acidentes em gravidezes anteriores.

A etiologia (causa) do DPP ainda não foi completamente desvendada, embora associe-se à hipertensão (diastólica maior ou igual a 95mmHg). A hipertensão da toxemia é responsável por 50% dos casos isso devido à alterações nas arteríolas da decídua causando necrose e lesões. Doenças coagulativas. Há também o fator mecânico, ou seja, traumas diretos sobre o útero, embora seja pouco frequente.

Há muito blá-blá-blá sobre o DPP, o importante é que a placenta descola da decídua (área de implantação no útero) e começa a acumular sangue no espaço entre a placenta e o útero. No final das contas, há 4 situações diferentes: formação de um hematoma (hemorragia oculta) sem sangramento externo, hemorragia externa, solução de continuidade com as membranas causando o sangue ir pra dentro da bolsa e se misturar com o líquido amniótico (hemoamnio) e o hematoma descolando as membranas fazendo com que a placenta sofra prolapso e desça para o colo (o mais grave). O DDP causa lesões renais no feto (necrose tubular aguda).


 

Hematoma Retroplacentário


 

Hemorragia Externa


O quadro clínico (o que realmente interessa) é dor abdominal variável e súbita, hemorragia externa(em 80% dos casos), anemia aguda e o pulso paradoxal de Boero (a pulsação é de caráter cheio e de frequencia normal, o que não ocorre em situações de anemia e hemorragia). O pulso de Boero dura pouco porque há subsequente queda da pressão arterial, o pulso acelera e se torna filiforme (fraco) definindo estado de choque.

Há 3 graus de DPP, o leve (indolor, mortalidade de 25%), moderado (sinais clássicos + hipertonia uterina, com mortalidade de 65%) e grave (mortalidade de 100% podendo ser do tipo A sem coagulopatia e tipo B, com coagulopatia).

A mortalidade materna chega a 3% dos casos. O diagnóstico definitivo padrão ouro é a ultrassonografia.

O tratamento, se o feto estiver vivo, é cesariana imediata e urgente. Caso há morte fetal, acelera-se o parto normal com ocitócicos (do grupo da ocitocina que aumenta a contratilidade uterina). Fazer reposição volêmica sempre. Caso há disturbios de coagulação (CIVD é o mais comum - coagulação intravascular disceminada) se faz com ringer lactato e com componentes da coagulação: concentrados de hemácias e plasma fresco.
O tratamento cirúrgico no caso de morte fetal se faz se houver inércia uterina (útero de Couvelaire, que é quando o hematoma força a parede uterina e destrói/altera as fibras musculares).


 

Útero de Couvelaire


O que diferencia o PP do DPP é basicamente o caráter do sangramento (PP: vermelho vivo, DPP: vermelho escurecido) e a dor, que é presente apenas no DPP. Porém, em raros casos, a DPP pode ser assintomática (Grau I) e nem sempre é diagnosticada à tempo.

*OMS - Organização Mundial de Saúde. FIGO - Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia.

Referências

Obstetrícia Fundamental. Rezende, Jorge & Montenegro, Carlos AB. 10ª Edição. Editora Guanabara Koogan
Imagens: Google Search Imagens


É isso pessoal, espero que tenham gostado novamente. Abraços e qualquer dúvidas podem perguntar aqui mesmo ou por pm.

Granado is offline  
Danna
Trooper
 

06-07-09, 08:27 #11
Valeu Granado, que linda aquela placenta, achei ela meio roxa, achei que era mais vermelho sangue, e aqueles vasos enormes, nossa muito bonito.

Então sobre o caso que eu li a respeito, inicialmente ninguem comentou que havia sangramento, posteriormente apareceu "não se encaminha uma gravida com dor e sangrando sozinha", o sangue da DPP é do feto ou da mãe???Pq se for da mãe e misturar com o liquido aminiotico pode causar problemas serios não???E se for do feto, ao entrar em contato com a mãe [no caso do sangramento externo] não poderia acarretar algum processo??por exemplo se a mãe fosse negativa e o filho positivo [heheh eu lembrei de eritoblastose fetal na hora]

^^ Adorei isso aqui

Edit: pq induz o parto natural??pow o feto está morto, não seria menos dano psicologico se fizesse cesaria??por mais que exista riscos, toda cirurgia é um risco né, outra coisa, ahh não sei se é verdade masss já ouvi que o utero volta ao normal mais rapido pelo fato do bebe mamar [pra mim tem toda logica, libera ocitocina ao mamar, ocitocina contrai o utero], nesses casos de aborto, ou então de morte fetal, quanto tempo que demora para o utero voltar ao normal dai???

Danna is offline  
Granado
Trooper
 

06-07-09, 14:22 #12
Essa placenta aí era uma placenta prévia. Mas não tem a ver com a coloração dela. A placenta aí tá com aspecto normal, ela é meio roxinha assim mesmo. As vezes pode ser mais avermelhada também.

O sangue da DPP é dá mãe. Quando a placenta descola da decídua, as arteríolas provenientes do útero que irrigavam a placenta se abrem no espaço que se forma entre a face materna e a decídua. Normalmente o sangue coagula e a hemorragia externa tem aspecto escurecido por causa dos coágulos.

Se o sangue da mãe se misturar com o líquido amniótico, toda e qualquer doença infecciosa que a mãe tiver passa automaticamente para o feto (o feto deglute o líquido). Nesse caso não há problema de incompatibilidade Rh no caso de hemoâmnio já que não há mistura do sangue do feto com o sangue materno (pelo menos não nesse momento ainda) e sim o oposto (isso pode causar icterícia no RN, mas é menos comum, menos grave e diferente da DHRN). Independente de DPP ou não, se a mãe for Rh negativa tem que vacinar depois.

Se o feto morreu não se deve fazer cesária exceto em caso de inércia uterina como eu já comentei, isso por vários motivos. Como a cesariana é uma cirurgia, ou seja, tem todos os riscos de uma cirurgia, se o útero materno for competente não tem porque operar, fora que feto morto = infecção. Se você operar tem uma chance muito maior de fazer septicemia na mãe. Outro motivo é que a mãe perde muito sangue na DPP e muitas vezes descompensa, ou seja, não vale a pena arriscar uma operação. Essa parte talvez o Gunner responda melhor.

O útero demora mais a voltar ao normal sim. Mesmo tendo perdido a criança a mulher entra em lactação e tem uma chance enorme de ter mastite já que não vai estar amamentando. Assim sendo, deve-se aconselhar à mulher (juntamente com apoio psicológico por causa da situação) a doar leite para o banco de leite. Muita mãe não produz leite o suficiente e sempre há necessidade. Isso ajuda a esvaziar as mamas pra evitar mastite e o útero voltar ao normal mais rápido. Porém eu penso que seja oneroso pra uma mulher que perdeu seu filho doar leite pra um banco de leite, mas ela sempre pode ser mãe de leite de alguém. Isso fica a critério da paciente.

Tudo pela vida.

Granado is offline  
Danna
Trooper
 

06-07-09, 19:50 #13
Ah sim, não pensei que deixariam o feto lá hehe, é que tbm a rede pública incentiva bastante o parto normal,há em revistas, na folha de SP: "parto normal, deixe essa ideia nascer em vc".Particularmente sou contra parto NATURAL [pq de normal, amigo, não tem nadica]. Cesária pra mim é tão mais limpa, menos dolorosa, tudoooo bemmm que a recuperação é mais demorada, masss.Sei la, vou ter gineco no 3º ano [se não me engano] ai verei os dois partos pessoalmente, talvez mude de ideia sobre isso.Doar leite provavelmente seria doloroso psicologicamente, mas como vc disse tudo pela vida ^^

Eu gostei da sua ideia Granado, força pra continuar ;D

Danna is offline  
Granado
Trooper
 

06-07-09, 20:50 #14
Danna, minha opinião com relação à parto é meio dividida. Tem um artigo no código de ética que diz pra não indicar procedimentos desnecessários, e cesariana eletiva é considerada desnecessária embora na rede particular é o que role. Eu to procurando fazer um trabalho aqui na minha cidade sobre isso. Vou citar algumas vantagens e desvantagens.

Parto Normal/Natural/Vaginal

#Vantagens:

- Menor tempo de recuperação;
- Menor risco de infecção;
- Alta hospitalar e retomada da vida normal precoce;
- Sentimento psicológico materno;
- Cicatriz menor;
- Sem dor no pós-parto.

#Desvantagens:

- Muita dor durante o parto;
- Possibilidade maior de asfixia do feto;
- Possibilidade de fraturas no feto durante a passagem (principalmente da clavícula e cervical);
- Enfraquecimento dos músculos pélvicos incluido os esfíncteres;
- Laceração do períneo;
- Presença de infecções vaginais que podem passar para o feto. Ex.: gonorréia.
- Eclâmpsia.

Parto Cesário/Operação Cesariana

#Vantagens:

- Menor dor durante o parto;
- Mais rápido e cômodo e menos cansativo para a mãe e para o obstetra;
- Evita passagem pelo canal vaginal e contaminação com possíveis microorganismos;
- Evita laceração do períneo e enfraquecimento dos músculos perineais;
- Evita complicações hipertensivas próprias do parto normal (eclâmpsia).

#Desvantagens:

- Maior tempo de recuperação;
- Dor pós-operatória;
- Maior risco de infecção;
- Complicações anestésicas;
- Formação de aderências (bridas) que podem causar sintomas gastrointestinais como constipação;
- Perda da tonicidade da parede (incluindo musculatura abdominal, parede posterior e aponeurose) e flacidez da mesma podendo acarretar hérnias incisionais (raro);
- Hemorragias;
- Cicatriz.

Hoje nós vivemos aqui no Brasil a cultura da cesariana. O Brasil é o segundo país que tem maior índice de partos cesarianos do mundo. Mulheres que antes queriam de pés juntos ter filhos por cesariana depois que viram como é feito desistiram da idéia (isso inclui colegas de turma minhas). O normal também não é tão bonitinho também não.

Granado is offline  
Gunner
Doctor
 

06-07-09, 21:40 #15
Granado tem interesse em fazer G.O?

Gostei bastante desse tópico, desculpe se não tenho comentado nada, mas é que você já pôs tudo tão explicadinho que não há mais nada o que se acrecentar!

Muito boa sua iniciativa...continua assim! Era um assunto que ainda não havia sido explorado!


Last edited by Gunner; 06-07-09 at 21:49..
Gunner is offline  
Granado
Trooper
 

06-07-09, 22:32 #16
Gunner, eu penso seriamente sim em fazer GO, mas por enquanto eu to optando por cirurgia geral. É que eu sou apaixonado pela GO também, acho que é o que eu mais gosto junto com cirurgia e clínica médica. Só que eu acho a GO mais didática e mais simples de se entender, pelo menos eu achei. É uma coisa que eu tenho prazer de estudar. Eu quero ser o mais generalista possível e resolver a maior parte dos problemas que me aparecerem.

Mas mesmo assim Gunner, obrigado pela sua presença no tópico. Fica a vontade pra postar assuntos sobre GO também. E quem sabe um dia nós não trabalhemos juntos?

Abraços o/

Granado is offline  
Gunner
Doctor
 

07-07-09, 18:13 #17
Vc pode ser geral e ginecologista...tenho um staff que fez isso! ele opera de tudo, inclusive cirurgia ginecologica com muita destreza!

Gunner is offline  
Granado
Trooper
 

07-07-09, 19:22 #18
É eu to ligado que pode, só que vai levar muito tempo. Eu penso em fazer uma sub sim, mas daqui até lá tem chão ainda. Eu tenho medo de não sair muito bom da faculdade e precisar fazer clinica médica x.x

É sério, eu tenho medo de não ser um bom médico...

Granado is offline  
Gunner
Doctor
 

08-07-09, 09:13 #19
Cara, aí sim vc perde um tempo enorme! A experiência vem com o tempo e com estudos.
Não é nada objetivo vc se meter a fazer clinica e depois cirurgia.

Gunner is offline  
Granado
Trooper
 

08-07-09, 10:31 #20
É tem razão Gunner. Agora nas férias eu não consigo estudar. Já tentei, não consigo.

Bom, como já deu pra notar eu to postando assuntos alternadamente: um de ginecologia e um de obstetrícia. O último foi de obstetrícia. Se alguém quiser pode escolher um assunto sobre ginecologia pra gente comentar aqui.

Abraços.

Granado is offline  
Gunner
Doctor
 

08-07-09, 15:17 #21
Já que está mais disposto do que eu..fale sobre endometriose.
Uma patologia comum e extremamente problemática, de difícil controle.

Gunner is offline  
Danna
Trooper
 

08-07-09, 15:25 #22
Eu tenho uma dúvida sobre anti. Já ouvi falar que fumante que usa anti por muito tempo tem avc...ai as vezesssss eu gosto de fumar um arguilhezinho [aquele fumo arabe,sabe?] só que aquilo é o mesmo que fumar uns 100 cigarros de uma vez, pq vc fica fumando maior tempão, pq é gostosinho, cheirosinho e tal.Será que é perigoso dar algum problema??Eu uso faz dois meses só, e é mega fraquinho , é o alestra 20 [acho que é um dos mais fraquinhos, pelo menos foi o que meu gineco falou]

Danna is offline  
Granado
Trooper
 

08-07-09, 18:31 #23
Bom, infelizmente eu tive que devolver os livros hoje na faculdade. Eu vou viajar sábado, então vou ficar um tempo sem poder postar nada. Bom, mesmo assim eu vou procurar material sobre endometriose na internet amanhã pra não viajar sem por nada. Quando eu voltar eu complemento o assunto com o livro do lado.

Danna, eu primeiro preciso saber sua idade, quantos cigarros você fuma por dia e o tipo de ACO que você usa (se é combinação de estrôgenios e progestágenos e a dosagem). A idade você pode me mandar por PM se não se sentir confortável postando aqui.

Mas no geral: tabagismo aumenta e MUITO o risco de doenças cardiovasculares e ACOs também aumentam embora menos em pequenas dosagens. Espero que isso não esteja associado a sedentarismo e maus hábitos alimentares senão você vira uma bomba-relógio ambulante. Minha recomendação pra você é não fumar

Abraços.

Granado is offline  
Granado
Trooper
 

09-07-09, 15:19 #24
Não estou mais com o livro de ginecologia, mas achei o assunto no livro de fisiopatologia (que é meu mesmo). Antes de viajar:


ENDOMETRIOSE


 




A endometriose é uma condição em que há presença de tecido endometrial fora do útero (endométrio ectópico). Os locais são diversos: ovários, ligamento largo, fundo-de-saco (fórnice) posterior, pelve, vulva, vagina, períneo e peritônio (isso inclui a serosa dos intestinos e o espaço reto-uterino). Muita raramente em outros locais como narinas, umbigo, pulmões e outros. Não há uma causa aparente para endometriose e ela tem aumentado muito nos países ocidentais, principalmente os desenvolvidos, dos últimas 40 anos pra cá.




 


Principais locais da endometriose.



Cerca de 10 a 15% das mulheres na pré-menopausa apresentam algum grau de endometriose. Em mulheres inférteis a incidência vai de 25 a 40% e em menores de 20 anos com dor pélvica crônica (de 45 a 70%). Quantos mais a mulher demora a engravidar, mais chances ela tem de ter endometriose.

Os fatores de risco são: menarca precoce, ciclo menstrual curto (>27 dias), duração maior da menstruação (>7 dias num normal de 5) ou fluxo intenso, maior dor menstrual e parentes de primeiro grau com endometriose.

Existem várias teorias tentando explicar o porquê da endometriose. A mais aceita é a de que, durante a menstruação, o sangue contento fragmentos de endométrio reflua pra cima através das tubas uterinas tendo acesso à cavidade peritoneal. Esse refluxo se chama menstruação retrógrada, é muito comum e a maioria das mulheres têm, porém, não se sabe explicar o motivo exato para as células endometriais se implantarem, crescerem e se desenvolverem em algumas mulheres e não em outras.



 


Endometriose peritoneal. Aspecto de borra de café.



Existem outras teorias, umas especulam que células imaturas inativas persistentes na vida adulta sofram metaplasia (diferenciação), outras dizem que o tecido endometrial ganha o leito vascular ou linfático e se dissemina como se fosse metástase e outras dizem que a imunidade celular alterada e fatores genéticos contribuem para desenvolvimento da endometriose.

Tecido endometrial no óvario pode formar cistos (endometrioma) cheios de sangue antigo com aspecto de chocolate. A ruptura desses cistos causa aderências e peritonite. Em outros lugares da pelve o tecido assume forma de pequenas lesões hemorrágicas de cor negra, azulada ou vermelha e límpidas ou opacas. A diferença de aspecto depende muito da fase do ciclo menstrual em que a mulher se encontra. O detalhe é que esses tecidos ectópicos respondem aos hormônios igual ao endométrio normal se tornando proliferativos, secretórios e descamando e sangrando no final do ciclo. O sangramento provoca dor pélvica e aderências (bridas) e o desenvolvimento extenso de tecido fibrótico que causa obstrução intestinal.


 
 

Endometrioma ovariano. A cor roxa demonstra acúmulo de sangue antigo.


O diagnóstico da endometriose pode ser difícil porque além de mimetizar outros distúrbios pélvicos, nem sempre a gravidade dos sintomas reflete a extensão da doença. A tríade clássica que sugere fortemente o diagnóstico de endometriose é: dismenorréia (fluxo menstrual alterado), dispareunia (dor durante relação sexual) e infertilidade.O diagnóstico definitivo se faz por laparoscopia, que já foi muito comentado, é minimamente invasivo e permite visualização de todo assoalho pélvico.

O tratamento objetivo controle dos incômodos principalmente a dor e também restituição da fertilidade, por isso é dividido em três categorias: alívio da dor, supressão endometrial e cirurgia. Em mulheres jovens solteiras o tratamento é observação e analgesia à base de antiprostaglandina (ou seja, antiinflamatórios não-esteróires ou AINEs). Pode-se usar também tratamendo hormonal para induzir à amenorréia, fica sob conta da adminstração de progesterona, ACOs ou análogos do GnRH (hormônio liberador das gonadotrofinas) que inibem as gonadotrofinas pituitárias e suprimem a ovulação.



 


Endometriose visto por laparoscopia. Diagnóstico-terapia.



A cirurgia é a terapia definitiva. Antigamente usava-se a laparoscopia apenas para tratamento de endometriose leve, sem aderências significativas e para o tratamento mais extenso se recorria à laparotomia. Com o avanço da medicina, desenvolvel-se o laser a base de de dióxido de carbono, o tratamento pode ser feito pela laparoscopia. As vantagens da cirurgia a laser são: melhor hemostasia, maior precisão na vaporização de lesões, menor dano ao tecido circundante e melhor acesso a áreas que não são bem visualizadas e difíceis de serem alcançadas pelo cautério. Infelizmente o laser é um instrumento caro e precisa de pessoal especializado então deve ter em poucos lugares no Brasil e deve ser difícil acesso.



 


Laparoscopia. Diagnóstico-terapia.



O tratamento alivia, mas não cura e a recorrência não é incomum, independente do tratamento.


Concluindo: a endometriose é um problema relativamente comum em nosso meio, relativamente difícil de diagnosticar que causa principalmente dor no baixo ventre e pelve, dor durante o sexo e infertilidade. As dores ocorrem principalmente durante a menstruação. Às mulheres da DS: podem tirar dúvidas com seus ginecologistas sobre endometriose, mas eu diria que não é um problema para se preocupar caso vocês não tenham muita dor, que é o que realmente incomoda.



Referências

Fisiopatologia. Porth, Carol M. 6ª Edição. Editora Guanabara Koogan
Imagens: Google Search Imagens

Sugestão de leitura: http://www.gineco.com.br/endometr.htm

Mais uma vez pessoal, espero que gostem do assunto.

Granado is offline  
Danna
Trooper
 

10-07-09, 12:56 #25
Eu não fumo, não gosto do cheiro do cigarro hehehe, eu as vezes fumo arguilhe é um tipo de fumo arabe [que é cheirosinho e tem todo um equipamento]muito comum aqui no oeste do parana..eu tenho 21 ^^, é que assim, não é algo comum, é algo que eu faço umas 4 vezes ao ano só, mas mesmo assim eu fico gelando né hehehehe...a dosagem eu não lembro, mas assim que eu pegar eu ti mando

*edit: Granado, tem como vc falar de Sindrome dos Ovarios Policisticos???Minha prima tem isso, ela teve uma menarca precoce, será que tem alguma relação???


Last edited by Danna; 10-07-09 at 13:04..
Danna is offline  
Gunner
Doctor
 

10-07-09, 20:18 #26
Muito bom Granado!
Muito legal o modelo de suas postagens, bem ilustrado!

Continue!

Gunner is offline  
Granado
Trooper
 

10-07-09, 20:30 #27
Tem relação sim Danna. SOPC altera bastante o perfil hormonal. Eu não entendo muito sobre o assunto e to sem o livro de ginecologia aqui do lado. Fora que vou viajar amanhã de manhã. Quando eu voltar eu corro atrás de alguma coisa e posto aqui. Até breve o/

Granado is offline  
Granado
Trooper
 

15-08-09, 02:11 #28
Desculpem ficar tanto tempo sem postar. Depois que cheguei de viagem as aulas começaram logo e o período tá apertado: é posto de saúde, ambulatório, laboratório, aula atrás de aula... tá curto o tempo e eu to usando a madrugada pra isso. Eu não tenho um só dia pra dormir até um pouco mais tarde e apesar de estar no começo do periodo eu ando meio cansado. Mas prometo que vou dar continuidade ao tópico sempre que tiver tempo.

A pedidos da minha amiga Danna:



SINDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO (SOPC)


 




A síndrome dos ovários policísticos é uma endocrinopatia (doença do sistema endócrino) sendo ela a mais comum entre as mulheres causando excesso de androgênios circulantes e consequentemente a virilização (caracteres masculinos) na mulher. A surpresa: o ovário se apresenta cheio de cistos. Assunto chato: muito texto, pouca imagem.


 

Cistos


Nós chamamos de hiperandrogenismo um estado que resulta da produção excessiva de androgênios (testosterona, androstenediona, etc). É importante comentar o hirsutismo, que é a manifestação mais frequente de excesso de androgênios em mulheres. O hisurtismo é o crescimento excessivo de pêlos terminais semelhante ao masculino. Em outras palavras: costeletas, bigode, barba, cabelo no peito, na face interna da coxa e nas nádegas. E como nos homens são pêlos rígidos, grosseiros e pigmentados. Infelizmente a ação excessiva de androgênios leva à calvície temporal (as famosas entradas).

Não se deve confundir hisurtismo com hipertricose, que é o crescimento de pêlos não dependentes de androgênios em áreas não-sexuais. É um distúrbio congênito autossômico dominante ou seja, não tem nada a ver com androgênio nem com SOPC, mas é importante diferenciar.

Bom, no passado o diagnóstico de SOPC era baseado na tríade hisurtismo, amenorréia e obesidade. Porém, a SOPC é uma síndrome de caráter heterogêneo e etiologia multifatorial. Existem critérios diagnósticos:

Os maiores são: anovulação crônica, hiperandrogenemia (altas taxas de androgênios circulantes), sinais clínicos de hiperandrogenismo (hisurtismo e calvície são os principais) e exclusão de outras etiologias.
Os menores são: resistência à insulina, início de hisurtismo e obesidade no período perimenarca (peri = perto, menarca = primeira menstruação), elevada razão LH-FSH (os hormônios gonadotróficos, eu explico melhor sobre eles uma outra hora) e anovulação intermitente associada a hiperandrogenemia.

Devem ser excluídos: neoplasias ovarianas e supra-reanis, doenças hipofisárias ou hiperplasia supra-renal congênita (HSRC).

O interessante é o perfil genético das manifestações. Por exemplo, as norte-americanas com SOPC tiveram apresentação de hisurtismo em 70% delas. Em pacientes japonesas apenas 10~20%. Ainda citamos disfunções menstruais que varia de oligomenorréia (pouca menstruação) à amenorréia (nenhuma menstruação). Outra indicação pra SOPC é acne grave na adolescência (o Linx entende mais sobre acne).


 

Acne


Obesidade em 50% das pacientes e a gordura corporal tem deposição centrípeta (obesidade andróide, ou seja, abdome principalmente e lateral do tórax) que predispõe a diabetes melitos (DM) e doenças cardiovasculares. Resistência à insulina e hiperinsulinemia são comuns, com risco maior de desenvolvimento de DM tipo 2. Aumento do colesterol total (principalmente LDL) e triglicerídios e baixo HDL.


 

Obesidade


Mulheres com SOPC costumam ter de 2 a 5x o tamanho normal. A superfície do ovário, se cortada, mostra a cortical (região + externa) branca, espessa, com múltiplos cistos que possuem menos de 1cm de diametro normalmente.

O ovário é, na SOPC, o fornecedor mais regular de androgênios. Ocorre uma desregulação na enzima CYP17 que forma os androgênios nas supra-renais e nos ovários. Altas concentrações desses androgênios nos ovários inibem a maturação folicular (consequentemente a ovulação) resultando numa formação de células granulosas inativas com atividade mínima da enzima aromatase, que converte androgênios em estrogênios.

A resistência periférica à insulina está relacionada à obesidade. Reduzindo a obesidade mata 2 coelhos com 1 cajadada só: diminui os androgênios e estabiliza a resistência periférica à insulina.

A ultrassonografia é o método mais útil pra detecção precoce de ovaríos policísticos possibilitando um acompanhamento mais eficaz.


 

Ultra-sonografia


O tratamendo é complicado. Bom, ele depende dos objetivos da paciente. Se elas necessitam de contracepção, é um. Se querem ovular, é outro. Se querem reduzir o hisurtismo... bom assim por diante.

Primeiro, o principal é redução de peso nas obesas, por reduzir os níveis de insulina (isso tem o propósito de não causar insuficiência pancreática endócrina e evoluir a DM tipo 2 insulino-resistente pra uma DM tipo 1 insulino-dependente) e de androgênios, restaurando até a ovulação e fertilidade em mais de 75% das mulheres que perdem apenas 5 a 7% do peso em 6 meses.

Os ACO (anticoncepcionais orais) diminuem a produção supra-renal e ovariana de androgênios e reduzem o hisurtismo em quase 2/3 das pacientes.

Existem outras drogas que podem ser usadas, mas são muitas, a farmacologia delas é complexa e difícil de entender, são 1:30 da manhã eu to com sono eu vou pro hospital amanhã 7 horas da manhã, e como o objetivo não é despejar 500 tipos de remédios pra tratar SOPC, eu vou me ater aos principais.

O acetato de medroxiprogesterona (progesterona sintética) diminui a produção do GnRH (hormonio liberador de gonadotrofinas) no eixo hipotálamo-hipófise reduzindo os níveis de testosterona e estrogênio. O hisurtismo diminui em até 95%, porém os efeitos colaterais são muitos: amenorréia, dor de cabeça, retenção de líquido, ganho de peso (desvantagem principal), disfunção hepática e depressão.

Os agonistas do GnRH servem apenas como adjuvantes pois eles suprimem também os estrogênios.

Os glicocorticóides são usados por inibir enzimas que agem na síntese de testosterona, mas possuem muitos efeitos colaterais sendo o pior deles obesidade.

Agora o melhor: cirurgia. Tem dois tipos: ressecção ovariana em cunha e eletrocauterização laparoscópica.

A ressecção em cunha ovariana bilateral pode aumentar a taxa de gravidez em até 85%, embora não aja muito sobre o hisurtismo (redução dos pelos em até 16%). Porém, a taxa de gravidez pode diminuir por formação de aderências periovarianas. É importante dizer que a redução dos níveis de androstenediona é transitória e a de testosterona é mínima e prolongada. (Não achei imagens do procedimento, Gunner me ajuda com essa ^^)

A eletrocauterização laparoscópica consiste em queimar parte do ovário com eletrocautério. A taxa de gravidez é maior porque deixa poucas aderências.


 

Laparoscopia


Hipoglicemiantes orais sensibilizadores à insulina ajudam à aumentar as taxas de ovulação e gravidez (metformina por exemplo) por diminuir a taxa de glicose no sangue.

Bom, em síntese é isso. SOPC é um assunto complexo e não é muito bom de se estudar. O tratamento é difícil, mesmo cirurgias não resolvem muito bem. Eu queria poder fazer com mais qualidade esse artigo mas eu ando muito ocupado e to fazendo de madrugada em véspera de plantão e vou dormir pouco essa noite, então me desculpem se o artigo estiver de má qualidade.

Referência:

Novak Tratado de Ginecologia. Jonathan S. Berek. 13³ edição.
Imagens: google search imagens.

Granado is offline  
Danna
Trooper
 

15-08-09, 15:27 #29
Ah obrigada Granado,certas coisas eu não tinha ideia mesmo.Por exemplo, o crescimento excessivo de pêlos [minha prima é completamente "despelada", como a genti brinca]. Vc tbm é bem doido, não precisava ter feito o artigo, principalmente pq tinha q fazer plantao [*.*] no outro dia. Ficou bom sim ^^

Danna is offline  
Granado
Trooper
 

15-08-09, 22:52 #30
Ufa. O plantão foi muito puxado mas já to acostumado.

Danna, médicos são doidos. Se acostuma que você vai ficar também. Cada um pira de um jeito diferente em momentos diferentes. Eu por exemplo agora dei pra ficar fazendo estória em quadrinhos com bonecos-palito e o tema dos desenhos tem sempre a ver com a aula que eu acabei de ter. E do nada isso.

Eu fiz o artigo por 3 motivos:

1) Eu to consultando no ambulatório de ginecologia na faculdade.
2) Peguei o livro de gineco pra estudar esse fim de semana. Eu estudei sobre vulvovaginites e doença inflamatória pélvica quando o plantão acalmava. Aí aproveitei pra fazer o artigo.
3) Por você precisava ter feito sim. ^^

Ainda mais pela sede de conhecimento que você tem. Você vai longe na medicina.

Hisurtismo não dá em todas as mulheres com SOPC. Muitas das vezes é assintomática. Medicina: nem nunca nem sempre. Bom é isso aí

Granado is offline  
Granado
Trooper
 

15-08-09, 22:53 #31
PS: eu não to consultando sozinho. Faz parte da grade curricular da faculdade acompanhar especialistas no ambulatório e quem faz a consulta são os acadêmicos.

Granado is offline  
Danna
Trooper
 

17-08-09, 08:01 #32
^^ obrigada Granado.Em que semestre vc está?Na minha faculdade tbm é assim, se não me engano eu tenho dois anos de GO, no 4 e no 5, e ainda tem mais internato de GO. Hehehe sempre é mais gostoso estudar o que gostamos né??Eu adoro anato, agora histo não é tão bacaninha assim, isso de microscopio sei la, pra mim é muito parado.

Nem sempre, nem nunca, podeixar haushsauash

Danna is offline  
Granado
Trooper
 

17-08-09, 20:15 #33
Eu to no quinto período. Olha só eu pareço com você nesse sentido. Nunca gostei de histologia/patologia. Agora sou apaixonado por anatomia. Eu sempre apanhei pras lâminas. Apesar de ter tirado 10 em uma prova ou outra, no geral eu me arrebento, tanto que já cheguei a tirar 0 numa prática de histo.

Granado is offline  
Danna
Trooper
 

19-08-09, 21:15 #34
^^
Amanha [FINALMENTEEEEEEEEE] vou pra PG, depois de quase um mês de ferias suinas, as aulas irão voltar [yeeeeeeeeeeeee], lá eu to sem net, sem pc, sem nada,moro em 27 m² com mais uma garota ainda.Então vou ficar um tempo sem entrar aqui, espero que quando voltar isso aqui esteja cheio de post pra eu comentar ;DDDDD]


=* té granado

Danna is offline  
Granado
Trooper
 

19-08-09, 22:44 #35
Até e boas aulas! Volta com novidades ae viu!

Granado is offline  
Danna
Trooper
 

26-08-09, 10:06 #36
Novidade:

dei um ponto hj *.* num cadaver muito velhooo mas foi mara hausahusahsa
estamos em torax ainda, somos uns bebes, eu tenho uns 5 profes de anato, cada dia um dá aula sabe, e somos divididos em 4 turmas de 10 alunos,ai cada turma tem aula sobre a mesma coisa com profes diferentes sabe é bem legal, as vezes tem seus pontos negativos, mas em geral é legal.Eu gosto mais do prof que é orto Luis Penteado, e do coordenador Busato, o penteado sempre nos leva lá nos cadaveres e tal, eu adoroo isso de aula mais pratica que teorica, estamos na parte muscular de torax, ele explicou um ponto sobre materias e tal ADOREI

agora tenho que fazer um big trabalho sobre h1n1 pra integradora ¬¬

Danna is offline  
Granado
Trooper
 

26-08-09, 15:32 #37
Dar ponto é muito bom, chega a viciar. Só que com o tempo você começa a enjoar, aí você aprimora sua técnica e volta a querer mais denovo. Hehehe é assim que funciona, ainda mais quando você aprende a dar pontos diferentes.

Nossa turma só tinha 1 professor de anatomia pra + ou - 60 alunos. Tinha que dividir o horário. Só no terceiro período que tivemos dois professores de anatomia. No quarto período nem tinha professor pra dar anatomia então ficamos sem anatomia no quarto -_-'

Outra diferença: nós estudamos por sistema, diferente de você que estuda por topografia. Tipo, nós damos: ossos, músculos, digestório, cardiovascular, respiratório, nervoso, etc...

Granado is offline  
Granado
Trooper
 

13-09-10, 17:28 #38
Olá pessoal. Fiquei muito tempo sem postar e meu tópico praticamente ficou morto. Eu ando muito sem tempo, o curso tá corrido e eu to estudando outros assuntos agora. Como to na minha zona verde, vou colocar um tópico sobre Obstetrícia já que os dois últimos (há mais de 1 ano) foram sobre ginecologia..


MODIFICAÇÕES NO ORGANISMO MATERNO


Por que eu escolhi esse tema? Gravidez a princípio, não é um estado patológico, mesmo assim causa diversas alterações na mulher, muitas tão discretas que apenas um olho clínico bem treinado consegue perceber. As mudanças não são apenas os tão esperados vômitos e náuseas no primeiro trimestre e nem o abaulamento do abdome no segundo. Algumas mudanças são importantes serem comentadas e que depois de lerem, vão fazer vocês pensarem "Nossa, é mesmo! Nunca tinha reparado!".

As alterações são de ordem fisiológica e ocorrem devido a fatores hormonais e mecânicos e podem ser classificadas em sistêmicas e dos órgãos genitais. Lembrem-se que apesar das alterações serem fisiológias, muitas causam incômodo na gestante.


Postura e deambulação

O aumento do volume do útero e do seu peso, faz com que ele se expanda além da pelve para a cavidade abdominal, se apoiando na parede. As mamas também, causando peso sobre o tórax da gestante deslocando para frente o centro de gravidade. Com esse excesso de peso pendendo para frente, a gestante joga o peso do corpo pra trás pra compensar e isso causa acentuação da cifose torácica e da lordose lombar


 


Uploaded with ImageShack.us

Importante também, a gestante tende a aumentar a base de sustentação distanciando os pés um do outro e jogando o corpo pra trás no segmento torácico. Tende a andar em passos mais curtos, que lembra o andar dos gansos, chamada de marcha anserina.
 


Uploaded with ImageShack.us

Metabolismo

O organismo da gestante necessita suprir a demanda metabólica tanto de seu corpo quando a do concepto em rápido desenvolvimento. Para isso há modificações no metabolismo energético e acumulo de gordura.

A deposição de gordura ocorre primordialmente na primeira metada da gestação e corresponde em média ao acrescimo de 4kg no peso da gestante, sendo o ganho total de 13kg. Nessa fase, as alterações no metabolismo basal da grávida são muito pequenas.

Em estado mais avançado, as alterações são bem maiores, com aumento da liberação de energia de cerca de 400kcal acima da taxa metabólica basal. Nos últimos meses ocorrer aumento da resistência periférica a insulina na ordem de 40-50% pelo final do terceiro trimestre (isso pode explicar o diabetes gestacional). Há também um hormônio diabetogênico chamado hPL (lactogênio placentário humano) que se encontra aumentado nessa fase, que serve para deslocar lipídio na forma de ácidos graxos livres para ser usado como energia pela gestante, visando poupar glicose para o feto.

O metabolismo de glicose muda por conta disso, e se a gestante se restringe na alimentação, o concepto não está nem aí e continua extraindo a MESMA quantidade de nutrientes da mãe quando no período da alimentação. Isso se chama de parasitismo verdadeiro.

Há diminuição do consumo materno de glicose, regulado pelo aumento da liberação de hormônios placentários (como o hPL), estrogênio e cortisol para poupar para o feto.

O metabolismo lipído aumenta, as proteínas variam, umas aumentam e outras diminuem. A diminuição ocorre mais pela diluição do sangue.

Sistema Cardiovascular

Ocorre aumento da frequência cardíaca, iniciando a partir da quarta semana chegando a aumentar 20% do valor normal, o volume sanguíneo começa a aumentar a partir da sexta semana e atinge um pico aproximado de 45-50%, levando a diminuição da hemoglobina e do hematócrito. O débito cardíaco aumenta em 30-50% e a pressão arterial sistólica diminui de 5-10mmHg e a diastólica de 10-15.

Sistema Urinário

80% das mulheres grávidas tem dilatação dos ureteres e pelve renal com diminuição no peristaltismo da musculatura lisa dos mesmos devido a ação da progesterona. É mais evidente do lado direito devido à a dextrorrotação que normalmente apresenta o útero. A diminuição do fluxo de urina explica a maior predisposição das grávidas para infecções urinárias.


 


Uploaded with ImageShack.us


O fluxo sanguíneo para os rins aumenta de 25-50% e a taxa de filtração glomerular de 30-50%. Ocorre proteinúria (proteína na urina) normal até 300mg/dia.

Sistema Respiratório

A vasodilatação que ocorre durante a gravidez leva a hiperemia e edema da mucosa das vias aéreas superiores predispondo a episódios de congestão nasal (nariz entupido) e epistaxe (sangramento nasal proveniente da própria mucosa nasal, diferindo da hempotise que é proveniente das vias aéreas inferiores e geralmente sai pela boca).

Ocorrem alterações na parede torácica e no diafragma. Os ligamentos das costelas sofrem relaxamento aumentando o ângulo subcostal de 70º para 100º. Essa ângulo é formado pelas últimas costelas (direita e esquerda) e pelo apêndice xifóide (parte mais baixa do osso esterno). Dá pra ver pela imagem abaixo que ele tem cerca de 70º mesmo. Em indivíduos brevilíneos esse ângulo também é maior.


 


Uploaded with ImageShack.us

Os diâmetros anteroposterior (de frente pra trás) e e transverso (de um lado para outro) aumentam cerca de 2cm cada um resultando de 5-7cm de expansão total da circunferência torácica. O diafragma aumenta cerca de 4cm da sua posição normal por causa do deslocamento causado pelo útero, mas não altera sua função. Contudo a complacência da parede torácica diminui, aumentando o trabalho respiratório.

Sistema Digestivo

O óbvio e que todo mundo conhece, presente em até 90% das grávidas no primeiro trimestre: náuseas e vômitos acompanhada de anorexia (perda do apetite, não confundir com a doença anorexia nervosa). Existem aquelas que tem melhora no apetite com desejos por certos alimentos.

A gengivite é comum. Há redução da secreção gástrica de ácido, diminuindo o índice de úlcera péptica e ocorrendo remissão das preexistentes. Como toda musculatura lisa do corpo, o trato gastrointestinal está atônico (sem tônus, com peristaltismo reduzido) por causa dos hormônios. Isso explica a pirose (azia) e os vômitos que são decorrentes de uma combinação do relaxamento do esfíncter do esôfago e aumento da pressão abdominal pela presença do útero gravídico.

Pele e fâneros (pêlos)

50% das mulheres apresentam estrias no abdome durante o último trimestre, algumas vezes presentes nos seios (estrias gravídicas, também chamadas de víbices). São inicialmente vermelhas e tornam-se brancas ou nacaradas, e persistem após o parto (isso obviamente incomoda as mulheres).


 


Uploaded with ImageShack.us
Se alguém não sabia como eram estrias nacaradas, elas são assim. É como um meio termo entre rosa e lilás.


Há aumento da pigmentação da linha alba, que é uma linha que passa bem no meio do abdome inferior e passa a se chamar linha nigra.


 


Uploaded with ImageShack.us
Linha Nigra


Há hiperpigmentação da vulva (permanece pelo resto da vida), das aréolas mamárias e da face (cloasma). O cloasma (melasma ou máscara gravídica) tem componente hormonal e está relacionado à exposição ao sol e tende a desaparecer depois do parto.


 


Uploaded with ImageShack.us
Cloasma Gravídico

[nsfw - pepeca][SPOILER]

 


Uploaded with ImageShack.us
Hiperpigmentação da Vulva


Podem haver telangiectasias (dilatação de pequenos vasos superficiais) acometendo diversas regiões do corpo (chamamos de varizes quando acometem as pernas).


 


Uploaded with ImageShack.us
Telangiectasias


Ocorre hipertricose fisiológica durante a prenhez como pêlos na face e crescimento mais acentuado dos cabelos (sinal de Halban). As unhas podem ficar quebradiças, surgir eritema (vermelhidão) palmar e hipertrofia (aumento do tamanho e funcionalidade) das glândulas sudoríparas e sebáceas.

Há ainda nas mamas o sinal de Hunter (aparecimento de uma aréola secundária que permanece depois da gravidez), a rede de Haller que é aumento da circulação venosa, que aparece sob a pele transparente das mamas e os tubérculos de Montgomery, que é a hipertrofia das glândulas sebáceas e sudoríparas das aréolas com função de proteção contra as famosas rachaduras através de uma camada hidrolipídica.


 


Uploaded with ImageShack.us
Rede de Haller


REFERÊNCIAS



Obstetrícia Fundamental. Rezende, Jorge & Montenegro, Carlos AB. 10ª Edição. Editora Guanabara Koogan

Imagens: Google Search Imagens



Bom pessoal, o mais importante das mudanças no corpo da mulher é isso. Já dá pra fazer um diagnóstico de gravidez, embora hajam outras alterações ainda como do humor. Espero que tenham gostado do artigo. O tema do próximo artigo deixo para ser escolhido pelos nossos leitores da área da saúde.

Desculpem mas eu não consegui achar nenhuma imagem que prestasse mostrando o sinal de Halban, o sinal de Hunter e os tubérculos de Montgomery. Sabem como é: google imagens é uma merda.

Grandes abraços.


Granado.


Last edited by Jeep; 14-09-10 at 13:34..
Granado is offline  
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
14-09-10, 11:26 #39
Putz.. eu tava no hospital semana passada (to tendo aula de prática cirurgica, ai a gente vai pro hospital observar as cirurgias).. eu cai em uma cirurgia pra retirada de um mioma.. putz.. nunca imaginei que crescia tanto.. era o tamanho de uma bola pequena de futsal..

me impressionou pra caramba.. e certeza que deve achar uns bem maiores

Many Kalaveraa is offline  
Granado
Trooper
 

14-09-10, 11:40 #40
Quote:
Postado por Many Kalaveraa Mostrar Post
Putz.. eu tava no hospital semana passada (to tendo aula de prática cirurgica, ai a gente vai pro hospital observar as cirurgias).. eu cai em uma cirurgia pra retirada de um mioma.. putz.. nunca imaginei que crescia tanto.. era o tamanho de uma bola pequena de futsal..

me impressionou pra caramba.. e certeza que deve achar uns bem maiores

A literatura fala de um mioma que chegou a pesar mais de 10kg. Eu li sobre isso no Novak de ginecologia. Se você tiver oportunidade de pegar ele dê uma lida. É um livro excelente. Abraços.

Granado is offline  
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
14-09-10, 13:35 #41
otimo post, so coloquei um spoiler no trecho gunbound da coisa

Jeep is offline  
dript
Trooper
 

Gamertag: Driptx Steam ID: driptt
14-09-10, 23:51 #42
poha vou estudar pela DS \o/

dript is offline  
marconds
PHD em Dota 2
 

15-09-10, 10:36 #43
bah, como que não vi esse tópico antes.
MUITO bom. Parabéns, cara. Por favor, continue com o show

marconds is offline  
Granado
Trooper
 

16-09-10, 18:43 #44
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
otimo post, so coloquei um spoiler no trecho gunbound da coisa
Eu imaginei que fossem fazer algo do tipo. Obrigado pela atenção Jeep. Eu pensei em fazer isso mas não sabia que dava pra por imagem como spoiler.

O próximo tema eu deixo a critério do pessoal escolher. Quando eu tiver com tempo livre eu posto.


Abraços.

Granado is offline  
Bombastic
The Alpha Male
 

16-09-10, 23:07 #45
posta ae sobre homonios pra esse povo ficar esperto e aprender

Bombastic is offline  
 


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 16:37.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.