Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
MdKBooM
Trooper
 

Default Sugestões de parábolas/contos inspiradores

20-06-06, 02:20 #1
Pessoal, farei um discurso que considero importante dentro de alguns dias e queria algumas sugestões de historinhas que eu possa usar. O objetivo é motivar e unir um grupo (relativamente grande) de trabalho. Só para ilustrar, vou citar algumas coisas que já usei com outros temas..

Sorte ou azar, o tempo dirá.
Um garoto muito pobre sempre sonhava em ter um cavalo. Certo dia passou uma cavalaria em frente à sua casa e junto ia um potrinho que tinha dificuldades em acompanhar o ritmo dos outros cavalos. Então um cavaleiro vendo a felicidade do guri em apenas ver os animais, ofereceu o potrinho - livraria-se assim do que segurava o grupo e faria a alegria da criança. O vizinho então comenta com o pai do garoto: Ora, mas que moleque de sorte hein? Sempre quis um cavalo e agora ganhou assim, sem esforço!
Ouvindo aquilo o pai do menino apenas respondeu: sorte ou azar, só o tempo dirá.
Algum tempo depois o cavalo já grande foge. Mas que azar! disse o vizinho assim que soube da notícia.. O pai simplesmente respondeu: sorte ou azar, só o tempo dirá.
Passado uns anos eis que aparece o cavalo na casa do guri (agora já crescido) e como se não bastasse isso, ele traz consigo um bando de cavalos selvagens. Após todos capturados, o vizinho não pensa duas vezes e logo diz: Ora, mas que rapaz de sorte! E o que o pai diz? Sorte ou azar, só o tempo dirá.
Indo treinar um dos cavalos, o rapaz cai em uma vala e quebra a perna. O vizinho diz que o rapaz tem muito azar e o pai novamente repete a frase: sorte ou azar, o tempo dirá.
Poucos dias depois começa uma guerra e todos os homens são convocados para o exército, menos quem?

Nunca desista
Um dia duas moscas caíram em um copo de leite. A primeira nadou, nadou e chegou à borda, mas esta era muito lisa e as asas da mosca estavam encharcadas. Ela desistiu de nadar e afundou. A segunda nadou, nadou, nadou por tanto tempo que no leite se fez um pequeno ponto de manteiga onde ela pôde subir, secar as asas e sair dali.

Seja inteligente
A mesma mosca encontrava-se agora em outra mesa, e acabou caindo em um novo copo. Nadou, nadou até que ouviu uma outra mosca amiga dizer: nade para a direita, ali tem um canudo que você poderá subir! E o que fez? Continuou nadando, apostando na sua experiência anterior de sucesso, até que sem forças morreu afogada em um copo de água.


 





MdKBooM is offline   Reply With Quote
Mk
Trooper
 

20-06-06, 03:10 #2
nao deu p deixar passar,,,
pra nao ofender ngm, vai em spoiler.
[SPOILER]
jesus estava reunido com seus apostolos, quando derrepente ele se levanta e diz:
"x²+5x-6!"
logo apos. um de seus apostolos levanta e o interroga:
"senhor, mas oq é isso?!?"
e jesus responde:
"ahh nada não, só mais uma parabola..."


agora ao assunto do topico, eu sei algumas historinhas dessas ae, mas n lembro muito bem delas, vo tenta lembra direito dae eu posto ae!

Mk is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

20-06-06, 12:01 #3
Contos do V.Vinnitchenko são muito bons, só não sei se encaixam nesta proposta sua, gosto especialmente do conto intitulado "Ao Sopro dos ventos, dos ventos Furiosos" - uma obra prima da literatura. Particularmente eu odeio textos motivacionais, são um conglomerado de clichês principados em estandartes empresariais; são sempre acercados de vocábulos incultos e, para piorar, elevados à uma máxima existencialista inexistente. Parecem até coleções de frases de biscoitinhos da sorte - malditos chineses! O único que foge um pouco da mesmice provocada é, justamente, o mais popular de todos: o Sunscreen.

Mas, para ajudar, lembrei-me deste texto em específico (que também não gosto) mas não deixa de ser informativo:

Quote:
”A águia é a ave de maior longevidade. Chega a viver 70 anos, mas, para chegar a essa idade, aos 40 é obrigada a tomar uma difícil decisão. Nessa idade ela está com as unhas compridas e flexíveis, e não consegue mais agarrar as presas das quais se alimenta; o bico, alongado e pontiagudo, se curva; as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, já não permitem o voo garboso.

Então, a águia só tem duas alternativas: morrer ou enfrentar um doloroso processo de renovação que durará perto de 150 dias.

Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher a um ninho, próximo a um costão protegido, de onde ela não precise sair.
Quando encontra esse lugar, a águia bate o bico na pedra até conseguir arrancá-lo. E espera, pacientemente, nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. Só depois de cinco meses sai para o seu voo de renovação e para então viver mais 30 anos. O meu desejo é que você tenha coragem de ser como a águia para, se preciso, promover um processo de renovação, mesmo que seja doloroso. Às vezes, para que alcancemos um vôo de vitória, devemos nos desprender de pessoas, costumes, lembranças e coisas que nos causaram dor ou não servem mais. Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.
bera
[]'s

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

20-06-06, 12:04 #4
O jeito é você falar algo que não faça o menor sentido mas que tenha ares de revelação. Compra um desses livros de auto ajuda e copia tudo. Eu achei essas historinhas ridículas, na boa mesmo. Não que livros de auto ajuda não o sejam, mas pelo menos disfarça.

s p o o l is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
20-06-06, 12:07 #5
po...o dos cavalos la eh mto rox

serjaum is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

20-06-06, 16:27 #6
Spool, mas meu objetivo não é auto-ajuda e sim motivação. Não quero algo que impeça um suicida de pular do prédio, mas algo que faça um boxeador nocautear o adversário no primeiro soco. Não algo que as pessoas fiquem mais felizes consigo mesmas, mas algo que as faça reformular suas estratégias de trabalho. A historinha besta sempre tem uma moral, e a partir daí começa a analogia com o que você quer mostrar, com as mudanças que você quer empreender.

MdKBooM is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
20-06-06, 16:56 #7
acho q soh eu q nunca vi o sunscreen eheheh

serjaum is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

20-06-06, 18:16 #8
Vou contar uma parábola pra vocês.

Há algum tempo atrás, existia um grupo de pessoas que estudavam/trabalhavam/faziam pipoca toda terça juntos.
Um dia, um deles tentou dar palestra motivacional.
De tanto ouvir 'nunca desista', ficaram com a impressão de que estavam morrendo.
De tanto ouvir 'tente outra vez' ficaram com a impressão de que falhavam demais.
De tanto ouvir 'trabalhe em grupo' ficaram com a impressão de que os outros fariam todo o trabalho.

Resultado: Viveram felizes para sempre.

MORAL DA HISTORIA (REAL): Motivação é uma faca de dois gumes, eu particularmente prefiro cortar meu pinto fora a ter que ouvir essas porras de alguém.

No mais, goodgame

Zedd is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

20-06-06, 18:19 #9
Auto ajuda não necessáriamente é pra depressão, pode ser '10 maneiras de trabalhar melhor' ou 'como ser um profissional de sucesso'

s p o o l is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

20-06-06, 18:36 #10
Mesmo assim.
Não acredito que isso funcione.

Zedd is offline   Reply With Quote
Kamikaze-Vesgo
Trooper
 

20-06-06, 18:38 #11
aff pq vcs nao SI JOGA!!!!

ODEIO ESSES BAGULHOS
QUERU Q ELES SE FODAM A VIDA EH MINHA OS ERROS SAO MEUS!!
EMA EMA EMA CADA UM COM OS SEUS PROBLEMAS!!!!

Kamikaze-Vesgo is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
20-06-06, 19:18 #12
 



Patua is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

20-06-06, 20:22 #13
Um dia vocês irão trabalhar em equipe, num ambiente de alta pressão.. Aí sim essas coisas bestas que não funcionam irão começar a fazer sentido.. Até lá, close tópic plz.

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Lipe
Trooper
 

20-06-06, 20:35 #14
Quote:
Postado por Patua
 


Y^2=4px


Lipe is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

20-06-06, 20:43 #15
Quote:
Postado por MdKBooM
Um dia vocês irão trabalhar em equipe, num ambiente de alta pressão.. Aí sim essas coisas bestas que não funcionam irão começar a fazer sentido.. Até lá, close tópic plz.
ah... não vem com bullshit de profissional maduro e bem sucedido que trabalha em equipe pra cima de mim não. Se você fosse tão superior e profissional assim não estaria pedindo ajuda na DARKSIDE. Que piada.

Isso aí é enrolação. Você quer fazer algo que pareça bom, e as pessoas querem fingir que entenderam para as outras. Coisas que motivam? Simples, mostre que o trabalho deles serve pra alguma coisa e que eles terão alguma recompensa por isso. Esses negócios de 'Não Desista', 'Faça o seu melhor', Frases de Esperança e coisas do tipo tem o mesmo valor de livros de auto-ajuda: nulo.

Passa esse filme pra eles: http://imdb.com/title/tt0151804/

 


Last edited by s p o o l; 20-06-06 at 20:47..
s p o o l is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

20-06-06, 20:54 #16
ah, eu ia falar um monte e desanimei.. sou um fracassado que vem pedir ajuda na ds.. me desculpe spool.

MdKBooM is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

20-06-06, 20:57 #17
boa spool


esse filme é MUITO bom

essa cena é a melhor
essa e aquela que ele chega no escritório, derruba a divisória e abre uma janela pra ele mesmo... AHUheHHAEEHAhAE

jacu is offline   Reply With Quote
jpadua
Trooper
 

20-06-06, 21:18 #18
clima ta tenso aqui.

RA RA RA RATINHO!

jpadua is offline   Reply With Quote
Darth Maul
Dungeon Master
 

XFIRE ID: DS_maul Steam ID: darth_ds
20-06-06, 21:28 #19
Eu bato o olho no título desse tópico e toda hora leio "parabólicas conspiradoras"
PReciso dormir

Darth Maul is offline   Reply With Quote
XUXU
Trooper
 

PSN ID: duMagrao Steam ID: xuxuzao
20-06-06, 21:33 #20
sugiro o filme "jamaica abaixo de zero"

é mto divertido e retrata bem o espirito q vc quer passar a equipe!

XUXU is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

20-06-06, 22:11 #21
*mais calmo agora*

Spool, você tem apenas 18 anos. Como você encara o sucesso profissional? Você acha que dentro do que você escolher para fazer, trabalhará numa mesa sozinho sem ter pessoas para as quais delegar tarefas importantes? E se você precisar de outras pessoas (agora subordinados, já que você atingiu o sucesso profissional) para a execução de um trabalho, não gostaria que fizessem da melhor maneira possível?
Mas como ter a certeza de que essas pessoas estão fazendo o trabalho delas? Monitorando, certo? Acompanhando de perto, certo? Eventualmente reclamando de algo feito errado por que você agora tem que se virar em um curto espaço de tempo, ganhar a concorrência de outras empresas ou mesmo uma concorrência interna de outra equipe. Nessa cobrança pelo serviço bem feito, entra os discursos motivacionais. O que você prefere, um chefe falando a cada 5 min a mesma coisa pra você ou este mesmo chefe fazendo o que tem que fazer de formas mais descontraídas, como por exemplo trazendo essas histórias simples para o grupo de forma a lembrar os objetivos? Particularmente eu prefiro maneiras mais agradáveis. Você não? Ou por acaso você consegue se manter 100% do tempo focado nos seus objetivos?

Spool, nesse tipo de ambiente o líder não precisa ser carrasco. Vi a resenha do filme que você citou e não tem nada a ver com a proposta. Pra que citar um filme em que os funcionarios estão insatisfeitos com a empresa? Se você é uma viúva de marx, meus pêsames..

Particularmente eu também não acredito em auto-ajuda. Também acho uma tremenda bobeira. No entanto, motivação profissional é essencial num ambiente de sucesso. Uma premiação de campanha de vendas é motivação profissional? É. A escolha de um funcionário do mês é motivação profissional? Sim! Estas ocorrem das mais variadas maneiras..

Spool, a ds sempre me surpreendeu. Quando fiz o tópico, não vim pedir ajuda sobre o que falar. Eu já sei. Quis saber a respeito de novas comparações, de historinhas bestas mesmo. Por exemplo, eu vi um vídeo uma vez em que o cara dentre outras tantas metáforas que utilizava, falava das diferenças entre um perfil de "gato" e de "cachorro" num ambiente de vendas. O gato seria aquele vendedor que só tira a nota fiscal, que faz apenas o serviço que está lá designado para ele fazer, etc.. E o cachorro seria aquele profissional que mesmo eventualmente cometendo erros, tem uma vontade tão grande de agradar o cliente que cativa. E enquanto ele enumerava as diferenças, ia falando dos animais e fazendo palhaçadas. Ele falava para um grupo muito grande de executivos e teve a "audácia" de colocar uma máscara de cachorro e sair correndo no meio deles abraçando todos. Enfim, o que quero dizer é que essas historinhas quando utilizadas de forma correta, não são lições simplistas e idiotas como "trabalhe 24h por dia para seu chefe e seja rico".. Na realidade, são novas roupagens para algo que é preciso ser lembrado.

De qualquer forma, peço desculpas se em algum momento no tópico eu pareci arrogante. Não era esse o objetivo. Não tem nem por que eu ser arrogante.. Se o mundo é uma roda gigante, hoje eu digo para você que estou me recuperando de umas voltas muito loucas.

É isso.. Espero ter sido um pouco mais claro.


Last edited by MdKBooM; 20-06-06 at 22:15.. Motivo: erros de digitação
MdKBooM is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
20-06-06, 22:13 #22
mdk pwned spool

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

20-06-06, 22:20 #23
Gostei da explicação, mas ainda discordo Mdk...

Negócio é que eu tenho um temperamento difícil e acho que a única coisa que inspira é GENTE, acho muito infantil apelar pra animais personificados.

Um exemplo muito foda disso que você quer passar são as olimpíadas. Tem muita gente que superou pustas limites. Aquela mulher que teve cãibra generalizada e ainda assim terminou a corrida... o cara que perdeu a medalha de ouro pq parou pra juntar um neguin que caiu e se estoporou numa corrida, até o brasileiro r0x0rz que foi atacado pelo padre escocês e ainda assim chegou em terceiro.

Procura pelas medalhas de honra ao espírito esportivo que você vai ver exemplos reais.
Tem uns de grupo, mas nem lembro. Se pá um é o do Jamaica abaixo de zero, mesmo.

Zedd is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

20-06-06, 22:20 #24
Many Kalavera, você tem 11 anos, não sabe nada sobre ownar ninguém. Continuando... Eu continuo achando que roupagens bonitas e tudo o mais fazem o trabalhador se sentir idiota. Eu acho que sinceridade e objetividade são o melhor caminho. Discursos motivacionais? Por favor. Isso é EXATAMENTE a mesma coisa que auto ajuda. Só que vem da boca de outra pessoa. Tem o mesmo valor que aqueles spams coloridos do power point. Muito bonitos na hora, mas não tem aplicabilidade real no dia a dia.

Custa tratar as pessoas como adultos, como donos de um cérebro, e mostrar a eles os objetivos e qual o plano para chegar até lá? Ouça opiniões e etc. Aí talvez eles imaginem que realmente são importantes para a empresa e não retardados que precisam ficar ouvindo a historinha do cachorrinho Bilu que não conseguia pegar o pirulito.

O sucesso da empresa deve ser o sucesso dos empregados, ou não? Se não for, isso significa que eles estão sendo explorados e você só quer um discurso para fazelos trabalhar mais do que deveriam (não creio que seja esse o caso, só um adendo).


Last edited by s p o o l; 20-06-06 at 22:23..
s p o o l is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

20-06-06, 23:32 #25
spool, você tá falando coisas que denotam bastante inexperiência. Sério, sem querer bancar "o experiente", mas o seu discurso é muito utópico, ainda. Digo "ainda" porque você vai entender isso algum dia.
Você faz as coisas parecerem bem mais fáceis do que são na realidade, ainda mais na realidade de uma empresa competitiva.

E se o trabalhador é ou não explorado, isso é outra questão. Na minha opinião o trabalhador é sempre explorado, de uma maneira ou de outra. E não acho isso errado. O capitalista que põe o seu dinheiro e assume os riscos da empresa tem que ter mais vantagem mesmo, é justo.

E mdk, neste exato momento não me ocorre nada pra te ajudar (mesmo porque tenho duas provas amanhã, nem sei oque eu tô fazendo aqui agora ), mas quando eu for lembrando algo útil eu vou postando.


Last edited by Baron; 20-06-06 at 23:35..
Baron is offline   Reply With Quote
AcquiencE
Trooper
 

20-06-06, 23:39 #26
run to the hilllllllllllllssssssssss

AcquiencE is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
20-06-06, 23:41 #27
OIOOIOOOIM.

QUEM QUER PELAAAAAAAAAAAAAADAAAAAAAAAAAAAS???

Porra, gente, manera aí.

Mordred_X is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
20-06-06, 23:43 #28
BTW: Parábolas zen são muito boas, só tem que achar uma que se aplique.

Ou nem fala nada. Pega um graveto e manda alguém quebrar na frente de todo mundo.
Aí pega um feixe de gravetos e manda o cara tentar quebrar.
Got it?

Mordred_X is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

20-06-06, 23:48 #29
Quote:
Postado por Patua
 


isso aí quer diser que quando você estiver quase caído você pode levantar e dar a volta por cima.
ahaueuhua

gusto is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
20-06-06, 23:53 #30
kra.. assisti esse filme numa madrugada qq na globo.. chorei de rir nessa cena...
acho q acordei vizinhos velho...

kraiooooooo... eu vo ficar quieto senao nao vou dormir... ficar digitando ate madruga nao da... mas algumas considerações..
to no mundo corporativo ha 5 anos.. pressao.. cobrança. equipe... etc...
sei o q eh varar noites... ajudar e pedir ajuda...
agora.. auto ajuda nunca chegou a me dar um minimo de reflexao. apenas revolta com a pessoa ganha dinheiro escrevendo coisas para pessoas em mah fazes.. q qq tem impacto, por mais q seja ambigua ou subversiva..

nao acho q estou sendo explorado... chegay a achar qnd era estagiario e talz.. mas olhando por outros lados.. mera troca... me submeti a algumas coisas.. conquistei outras... se aceitei foi escolha.. ha sempre outros caminhos... tudo eh troca.. tudo eh negociavel.. nao quer dizer q tenhamos q aceitar qq proposta q nos eh dada...
"ahhhh.. mas hj tudo eh dificil. .nao da pra recusar.. entao nego explora..."
bem.. quer dizer q vc nao ta preparado o suficente para que haja outras propostas para sua escolha...

mas ha quem gosta e para alguns.. isso tem muito efeito... logo, nao vejo problema...

pra colaborar.. tem uma boa.. o texto legal. .acho q li na ds mesmo...



----------------
o kra morava com o pai.. e todo ano arava a terra da familia pois os pais estavam velhos..
soh q um dia ele foi preso (nao lembro o motivo) em casa... e tava chegando a epoca dele arar a terra novamente.. entao ele fala pro seu velho pai que iria de toda forma arar a terra...
o pai, claro, ficou desconsolado....

o filho entao começa a enviar cartas para casa...

uma vez ele mandou: "todo o dinheiro esta enterrado na nossa horta"

no outro dia... dezenas de policiais foram a terra e reviraram tudo sem a permissão dos donos..
cavaram.. mexeram.. reviraram tudo...

1 semana dpois vem a carta: " eu falei pai, eu iria arar sua horta"

moral da historia? bah. .sei la.. bonitinha.. laranja no barco nao voa..
sei q nao eh o intuito do topic.. mas da pra bolar alguma coisa

Patua is offline   Reply With Quote
intel
Banned
 

22-06-06, 09:42 #31
Quote:
Postado por s p o o l
Custa tratar as pessoas como adultos, como donos de um cérebro, e mostrar a eles os objetivos e qual o plano para chegar até lá? Ouça opiniões e etc. Aí talvez eles imaginem que realmente são importantes para a empresa e não retardados que precisam ficar ouvindo a historinha do cachorrinho Bilu que não conseguia pegar o pirulito.

O sucesso da empresa deve ser o sucesso dos empregados, ou não? Se não for, isso significa que eles estão sendo explorados e você só quer um discurso para fazelos trabalhar mais do que deveriam (não creio que seja esse o caso, só um adendo).
é... deveria ser assim, mas em minha pouca experiência profissional, observei em 2 clientes de ramos diferentes (um é dono de clínica médica e o outro dono de restaurante) e os dois tem uma visão de que o funcionário parece filho pequeno, que vc tem q ficar lembrando todo dia que não é pra deixar a toalha molhada na cama....

Modelos como aquele lance dos 5S, apesar de parecer mobral, muitas vezes se mostram necessários mesmo...
http://www.gemba.com/portuguese/consulting.cfm?id=145

intel is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
22-06-06, 10:40 #32
5s nao tem nada de mobral...
na verdade é um puta conceito dificil de ser aplicado em qq organização...

apesar de ser uma coisa "pessoal" a empresa precisa incentivar a cultura
é um puta modelo de padronização...

onde eu trabalhava havia auditoria para certificação.. nosso dpto. era exemplo, mas com alguns manes o negocio começou a desandar...
facil ler na faculdade...
dificil de aplicar no cotidiano...

Patua is offline   Reply With Quote
intel
Banned
 

23-06-06, 09:48 #33
poisé Patua, eu não tava querendo dizer que o 5s é mobral... tava "insunuando" que num ponto de vista utópico, isso seria bom senso e não precisaria ser "aplicado"...

;*´s

intel is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 09:26.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.