Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
4nkh
Trooper
 

Steam ID: frayel
Default Nostalgia Nerd 45+

18-08-23, 12:43 #1
A quem interessar, escrevi esse texto pra registrar as minhas lembranças +- entre 1987 a 1997.
Quem viveu essa época e conheceu as BBS, me contem o que acharam.

Neste texto, conto a minha jornada desde o aprendizado da programação à descoberta da BBS e a arte em ANSI.

Uma narrativa nostálgica sobre um mundo pré-Internet.

https://medium.com/@felipe.rayel/uma...o-b46469255cce

 





4nkh is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
18-08-23, 13:42 #2
Boa! Lerei

didz is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

18-08-23, 17:13 #3
Gostei!

Keep up the good work!


Nessa época aí do texto eu entendia mais de videogame e não tinha acesso aos computadores. Eu comecei a usar computador bastante tempo depois disso.

Tenho 39 anos mas o primeiro pc que usei (que era da minha tia) era um 486 33mhz com win 3.1, o HD acho que tinha uns 300 e poucos mb, monitor colorido.

Baron is offline   Reply With Quote
kakarotto
Trooper
 

PSN ID: kakarotto_DS
18-08-23, 19:09 #4
A primeira vez que eu vi video-game, devia ter uns 6 anos por ai, na casa do meu primo.
Mario Bros, o classico. Depois desse dia, minha vida ia mudar

kakarotto is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
19-08-23, 03:57 #5
A única coisa que eu entendia nessa época, era de punheta!

vegetous is offline   Reply With Quote
4nkh
Trooper
 

Steam ID: frayel
19-08-23, 17:34 #6
Legal. Eu nasci em 77 entao. Nos anos 80 comecaram a aparecer esses computadores pessoais.
Meu pai comprou pra ele usar mas claro, eu queria fuçar.
Obrigado por terem lido.

4nkh is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

20-08-23, 21:35 #7
primeria vez que vi um computador foi em 1991, com 7 anos. Em 1995 via internet pela primeira vez e mudou minha vida. Por mais que ainda era praticamente ir na casa de um amigo e ver o chat do UOL.

Acho que em 1997 tive internet em casa. Comecei a fuçar com HTML.

E em 1998 fiz um trabalho profissional (muitas aspas) com um amigo. O irmão dele nos contratou (por 400 reais cada) para fazer um site de imóveis para leilão de um um banco que faliu. foram 2 semanas muito loucas, com 14 anos rulez.

Depois vacilei em não continuar, mas fiz ciência da computação e to ai na área desde sempre.

David is offline   Reply With Quote
4nkh
Trooper
 

Steam ID: frayel
22-08-23, 16:48 #8
Esperava um reply do tipo “eu também”, “que época”.

Mas a verdade é que fiquei velho demais.

Muitos não fazem ideia do que foi aquela época. Sabem que existiu algo chamado BBS, mas imaginam que foi um tipo site tipo este fórum.

Caramba.

Me senti aquele avô, falando dos "velhos tempos" de quando ainda não havia televisão.

4nkh is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

22-08-23, 16:56 #9
Na verdade eu me lembro de ter escutado e lido sobre BBS, mas não tinha grana pra ter um pc nessa época. Menos ainda um com modem.

Nessa época não era assim tão fácil ter um PC, custava caro. Eu só fui ter acesso à internet lá por 1996 (ou 1997, não lembro exatamente) com meu 486 DX2 80mhz, 8mb ram, 540mb HD, placa de incríveis 2mb de vídeo (onboard, lógico)

Rodava 4D Boxing como se não houvesse amanhã! Quake mesmo só fui jogar muito tempo depois do lançamento.

Mas pode falar dos bagulhos porque eu me lembro


Last edited by Baron; 22-08-23 at 17:02..
Baron is offline   Reply With Quote
4nkh
Trooper
 

Steam ID: frayel
22-08-23, 17:33 #10
Opa, obrigado, me deixou menos deprimido agora. ahaha.

Sim, lembro que ter PC era caro, não era fácil importar.

Eu tinha 10 anos quando meu pai chegou em casa com um XT de 640k de memória.
Não eramos tao cheio de grana, mas acredito que ele teve facilidade para comprar, pois trabalhava em uma multinacional e devia ter alguns contatos.

A verdade é que ele comprou esse PC pra trabalhar em casa e eu vivia contaminando tudo de vírus que vinha nos joguinhos em disquete... Test Drive, Grand Prix...

Ficamos com esse PC um bom tempo. Lembro la pra 1992 meus amigos mais endinheirados já tinham monitores com 16 cores, processador 286 e 386.
E eu ainda com aquele XT velho com video CGA 4 cores. E eram 4 cores contando o branco e o preto. As outras duas eram ciano e magenta.

 

Meu primeiro jogo: Test Drive

Mas o meu vício mesmo foi depois, MS Flight Simulator

 

4nkh is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

22-08-23, 17:46 #11
Test Drive joguei muito, mas nada superou STUNTS e STREET ROD (1 e 2) em jogo de corrida.

Confesso que não faz muito tempo que rodei eles em DOSBOX pra dar uma brincada e relembrar os velhos tempos, embora nos velhos tempos eu tivesse paciência para gastar horas construindo minhas pistas no STUNTS.

Nos casos de Street Rod 1 e 2, fechei os jogos pela primeira vez agora com 30 e poucos anos.









Last edited by Baron; 22-08-23 at 18:02..
Baron is offline   Reply With Quote
4nkh
Trooper
 

Steam ID: frayel
22-08-23, 18:02 #12
Caaaaaaaaaaaaaralho. street rod. e stunts.. nossa.
fiquei muias horas nesses também.

Stunts acho que eu ficava mais tempo criando pista do que jogando.

4nkh is offline   Reply With Quote
4nkh
Trooper
 

Steam ID: frayel
22-08-23, 18:06 #13
Mas stunts eu fiquei um pouco decepcionado, pq nao rodava legal no meu PC. Nao lembro se na epoca eu ja tinha o 286 ou ainda tava no XT... Lembro que o FPS era muito baixo.

4nkh is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

22-08-23, 18:40 #14
Outro de corrida bom era o Indianapolis 500, mas esse precisava de um PC decente


Baron is offline   Reply With Quote
4nkh
Trooper
 

Steam ID: frayel
22-08-23, 21:29 #15
Joguei muito também. Nunca tive paciência pra ficar dando voltas nesse circuito oval haha. eu gostava de andar na contramão e ficar batendo nos outros carros.

Esse voce chegou a jogar? Foi o primeiro que sintetizava música no PC Speaker. Eu fiquei louco quando ouvi música saindo daquele alto-falante que até então só bipava, até gravei ela em fita K7 kkk.


4nkh is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

23-08-23, 11:18 #16
Esse jogo eu não conheci na época.

A Primeira vez que eu vi um PC com som de verdade foi numa loja de informática no shopping. Quando fui xeretar lá tinha um PC montado rodando Doom (o primeiro) com sound blaster 16.

Eu já jogava Doom, mas até então eu achava que som no PC eram só aqueles bips bem caracteristicos, eu não sabia que existia a possibilidade de ter músicas e efeitos sonoros reais de uma placa de som. Eu me lembro que fiquei em choque com a descoberta huahau




Last edited by Baron; 23-08-23 at 11:26..
Baron is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
09-09-23, 17:14 #17
legal o texto!
vivi essa época tb apesar de mais novo, graças ao meu irmao que era entusiasta de bbs e do mundo underground heauha
gentilmente ele me deixava ser cosysop da bbs dele

inclusive, a cultura hacker meio que nasceu nesse movimento todo... ansi arts, demo scene, cracks, tudo era um ecossistema conectado que deixou fingerprints até hj heaheuhae

esses games aí joguei todos.. indy500 família tinha comprou original... lembro do livrinho que vinha contando a bio dos pilotos etc, bem legal

tdf is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 11:57.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.