Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
NewKa
Trooper
 

Post Discurso do lançamento do marco regulatório do pré-sal

02-09-09, 02:45 #1
Achei engraçado ninguém ter comentado nada sobre isso aqui...
Tou postando o discurso pq achei mto bom. Um pouco inspirador para uma volta do nacionalismo, do self-esteem que o brasileiro, em geral, não tem.

Enquanto a mídia do PIG procura qquer coisa pra criticar, como por exemplo, falar que as regras estatizantes do marco assustam o mercado, esquece certos detalhes, como por exemplo o modelo de concessão atual, no qual o brasil ganha pouco com o próprio petróleo.

O pré-sal pra mim ainda é somente uma promessa.. Não sabemos como vai estar daqui a muito tempo.. Mas é uma promessa sólida.
O que é nosso, tem que ser explorado por nós, com nossa tecnologia. E o povo brasileiro que tem que ser beneficiado desse bem.

sem mais bobagem, segue o discurso:

Minha querida companheira Marisa Letícia,
Excelentíssimo senhor presidente do Senado, José Sarney,
Excelentíssimo presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer,
Ministra Dilma Roussef, ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República; ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, em nome dos quais cumprimento todos os ministros aqui presentes,
Quero cumprimentar todos os governadores que vieram ao lançamento do pré-sal,
Quero cumprimentar as autoridades dos Superiores Tribunais aqui de Brasília,
Quero cumprimentar os nossos amigos senadores e deputados que estão presentes,
Quero cumprimentar os membros do corpo diplomático,
Quero cumprimentar os prefeitos aqui presentes,
Em nome dos empresários eu gostaria de cumprimentar o nosso companheiro José Sérgio Gabrielli, presidente da nossa gloriosa Petrobras,
E o Luciano Coutinho, presidente do BNDES,

Minhas amigas e meus amigos,

Hoje é um dia histórico.

O governo está enviando ao Congresso Nacional sua proposta do marco regulatório para a exploração de petróleo e gás no chamado pré-sal.

Estou seguro de que, nos próximos meses, os deputados e senadores, recolhendo também as contribuições de governadores e prefeitos, aperfeiçoarão as propostas do governo, trabalhando com responsabilidade, espírito público, compromisso com o país e, sobretudo, muita visão de futuro.

Estou seguro também de que o povo brasileiro entrará de corpo e alma nesse debate tão importante para o destino do Brasil e para o futuro dos nossos filhos.





NewKa is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

02-09-09, 02:45 #2
Porque esse não é um assunto apenas para os iniciados e especialistas. Nem é tampouco um tema que deva ficar restrito somente ao parlamento. Ao contrário, ele interessa a todos e depende de todos.

Por isso mesmo, quero convocar cada brasileiro e cada brasileira a participar desse grande debate. Trabalhadores, donas de casa,
lavradores, empresários, intelectuais, cientistas, estudantes, servidores públicos, todos podem e devem contribuir para que tomemos as melhores decisões.

Minhas amigas e meus amigos,

O chamado pré-sal contém jazidas gigantescas de petróleo e gás, situadas entre cinco e sete mil metros abaixo do nível do mar, sob uma camada de sal que, em certas áreas, alcança mais de 2 mil metros de espessura.

Não se pode ainda dizer, com certeza, quantos bilhões de barris o pré-sal acrescentará às reservas brasileiras. Mas já se pode dizer, com toda segurança, que ele colocará o Brasil entre os países com maiores reservas de petróleo do mundo.

Trata-se de uma das maiores descobertas de petróleo de todos os tempos. E em condições extremamente importantes: as reservas encontram-se num país de grandes dimensões, de grande população e de abundantes recursos naturais. Um país que conta com um regime político estável e instituições democráticas em pleno funcionamento. Um país pacífico que faz questão de viver em paz com seus vizinhos. Um país que possui uma economia sofisticada, com um parque industrial diversificado, uma agropecuária de ponta e um setor de serviços moderno. Um país que, tendo dado passos importantes na superação das desigualdades sociais, encontrou seu caminho e está maduro para dar um salto no desenvolvimento.

Como já disse em outra oportunidade, o pré-sal é uma dádiva de Deus. Sua riqueza, bem explorada e bem administrada, pode impulsionar grandes transformações no Brasil, consolidando a mudança de patamar de nossa economia e a melhoria das condições de vida de nosso povo.

Mas o pré-sal também apresenta perigos e desafios. Se não tomarmos as decisões acertadas, aquilo que é um bilhete premiado pode transformar-se em fonte de enormes problemas. países pobres que descobriram muito petróleo, mas não resolveram bem essa questão, continuaram pobres.

Outros caíram na tentação do dinheiro fácil e rápido. Passaram a exportar a toque de caixa todo o óleo que podiam e foram inundados por moedas estrangeiras. Resultado: quebraram suas indústrias e desorganizaram suas economias. E, assim, o que era uma dádiva transformou-se numa verdadeira maldição.

Para evitar esse risco, desde o primeiro instante, determinei à comissão de ministros que preparou o marco regulatório do pré-sal que trabalhasse em cima de três diretrizes básicas.

Primeira: o petróleo e o gás pertencem ao povo e ao Estado, ou seja, a todo o povo brasileiro. E o modelo de exploração a ser adotado, num quadro de baixo risco exploratório e de grandes quantidades de petróleo, tem de assegurar que a maior parte da renda gerada permaneça nas mãos do povo brasileiro.

NewKa is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

02-09-09, 02:46 #3
A segunda diretriz é de que o Brasil não quer e não vai se transformar num mero exportador de óleo cru. Ao contrário, vamos agregar valor ao petróleo aqui dentro, exportando derivados, como gasolina, óleo diesel e produtos petroquímicos, que valem muito mais. Vamos gerar empregos brasileiros e construir uma poderosa indústria fornecedora dos equipamentos e dos serviços necessários à exploração do pré-sal.

A terceira diretriz: não vamos nos deslumbrar e sair por aí, como novos ricos, torrando dinheiro em bobagens. O pré-sal é um passaporte para o futuro. Sua principal destinação deve ser a educação das novas gerações, a cultura, o meio ambiente, o combate à pobreza e uma aposta no conhecimento científico e tecnológico, por meio da inovação. Vamos investir seus recursos naquilo que temos de mais precioso e promissor: nossos filhos, nossos netos, nosso futuro.

Ao examinar os projetos de lei que estamos enviando hoje ao Congresso, depois de tanto trabalho e estudo, vejo com satisfação que eles estão em perfeita sintonia com essas diretrizes.

Minhas amigas e meus amigos,

Uma mudança importante no marco regulatório será a adoção do modelo de partilha de produção no pré-sal e em outras áreas de potencial e características semelhantes. É uma mudança absolutamente necessária e justificada.

Estamos vivendo hoje um cenário totalmente diferente daquele que existia em 1997, quando foi aprovada a Lei 9.478, que acabou com o monopólio da Petrobras na exploração do petróleo e instituiu o modelo de concessão.

Naquela época, o mundo vivia um contexto em que os adoradores do mercado estavam em alta e tudo que se referisse à presença do Estado na economia estava em baixa. Vocês devem se lembrar como esse estado de espírito afetou o setor do petróleo no Brasil. Altas personalidades naqueles anos chegaram a dizer que a Petrobras era um dinossauro – mais precisamente, o último dinossauro a ser desmantelado no país. E, se não fosse a forte reação da sociedade, teriam até trocado o nome da empresa. Em vez de Petrobras, com a marca do Brasil no nome, a companhia passaria a ser a Petrobrax – sabe-se lá o que esse xis queria dizer nos planos de alguns exterminadores do futuro.

Foram tempos de pensamento subalterno. O país tinha deixado de acreditar em si mesmo. Na economia, campeava o desalento. O Brasil não conseguia crescer, sofria com altas taxas de juros, de desemprego, e juros estratosféricos, apresentava dívida externa elevadíssima e praticamente não tinha reservas internacionais. Volta e meia quebrava, sendo obrigado a pedir ao FMI ajuda, que chegava sempre acompanhada de um monte de imposições.

Além disso, não produzíamos o petróleo necessário para nosso consumo. Ferida, desestimulada e desorientada, a Petrobras vivia um momento muito difícil. Tinha dificuldades de captação externa e não contava com recursos próprios para bancar os investimentos. Nessa época, é bom lembrar – e a Dilma já falou – o preço do barril do petróleo estava em torno de US$ 19.

Hoje, nós vivemos um quadro é inteiramente diferente. Em primeiro lugar, os países e os povos descobriram na recente crise financeira internacional que, sem regulação e fiscalização do Estado, o deus-mercado é capaz de afundar o mundo num abrir e fechar de olhos. O papel do Estado, como regulador e fiscalizador, voltou, portanto, a ser muito valorizado.

A economia do Brasil vive também um novo momento. De 2003 a 2008, crescemos em média, 4,1% ao ano. Nos últimos dois anos, nosso crescimento foi superior a 5%. Nesse período, o país gerou cerca de onze milhões de empregos com carteira assinada. O desemprego caiu de 11,7% para 8%, em 2008. Hoje, as taxas de juros atuais são as menores de muitas décadas em nosso país.

Não só pagamos a dívida externa pública, como acumulamos reservas superiores a US$ 215 bilhões. E mais: reduzimos de modo consistente a miséria e as desigualdades sociais. Mais de 30 milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza e 2 milhões ingressaram... e 20 milhões ingressaram na nova classe média, fortalecendo o mercado interno e dando vigoroso impulso à nossa economia.

O fato é que hoje temos uma economia organizada, pujante e voltada para o crescimento. Uma economia que foi testada na mais grave crise internacional desde 1929 e saiu-se muito bem na prova. Não só não quebramos, como fomos um dos últimos países a entrar na crise e estamos sendo um dos primeiros a sair dela. Antes, éramos alvo de chacotas e de imposições. Hoje, nossa voz, a voz do Brasil, é ouvida lá fora com muita atenção e com muito respeito.

NewKa is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

02-09-09, 02:47 #4
Meus queridos companheiros e companheiras,

Desde o primeiro instante, meu governo deu toda força à Petrobras. Passamos a cuidar com muito carinho do nosso querido dinossauro. Os recursos da empresa destinados à pesquisa e ao desenvolvimento deram um salto de US$ 201 milhões, em 2003, para R$ 960 milhões, em 2008.

A companhia voltou a investir, aumentou a produção, abriu concursos para contratação de funcionários, encomendou plataformas, modernizou e ampliou refinarias, além de construir uma grande infra-estrutura de gás natural e entrar também na era de biocombustíveis.

Deixamos claro que nossa política era fortalecer, e não debilitar, a Petrobras. E a companhia – estimulada, recuperada e bem comandada – reagiu de forma impressionante.

Resultado: a Petrobras vive hoje um momento singular. É o orgulho do país. É a maior empresa do Brasil. É a quarta maior companhia do mundo ocidental. Entre as grandes petroleiras mundiais, é a segunda em valor de mercado. É um exemplo em tecnologia de ponta. Descobriu as reservas do pré-sal, um feito extraordinário, que encheu de admiração o mundo e de muito orgulho os brasileiros. É uma empresa com crédito e autoridade internacionais. Tanto que, nos últimos meses, levantou cerca de US$ 31 bilhões em empréstimos. Seus investimentos previstos até 2013 somam US$ 174 bilhões.

E ainda para ajudar, para completar, o preço do barril de petróleo oscila hoje em torno de US$ 65, mais do triplo do que em 1997.

Em suma, os tempos e o ambiente no mundo são outros. A situação da economia brasileira é outra. O Brasil e o prestígio do Brasil são outros. A Petrobras é outra. E outra também é a situação do mercado do petróleo.

Minhas amigas e meus amigos,

Também não há termos de comparação entre as áreas que vinham sendo exploradas até agora e as áreas do pré-sal.

No pré-sal, os riscos exploratórios são baixíssimos. A taxa de sucesso dos poços operados pela Petrobras na área é de 87%, sendo que nos blocos situados na Bacia de Santos ela é de 100%. Foram 13 poços perfurados. E nos 13 comprovou-se a existência de grandes quantidades de óleo e gás, com excelentes perspectivas de viabilidade econômica.

Nessas circunstâncias, seria um grave erro manter na área do pré-sal, de baixíssimo risco e grande rentabilidade, o modelo de concessões, apropriado apenas para blocos de grande risco exploratório e baixa rentabilidade.

No modelo de concessões, a União, proprietária do subsolo, permite que as companhias privadas procurem petróleo, mediante o pagamento de uma taxa chamada bônus de assinatura. Se elas encontrarem óleo ou gás, podem extraí-lo e comercializá-lo como quiserem. São donas do petróleo arrancado das entranhas da terra, porque, a partir da boca do poço, a União perde os direitos de propriedade, recebendo apenas uma parcela pequena da renda do petróleo, na forma de royalties e participações especiais.

Já no modelo de partilha, que prevalece em todo o mundo em áreas de baixo risco exploratório e grande rentabilidade, a União continuará dona da maior parte do petróleo e do gás mesmo depois de sua extração. Nesse modelo, o Estado não transfere toda a propriedade do óleo para grupos privados, mas fecha contratos para a exploração e a produção em determinada área – diretamente com a Petrobras ou, mediante licitação, no caso de outras companhias.

No modelo de partilha, as empresas são remuneradas com uma parcela do óleo extraído, suficiente para cobrir seus custos e investimentos e ainda proporcionar uma rentabilidade adequada ao risco do projeto. Já o Estado fica com a maior parte dos lucros da exploração e produção de petróleo, parte esta bem superior ao que recebe hoje no regime de concessão. A regra do modelo de partilha é clara: nas licitações, vence a empresa que oferecer a maior parcela do lucro da operação para o Estado e para o povo brasileiro.

NewKa is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

02-09-09, 02:47 #5
Amigas e amigos,

Como no modelo de partilha a maior parte do petróleo, mesmo depois de extraído, continuará a pertencer ao Estado, ela controlará o processo de produção. Assim, ela poderá definir claramente o ritmo de extração, calibrando-o de acordo com os interesses nacionais, sem se subordinar às exigências do mercado. Dessa maneira, ficará mais fácil para o Brasil contornar os riscos inerentes à produção excessiva, que poderia inundar o país de dinheiro estrangeiro, desorganizando nossa economia – aquilo que os especialistas chamam de doença holandesa.

Além disso, poderemos produzir petróleo nas condições que mais convêm ao país. E desse modo poderemos aproveitar a riqueza do petróleo, que Deus nos deu, para produzir mais riqueza ainda com o nosso trabalho.

Dessa forma, consolidaremos uma poderosa e sofisticada indústria petrolífera, promoveremos a expansão da nossa indústria naval e converteremos o Brasil num dos maiores pólos mundiais da indústria petroquímica do mundo.

Trabalhando com essa perspectiva, encomendaremos – e produziremos aqui dentro – milhares e milhares de equipamentos, gerando emprego, salário e renda para milhões de brasileiros.

Minhas amigas e meus amigos,

Para gerir os contratos de partilha e os contratos de comercialização de petróleo e gás, zelando pelos interesses do Estado e do povo brasileiro, estamos criando uma nova empresa estatal na área do petróleo, a Petrosal.

Ela não concorrerá com a Petrobras, já que não participará da prospecção ou da exploração de petróleo e gás. Sua missão é inteiramente diferente. A nova estatal será, isso sim, a representante dos interesses do Estado brasileiro, o olho atento do povo brasileiro, acompanhando e fiscalizando a execução dos contratos firmados na área do pré-sal.

Será uma empresa enxuta, com corpo técnico altamente qualificado, formado por profissionais com experiência comprovada. Em vários países que adotaram o modelo de partilha, empresas com esse caráter revelaram-se imprescindíveis para defender os interesses públicos e nacionais nas negociações e na gestão de contratos e processos complexos e sofisticados como os que caracterizam a indústria petrolífera.

Minhas amigas e meus amigos,

Se vocês estão cansados, imaginem eu. Outra novidade importante é a criação do Fundo Social. Ele será responsável pela administração da renda do petróleo e pela sua aplicação em investimentos seguros e de boa rentabilidade, tanto no Brasil como no exterior.

De um lado, o novo fundo será uma mega-poupança, um passaporte para o futuro, que preservará e incrementará a renda do petróleo por muitas e muitas décadas. Os rendimentos do fundo serão canalizados, prioritariamente, para a educação, a cultura, o meio ambiente, a erradicação da pobreza e a inovação tecnológica. Vamos aproveitá-los para pagar a imensa dívida que o país tem com a educação e para permitir que a aplicação do conhecimento científico seja, na verdade, a nossa maior garantia do nosso futuro.

De outro lado, o novo fundo funcionará, também, como um dique contra a entrada desordenada de dinheiro externo, evitando seus efeitos nocivos e garantindo que nossa economia siga saudável, forte e baseada no trabalho e no talento dos milhões e milhões de brasileiros.

Assim, a renda gerada pela produção do pré-sal será administrada de forma planejada e inteligente. E seu ingresso na economia nacional será dosado de modo a fortalecê-la e a impulsioná-la, jamais a desorganizá-la.
Minhas amigas e meus amigos,

Não poderia deixar de prestar aqui uma sincera homenagem à Petrobras, a sua diretoria e a todo o seu corpo de funcionários.

A descoberta do pré-sal, que coloca o Brasil num novo patamar no cenário mundial, não foi fruto do acaso ou de um golpe de sorte. Ao contrário, ela só foi possível graças ao talento, à competência e à determinação da Petrobras. E também, é claro, graças ao revigoramento da empresa nos últimos anos, à recuperação da sua autoestima e aos investimentos crescentes em pesquisa e prospecção.

Poucas empresas no mundo têm hoje a experiência da Petrobras na exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas. E nenhuma empresa petrolífera conhece e é capaz de obter resultados tão expressivos em nossa plataforma submarina como ela. Trata-se de um ativo, de um patrimônio de enorme valor, que deve ser bem e de forma extraordinária aproveitado.

Por isso mesmo, a Petrobras terá um status especial no marco regulatório do pré-sal. Será a única empresa operadora nessa província. Outras empresas poderão ter participação, inclusive majoritária, nos consórcios que explorarão os blocos contratados. Mas a operação – vale dizer, a exploração, o desenvolvimento, a produção e a desativação das instalações – estará sempre a cargo da nossa querida e orgulhos Petrobras.

Além disso, as reservas do pré-sal, que pertencem ao Estado e ao povo brasileiro, oferecem uma excelente oportunidade para que a União fortaleça a Petrobras para enfrentar os novos desafios. Nesse sentido, estamos enviando projeto de lei ao Congresso Nacional autorizando a União a promover aumento de capital da companhia. O valor total do aumento de capital será aquilo que a ministra Dilma já falou, de até cinco bilhões de barris equivalentes de petróleo, obviamente, relativos às jazidas contíguas às áreas que a empresa já detém no pré-sal.

Nos termos da lei, os acionistas minoritários que desejarem participar dessa chamada de capital poderão adquirir ações da companhia, o que contribuirá para reforçar economicamente nossa maior empresa nesse momento decisivo.

Se os acionistas minoritários não exercerem integralmente seus direitos de opção, a capitalização promovida pela União implicará aumento da participação do povo brasileiro no capital total da Petrobras.

NewKa is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

02-09-09, 02:48 #6
Minhas amigas e meus amigos,

Nesse momento em que o Brasil discute o melhor caminho para se tornar um grande produtor mundial de petróleo, quero render minhas homenagens a todos os brasileiros que lutaram para que este sonho se transformasse em realidade.

Em primeiro lugar, homenageio os que acreditaram quando era mais fácil descrer. E não deram ouvidos às aves de mau agouro que, durante décadas, apregoaram aos quatro ventos que o Brasil não tinha petróleo. Foram, por isso, chamados de fanáticos e maníacos. Ainda bem que houve fanáticos que nos ensinaram a duvidar dos preconceitos e a ter fé em nossas próprias forças.

Rendo minha homenagem também aos que se insurgiram contra a ladainha que proclamava que, mesmo que o Brasil tivesse petróleo, não teria competência para explorá-lo. E que deveria deixar essa tarefa para o capital estrangeiro. Muitos foram tachados de lunáticos, prisioneiros de uma idéia fixa, como o grande e saudoso Monteiro Lobato, porque teimaram em lutar para que o Brasil explorasse suas riquezas. Benditos lunáticos que ensinaram o país a enxergar longe, em tempos de escuridão, e iluminaram os caminhos dos que vieram depois.

Rendo minha homenagem ainda aos que saíram às ruas em todo o país na campanha do “O Petróleo é nosso”, levando o presidente Getúlio Vargas a instituir o monopólio estatal do petróleo e a criar a Petrobras. Foi uma batalha travada em condições duríssimas. Basta ler os jornais da época, alguns em circulação até hoje, que ridicularizavam a campanha nacionalista. E eu digo: bendito nacionalismo, que permitiu que as riquezas da nação permanecessem em nossas mãos.

Rendo homenagem muito especial, por fim, a todos os que defenderam a Petrobras quando ela foi atacada ao longo de sua história – e ainda hoje – e aos funcionários e petroleiros que se mantiveram de pé quando a empresa passou a ser tratada como uma herança maldita do período jurássico. Benditos amigos e companheiros do dinossauro, que sobreviveu à extinção, deu a volta por cima, mostrou o seu valor. E descobriu o pré-sal – patrimônio da União, riqueza do Brasil e passaporte para o nosso futuro.

Olho para trás e vejo que há algo em comum em todos esses momentos, algo que unifica e dá sentido a essa caminhada, algo que nos trouxe até aqui e ao dia de hoje: é, sinceramente, a capacidade do povo brasileiro de acreditar em si mesmo e no nosso país. Foi em meio à descrença de tantos que querem falar em seu nome... O povo – principalmente ao povo – devemos esse momento atual.

É como se houvesse uma mão invisível – não a do mercado, da qual já falaram tanto, mas outra, bem mais sábia e permanente, a mão do povo – tecendo nosso destino e construindo nosso futuro. Não creio que seja uma coincidência o fato de a Petrobras ter descoberto as grandes reservas do pré-sal justamente num momento da vida política nacional em que o povo também descobriu em si mesmo grandes reservas de energia e de esperança. Num momento em que o país, deixando para trás o complexo de inferioridade que lhe inculcaram durante séculos, aprendeu como é bom andar de cabeça erguida e olhar com confiança para o futuro.

Muito obrigado, companheiros.

NewKa is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

02-09-09, 02:52 #7
provavelmente ninguém vai ter saco de ler.. então vou quotar as principais partes... oaehrauehroauehrouaehroaehroaeuhr

Quote:
Mas o pré-sal também apresenta perigos e desafios. Se não tomarmos as decisões acertadas, aquilo que é um bilhete premiado pode transformar-se em fonte de enormes problemas. países pobres que descobriram muito petróleo, mas não resolveram bem essa questão, continuaram pobres.

Outros caíram na tentação do dinheiro fácil e rápido. Passaram a exportar a toque de caixa todo o óleo que podiam e foram inundados por moedas estrangeiras. Resultado: quebraram suas indústrias e desorganizaram suas economias. E, assim, o que era uma dádiva transformou-se numa verdadeira maldição.

Para evitar esse risco, desde o primeiro instante, determinei à comissão de ministros que preparou o marco regulatório do pré-sal que trabalhasse em cima de três diretrizes básicas.

Primeira: o petróleo e o gás pertencem ao povo e ao Estado, ou seja, a todo o povo brasileiro. E o modelo de exploração a ser adotado, num quadro de baixo risco exploratório e de grandes quantidades de petróleo, tem de assegurar que a maior parte da renda gerada permaneça nas mãos do povo brasileiro.

A segunda diretriz é de que o Brasil não quer e não vai se transformar num mero exportador de óleo cru. Ao contrário, vamos agregar valor ao petróleo aqui dentro, exportando derivados, como gasolina, óleo diesel e produtos petroquímicos, que valem muito mais. Vamos gerar empregos brasileiros e construir uma poderosa indústria fornecedora dos equipamentos e dos serviços necessários à exploração do pré-sal.

A terceira diretriz: não vamos nos deslumbrar e sair por aí, como novos ricos, torrando dinheiro em bobagens. O pré-sal é um passaporte para o futuro. Sua principal destinação deve ser a educação das novas gerações, a cultura, o meio ambiente, o combate à pobreza e uma aposta no conhecimento científico e tecnológico, por meio da inovação. Vamos investir seus recursos naquilo que temos de mais precioso e promissor: nossos filhos, nossos netos, nosso futuro.
Quote:
Uma mudança importante no marco regulatório será a adoção do modelo de partilha de produção no pré-sal e em outras áreas de potencial e características semelhantes. É uma mudança absolutamente necessária e justificada.

Estamos vivendo hoje um cenário totalmente diferente daquele que existia em 1997, quando foi aprovada a Lei 9.478, que acabou com o monopólio da Petrobras na exploração do petróleo e instituiu o modelo de concessão.

Naquela época, o mundo vivia um contexto em que os adoradores do mercado estavam em alta e tudo que se referisse à presença do Estado na economia estava em baixa. Vocês devem se lembrar como esse estado de espírito afetou o setor do petróleo no Brasil. Altas personalidades naqueles anos chegaram a dizer que a Petrobras era um dinossauro – mais precisamente, o último dinossauro a ser desmantelado no país. E, se não fosse a forte reação da sociedade, teriam até trocado o nome da empresa. Em vez de Petrobras, com a marca do Brasil no nome, a companhia passaria a ser a Petrobrax – sabe-se lá o que esse xis queria dizer nos planos de alguns exterminadores do futuro.

Foram tempos de pensamento subalterno. O país tinha deixado de acreditar em si mesmo. Na economia, campeava o desalento. O Brasil não conseguia crescer, sofria com altas taxas de juros, de desemprego, e juros estratosféricos, apresentava dívida externa elevadíssima e praticamente não tinha reservas internacionais. Volta e meia quebrava, sendo obrigado a pedir ao FMI ajuda, que chegava sempre acompanhada de um monte de imposições.
Quote:
No pré-sal, os riscos exploratórios são baixíssimos. A taxa de sucesso dos poços operados pela Petrobras na área é de 87%, sendo que nos blocos situados na Bacia de Santos ela é de 100%. Foram 13 poços perfurados. E nos 13 comprovou-se a existência de grandes quantidades de óleo e gás, com excelentes perspectivas de viabilidade econômica.

Nessas circunstâncias, seria um grave erro manter na área do pré-sal, de baixíssimo risco e grande rentabilidade, o modelo de concessões, apropriado apenas para blocos de grande risco exploratório e baixa rentabilidade.

No modelo de concessões, a União, proprietária do subsolo, permite que as companhias privadas procurem petróleo, mediante o pagamento de uma taxa chamada bônus de assinatura. Se elas encontrarem óleo ou gás, podem extraí-lo e comercializá-lo como quiserem. São donas do petróleo arrancado das entranhas da terra, porque, a partir da boca do poço, a União perde os direitos de propriedade, recebendo apenas uma parcela pequena da renda do petróleo, na forma de royalties e participações especiais.

Já no modelo de partilha, que prevalece em todo o mundo em áreas de baixo risco exploratório e grande rentabilidade, a União continuará dona da maior parte do petróleo e do gás mesmo depois de sua extração. Nesse modelo, o Estado não transfere toda a propriedade do óleo para grupos privados, mas fecha contratos para a exploração e a produção em determinada área – diretamente com a Petrobras ou, mediante licitação, no caso de outras companhias.

No modelo de partilha, as empresas são remuneradas com uma parcela do óleo extraído, suficiente para cobrir seus custos e investimentos e ainda proporcionar uma rentabilidade adequada ao risco do projeto. Já o Estado fica com a maior parte dos lucros da exploração e produção de petróleo, parte esta bem superior ao que recebe hoje no regime de concessão. A regra do modelo de partilha é clara: nas licitações, vence a empresa que oferecer a maior parcela do lucro da operação para o Estado e para o povo brasileiro.

uma pena que o discurso não tenha ido pra rede nacional..
pra quem quiser ver o vídeo:
http://tijolaco.com/?p=3685

nas palavras do brizola neto:

Simpatize ou não com o presidente Lula, todo brasileiro deveria assistir este vídeo. É a fala de Lula ontem, no ato de lançamento dos projetos de marco regulatório de exploração do petróleo da camada pré-sal. Trata-se de um assunto tão decisivo para o Brasil quanto a criação da Siderúrgica de Volta Redonda e a criação da Petrobras, no Governo Vargas. Lula, talvez da maneira mais clara que o tenha feito desde o início de seu mandato, critica os adoradores do mercado e assume que o Brasil precisa de nacionalismo. Eu, como já disse, fiquei extremamente bem impressionado. Sei que há diferenças entre nós, mas a defesa do petróleo hoje, como foi há 40 anos na campanha “O Petróleo é Nosso” deve reunir todos os brasileiros que amam este país e seu povo. Sei que o carregamento do vídeo pode ser um pouco lento, pelo tempo - 18 minutos - mas é algo que você não assistiu nem vai assistir, senão a trechinhos, nos telejornais. E vale a pena.

NewKa is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

02-09-09, 08:56 #8
vc acredita nisso mesmo?
q legal... quer dizer q deu certo entao
alguns jornalistas disseram q o discurso teve tom de comício, e o lula até atacou o governo FHC, como de praxe...
brasileiro é igual mulher de malandro mesmo... apanha todo dia, mas basta ouvir umas palavras de amor no pé do ouvido q já se derrete todo

prevejo uma reeleiçao em 2010

rockafeller is offline   Reply With Quote
EricHavoc
Trooper
 

02-09-09, 09:12 #9
o arquivo da apresentação da Dilma sobr eo pre-sal. em power point: http://download3.globo.com/flash/jor...egulatorio.ppt

EricHavoc is offline   Reply With Quote
rini
 

02-09-09, 09:56 #10
caras..
superfialmente falando, independente dos detalhes, a potencialidade disso tudo é incrível.
críticas a parte, qualquer governo gostaria de receber essa notícia ou mesmo organizar esse projeto.

q existe a possibilidade das coisas não sairem bonitas como parece, não podemos negar.. mas a questão é outra.
num momento onde o "petróleo > *" vc encontrar uma ENORME reserva de petróleo e tentar fazer com q seu país usufrua da melhor maneira possível disso tudo, é ótimo.

rini is offline   Reply With Quote
porteir0
Trooper
 

02-09-09, 10:22 #11
Eu acredito.

O discurso de Lula nunca incomodou a tantos quanto agora. Talvez nunca tenha irritado a tantos como o fez nessa solenidade. É o discurso mais odiado pelo DEM e pelo PSDB, e por uma parcela da elite. Lula disse bem alto, e bem claro: O Petróleo do Pré-Sal é do Povo Brasileiro.

O JN, no dia do ato do lançamento, prefere mostrar a cara lavada de José Serra dizendo que acha pouco tempo para discutir um assunto tão importante, e restringir a menos de 10 segundos a imagem de Lula e Dilma na solenidade.

Tão criticado e alvejado pelo PIG - partido da imprensa golpista, o novo marco regulatório será aprovado dentro do regime de urgência [tem 90 dias pra tramitar entre câmara e senado]. Assim como FHC o fez com a esquartejada Telebrás...mas isso ninguém se lembra.

O salário mínimo, ao início de 2010, será 5x, em dolar, o valor do mínimo de FHC, nem vou falar da Nova Reforma do fator previdenciário de FHC, aquele que chama aposentado de vagabundo. Aposentado não é mais vagabundo, ganhará mais e irá mais cedo pra casa...mas isso ninguém mais lembra.

O Bolsa-família injeta R$ 1 bilhão na economia nacional POR MÊS...mas isso não aparece no PIG. Preferem dizer que CUSTA 1 Bilhão. O problema é que quando pobre ganha dinheiro é custo, quando salvam-se grandes empresas, bancos - (e acho que devem ser salvos mesmo, não sou louco de achar que não) é investimento.

Ainda acham "feio" quando o presidente Lula diz que o petróleo do Pré-sal é do Brasileiro?

Palanque de campanha? R: Lula vai PREGAR FHC no peito de Serra.

E, ano que vem elege o sucessor, a Dilma.

porteir0 is offline   Reply With Quote
wiseman
Trooper
 

Gamertag: DNWise PSN ID: DNWise Steam ID: wiseman
02-09-09, 10:22 #12
LOL
Comentar discurso? É sério isso? hue
Alias, parei no segundo reply, onde diz que o pré-sal é de todo povo brasileiro... :rolazoio:

wiseman is offline   Reply With Quote
ChakaN
Banned
 

02-09-09, 10:24 #13
NewKa, nao eh nem questao de saco, mas sim de tempo, pelo menos vc cotou partes vitais

o que mais me interessa no assunto é:
1º A Petrobrás consegue explorar o pré-sal? É uma puta viagem até ele.
2º Se não conseguir sozinha, qual o mínimo necessário de ajuda estrangeira? Deve parar por aí
3º Já pensaram que talvez seja um dos últimos poços no mundo? Não dá para entregar essa porra pra gringo não.

Já existem 2 empresas gringas que falaram que nao encontraram nada na área delas.

Há uns 30 anos atrás já havia um discursinho assim, de que os poços descobertos iriam pra erradicar a pobreza, etc... e olha o Brasil como é hoje.

ChakaN is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
02-09-09, 10:30 #14
Lula tá ficando velho e tá discursando igual o Fidel. Ou o macaco louco.

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
02-09-09, 10:50 #15
Quote:
Postado por ChakaN Mostrar Post
NewKa, nao eh nem questao de saco, mas sim de tempo, pelo menos vc cotou partes vitais

o que mais me interessa no assunto é:
1º A Petrobrás consegue explorar o pré-sal? É uma puta viagem até ele.
2º Se não conseguir sozinha, qual o mínimo necessário de ajuda estrangeira? Deve parar por aí
3º Já pensaram que talvez seja um dos últimos poços no mundo? Não dá para entregar essa porra pra gringo não.

Já existem 2 empresas gringas que falaram que nao encontraram nada na área delas.

Há uns 30 anos atrás já havia um discursinho assim, de que os poços descobertos iriam pra erradicar a pobreza, etc... e olha o Brasil como é hoje.
salvo engano a petrobras é a empresa petrolifera com maior tecnologia para perfurações em alto mar do MUNDO
se alguém precisa de ajuda nesse quesito, não é a petrobras

maxcool is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

02-09-09, 10:51 #16
brasileiro nao desiste nunca mesmo.

roadster is offline   Reply With Quote
denial
Banned
 

02-09-09, 10:54 #17
Lula é um excelente presidente.
No Brasil.
Pense, país sucateado, sub-desenvolvido, altamente influenciado por corporações e governos externos. Ele está há quase 8 anos no governo e não privatizou nada, assegurou pré-sal e tal. Eu acho ele um ótimo presidente. Na medida do que é possível e do que há disponível, CLARO.

denial is offline   Reply With Quote
ChakaN
Banned
 

02-09-09, 10:56 #18
maxcu, a petrobras nao descobriu tudo isso sozinha nao, ela tem tecnologia foda mas nao faz tudo, eh soh ter acompanhado as noticias ao longo dos anos pra perceber quanta ajuda ela teve e ainda hoje tem

ChakaN is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

02-09-09, 11:22 #19
Olha os petistas saindo do buraco

ou não

SigSnake is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
02-09-09, 11:40 #20
Quote:
Postado por SigSnake Mostrar Post
Olha os petistas saindo do buraco

ou não
Aposto mais no ou não, tá mais pra nós que fomos arrastados pro buraco dos petistas.

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
porteir0
Trooper
 

02-09-09, 11:42 #21
to achando excelente a manifestação das viúvas de FHC

acostumem-se, serão mais alguns anos no esquecimento

porteir0 is offline   Reply With Quote
denial
Banned
 

02-09-09, 12:32 #22
 

denial is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
02-09-09, 12:43 #23
ok denial
foi engraçado na primeira vez
mas ja deu, ta?

whiplash is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

02-09-09, 13:07 #24
é a petrobras nao descobriu sozinha, descobriram pra ela e deram de lambuja a tecnologia..

pode até precisar de algumas parcerias, mas ela que escolhe quem ajuda ou nao.. nao tem ng que chegue aqui e ensine a petrobras;

dos Pampas is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

02-09-09, 13:15 #25
Quote:
Postado por porteir0 Mostrar Post
to achando excelente a manifestação das viúvas de FHC

acostumem-se, serão mais alguns anos no esquecimento
o que eu acho interessante é nego defender com unhas e dentes o que na verdade nem sabe o que se passa, poe a mao no fogo por um cara que ja deu no minimo uns 10 escandalos durante o governo e nunca sabe de nada, é lamentavel. nao acho que o lula seja o pior presidente, mas tb nao tenho coragem de defende-lo, agora que é moda vamos por a marina lá.. pra ela brincar de ser presidente.

e outra
PT JÁ ERA. finish, tiraram a marina pra abracar o collor e o sarney, Isso é uma vergonha, como diria meu amigo boris.

quanto a petrobras, ela é de quem quiser sim é só pararem de reclamar e entrar no mercado de acoes, antes que o mundo compre todas as acoes da pert4 disponiveis no mercado...

e deixarem de ser bestas e invesitr em poupança achando que bolsa se valores é investimento de risco, pq escutam a mirian leitao falar na rede globo.. Logo a petrobras será mesmo de investidores internacionais, pois o mercado de acoes do brasil é o melhor do mundo praticamente mas ng usa. preferem reclamar.

nao to dizendo que vamos perder a petrobras, pq isso nao vai acontecer, mas quanto mais acionistas de fora investirem nela, menos dinheiro fica no brasil, sabe-se que a petro e a empresa estrangeira mais negociada na bolsa de new york.


Last edited by dos Pampas; 02-09-09 at 13:22..
dos Pampas is offline   Reply With Quote
porteir0
Trooper
 

02-09-09, 13:40 #26
bom, primeiro, sinceramente dos Pampas, me esforcei, mas fica difícil, bem difícil te dar algum crédito pela qualidade como escreves. Sem pontuação, e organização de idéias fica difícil de acompanhar o teu raciocínio, as ideias ficam vagas, atiradas de qualquer jeito e isso tira, e muito a tua credibilidade.

posso dizer também - do mesmo modo que dissestes que eu não estou sabendo de nada - que tens pouca capacidade de convencer alguem, citando boris casoy.

porteir0 is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

02-09-09, 13:56 #27
oahe citei boris casoy apenas no "isto é uma vergonha", as ideias estao atiradas mesmo, o que vc leu ali é o que entendeu. sem choro nem vela. partidário pra mim só se fizer parte da cupula ou da organizacao do partido, pq se vc acha que tem motivos pra adorar o pt e seus politicos eu acho que vc nao tem, vc faz parte do povo aqui de baixo e de duas uma, ou nao sabe de nada, ou sabe ainda mais da robalheira, querer exercer a cidadania é uma coisa, agora babar ovo, e ainda ter o despeito de dizer que elegeremos a dilma na proxima eleicao é um absurdo. Sendo que a mulher nao tem coragem nem de peitar quem a acusa, pq? pq será? e em todo caso, nao estou preocupado se vai entender ou nao. aohe.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

02-09-09, 14:13 #28
bom gente, ja sabem, se quiserem que o "porteiro" dê crétito para seus posts, escrevam de acordo com as normas da ABNT


acho q ninguém aqui é louco pra defender o governo FHC, mas NA MINHA OPINIAO, discutir política nao é comparar mandatos. Isso nao é política e sim campanha.

Logo, creio q impressionar-se ou comover-se com um discurso exacerbadamente nacionalista e tendenciosamente "enobrecedor", é no mínimo inocente, se nao pura alienação.

Eu votei no lula na primeira vez e anulei meu voto na segunda, já q estava insatisfeito com a gestao do mesmo, e jamais votaria no PSDB



isso sem contar q a coisa toda é burra
o país vai se endividar pra caralho, mais uma vez, por uma PREVISAO de lucro de um recurso que tende à extinção... pra q investir tao fortemente em algo que irá acabar em breve? pra acabar mais rapido? pra, daqui a 10 anos, ja existir uma caralhada de carro nas ruas usando combustíveis nao-fósseis?

e nego ainda fica comovido com o showman q o Lula se tornou, aclamando um discursinho q visa nitidamente a propaganda de seu governo e seu partido, fazendo campanha na caruda... faltou só um monte de pobre aplaudindo e levantando bandeirinhas do PT

por isso nao discuto política no brasil.

rockafeller is offline   Reply With Quote
denial
Banned
 

02-09-09, 14:32 #29
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
por uma PREVISAO de lucro de um recurso que tende à extinção... pra q investir tao fortemente em algo que irá acabar em breve? pra acabar mais rapido? pra, daqui a 10 anos, ja existir uma caralhada de carro nas ruas usando combustíveis nao-fósseis?
Concordei com todo o post, menos isso.
O recurso não é escasso, ele é propagandeado de tal forma para gerar mais lucro. Quão mais raro o produto, mais você pode cobrar em cima. Só pra exemplificar, nos degelos dos pólos muita área para escavar surgirá e vem surgindo.... A escassez é tão ilusória quanto o discurso do Lula.
Eu aplaudiria MESMO um discurso em que ele falasse em investir em energia geotérmica, eólica, solar, investir em carro elétrico no brasil.... Mas como ele simplesmente NÃO TEM PODER de fazer esse tipo de coisa (o buraco é muito mais embaixo), eu já acho que ele é esforçado no que ele pode fazer, tipo garantir o pré-sal para a gente.

denial is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

02-09-09, 14:39 #30
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
vc acredita nisso mesmo?
q legal... quer dizer q deu certo entao
alguns jornalistas disseram q o discurso teve tom de comício, e o lula até atacou o governo FHC, como de praxe...
brasileiro é igual mulher de malandro mesmo... apanha todo dia, mas basta ouvir umas palavras de amor no pé do ouvido q já se derrete todo

prevejo uma reeleiçao em 2010
Alguns jornalistas tipo quem? TIpo os jornalistas da PIG? hehehehe...
Claro que o lula tem que atacar o governo entreguista e neoliberal do fhc.. se dependesse só dele, hoje nem a petrobrás era nossa mais..

pra você, recomendo esse post do quantotempodura: http://quantotempodura.wordpress.com...-dominguinhos/

Quote:
Postado por wiseman Mostrar Post
LOL
Comentar discurso? É sério isso? hue
Alias, parei no segundo reply, onde diz que o pré-sal é de todo povo brasileiro... :rolazoio:
Se você não quiser, eu quero!

Quote:
Postado por dos Pampas Mostrar Post
o que eu acho interessante é nego defender com unhas e dentes o que na verdade nem sabe o que se passa, poe a mao no fogo por um cara que ja deu no minimo uns 10 escandalos durante o governo e nunca sabe de nada, é lamentavel. nao acho que o lula seja o pior presidente, mas tb nao tenho coragem de defende-lo, agora que é moda vamos por a marina lá.. pra ela brincar de ser presidente.

e outra
PT JÁ ERA. finish, tiraram a marina pra abracar o collor e o sarney, Isso é uma vergonha, como diria meu amigo boris.

quanto a petrobras, ela é de quem quiser sim é só pararem de reclamar e entrar no mercado de acoes, antes que o mundo compre todas as acoes da pert4 disponiveis no mercado...

e deixarem de ser bestas e invesitr em poupança achando que bolsa se valores é investimento de risco, pq escutam a mirian leitao falar na rede globo.. Logo a petrobras será mesmo de investidores internacionais, pois o mercado de acoes do brasil é o melhor do mundo praticamente mas ng usa. preferem reclamar.

nao to dizendo que vamos perder a petrobras, pq isso nao vai acontecer, mas quanto mais acionistas de fora investirem nela, menos dinheiro fica no brasil, sabe-se que a petro e a empresa estrangeira mais negociada na bolsa de new york.
Olha que sem nexo cara.. Botar a marina silva lá? Tu acha que o Brasil pararia aonde se ela fosse eleita? hehehehe..
Você acredita REALMENTE que todos os escandâlos realmente existiram? Quantos deles foram criados e inseridos no panorama do planalto, a fim de derrubar o lula?
O jogo político é meio complicado de entender, mas certas coisas que aconteceram nas últimas semanas foram necessárias pra não enfraquecer ainda mais o planalto e deixar a oposição se bronzeando e pagando de bonitinhos..


Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
bom gente, ja sabem, se quiserem que o "porteiro" dê crétito para seus posts, escrevam de acordo com as normas da ABNT


acho q ninguém aqui é louco pra defender o governo FHC, mas NA MINHA OPINIAO, discutir política nao é comparar mandatos. Isso nao é política e sim campanha.

Logo, creio q impressionar-se ou comover-se com um discurso exacerbadamente nacionalista e tendenciosamente "enobrecedor", é no mínimo inocente, se nao pura alienação.

Eu votei no lula na primeira vez e anulei meu voto na segunda, já q estava insatisfeito com a gestao do mesmo, e jamais votaria no PSDB



isso sem contar q a coisa toda é burra
o país vai se endividar pra caralho, mais uma vez, por uma PREVISAO de lucro de um recurso que tende à extinção... pra q investir tao fortemente em algo que irá acabar em breve? pra acabar mais rapido? pra, daqui a 10 anos, ja existir uma caralhada de carro nas ruas usando combustíveis nao-fósseis?

e nego ainda fica comovido com o showman q o Lula se tornou, aclamando um discursinho q visa nitidamente a propaganda de seu governo e seu partido, fazendo campanha na caruda... faltou só um monte de pobre aplaudindo e levantando bandeirinhas do PT

por isso nao discuto política no brasil.
hehehehe e eu creio que se você deixa o discurso de lado, é porque é mais um da república das bananas, que abriria as pernas pra qualquer americano, australiano ou europeu que viesse comprar o quintal da tua casa a preço de merreca.
Acho que o brasileiro precisa de um pouco mais de estima, patriotismo mesmo.. e com esse discurso, eu me senti mais seguro para tal...

O investimento no petróleo tem que ser feito cara, ou você acha que os grandes produtores mundiais vão deixar a onda de combustíveis fósseis "acabar" de repente? LOL.
E eu acho melhor o país se endividar com algo que PODE ser rentável do que se endividar com o FMI, não?

E provavelmente tinha o monte de "pobre" que você disse... é até engraçado ler isso aqui.. hehehe..
só com essa opinião, já dá pra sacar a tua

NewKa is offline   Reply With Quote
porteir0
Trooper
 

02-09-09, 14:47 #31
Sou filiado sim, dos Pampas, mas não é por esse motivo que posso me expressar da maneira que quiser. A premissa é outra.

Rockafeller, esse seu tipo de discurso, já é meu conhecido:
"..acho q ninguém aqui é louco pra defender o governo FHC, mas NA MINHA OPINIAO.."

Esse tipo, é daqueles que achava que gostava das idéias do partido e do Presidente Lula, mas só enquanto era semi-analfabeto, carrancudo, linha dura, era líder sindical e falava errado!
Aí quando um presidente que nasce fruto do trabalho e não no capital chega ao poder, num país, numa democracia jovem como a nossa, se desaponta e recua.

.. existe um nome pra esse tipo de gente rockafeller, chamam-se traíras , covardes. Flávio Arns, Cristóvão Buarque, Marina Silva, Eduardo Suplicy são alguns exemplos...

Discutir política é saudável. Temos que discutir política. Faz parte da democracia. Concordo que aqui os ânimos se exaltam e sobram cutucões.

Inocente eu? acho que o inocente foi você que jogou no lixo o seu voto em 2002.

Na verdade o seu voto vai contar pouco. O voto dos negros e índios cotistas em Universidades Federais, dos beneficiarios do Pro-Uni, dos aposentados, dos que recebem o Bolsa-Família - esses sim, elegerão alguem.

porteir0 is offline   Reply With Quote
denial
Banned
 

02-09-09, 14:49 #32
porteir0, comente a postura ambiental de Lula. Porque para ti, parece que ele é impecável em todos os sentidos.
E o PAC que contribui com destruição ambiental? E energia alternativa que não tem investimento nenhum?

denial is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

02-09-09, 14:51 #33
Uma análise interessante:

Fortes: Quem tem medo do pré-sal?

por Leandro Fortes, no Brasília Eu Vi

O pré-sal trouxe um problema extra de longo prazo à oposição, sobretudo para os tucanos, cuja sobrevivência política está cada vez mais ameaçada pela falta absoluta de um discurso capaz de se contrapor ao Palácio do Planalto. Até a descoberta das reservas de petróleo do pré-sal, ainda era possível ao PSDB e a dois de seus mais importantes satélites, DEM e PPS, enveredarem-se no varejo das guerrilhas midiáticas montadas sobre dossiês e grampos fajutos. Havia sempre a chance de desconstruir as políticas sociais do governo Lula a partir da crítica fácil (e facilmente disseminada por jornalistas amigos) ao Bolsa-Família, descrito, aqui e ali, como uma fábrica de vagabundos, de jecas tatus preguiçosos e indolentes, sem falar no estímulo à ingratidão de domésticas mais interessadas – vejam vocês! – em criar os filhos do que esquentar o corpo no fogão a troco de um salário mínimo. Agora, o espaço para esse tipo de manobra tornou-se diminuto, para não dizer irreal.

A capacidade futura de gerar recursos do pré-sal, contudo, é circunstancialmente menor que o seu atual potencial político e eleitoral, e nisso reside o desespero da oposição. Há poucos dias, o governador de São Paulo, José Serra, do PSDB, chegou ao ponto de se adiantar ao tempo e anunciar futuras mudanças no marco regulatório do pré-sal, falando como presidente eleito, a um ano das eleições. O senador Álvaro Dias, tucano do Paraná, livre de todos os escrúpulos, admitiu estar atrás de uma empresa americana do setor petrolífero para juntar munição contra a Petrobras. No Senado Federal, um dia depois do anúncio oficial do pré-sal, um grupo de senadores se revezou na tribuna para choramingar contra o projeto eleitoral embutido no evento, quando não para agourar a possibilidade de todo esse petróleo ser usado, como quer Lula, para combater a pobreza no Brasil. E é nisso, no fim das contas, que reside a tristeza tucana e de seus companheiros de infortúnio.

Manter o pré-sal sob responsabilidade exclusiva da Petrobrás, como quer o governo, confere à opção uma cor, digamos, chavista, no melhor sentido da expressão, por deixar ao arbítrio do administrador da riqueza mineral em questão o poder de utilizá-la em programas voltados para o bem estar social, principalmente, nos setores de educação e saúde. Esse poder, que na verdade é do Estado, carrega consigo um óbvio e incalculável potencial eleitoral do qual Lula, que nunca foi bobo, não irá abrir mão. Não por outra razão, ao discursar sobre o tema, em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente deu uma cacetada nos tucanos ao lembrar ao distinto público da sanha do PSDB, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, em privatizar a Petrobras (chamada pelos tucanos de “último dinossauro” estatal) e rebatizá-la de Petrobrax – uma designação tida como “mais internacional” por mentes notadamente sub-colonizadas.

A perspectiva de utilização de recursos petrolíferos em programas sociais, calcada no modelo adotado por Hugo Chávez, na Venezuela, é a fonte permanente de todo o terror da direita sulamericana, inclusive a brasileira, menos pelo fator ideológico embutido na discussão, mais pelo pavor de deixar nas mãos de um adversário tal instrumento poderoso de financiamento de novas e ainda mais ousadas políticas de distribuição de renda e assistência social. O interessante é que, se tudo der certo, o auge da exploração do pré-sal se dará em 2015, um ano depois, portanto, do mandato do sucessor de Lula.

Ou seja, o desespero da oposição está projetado para uma possível reeleição da ministra Dilma Rousseff, que sequer se sabe se será eleita.

retirado do viomundo.com.br

NewKa is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

02-09-09, 14:54 #34
e só por essa frase:
"E eu acho melhor o país se endividar com algo que PODE ser rentável do que se endividar com o FMI, não?"

já da pra sacar a tua tb

vc acha q ele vai se endividar com quem?
papai do céu?

obvio q nao defendo privatizaçoes, se vc fosse um usuario mais assíduo saberia q eu abri um topic à época da privatizaçao da vale do rio doce mostrando o quanto aquilo foi prejudicial ao país

e eu tb acho q o brasileiro precisa de patriotismo, mas isso com certeza nao vai surgir da figura do presidente, pelo menos não para os seres pensantes e que vêem o quao ridiculo é isso tudo

quanto à "onda" dos combustiveis fósseis acabar, nao faço idéia doq vc está falando, e tenho até medo de q vc nao saiba oq é um combustível fóssil, e que o mesmo nao é um recurso infinito

e quanto aos "pobres", da pra perceber q vc nao entendeu porra nenhuma doq eu falei, ou pelo menos nao tentou muito

rockafeller is offline   Reply With Quote
denial
Banned
 

02-09-09, 14:54 #35
Newka:


Agora explica.

denial is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

02-09-09, 14:56 #36
relamente nao deu pra entender nada, logico que eu nao quero a marina lá aoehaoeh. o discurso eu gostei sim, acho valido. tinha que mandar o CQC la pra brasilia pra pergunta o que é pre sal. jogo politico, aquilo lá é ridiculo, uma verdadeira merda, ng sabe o que ta fazendo lá, ng trabalha mais que 3 dias por semana, um ou outro lança projeto de lei, que quando é boa nao passa, quando é ruim as vezes passa e quando aprovam nao funciona, nego só se importa com aumento do salario e cartao corporativo. o que me irrita é tomar partido de partidos politicos, o que me faz pensar que hoje em dia com a burocracia inserida no sistema eleitoral brasileiro, É IMPOSSIVEL eleger alguem bom e que realmente queira trabalhar...

essa de votar é um absurdo, votamos em quem nao conhecemos, mtas vezes sao menos preparados que nós aqui fora, nao sabem de nada o que acontece, nao estudam, nao trabalaham, recebem dinheiro de todo o lado e ainda tem nego que é filiado e defende com unhas e dentes tal partido...

essa marina foi no jo mesmo, e a unica coisa que ela sabia dizer é como ela foi alfabetizada aos 17 anos, como se isso fosse uma coisa boa, ou um ato de extrema inteligencia,

visto e revisto a corja de aproveitadores que somos, é impossivel acreditar que quem se da bem na politica é bem intencionado. ou no minimo bem preparado. ser eleito é mais facil que qualquer concurso publico, precisa de dinheiro e cara de pau, ser concursado ao menos precisa de conhecimento.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
rini
 

02-09-09, 15:02 #37
então.

assim como o pampa, não ponho a mão no fogo por ninguém fora eu. Mesmo assim, se for conveniente, mudo de opinião rapidinho.

A parada é a seguinte.
Citar N problemas no planalto e acreditar que foram exclusivos do governo Lula/PT é burrice. Assim como dizer q o Lula simplesmente não sabia o que estava acontecendo.
Não sei, vc não sabe e não saberemos.
Se for melhor pra ele, Lula admite e enumera 400 motivos para tal, logo depois, pega 40 min de rede nacional para se desculpar. Ele pode fazer ao contrário tb. Simplesmente dizer q não sabia nada e se esforça para não vincular seu nome à esse monte de podres q vemos por aí.
As decisões não são tomadas por ele mas sim, por uma comissão q cuida da IMAGEM do cara.

Pq a Dllma não peita as acusações? Muito provavelmente pq isso não é bom para sua IMAGEM.
Não gosta dessa filosofia?
Pode espernear mas o neócio é assim.

Sobre o pré-sal, é muito cedo dizer q a reserva vai acabar. Tem muito dinheiro investido em petróleo no mundo. Dos tempos passados, a impressão que se tem, é q hoje seria a melhor época para se encontrar uma caralhada de petróleo escondido por aí.

O rocka me aliviou quando disse que não vota no PSDB "nem fudendo".
é meio como eu..
não sou petista mas não voto no psdb NEM FUDENDO.

se a parada for bem organizada, temos uma ótima oportunidade de alavancar a posição do Brasil no mundo.
se vai dar certo eu não sei.. veremos com o tempo..
mas a oportunidade é ótima

rini is offline   Reply With Quote
porteir0
Trooper
 

02-09-09, 15:05 #38
Quote:
Postado por denial Mostrar Post
porteir0, comente a postura ambiental de Lula. Porque para ti, parece que ele é impecável em todos os sentidos.
E o PAC que contribui com destruição ambiental? E energia alternativa que não tem investimento nenhum?
não tenho a inocência de achá-lo impecável. Acho só interessante que quando é pra invadir e construir shopping em zona nobre do rj, sp, sc, aterrar manguezal, morro, derrubar a floresta da tijuca, tocar supercondomínios e largar esgoto na baía da Guanabara e beira mar em florianopolis (alguns exemplos) ninguém comenta nada.

o pac é o problema. parece que pobre é o problema

porteir0 is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

02-09-09, 15:06 #39
o que eu quero dizer com isso, é que temos alternativas pra melhorarmos sem a força dos politicos, nós podemos melhoras nossos investimentos, nós podemos diminuir a nossa tarifaçao bancaria, nós podemos mta coisa, basta mudar os nossos costumes do dia a dia, e correr atrás do que é melhor pra nós, o dia que o brasileiro se importar com o que e o quanto gasta em cada coisa, onde vale a pena ou nao investir, Abolir a porra da poupanca e cheque especial, Existem recursos que sao mais proveitosos pro governo e pro povo, só nao pros bancos, mas ng tira um real da poupança, só querem aumentar o limite do cheque especial, nao se faz nada certo, e depender de politico é isso, enquanto eles forem mais espertos que nós, vao continuar batendo forte no povo.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

02-09-09, 15:09 #40
eu voto no aécio, por 2 motivos, é solteiro e pegador.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
porteir0
Trooper
 

02-09-09, 15:22 #41
Quote:
Postado por denial Mostrar Post
dexa pra mim:

desde quando Cesta-basica e ticket leite da pra fazer analogia do Bolsa-Família?

vc nao sabe denial, vc é ignorante. entao eu vou diminuir a sua ignorância, veja bem:

-pra receber o benefício tem de haver freqüência escolar mínima de 85% para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos e mínima de 75% para adolescentes entre 16 e 17 anos. [vc grita que sabe o que é um combustível fóssil, mas não sabe, eu tenho certeza, que menos de 8% das crianças desse país chegavam à 4a séria] e:

-pra receber o benefício tem que ter o acompanhamento do calendário vacinal e do crescimento e desenvolvimento para crianças menores de 7 anos; e pré-natal das gestantes e acompanhamento das nutrizes na faixa etária de 14 a 44 anos. [eu trabalho na área da saude e digo pra você, que os dados do Ministerio da Saúde já mostram resuldados dessa medida, que é bem simples, mas mesmo assim te adianto - o que mais mata mulher grávida e feto nesse país sabe o que é? São complicações da gravidez e do momento que tá pra nascer e logo depois que nasceu, coisa que pré-natal e assistencia médica resolve] e:

-na area da Assistência Social: freqüência mínima de 85% da carga horária relativa aos serviços socioeducativos para crianças e adolescentes de até 15 anos em risco ou retiradas do trabalho infantil

tá explicado.

porteir0 is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
02-09-09, 15:23 #42
Quote:
Postado por porteir0 Mostrar Post
Sou filiado sim, dos Pampas, mas não é por esse motivo que posso me expressar da maneira que quiser. A premissa é outra.

Rockafeller, esse seu tipo de discurso, já é meu conhecido:
"..acho q ninguém aqui é louco pra defender o governo FHC, mas NA MINHA OPINIAO.."

Esse tipo, é daqueles que achava que gostava das idéias do partido e do Presidente Lula, mas só enquanto era semi-analfabeto, carrancudo, linha dura, era líder sindical e falava errado!
Aí quando um presidente que nasce fruto do trabalho e não no capital chega ao poder, num país, numa democracia jovem como a nossa, se desaponta e recua.

.. existe um nome pra esse tipo de gente rockafeller, chamam-se traíras , covardes. Flávio Arns, Cristóvão Buarque, Marina Silva, Eduardo Suplicy são alguns exemplos...

Discutir política é saudável. Temos que discutir política. Faz parte da democracia. Concordo que aqui os ânimos se exaltam e sobram cutucões.

Inocente eu? acho que o inocente foi você que jogou no lixo o seu voto em 2002.

Na verdade o seu voto vai contar pouco. O voto dos negros e índios cotistas em Universidades Federais, dos beneficiarios do Pro-Uni, dos aposentados, dos que recebem o Bolsa-Família - esses sim, elegerão alguem.
Porteir0 sua opinião sobre moral e bons costumes é pífia, niilista e primaveril.

Entretanto vc está mais que certo no ultimo paragrafo. Infelizmente, na democracia, a maioria vence e para obter votos basta agrada-la. Agora, para agradar um povo pobre e burro, um presidente de mesma origem e cultura, sabe muito bem que bastam algumas esmolas para tirar um sorriso do mendigo.

Esquerda, direita, cima, baixo, A, B, start, nunca fizeram diferença, nem nunca farão. Torçamos para que surja uma safra de brasileiros menos acomodados a tocar a situação com a barriga ou ao menos que nasça um Bin Laden.

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

02-09-09, 15:25 #43
grazzi porteiro.

NewKa is offline   Reply With Quote
porteir0
Trooper
 

02-09-09, 15:30 #44
Quote:
Postado por NewKa Mostrar Post
grazzi porteiro.
de nada companheiro

porteir0 is offline   Reply With Quote
seuboi
manboipig
 

Steam ID: seuboi
02-09-09, 15:37 #45
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
isso sem contar q a coisa toda é burra
o país vai se endividar pra caralho, mais uma vez, por uma PREVISAO de lucro de um recurso que tende à extinção... pra q investir tao fortemente em algo que irá acabar em breve? pra acabar mais rapido? pra, daqui a 10 anos, ja existir uma caralhada de carro nas ruas usando combustíveis nao-fósseis
O que eu acredito ser inválido nesse puta investimento do pré-sal é o seguinte, antes de todo esse bafafa a Petrobrás já retirava petróleo de lugares menos acessíveis do que os poços "normais" como são vistos no oriente médio, rite?
Já estabelecendo um paralelo com isso pode-se lembrar que, os barris extraídos dessas profundidades já eram muito mais caros do que importar um barril. Questão de custo. Isso faz um tempinho, não sei a quantas anda o custo/tecnologia que existirá pro pré-sal, mas eu não acredito em nenhum milagre que brote da terra, esse país será (se for) salvo com organização, reestruturação, educação e o caralho a quatro.

btw, alguém sabe como rola o refinamento do xisto? Sei que o Brasil é um dos q possuí a maior reserva natural, mas não sei dizer se o custo é tão elevado quanto refinar pétroleo q vem do fundo do mar. (xisto é um tipo de rocha, o xisto betuminoso é o mesmo mineral impregnado com um tipo de óleo, pode ser refinado e utilizado como petróleo, mas até a presente tecnologia o processo é muito poluente e não eficiente, embora suas reservas sejam gigantescamente maiores do que as de petróleo)

seuboi is offline   Reply With Quote
denial
Banned
 

02-09-09, 16:07 #46
Quote:
Postado por porteir0 Mostrar Post
de nada companheiro
"companheiro"
PTista detected.
Porteir0, eu espero que tenhas noção que todas as exigências do bolsa-família podem ser e com certeza são mapiluladas sem muitos problemas. Se imagine um professor de escola estadual do interior do Pará. Seu aluno João só conseguiu ir em 50% das aulas e sempre está faminto, pois mal tem o que comer em casa. E aí? Eu sei que EU daria 85% de presença antes que o guri morra.

denial is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
02-09-09, 16:24 #47
Quero reparar uma coisa que disse do bolsa familia aqui uma vez.

Pelas regras que li, de forma alguma o bolsa familia estimula a explosão da natalidade. Pois tem regra de limite de filhos. O que acho mais doq justo.

Então fica ai. A observação.


Last edited by Sh3lld3r; 02-09-09 at 16:36..
Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

02-09-09, 16:25 #48
Bom, depois eu comento o que foi falado no tópico.

Temer vai pedir a retirada de urgência do pré-sal a Lula, diz líder do PMDB
Presidente da Câmara deve ligar para Lula ainda nesta terça, diz Alves.
Marco regulatório do pré-sal deve ser aprovado no Congresso em 90 dias.

A pressão da oposição em torno da retirada do regime de urgência dos quatro projetos que tratam do marco regulatório do pré-sal acabou dividindo a base governista na Câmara. Antes decididos a manter o prazo que obriga os deputados a analisar os projetos do pré-sal em 45 dias, os líderes partidários decidiram nesta quarta-feira (2) levar a possibilidade de retirada da urgência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A posição foi adotada depois de uma reunião de duas horas entre os líderes no gabinete do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP). Na saída do encontro, o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), disse que Temer deve ligar para o presidente Lula ainda nesta quarta para tratar do clima de guerra instalado na Casa em função do prazo de debate do pré-sal. Alves também irá levar o assunto a Lula na reunião do Conselho Político do governo, marcada para esta quinta-feira (3).

A mudança de postura de parte dos governistas não inclui o PT. Segundo o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), a urgência na votação é necessária para que o processo de capitalização da Petrobras seja realizado com rapidez, possibilitando maior agilidade no avanço dos trabalhos para exploração das camadas do pré-sal. "A urgência é importante para o país. O governo tem pressa para capitalizar a Petrobras e investir na operação do pré-sal", justifica Fontana.

Já o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), critica a pressa do governo afirmando que a Câmara terá apenas cinco dias para apresentar emendas aos quatro projetos que, segundo ele,"são complexos e não podem ser analisados com essa agilidade." Já o líder do PSDB, José Aníbal (SP), afirma que o governo passou 20 meses estudando o pré-sal e agora exige do Congresso a aprovação em 90 dias. "Apenas para constituir uma comissão geral com especialistas para analisar os projetos, nós vamos levar três semanas. Então, não há como analisar essas matérias nesse prazo", justificou Aníbal.

Ainda segundo Aníbal, além do PMDB, também os líderes do PP, PR e PTB concordaram em apelar ao presidente Lula para a retirada do pedido de urgência do marco regulatório do pré-sal. A previsão é de que uma comissão geral seja instalada para começar a analisar os quatro projetos no próximo dia 22 de setembro. O prazo para que a Câmara vote o marco regulatório em regime de urgência é o dia 15 de outubro.

http://g1.globo.com/Noticias/Politic...R+DO+PMDB.html

Em suma, o pedido de urgência é tão absurdo que até os partidos da base governista estão pedido mais tempo para analisar o projeto.

MdKBooM is offline   Reply With Quote
porteir0
Trooper
 

02-09-09, 16:38 #49
Quote:
Postado por denial Mostrar Post
"companheiro"
PTista detected.
Porteir0, eu espero que tenhas noção que todas as exigências do bolsa-família podem ser e com certeza são mapiluladas sem muitos problemas. Se imagine um professor de escola estadual do interior do Pará. Seu aluno João só conseguiu ir em 50% das aulas e sempre está faminto, pois mal tem o que comer em casa. E aí? Eu sei que EU daria 85% de presença antes que o guri morra.
Sou com orgulho. Não tenho vergonha, não sou covarde.

Ainda no jogo das hipóteses, se o Joao tah morrendo da doença FOME como voce descreve... Acha mesmo que o problema do bolsa-família estah em dar os 85% ao Joao ?

porteir0 is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

02-09-09, 16:45 #50
ng deu um piu? ng fez nada mas todo mundo piou.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
kakarotto
Trooper
 

PSN ID: kakarotto_DS
02-09-09, 16:47 #51
lol
eu ia falar o q o denial falou

ATE PARECE que o sistema eh lindo e maravilhoso, que ninguem se aproveita da bondade do senhor lulinha huahuahua

conta outra ai, q essa do Bolsa-Voto qquer um consegue burlar

kakarotto is offline   Reply With Quote
ChakaN
Banned
 

02-09-09, 16:54 #52
eu quero ver solucoes neste topic, problemas ja tem o suficiente

ChakaN is offline   Reply With Quote
Style
Trooper
 

02-09-09, 17:35 #53
a dimensão disso tudo eu acho que ainda é incalculável...

com certeza o pré-sal vai trazer benefícios para o Brasil, mas não da forma como foi exposto no discurso proferido pelo nosso Presidente. Como o rocka disse anteriormente pra mim esse discurso teve tom de comício...

E eu acho que o Lula e nem um outro presidente deveria esperar os frutos do pré-sal para investir adequadamente em ensino e saúde para o povo brasileiro, tudo o que ele disse a respeito disso ali é fail.

o problema do pré-sal é que ano que vem tem eleição, se isso fosse descoberto depois do próximo presidente eleito o discurso teria sido bem diferente.

só espero que a grana dessa descoberta não se perca nos mensalãos, nas rádios, fazendas, ou em qualquer outro tipo de roubalheira na qual estamos tão acostumados a ver...

Style is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

02-09-09, 17:58 #54
YES WE CAN VERSAO BRAZUCA.

sei la n achei nada D+ o discurso do lula varias promessas.

aposto que vai sair fail de tudo isso ainda , ESCANDALO PREH-SAL INCOMING EM 5 ANOS.

na real o brasil soh sai da merda a longo prazo.

sibs is offline   Reply With Quote
ChakaN
Banned
 

02-09-09, 18:06 #55
eu to colando no pensamento do sibs
esse festerê aí já fizeram faz 30 anos e olha o mega fail q teve

ChakaN is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

02-09-09, 18:13 #56
o mega fail a qual você se refere é o da campanha "o petróleo é nosso" que fez com que a petrobrás exista hoje?
mega fail mesmo hein oO
acho que você tem que analisar o mega fail de acordo com o cenário político que se deu em seguida.. =D

NewKa is offline   Reply With Quote
porteir0
Trooper
 

03-09-09, 14:52 #57
 


Deu na Exame:

"..Petrobras é a segunda empresa mais lucrativa das Américas
Somente o Citigroup lucrou mais que a petrolífera brasileira no segundo trimestre.." é a única brasileiro entre as 10 maiores das américas.

Deu no Blog do Paulo Henrique Amorim e do Brizola Neto:

O que é que vão dizer os que falam que precisamos da tecnologia estrangeira para tirar o petróleo do pré-sal? A Petrobras acaba de anunciar a descoberta de petróleo no poço mais profundo até hoje perfurado no mundo. Foi no Golfo do México, ao largo do litoral do Texas (EUA). O poço Tiber-1 jorrou petróleo a 10.685 metros de profundiodade total, sendo 1,260 de lâmina d´água.

NÓS estamos emprestando a tecnologia. Porque será que incomoda tanto sermos donos do nosso próprio óleo?



Demonstrem a mesma indignação com o senador Demóstenes Torres (DEM), que mandou fechar o plenário da sessão da Comissão de Comissão e Justica ao público. Votaram o relatório Azeredo-Maciel, que abole o voto impresso simultâneo na urna eletrônica e cria restrições ao uso da internet nas campanhas políticas. A TV Senado, que trasmitiu as outras reuniões, também não mostrou, estava trasmitindo um seminário sobre cidades.

É triste (não) ver a liberdade da internet e a segurança do voto da população ser decidida quase ás escondidas.

porteir0 is offline   Reply With Quote
ChakaN
Banned
 

03-09-09, 15:08 #58
Quote:
Postado por NewKa Mostrar Post
o mega fail a qual você se refere é o da campanha "o petróleo é nosso" que fez com que a petrobrás exista hoje?
mega fail mesmo hein oO
acho que você tem que analisar o mega fail de acordo com o cenário político que se deu em seguida.. =D
acho q ele quiz dizer que o fail vai ser se nao der tanto lucro quanto esperam, mas mais ainda se desviarem muita grana ou se empregarem em areas aonde nao tao prometendo, assim faltando grana para as areas que presumidamente irão a grana

ChakaN is offline   Reply With Quote
Style
Trooper
 

03-09-09, 15:30 #59
o Lula nao voltou atrás, manteve a urgência nos projetos do pré-sal.

Style is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

03-09-09, 15:50 #60
lololololol
é até engraçado ver a cara de BUNDA do rodrigo maia, querendo dar uma de super moralista.. oaeuheaohae

 


bla bla bla.. vamos obstruir a votação.. bla bla bla..

nego quer um ano pra discutir a parada? aeouhraeourhaeorhae

NewKa is offline   Reply With Quote
porteir0
Trooper
 

03-09-09, 18:10 #61

-pode não ser a salvação do Brasil, como insistem em AFIRMAR.
-Poder ser que seja palanque pra Dilma. Pode.

Torço pra que associem o nome da Petrosal e Petrobrás à expansão econo-social-tecnologica do país, no pós-crise ESTRUTURAL do sistema capitalista, ao intervencionismo estatal e aos nomes de Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

porteir0 is offline   Reply With Quote
denial
Banned
 

03-09-09, 19:03 #62
Você não quis dizer expansão econo-sócio-político-educo-tecno-buro-idiocrática?

denial is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

03-09-09, 19:22 #63
velho, me diz uma coisa?? vc aposta que algum outro sistema é mais viavel que o capitalista?? a vai se foder tb o que tem que ter sao serviços publicos de qualidade pra toda a populacão, agora comunismo, se foder rapa, já é uma merda trabalhar por dinheiro, imagina pra sustentar vagabundo...

socialismo ou comunismo só funcionaria e seria legal se nao fossemos humanos, mas a nossa sociedade é cada um por si, todo mundo atropelando os outros, como pode o sistema ser comunista. e nao me venha dizer que se fosse comunismo todo mundo seria amiguinho e se ajudaria, conta outra, a tua causa é boa problema que o ser humano é escroto demais pra todo esse lirismo.


Last edited by dos Pampas; 03-09-09 at 19:28..
dos Pampas is offline   Reply With Quote
porteir0
Trooper
 

03-09-09, 19:23 #64
se tivesse lido o texto lá do início, veria que o barbudão que disse, dinhero pra economia, causas sociais e tecnologia...

porteir0 is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

03-09-09, 19:25 #65
Quote:
Postado por porteir0 Mostrar Post
se tivesse lido o texto lá do início, veria que o barbudão que disse, dinhero pra economia, causas sociais e tecnologia...
nao to falando dele, to falando de vc que critica o sistema capitalista.

nka eu vi essa judas ai que diz:" ficaram nao sei quanto tempo e agora querem que a gente vote em 4 meses?" aoaheoaheaohe ficou claro que é só enrolação.

e a questao de vedar o voto impresso das urnas é uma piada aehaohe. essa da internet ai eu to por fora.


Last edited by dos Pampas; 03-09-09 at 19:34..
dos Pampas is offline   Reply With Quote
porteir0
Trooper
 

03-09-09, 19:40 #66
Quote:
Postado por dos Pampas Mostrar Post
.. vai se foder tb, o que ....
oopa.

dos pampas, vc tb é ignorante, vou diminuir a sua ignorancia novamente:

a crise é ESTRUTURAL, do sistema capitalista, do maneira de que como o capitalismo se constroi, do modo que como o MERCADO por ele só se auto-regularia, isso é que está errado...

...a intervenção estatal se fez necessária, e ESSENCIAL para que o sistema se mantivesse viável...

(fonte : Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) e a Sociedade Latino-Americana de Economia Política (SEPLA)

porteir0 is offline   Reply With Quote
ETziro
Trooper
 

03-09-09, 19:43 #67
Quote:
Postado por Sh3lld3r Mostrar Post

Entretanto vc está mais que certo no ultimo paragrafo. Infelizmente, na democracia, a maioria vence e para obter votos basta agrada-la. Agora, para agradar um povo pobre e burro, um presidente de mesma origem e cultura, sabe muito bem que bastam algumas esmolas para tirar um sorriso do mendigo.
Uma pena seu ponto de vista sobre isso.
Eu diria dar um mínimo de dignidade p/ esse povo que é muito sofrido.

ETziro is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

03-09-09, 19:46 #68
aoheoaheae coitado, o porteiro eu nao mandei vc se foder no sentido literal da palavra, mandei se foder no sentido de que estamos numa conversa informal na internetz, poderia mto bem ter usado: "te orienta" mas blz vou cuidar os termos pra conversar com o Dtr.

"a crise é ESTRUTURAL, do sistema capitalista, do maneira de que como o capitalismo se constroi, do modo que como o MERCADO por ele só se auto-regularia, isso é que está errado...

...a intervenção estatal se fez necessária, e ESSENCIAL para que o sistema se mantivesse viável..."

ótimo, fala demais mas nao real nao diz COISA nenhuma, nao foi essa a pergunta que eu fiz.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
porteir0
Trooper
 

03-09-09, 19:53 #69
Quote:
Postado por dos Pampas Mostrar Post
ótimo, fala demais mas nao real nao diz COISA nenhuma.
nao quero tratamento especial, ô das panturrilha, dexa de frescurinha..

xaver se assim funciona:

- querem que tu engula que a crise foi por causa das hipotecas americanas...
- que foi pelo excesso de cuidado das empresas privadas frente as economias emergentes, e governos nacionalistas..
- querem te meter goela abaixo que megaempresas que nao criam 1 unico posto de trabalho, sem papel social NENHUM, que apenas especulam com o dinheiro dos outros, nos mercados mundias, que quebram pequenos países em meses, que abrigam dinheiro de lavagem, simplesmente não tem culpa nenhuma..

entende assim nessa linguagem?

porteir0 is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

03-09-09, 19:56 #70
oaheohaeohaeoahe bixo, nem vou comentar.



vazei, a critica abaixo foi pesada. aoeh.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
Arcades Sabboth
Trooper
 

PSN ID: BR-Dude Steam ID: ArcadesSabboth
03-09-09, 19:56 #71
 


Isso daqui tá pior que Futebol ...

Arcades Sabboth is offline   Reply With Quote
porteir0
Trooper
 

03-09-09, 20:00 #72
Quote:
Postado por Arcades Sabboth Mostrar Post
Isso daqui tá pior que Futebol ...
pode ir postar lah no topico das ultimas aquisições e esquecer esse daki.. nao tem problema

ps: nada contra o outro topico. postei lah tb

porteir0 is offline   Reply With Quote
Arcades Sabboth
Trooper
 

PSN ID: BR-Dude Steam ID: ArcadesSabboth
03-09-09, 20:18 #73
só porque eu digo que aqui está flames a lot, eu já me torno capitalista? Onde eu pego minha carteirinha? BTW em momento algum eu disse quem era o flamer, se a carapuça lhe serve, faça bom uso.

Arcades Sabboth is offline   Reply With Quote
denial
Banned
 

04-09-09, 00:09 #74
Óbvio que a crise é por causa do sistema capitalista. O problema é gente iludida achar que o PT tem a solução para resolver tudo, se é que tem pra resolver alguma coisa se quer. Socialismo/comunismo dão merda também.... Tsc tsc...

denial is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

04-09-09, 00:39 #75
e qual a solução, josé?

NewKa is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -2. horário: 01:34.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2018, Jelsoft Enterprises Ltd.
User Alert System provided by Advanced User Tagging (Lite) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2018 DragonByte Technologies Ltd.