Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
victorjam
Trooper
 

Default Duvida sobre novos plugs de energia do Brasil

17-02-10, 23:36 #1
Galera, comprei um IMac novo, nao , nao to rico! ainda! heheh
So q o maldito cado de energia dele veio com aquela tomada nova adotada pelo Brasil, porcaria!
Nao tao vendendo adaptador facil aqui em Goiania, eu li q o Inmetro nao autorizou a fabricacao dos mesmos, entao a solucao eh mudar a tomada, e pra isso a fiacao, se nao tiver o cabo de entrada terra.
Mas eu peguei o cabo do meu pc, e vi q eh exatamente igual 10A 250V , a entrada a mesma, sera q rola de ligar no Imac ? Pois a saida eh ah mesma das antigas, triagulares, e a entrada a mesma de qualquer cabo de energia de monitor ou CPU, triangular de 3 riscos.
Alguem saca disso?





victorjam is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

17-02-10, 23:42 #2
maior filha da putagem que eu já vi.. tudo pra vender tomada..

eu vi que tá rolando aqueles adaptadores em T só que com o meio com a tomada nova..
procura ai que eu acho que deve rolar..

eu não vou arriscar dar palpite nesse seu esquema porque não quero queimar seu pc.. vou deixar pro nerd abaixo

troy is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

17-02-10, 23:42 #3
imac novo novo 27'?

meus parabens

roadster is offline   Reply With Quote
victorjam
Trooper
 

17-02-10, 23:47 #4
nao de 21'5 , quem dera fosse o de 27 heheh!
mas to babando aqui, doido pra ligar sem poder fazer nda!
vi q uma galera ja fez adaptador na tora, mas nao vo arriscar isso.
Mas to na duvida se ligar o cabo do pc, q ate agora me parece exatamente o mesmo, nao vai acontecer algo, claro q vou ligar num transformador tb.

victorjam is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

18-02-10, 00:05 #5
Se a amperagem e a voltagem é a mesma
e o conector é o mesmo demorou pra usar
Pode ir tranquilo
Pelos conselhos de um amigo meu técnico ñ rola é amperagem diferente maior q 3 de diferença.
O ideal é sempre o mesmo, mas se for de vez em quando pode usar

Aqui em ctba encontra esses adaptadores bem fácil em lojas de 1,99

SsjGohan is offline   Reply With Quote
victorjam
Trooper
 

18-02-10, 00:17 #6
Entao, os dois tem descrito. 10A 250V.
Mas eh foda, eita.

victorjam is offline   Reply With Quote
Capyvara
Trooper
 

18-02-10, 00:18 #7
Vi vários adaptadores pra vender já, inclusive de marcas conhecidas (Pial)

Capyvara is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

18-02-10, 00:23 #8
governo fdp

troy is offline   Reply With Quote
victorjam
Trooper
 

18-02-10, 00:30 #9
Puta sacanagem mesmo!
Agora sim, eu to sentindo na pele essa emoçao hehe

victorjam is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

18-02-10, 00:34 #10
o que eu nao entendo é: porque adotar o padrao da suíça?

Zedd is offline   Reply With Quote
Capyvara
Trooper
 

18-02-10, 00:52 #11
A partir de janeiro de 2010, os aparelhos e equipamentos elétricos e eletrônicos sairão de fábrica com plugues e tomadas que atendem ao padrão brasileiro. Esta é a última fase da implantação do novo padrão, que está sendo introduzido de forma gradual, visando, primordialmente, dar maior segurança às pessoas e às instalações elétricas. Para facilitar a compreensão pelos consumidores, a Abinee preparou uma série de perguntas e respostas com o objetivo de esclarecer dúvidas frequentes sobre o processo de implantação do padrão brasileiro de plugues e tomadas.

Como foi escolhido o padrão brasileiro?
A escolha passou por diversas análises que compararam vários tipos de modelos existentes no país, até chegar a um que atendesse à maior parte dos produtos e equipamentos comercializados na ocasião. Hoje, 80% dos plugues de dois pinos comercializados em aparelhos elétricos e eletrônicos já se encontram adequados ao padrão brasileiro.

Quem decidiu?
O processo de discussão, iniciado há cerca de 15 anos, foi realizado de forma democrática, com a participação de todos os agentes da sociedade, fabricantes, governo, sociedade civil e consumidores, que puderam se manifestar por meio de audiências públicas. Portanto, esta foi uma decisão coletiva, que possibilitou a participação de todos os brasileiros.

Qual o objetivo da mudança?
A padronização veio para facilitar a vida do usuário que convivia com mais de 14 tipos de tomadas e 12 tipos de plugues. Ela veio, também, para conferir maior segurança aos usuários e às instalações elétricas: o simples ato de ligar aparelhos com diferentes formatos de plugues e de diferentes potências, tornava uma ameaça à segurança do usuário.

Os plugues e tomadas antigos não eram seguros?
Devido à variedade de tomadas e plugues, os principais aspectos de segurança nem sempre eram eficazes e que ocasionavam contatos acidentais e conexões mal feitas, devido, por exemplo, às diferentes concepções, dimensões etc. Com a unificação dessa diversidade, por meio da padronização, os citados problemas foram considerados, aumentando a segurança do usuário e da instalação elétrica.

Por que não foi adotado um padrão universal?
Porque não existe um padrão universal. Várias tentativas em todo o mundo, inclusive da entidade internacional de normalização do setor, a Comissão Eletrotécnica Internacional - IEC -, não foram adiante. Nem mesmo a Comunidade Européia - que já estabeleceu outros padrões únicos, entre eles a moeda -, conseguiu padronizar os plugues e tomadas. Por esse motivo, muitos países, em todo o mundo, estabeleceram seus próprios padrões (são mais de 100 modelos) como os Estados Unidos, Inglaterra, França, Argentina, Espanha, Chile, Portugal etc. Quando as partes interessadas se reuniram com a ABNT para definir o padrão a ser implantado no Brasil, surgiram algumas propostas para que fossem escolhidos padrões de outros países. Mas o padrão brasileiro tinha que atender a três premissas básicas: segurança, adaptabilidade e baixo custo, o que não se verificava nos demais padrões.

E porque não adotar padrão de outro país?
Inicialmente a Comissão Estudo da ABNT tomou como referência o padrão Alemão, considerado o mais seguro do mundo. Porém, ele possui elevado custo, ocupa grande espaço na caixa da tomada e não permite compatibilidade com os plugues e tomadas utilizadas no Brasil. Para se chegar aos plugues e tomadas padronizados, foram considerados todos os aspectos de segurança, pequeno volume e custos menores.

O que foi mudado para aumentar a segurança?
A tomada tem uma cavidade que impede o choque elétrico, que, no modelo antigo, poderia ocorrer em função do contato acidental com o pino do plugue energizado. Igualmente, a cavidade impede que um pino do plugue seja inserido na tomada e o outro pino energizado fique fora, ocasionando, também, o choque elétrico.

Por que existem tomadas com furos de diâmetros diferentes?
Existem aparelhos que consomem mais energia (até 20 A - Ampères) e aparelhos que consomem menos energia (até 10 A - Ampères). Para ligar os de 20 A, deve-se utilizar tomadas de 4,8 mm e toda instalação elétrica deve estar adequada para ligar este aparelho, ou seja, os fios devem ser mais grossos e toda proteção (disjuntor, por exemplo) deve ser dimensionada para este consumo. Para ligar aparelhos de menor consumo (10 A), o fio pode ser mais fino. ATENÇÃO:

- Aparelhos de maior consumo só podem ser ligados em tomadas de 20 A. Aparelhos de menor consumo podem ser ligados em tomadas de 20 A e de 10 A.
- Não basta apenas substituir a tomada de 10 A por uma de 20 A para ligar aparelhos de maior consumo. É preciso conferir a grossura do fio, e toda proteção, para evitar superaquecimento dos fios e, consequentemente, curto-circuito e incêndio.
- Na dúvida, o usuário deve consultar um eletricista de sua confiança.

Vou ter que mudar todas as tomadas de minha casa e vou ter que comprar produtos com plugues padrão?
Não. A mudança não é drástica. A quase totalidade dos aparelhos com plugues de dois pinos redondos comercializados em aparelhos eletroeletrônicos é conectável à tomada padrão.

Quer dizer que os plugues novos vão encaixar nas tomadas atuais?
Sim. As dimensões e as distâncias entre os furos da tomada padrão permitem o encaixe de plugues redondos com o formato atual em mais de 80% dos aparelhos atualmente comercializados, garantindo a conectividade dos plugues e das tomadas antigas com os plugues e tomadas padrão.

Mas o que vou fazer com os 20% dos aparelhos que atualmente não são contemplados com a conectividade?
Para a conexão desses aparelhos, será necessária a utilização de adaptadores certificados. Mas ressaltamos que, para estes casos, o ideal é trocar a tomada.

Os novos adaptadores são mais seguros do que os adaptadores antigos?
Sim. Os novos adaptadores incorporam tecnologia que asseguram esta segurança. Além disso, hoje todos os adaptadores devem ser certificados, isto é, o produto deve ser submetido aos testes predefinidos e somente após aprovados é que podem ser comercializados. Os adaptadores podem ser utilizados como solução neste momento de transição, respeitando as características nele declaradas.

Que cuidados devem ser tomados com os adaptadores?
Os adaptadores devem ser utilizados como solução temporária. A instalação elétrica deve ser adequada o mais rápido possível.

Quando vou perceber as mudanças?
A maior mudança para os consumidores ocorrerá a partir de 2010 quando aparelhos que necessitam de incorporação do fio-terra, apresentarão o plugue de três pinos. Para esses casos, o consumidor terá que trocar a sua tomada. Nos demais, a troca da tomada será feita à medida que o consumidor julgar necessária, uma vez que o plugue padrão de dois pinos é compatível com a tomada atual.

Mas, e se a minha casa não tiver aterramento?
Especialmente no caso daqueles produtos que necessitarem do fio terra, tais como refrigerador, microondas, máquina de lavar roupa etc., o benefício total do plugue padrão só será alcançado se o consumidor adequar a instalação elétrica na qual vai conectar esses aparelhos. Aos poucos, com o passar dos anos, mais e mais construções estarão com o aterramento e mais pessoas terão os benefícios desse aspecto do padrão brasileiro de plugue e tomada.

Estou pensando em construir uma casa. Vou ter que fazer o aterramento?
Sim. A Lei 11.337, de 26 de julho de 2006, determina que todas as novas edificações precisam ter o aterramento da rede elétrica. Além do aterramento, instale a tomada padrão e você estará construindo a sua casa com muito mais segurança. A segurança não é só do consumidor, mas também das instalações elétricas. A necessidade do condutor terra (fio terra) não é decorrente da implantação do padrão brasileiro de plugue e tomada.

Comprei um aparelho em que o plugue é de três pinos e minha tomada é a antiga, sem aterramento, o que fazer?
Esse tipo de aparelho necessita de aterramento para garantir a segurança do usuário, como já era necessário com a tomada antiga. Repetimos, essa situação não é decorrente da tomada padrão. Neste caso você tem que tomar a seguinte providência: instalar o condutor de aterramento (fio terra) e trocar a tomada para padrão brasileiro.

A mudança ocasionará aumento no preço dos produtos?
Não. O que ocorre é o contrário principalmente devido à redução de tipos de tomadas e de plugues.

Tenho um aparelho de dois pinos chatos, o que fazer?
Enquanto sua tomada for do modelo antigo, não precisa fazer nada. Agora, ao trocar a tomada da sua casa por uma nova - em um movimento natural de manutenção – ou comprar uma residência que atenda ao padrão brasileiro, você tem duas opções:
- usar adaptador certificado pelo Inmetro;
- trocar o plugue ou o cabo de alimentação do seu aparelho com um eletricista ou em uma oficina de manutenção autorizada, caso o seu aparelho ainda esteja na garantia.

Qual o motivo das manifestações contrárias que estão sendo feitas recentemente?
Estas manifestações muitas vezes atendem interesses escusos e são feitas de forma extemporânea, sendo que muitos que se posicionam contrários agora participaram de todo o processo e não se manifestaram no momento propício.

Esta medida pode prejudicar as exportações brasileiras?
Hoje, as empresas brasileiras que exportam devem atender o padrão do país de destino e isto ocorre em outros setores também. Por exemplo, se uma montadora de automóveis brasileira for exportar um carro para a Inglaterra ou para o Japão, terá que adaptar o lado do motorista com o padrão daqueles países. O mesmo ocorre com os plugues, tomadas e aparelhos.


Fonte: http://www.abinee.org.br/noticias/com72.htm

Capyvara is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

18-02-10, 01:34 #12
bando de fdp viu...
desculpinha esfarrapada..

o ideal seria ter um padrão internacional e não cada um fazer seu estilo de tomada.. vtnc

troy is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

18-02-10, 01:35 #13
Quote:
Postado por victorjam Mostrar Post
Entao, os dois tem descrito. 10A 250V.
Mas eh foda, eita.
Pode usar tranquilo ai
lógicamente a tomada ai é 220
Mas normalmente fontes são bivolts

Mas fique tranquilo, mesma amperagem e mesma voltagem ñ tem perigo

SsjGohan is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

18-02-10, 01:41 #14

Buwem is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
18-02-10, 09:08 #15
Quote:
Postado por victorjam Mostrar Post
Entao, os dois tem descrito. 10A 250V.
Mas eh foda, eita.
Cara, existe benjamins adaptadores sendo vendidos em camelos e em algumas lojas elétricas. Pelo menos as lojas elétricas que não ficam no centro. Uma aqui perto de casa vende. Eu tenho um desses por exemplo

Alias, tem esse aviso tb:

Quote:
Mas o que vou fazer com os 20% dos aparelhos que atualmente não são contemplados com a conectividade?
Para a conexão desses aparelhos, será necessária a utilização de adaptadores certificados. Mas ressaltamos que, para estes casos, o ideal é trocar a tomada.
Quote:
bando de fdp viu...
desculpinha esfarrapada..

o ideal seria ter um padrão internacional e não cada um fazer seu estilo de tomada.. vtnc
Aí que está: Não tem padrão internacional. Mas eu acho que o estilo criado foi uma aberração, até porque muitos aparelhos agora estão vindo com aterração e se fosse no estilo que usamos para computadores com aterração sem ser da norma ABNT muita gente estaria feliz.

A questão é que engenheiros ridículos queriam que a tomada tivesse profundidade para evitar erros de ligação dos aparelhos, por isso criaram um estilo próprio. O lance de compatibilidade só é verdadeiro em plugs não aterrados.

E, finalmente: A tensão e corrente não mudam para essas tomadas novas.

Quote:
Vou ter que mudar todas as tomadas de minha casa e vou ter que comprar produtos com plugues padrão?
Não. A mudança não é drástica. A quase totalidade dos aparelhos com plugues de dois pinos redondos comercializados em aparelhos eletroeletrônicos é conectável à tomada padrão.

 


QUE MINTIRA, DESDE O MEIO DE 2009 TUDO ESTÁ SENDO COMERCIALIZADO COM A TOMADA NOVA. Quem vai se fuder são os notebooks, computadores, iPhones e tudo mais.

Never Ping is offline   Reply With Quote
Gabeleu
Trooper
 

PSN ID: GABELEU
18-02-10, 09:26 #16
 


E só voce pegar um alicate e quebrar o baguio do meio...
Enjoy, nem pega nada !!!
Não passa corrente nenhuma por la esse pino ai e só o terra mano...
Duvido muito que as tomadas de sua casa seja planejada pra isso....

QUEBRA LOGO A PORRA DO PINO

Gabeleu is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

18-02-10, 09:27 #17
tá certo que é aqui em SP, mas eu encontro esses plugues, tomadas e adaptadores em qquer lugar! E sinceramente, nem to sofrendo muito com essa mudança. A única coisa que me fudeu mesmo é que tiraram os benjamins articulados, com ele dava pra vc praticamente encostar o móvel na parede. com os novos, no mínimo vc perde uns 5 centímetros, ou tem que mudar a tomada de lugar, o que tb é bemmm foda.

Mr. Valle is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

18-02-10, 09:28 #18
cara a tomada do microondas aqui era espessa D+ pro plug novo , muitas raiva , tive que arrombar o plug novo...

sibs is offline   Reply With Quote
Capyvara
Trooper
 

18-02-10, 09:32 #19
sibs, isso significa que sua tomada era de 10A e vc ligou um aparelho que precisava de tomada de 20A

Capyvara is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
18-02-10, 09:32 #20
Aqui em Curitiba também tem a merda do adaptador em qualquer lugar.

Mas como disseram, o terceiro plug é só terra. Se você arrancá-lo, não vai dar nada... e vai ficar com o plug igual ao das tomadas "convencionais".

night is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

18-02-10, 09:35 #21
Eh eu sei capyvara eu li o texto ;p

sibs is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
18-02-10, 09:40 #22
Eu li ali que não existe padrão e existem 100 tipos diferentes.

Bom não é bem assim, realmente não existe padrão, mas existem os mais utilizados, existem uns 10 diferentes que são os top. Dentre esses poderia-se adotar o mais seguro e mais utilizado. Infelizmente esse padrão ai, é um dos menos usados desse top 10.

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
gota_
Trooper
 

18-02-10, 10:10 #23
cara, na boa, se vc num tá afim de quebrar o pino do teu imac novinho,
pega um pino T, e dexa o terceiro pino sobrando, ele é só pra aterrar msmo, vai de boa...

 

gota_ is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

18-02-10, 11:11 #24
dúvida: se vc deixa o pino terra pra fora, usando um adaptador T desses, é possível tomar um choque encostando nele quando estiver ligado na tomada?

Mr. Valle is offline   Reply With Quote
Capyvara
Trooper
 

18-02-10, 11:22 #25
Eu acho que não, na teoria quando vc consegue acesso fisico aos pinos, eles já desconectaram:

 

Capyvara is offline   Reply With Quote
Marcelo
Trooper
 

Steam ID: cabelo
18-02-10, 11:41 #26
Quote:
Postado por Mr. Valle Mostrar Post
tá certo que é aqui em SP, mas eu encontro esses plugues, tomadas e adaptadores em qquer lugar! E sinceramente, nem to sofrendo muito com essa mudança. A única coisa que me fudeu mesmo é que tiraram os benjamins articulados, com ele dava pra vc praticamente encostar o móvel na parede. com os novos, no mínimo vc perde uns 5 centímetros, ou tem que mudar a tomada de lugar, o que tb é bemmm foda.
até aqui em João Pessoa tem esses adaptadores pra vender em qualquer buraco

Marcelo is offline   Reply With Quote
Aqualung
Trooper
 

Gamertag: Mr Aqualungz Steam ID: Aqualunguer
18-02-10, 11:57 #27
Meu, tem que ser retardado pra tomar choque colocando o plugue na tomada.

Eu faço isso no escuro as vezes e nunca tomei choque

Aqualung is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

18-02-10, 12:00 #28
porra pq nao compro o de 27?
a difreca eh maior minima...
quanto pago?
aonde compro?

roadster is offline   Reply With Quote
BURNOUT
Niilista
 

Steam ID: coffeemaker
18-02-10, 12:27 #29
Quote:
Postado por Mr. Valle Mostrar Post
dúvida: se vc deixa o pino terra pra fora, usando um adaptador T desses, é possível tomar um choque encostando nele quando estiver ligado na tomada?
O terra existe para evitar que a corrente eletrica dos aparelhos circule pelo seu corpo, o fio de cobre é varias vezes melhor condutor que o corpo humano. Na ausencia do terra a corrente escolhe outro caminho no caso pode ser seu corpo, pode ser seu dog seu brother sua mae tia papagaio periquito etc.
Ele também ajuda a reduzir o dano em caso de descargas elétricas ou eletrostáticas.

Então finalmente a resposta:
sim vc pode levar um choque encostando nele se houver fuga de corrente/algum outro mal funcionamento isolamento do aparelho ou caso ele possua carga estática acumulada.

BURNOUT is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

18-02-10, 13:09 #30
Vcs nunca arrancaram um pino né?
Todos os q eu arranquei fora do outro lado do pino só tinha plastico, ou seja é TUDO fake das industrias podres, q só colocam o 3 pino pq é lei e como ng confere q se foda.
É puro enfeite esse 3 pino

Já nesse padrão novo é o padrão q SERÁ adotado pelo japão, ou seja estamos nos antecipando ao japão q pode a vir NUNCA adotar esse padrão, sendo q o ideal era adotar o americano. O europeu é uma merda de um trambolho e o alemão é pior ainda.

Esse padrão novo não adianta arrancar o pino do meio pq os dois pinos dos cantos são maiores q os pinos normais das tomadas comuns

SsjGohan is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

18-02-10, 14:01 #31
Quote:
Postado por SsjGohan Mostrar Post
Esse padrão novo não adianta arrancar o pino do meio pq os dois pinos dos cantos são maiores q os pinos normais das tomadas comuns
Como assim? se a grande parada é que o sistema é justamente ser compatível com os plugues anteriores.

Isso que vc falou não fez sentido.

Mr. Valle is offline   Reply With Quote
Marcelo
Trooper
 

Steam ID: cabelo
18-02-10, 14:02 #32
Quote:
Postado por SsjGohan Mostrar Post
Esse padrão novo não adianta arrancar o pino do meio pq os dois pinos dos cantos são maiores q os pinos normais das tomadas comuns
Não são. São totalmente compatíveis.

Já liguei aparelhos com todas as combinações possíveis e não tive nenhuma incompatibilidade.

Marcelo is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

18-02-10, 16:18 #33
O nosso é quase igual o da Suíça. Ou é igual, mas as SPECs mudam um pouco.

http://en.wikipedia.org/wiki/AC_plug#Type_J

 

David is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

18-02-10, 16:21 #34
Quote:
Postado por David Mostrar Post
O nosso é quase igual o da Suíça. Ou é igual, mas as SPECs mudam um pouco.

http://en.wikipedia.org/wiki/AC_plug#Type_J

 
Correção, é o mesmo formato, com dimensões diferentes.

http://en.wikipedia.org/wiki/IEC_60906-1

E parece que a idéia é que ele seja padrão um dia.

David is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

18-02-10, 16:54 #35
BRASIL o país dos PLUGs do FUTURO!

Mr. Valle is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
22-11-10, 15:20 #36

Jeep is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
22-11-10, 15:27 #37
AUIEHAUIEHUIAHEUIAHEUIAHeuiahe

Sephiroth is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

22-11-10, 15:56 #38
AHUHUAHUAHUAHUHUAHUA
muito bom esse video

SsjGohan is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

22-11-10, 16:10 #39
veio, tu não tem aterramento em casa?
Vai comprar uma porra de 0384u05981543 milhões de reais e usar sem aterramento?
belessa \o

NewKa is offline   Reply With Quote
seuboi
manboipig
 

Steam ID: seuboi
22-11-10, 17:06 #40
AERUIAEGROIAAERAUOERHGAERAEUIRGAIEURHAEr

seuboi is offline   Reply With Quote
Kerpa!100
Carry
 

PSN ID: Kerpa100 Steam ID: Kerpa Wii Code: 1715 1365 8365 5261
22-11-10, 18:26 #41
AHWOEIAWHPEOIAJWpeoiAJweoiuHAOWiuAwe JEEP! PQP!

Kerpa!100 is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 11:52.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.