Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
snake
Trooper
 

Default Projetos de eletrônica

12-01-08, 13:11 #1
Alguém sabe algum site que tem uns projetos não muito complicados de eletrônica?

Ontem peguei um projeto de um transmissor FM, dai comprei as pecinhas (gastei 7 reais), soldei tudo de acordo com o projeto, e funcionou uhaeuheuh

pena que meu ferro de solda é um lixo total, dai minhas soldas ficam todas feias mas pretendo comprar outro melhor (foda ter dó de gastar 10 reais uaheiuhd).

Ah, eu to montando tudo naquelas placas universais, que ja é toda furadinha, ou em placa normal, mas usando ilhas, porque é muito trabalho desenhar circuito, colocar aqueles produtos químicos, etc (até pq nem sei fazer isso).

agora to com vontade de montar mais tranqueiras

bjomeliga





snake is offline   Reply With Quote
Demé
Trooper
 

12-01-08, 13:22 #2
tem algum tutorial sobre isso snake?
tenho uma noção mto fraca sobre isso =(
gostaria mto de saber mexer em plaquinhas..

Demé is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

12-01-08, 13:37 #3
eu sei beeem pouco também..
o que sei fazer se resume em ler o projeto, comprar as peças, e soldar de acordo com o diagrama..

aquelas paradas de pegar a placa, desenhar o circuito com a caneta especial la, mergulhar em sei la o que, eu nao sei fazer..
por isso uso placa universal ou ilhas.

snake is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
12-01-08, 13:41 #4
acho que o deus sabe fazer isso...

sempre quis aprender também, é rox demais, pqp...

quem sabe num futuro próximo? :F

drakiN is offline   Reply With Quote
[SKAN]
Trooper
 

12-01-08, 13:51 #5
deus sabe tudo drakin

[SKAN] is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

12-01-08, 13:53 #6
Aqui meu transmissor:
 


Basicamente usei 5 capacitores, 3 resistores, 1 transistor, dai o fio de entrada de áudio, o fio da antena, o conector de bateria e um pedaço de fio de cobre pra fazer o indutor.

PS: Eu sei que tá feio, mas foi meu primeiro projeto usando ilhas.. e eu nao conseguir cortar a placa direito uaheuhaue.. fora que como falei, meu ferro de solda é um lixo, é mto grande, o que tira a precisão da soldagem.
Além de tudo dexei um espaço mto grande entre as ilhas, dai tive que abrir beem os componentes pra poder chegar na outra ilha uaheuhaeuh

PS2: O bombril na ponta da antena foi pra tentar melhorar uaheudheauhde.. por sinal to vendo se consigo fazer uma atena melhor, porque usar um fio como antena é meio ruim. Funciona, mas acho que tem como melhorar

PS3: Agora coloquei ele numa caixinha, dai não aparece essa placa feia ai uaehudhuehd.. coloquei um botão de liga/desliga do lado de fora da caixinha dai. depois posto pics

snake is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
12-01-08, 14:02 #7
Quote:
Postado por [SKAN]
deus sabe tudo drakin
 

drakiN is offline   Reply With Quote
Biel
Trooper
 

12-01-08, 14:05 #8
O eluan que uma vez montou um pc numa caixa de sapato né?

Biel is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
12-01-08, 14:08 #9
ah
sim...
mas ele não criou...
ele comprou as peças e montou. aehoiaeh

drakiN is offline   Reply With Quote
walker
Trooper
 

12-01-08, 14:14 #10
 


 

walker is offline   Reply With Quote
Biel
Trooper
 

12-01-08, 14:17 #11
Sim, foi o que eu disse. Montou.

Biel is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
12-01-08, 14:28 #12
porra xbiel, então não entendi a porra do teu comentário.

drakiN is offline   Reply With Quote
Biel
Trooper
 

12-01-08, 14:39 #13
É que eu não lembrava se era numa caixa de sapato ou em outra coisa. Só queria uma cofirmação, mas vc deu a resposta e mais um pouco!

xD
obrigado drakin, beijosmeliga!

Biel is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
12-01-08, 15:42 #15
AEHOIAEHIAEOH
SÓ AGORA QUE EU PERCEBI QUE NA SEGUNDA FOTO QUE O WALKER POSTOU SÃO DUAS LÉSBICAS COM UM CINTURÃO DE PINTO...
OHAEIHIOAEHOIEAHOIAEHOIH
PQPQPQPQPQPQP

drakiN is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
12-01-08, 15:59 #16
Quote:
Postado por snak3
Alguém sabe algum site que tem uns projetos não muito complicados de eletrônica?

Ontem peguei um projeto de um transmissor FM, dai comprei as pecinhas (gastei 7 reais), soldei tudo de acordo com o projeto, e funcionou uhaeuheuh

pena que meu ferro de solda é um lixo total, dai minhas soldas ficam todas feias mas pretendo comprar outro melhor (foda ter dó de gastar 10 reais uaheiuhd).

Ah, eu to montando tudo naquelas placas universais, que ja é toda furadinha, ou em placa normal, mas usando ilhas, porque é muito trabalho desenhar circuito, colocar aqueles produtos químicos, etc (até pq nem sei fazer isso).

agora to com vontade de montar mais tranqueiras

bjomeliga
Eu me formei como técnico de eletrônica e era minha diversão fazer isso tb. Meu maior projeto foi montar um rádio AM. É muito escroto pq vc tem que enrolar um núcleo de ferrite para fazer a bobina. E vc tem que enrolar certinho pq senao fode tudo na recepção do sinal.

Cara, procure no google por "Saber Eletrônica". Na década de 90 essa revista tinha VÁRIOS projetos super maneiros para quem é hobbista ou profissional.

Never Ping is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
12-01-08, 18:03 #17
Não era caixa de sapatos

http://www.dcc.ufrj.br/~eluancm/8051.html

Totalmente desatualizado, o programa monitor já saber ler arquivos .hex recebidos na portal serial e se reprograma de acordo :]

Mas isso é digital, e o snak3 provavelmente vai querer saber só de coisas analógicas por um bom tempo...

Eluan is offline   Reply With Quote
Oni
Trooper
 

13-01-08, 05:20 #18
Esse site tem alguns www.instructables.com

http://www.instructables.com/id/Home-made-Sun-Jar/
A solar-powered LED lighted cookie jar reminiscent of the Sun Jar designed by Tobias Wong.
 


http://www.instructables.com/id/Shake-it-like-a-Tic-Tac!/
Rechargeable led flashlight powered by magnets housed in the obligatory mints container.
 

Oni is offline   Reply With Quote
predator
Back to the U.S.A.
 

Gamertag: decapentaplegic PSN ID: decapentaplegic Steam ID: decapentaplegic
13-01-08, 05:39 #19
no segundo ano da facul meu grupo fez uma fonte de ~30kV pra fazer um artefato lifter... basicamente eh uma "pipa" de papel aluminio e madeira balsa que voa sem partes moveis

http://www.youtube.com/watch?v=ulP1UB5PIN0

o video nao eh meu, soh procurei no YT por algum video pra ilustrar

era um negocio mto besta, mas como voava a gente ficou em primeiro lugar dos projetos (mas sem duvida nenhuma tinha um monte de projetos mais interessantes e uteis que o nosso)

predator is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
13-01-08, 12:46 #20
então, definitivamente, não foi o eluan que montou o pc na caixa de sapatos.

drakiN is offline   Reply With Quote
un4
inativo
 

13-01-08, 13:55 #21
100x mais legal que montar um receptor de fm, é montar um TRANSMISSOR de curto alcance.. já dá pra se divertir bastante

sabe aquele vizinho com a radio ligada no talo tocando sertanejo? entao... já pegaram a idéia... ehehehhe

un4 is offline   Reply With Quote
Inquisitor
Trooper
 

13-01-08, 14:06 #22
Mas esse transmissor não transmite em todas as frequencias FM, ou transmite?

Inquisitor is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
13-01-08, 14:29 #23
Oni, me amarrei nisso, mas nao entendi bem ocmo ele fez. ele fez um circuito com um LED forte e usou um papel colorido como forma de ofuscar a luz e fazer como se fosse uma Sun Jar?

Eu tô pensando seriamente em fazer isso. Achei legal o fato dele também usar um LDR como forma de controle de power on e power off.

Never Ping is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

13-01-08, 15:04 #24
Quote:
Postado por un4
100x mais legal que montar um receptor de fm, é montar um TRANSMISSOR de curto alcance.. já dá pra se divertir bastante

sabe aquele vizinho com a radio ligada no talo tocando sertanejo? entao... já pegaram a idéia... ehehehhe
mas o que eu montei foi um transmissor

snake is offline   Reply With Quote
un4
inativo
 

13-01-08, 16:21 #25
saiaea pensei que tinha sido um receptor.. nem li direito.. foi mal ;(

un4 is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

14-01-08, 05:03 #26
Tem uma parada que quero montar, só que a plaquinha você tem que comprar, e é site gringo, então quero fazer a plaquinha..
ja aprendi fazer circuito impresso e tal, mas nao sei desenha-los direito.. alguem ai que manja pode dar a luz de fazer o desenho do circuito?

(o tamanho da placa é pequena)
 


como voces podem ver, usa:
USB Femea
"5V boost converter"
8-pin socket
2 capacitores polarizados
2 capacitores de ceramica
5 resistores
1 diodo
1 indutor
1 treco de pilhas AA
1 led

aqui a placa em questão (porém essa "versão" é sem o LED, então tem 3 resistores a menos, além do LED obviamente):
 

só pra ter noção de tamanho..


Last edited by snake; 14-01-08 at 05:09..
snake is offline   Reply With Quote
legendary
Banned
 

14-01-08, 05:07 #27
Quote:
Postado por drakiN
 

nossa

é o MAV ?

legendary is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
14-01-08, 06:31 #28
Protoboard, breadboard ou como mais você queira chamar

Só é um pouco caro, mas vai te servir por anos

Eluan is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
14-01-08, 08:51 #29
Quote:
Postado por snak3
Tem uma parada que quero montar, só que a plaquinha você tem que comprar, e é site gringo, então quero fazer a plaquinha..
ja aprendi fazer circuito impresso e tal, mas nao sei desenha-los direito.. alguem ai que manja pode dar a luz de fazer o desenho do circuito?

(o tamanho da placa é pequena)
 


como voces podem ver, usa:
USB Femea
"5V boost converter"
8-pin socket
2 capacitores polarizados
2 capacitores de ceramica
5 resistores
1 diodo
1 indutor
1 treco de pilhas AA
1 led

aqui a placa em questão (porém essa "versão" é sem o LED, então tem 3 resistores a menos, além do LED obviamente):
 

só pra ter noção de tamanho..
O primeiro desenho é o esquema elétrico e o segundo é o esquema impresso, como a gente chama na eletrônica. Fazer elétrico -> impresso é fácil com poucos componentes, mas fica difícil quando tem muitos e vc quer fazer a 'menor placa do mundo'. Já fiz esquemas elétricos altamente bots no segundo grau. Você quer que eu faça uma versão impressa em MS-Paint do elétrico que vc passou?

Never Ping is offline   Reply With Quote
wins0ck
Trooper
 

14-01-08, 09:22 #30
Fiz para minha esposa um trabalho para ela de um carro feito do zero que funciona com lanterna, quando voce joga o feiche de luz no sensor o carro anda, a propulsão dele nao é na roda, ele é movido a uma helice que fica atras do carrinho.

Ficou muito show!

wins0ck is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

14-01-08, 12:38 #31
Quote:
Postado por Never Ping
O primeiro desenho é o esquema elétrico e o segundo é o esquema impresso, como a gente chama na eletrônica. Fazer elétrico -> impresso é fácil com poucos componentes, mas fica difícil quando tem muitos e vc quer fazer a 'menor placa do mundo'. Já fiz esquemas elétricos altamente bots no segundo grau. Você quer que eu faça uma versão impressa em MS-Paint do elétrico que vc passou?
Aquele sistema impresso ali não é exatamente o sistema elétrico da imagem, pois como falei, o eletrico ali ta mais "atualizado" (tem 3 resistores e 1 LED a mais).

O foda é que não sei ler o sistema eletrico direito, não sei todos os simbolos, abreviações e etc.

Se você souber como fazer, e puder fazer, ia me ajudar demais

Eu quero o desenho tipo isso (não sei como chama) (esse dessa foto é só ilustrativo):
 


com o deseho nesse "estilo", posso montar a placa dai
Não tem problema caso fique maior que a da foto ali

snake is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
14-01-08, 13:50 #32
Então, esse é o impresso. O impresso é exatamente isso. Você vai fazer em placa universal ou você vai corroer uma no ácido? Corroer fica nesse esquema aí da foto que você me mostrou.

Never Ping is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

14-01-08, 14:13 #33
pretendo corroer..
acho que como é uma placa simples até, não tem trilhas fininhas nem nada, não tem problema usar a caneta de retroprojetor + percoreto de ferro.

Vc sabe fazer pra mim o sistema impresso do sistema eletrico que postei?

snake is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
14-01-08, 14:23 #34
Quote:
Postado por snak3
pretendo corroer..
acho que como é uma placa simples até, não tem trilhas fininhas nem nada, não tem problema usar a caneta de retroprojetor + percoreto de ferro.

Vc sabe fazer pra mim o sistema impresso do sistema eletrico que postei?
Olha, parece simples. Eu não vou poder montar nas mesmas proporções porque eu não sei o tamanho dos componentes que vão ser usados. Por exemplo, tem capacitor ali de 1 micro farad que tem um tamanho minúsco e outro de 100 micro farad, que era um pouquinho maior. O C.I. que é usado é de quantas pernas? 8 mesmo? São todos paralelos como se fosse 'aranha'?

EXEMPLO:

 

Never Ping is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

14-01-08, 14:32 #35
aranha..

 

snake is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
14-01-08, 14:34 #36
qual o CI que é usado? 555? Pq eu preciso ver qual a ordem da pinagem. Se me lembro bem, a ordem é essa que eu usei na imagem.

Never Ping is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

14-01-08, 14:38 #37
 


http://www.mouser.com/search/Product...571-1-390261-2

se nao abrir, tenta aqui:
http://www.digikey.com/scripts/DkSea...name=3M5461-ND

pelo que olhei no manual da pecinha ali, a sua imagem ta certa..
é tipo

1 8
2 7
3 6
4 5

snake is offline   Reply With Quote
Zanky
Trooper
 

14-01-08, 21:33 #38
tava olhando este topico e meu deu boas lembrancas de uns 8 anos atras qnd eu mexia com isso no senai, ai comecei a vasculhar uns sites e achei estes 2 programas q fazem esse esquema da placa

Eagle (bem mais completo e melhor se vc tiver os codigos dos componentes)
http://www.cadsoft.de/cgi-bin/downlo...le/program/4.1

ExpressPCB (mais simples, com componentes mais generalizados)
http://www.expresspcb.com/ExpressPCBHtm/Download.htm

e aqui uma pagina dum cara explicando como fazer pra usar os programas ateh fazer o circuito impresso (nem li tudo, mas o cara eh mto tecnico nos procedimentos, gambiarra eh sempre mais facil)
http://www.eletrica.ufpr.br/mehl/pci/pci.html

Zanky is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

14-01-08, 22:05 #39
eu tenho o arquivo do Eagle dessa placa que postei.. instalei o Eagle aqui ja e tal.. mas no meu caso nao ajudou muito, pq nao entendo muito dos sistemas e tal

snake is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

14-01-08, 22:20 #40
ahh, agora to lendo uma apostila do Eagle, ta mais facil hehe
nao sei se vou conseguir fazer o que eu quero, mas veremos..

detalhe que eu tenho aqui o circuito impresso da placa ali, mas no Eagle, e nao entendo nada mesmo olhando.. tem umas trilha que ficapassando por cima da otra, sei la

snake is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

14-01-08, 22:51 #41
to tentando fazer 1 sided.. mas ta foda.. nao ta dando certo..
2-sided ta sussegado:

 

snake is offline   Reply With Quote
Zanky
Trooper
 

14-01-08, 23:19 #42
se não precisar ficar muito bonito o projeto, e vc nao quiser usar placa dupla face, coloca umas ilhas onde comecam as trilhas vermelhas e usa fio telefonico como jumper, funciona sempre

Zanky is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
14-01-08, 23:43 #43
Então snake, após pensar rapidamente, acho que o circuito impresso ficaria assim

1- como fica

 



2- disposicao das peças

 


Você pode diminuir ou os espaçamentos de acordo com os componentes. Eu fiz de uma disposição funcional, não algo realmente proporcional.

Never Ping is offline   Reply With Quote
Zanky
Trooper
 

15-01-08, 00:11 #44
so precisa alterar a trilha que sai do segundo pino da usb pra ligar direto no resistor 4 e nada mais, no diagrama ele so cruza com a trilha da pino 1, mas nao e ligado

Zanky is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

15-01-08, 02:52 #45
Valeu Zanky e NP...

bom, só falta ver se vai ter na loja todos os componentes né..
é oq falta eu chegar la e faltar algum.

alguem sabe algum site que venda pecinhas de eletronica na internet?

snake is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
17-01-08, 18:13 #46
Verdade Zanky. Não notei que não tinha o 'dot' na malha do V+ e D-, que simbolizaria a junção. Por isso que pra JUMPING seria melhor que tivesse feito "-)-" ao invés de "+".

snak3, fora isso acho que o circuito está bom. Lembre-se de testar no vizinho chato.

Never Ping is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
17-01-08, 18:24 #47
Snake, refiz o draw. Acho que é isso.

 


 

Never Ping is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 09:33.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.