Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Entretenimento

Responder
 
Thread Tools
Darth Maul
Dungeon Master
 

XFIRE ID: DS_maul Steam ID: darth_ds
Default [2012] Prometeus (Prometheus)

19-12-11, 21:12 #1
Pra quem não sabe, é uma prequel para o Alien o Oitavo Passageiro


Depois de Alien 3 e 4, que figuram entre os piores filmes que eu vi em minha vida, francamente não me resta muita fé nessa franquia. Ao menos tem pedigree (dirigido pelo Ridley e escrito pelo Lindelof)





Darth Maul is offline   Reply With Quote
zorba
Trooper
 

Steam ID: luizkowalski
19-12-11, 21:20 #2
ridley não fez nada ruim até hj IMO
sei la, vamos ver

zorba is offline   Reply With Quote
Darth Maul
Dungeon Master
 

XFIRE ID: DS_maul Steam ID: darth_ds
20-12-11, 00:05 #3

Darth Maul is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
20-12-11, 00:24 #4
alien 3 nao é tao ruim

=[

Zigfried is offline   Reply With Quote
Capyvara
Trooper
 

23-12-11, 00:01 #5

Capyvara is offline   Reply With Quote
Biel
Trooper
 

23-12-11, 12:42 #6
Prometeus e não cumprius.

Biel is offline   Reply With Quote
dark_man
Trooper
 

26-12-11, 03:22 #7
Nao cumpriu o que biel?

Hype ta alto aqui.

dark_man is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

26-12-11, 09:55 #8
Quote:
Postado por zorba Mostrar Post
ridley não fez nada ruim até hj IMO
sei la, vamos ver
lol wat?

cara, me doi dizer isso pois ADORO blade runner e Alien,o 8o passageiro, curto mto thelma e louise e mais recentemente Os vigaristas, mas o Riddley scott ja cometeu tantas porcarias que infelizmente nao podemos fechar os olhos:

O filme mais superestimado do mundo, gladiador.
a defecação num thriller fantastico, com hannibal( q eh um Hostel, gore mais caro, mas estragou toda a mitica do personagem criada no Silencio dos Inocentes)
O ridiculo ate o limite da honra(tentando conseguir um oscar pra sempre mediocre demi moore)
o PAVOROSO robin hood(serio q precisava mais um filme dele? e tao boring)

e pra nao falar o fato dele ter permitido que sua mae tivesse mais um filho, tony scott eh michael bay piorado(sim, eh possivel)..

eahooeah

ircF is offline   Reply With Quote
intel
Banned
 

01-03-12, 18:15 #9
mto bem bolado:

intel is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
01-03-12, 23:31 #10
o filme vai ser uma ligacao do AVP2 com ALIEN1.

mas sem predadores e aliens envolvidos.

só com a Weyland Industries.

Vai ser mto interessante

Zigfried is offline   Reply With Quote
Darth Maul
Dungeon Master
 

XFIRE ID: DS_maul Steam ID: darth_ds
12-03-12, 14:40 #11
Quote:
Postado por Zigfried Mostrar Post
o filme vai ser uma ligacao do AVP2 com ALIEN1.
AVP 1 e 2 não são canônicos e nem devem ser levados a sério

Darth Maul is offline   Reply With Quote
intel
Banned
 

17-03-12, 14:37 #13
imax trailer:

agora apareceu o space jockey sentado lá

intel is offline   Reply With Quote
Darth Maul
Dungeon Master
 

XFIRE ID: DS_maul Steam ID: darth_ds
17-03-12, 15:39 #14
Caramba, tinha visto hoje de manhã o trailer e não tinha percebido o jockey

Darth Maul is offline   Reply With Quote
intel
Banned
 

17-03-12, 15:52 #15
É PQ ELE SÓ APARECE NA SEGUNDA VEZ Q VC ASSISTE. :mindblown:

intel is offline   Reply With Quote
Darth Maul
Dungeon Master
 

XFIRE ID: DS_maul Steam ID: darth_ds
17-03-12, 17:48 #16
 

Darth Maul is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
17-03-12, 19:04 #17
velho, o space jockey aparece no primeiro trailer

vegetous is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
17-03-12, 19:35 #18
q legal

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
Darth Maul
Dungeon Master
 

XFIRE ID: DS_maul Steam ID: darth_ds
18-03-12, 09:36 #19

Darth Maul is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
18-03-12, 13:57 #20
o problema de ficar fazendo hype demais, é que depois todo mundo fica esperando o melhor filme de todos os tempos e se o filme acaba sendo simplesmente bom, fica todo mundo decepcionado!

vegetous is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

18-03-12, 15:31 #21
Um anjo do senhor veio cá em meu sonho e, no alto de sua aloirada sabedoria, sussurrou ao meu ouvido a seguinte anedota: "Ciro, mande um email para todos os blogs e redações de Cinema DESSMUNDO pedindo, ENCARECIDAMENTE, que caso o novo Alien seja um fiasco eles nunca, mas NUNCA, nem JAMAIS utilizem o trocadilho "Novo Alien Prometheus, mas não Cumprius". ps. diga que lhe disse uma anedota, apesar deste dialogo não preencher os requisitos básicos de uma anedota. Valeu”.

Eu não mandei porque sou Ateu e tudo mais... mas que deu vontade de ouvir Jesus nessa, deu (essa e aquela de transformar água em vinho).

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
Darth Maul
Dungeon Master
 

XFIRE ID: DS_maul Steam ID: darth_ds
18-03-12, 18:21 #22
Quote:
Postado por vegetous Mostrar Post
o problema de ficar fazendo hype demais, é que depois todo mundo fica esperando o melhor filme de todos os tempos e se o filme acaba sendo simplesmente bom, fica todo mundo decepcionado!
Ao menos da minha parte, acho que se o filme ficar simplesmente bom, já saímos no lucro. Estou muito curioso pra ver no que vai dar, mas depois de Alien 3, Alien 4, AVP1, AVP2, minhas expectativas estão em sono criogênico hehe

Darth Maul is offline   Reply With Quote
Darth Maul
Dungeon Master
 

XFIRE ID: DS_maul Steam ID: darth_ds
18-03-12, 18:57 #23
A propósito:


Quase 3 minutos, pra mim já revela demais sobre plot/personagens/etc

Darth Maul is offline   Reply With Quote
NickTrocado
Trooper
 

18-03-12, 19:04 #24
Charlize Theron ftw!

NickTrocado is offline   Reply With Quote
intel
Banned
 

18-03-12, 23:08 #25
Quote:
Postado por vegetous Mostrar Post
velho, o space jockey aparece no primeiro trailer
sei lá, pelos outros trailers, inclusive esse de 3min ae que o darth postou acima, pra mim só aparecia o cockpit. No trailer do IMAX dá pra ver até o lance da "armadura" ou assento se (des)conectando no corpo do Space Jockey

intel is offline   Reply With Quote
NickTrocado
Trooper
 

19-03-12, 04:24 #26
Quote:
Postado por intel Mostrar Post
sei lá, pelos outros trailers, inclusive esse de 3min ae que o darth postou acima, pra mim só aparecia o cockpit. No trailer do IMAX dá pra ver até o lance da "armadura" ou assento se (des)conectando no corpo do Space Jockey
porra, acabei de ler na wikia do alien que o lance é grudado no cara pq ele nasceu ali, gadamit!

NickTrocado is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
19-03-12, 08:22 #27
No começo do primeiro trailer mostra os humanos analisando o capacete dele dentro da nave (ele tá dentro de alguma espécie de scanner) e aos ~43 segundos aparece a cadeira vazia com um alien humanoide em pé na extrema direita do vídeo, acredito que seja ele sem capacete.

Acabei de dar uma pesquisada rápida e tem muita discussão em torno disso. Se aquele cara é realmente o space jockey e se o capacete é realmente um capacete ou um crânio.

NickTrocado, os quadrinhos e novelizações não podem ser levados em consideração!


Edit.: Eu preciso baixar e assistir novamente, mas Alien 3 não é ruim, ou é? Meio broxante aquele negócio de matarem a Newt e o Hicks daquele jeito, depois de todo esforço pra sobreviverem no segundo filme, mas o resto do filme parecia plausível.

O 4 é o mais fraquinho mas não é um desastre total. Já os AVP esses sim são merda pura!


Last edited by vegetous; 19-03-12 at 08:28..
vegetous is offline   Reply With Quote
intel
Banned
 

19-03-12, 08:37 #28
Certo, mas é só no trailer do IMAX que tem claramente o Space Jockey sentado na "pose clássica". O resto não dá pra saber exatamenteo que é e o que não é. Aquele cara azul do lado da cadeira vazia parece menor do que o piloto.

intel is offline   Reply With Quote
intel
Banned
 

19-03-12, 11:34 #30
tá, agora dá pra ver q o carecão ali é pra ser o space jockey mesmo.

 


original:
 

intel is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
19-03-12, 16:17 #31
AVP1 nao é taoo ruim assim, vai.

até vale a pena

o 2 é tosco

mas o fim da o pontapé na Weyland, o q é legal!

Mas o spacejockey nao é gigantesco?!

Zigfried is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
19-03-12, 16:32 #32
btw, sempre achei q o spacejockey fosse uma nave dos predadores e talz

gostava mais da minha versao do q essa q vao fazer =[

Zigfried is offline   Reply With Quote
Darth Maul
Dungeon Master
 

XFIRE ID: DS_maul Steam ID: darth_ds
19-03-12, 22:35 #33
Quote:
Postado por vegetous Mostrar Post
Edit.: Eu preciso baixar e assistir novamente, mas Alien 3 não é ruim, ou é? Meio broxante aquele negócio de matarem a Newt e o Hicks daquele jeito, depois de todo esforço pra sobreviverem no segundo filme, mas o resto do filme parecia plausível.
Opinião longa: [SPOILER]

IMHO: o Alien 3 é um filme com um puta climão legal e uma das melhores trilhas sonoras dos anos 90. Talvez eu até considerasse bom se não se chamasse "Alien" e a protagonista não se chamasse "Ripley". Mas como não é o caso, ele vai ser comparado no mesmo patamar dos dois filmes originais. Dito isso, o 1 e o 2 foram feitos por "autores", caras que sabiam o que queriam e que tinham um propósito ao contar aquela história. O 3 é uma colcha de retalhos, um filme bastardo; nem mesmo o diretor David Fincher reconhece o filme, e foi o único a não participar dos DVDs das edições extendidas com a justificativa de "não quero mais ter nada a ver com isso" (heuhae, eu não tiro a razão dele). A Fox gastou uma fortuna com dezenas de roteiristas (um deles William Gibson) e nunca se chegava a lugar algum e os roteiros eram cancelados antes de serem terminados. Quando decidiram iniciar as filmagens, não tinham nenhum roteiro pronto e foram pegando as partes que se salvavam de todos os roteiros que tinham em mãos. As decisões criativas não giravam em torno de motivos artísticos ou narrativos, mas sim na base do "faz isso porque é legal/é chocante" ou porque "é tudo que temos".

Se ainda assim tivessem feito um bom terceiro episódio na série, nada disso importaria. Mas não é o caso, e só serve pra explicitar as muitas decisões infelizes e estúpidas dos produtores, a principal delas a de matar os dois protagonistas do filme anterior, não porque isso daria algum sentido à história ou abriria possibilidades dramáticas, mas porque eles não sabiam o que fazer com aqueles personagens (durante anos o Walter Hill disse que era porque "queriam fazer um filme mais dark, mas eventualmente acabou admitindo que "ninguém sabia o que fazer com eles, então matamos"). É um tapa na cara dos fãs, como disse o Cameron. Um enorme "foda-se, estamos com seu dinheiro no nosso bolso mesmo".

TL;DR em outras palavras, eu odeio o filme porque perto dos 2 primeiros é muito fajuto e porque cagou em tantas, tantas oportunidades de continuar uma série que tinha tudo pra ser fantástica. E o mais importante: por uma questão de princípios (serious fucking business!)


Opinião curta: sucks véy

Quote:
Postado por vegetous Mostrar Post
O 4 é o mais fraquinho mas não é um desastre total. Já os AVP esses sim são merda pura!

Opinião longa: [SPOILER]

No comentário do Aliens, o James Cameron tira um sarro do filme: "quando a Fox me contratou para filmar o 2, a Sigourney Weaver se aproximou de mim e disse que tinha algumas idéias para a Ripley. Entre elas, que a Ripley fizesse sexo com o alien e que a Ripley morresse. Achei que era um monte de idéias idiotas e fiz o filme como eu queria. Bem, na época do 4, ela tinha muito poder em Hollywood e era a co-produtora do filme, e aí deu no que deu".

Isso basicamente resume o que eu acho do 4


Opinião curta: soooh

Enfim, quando eu penso na série Aliens, pra mim a Ripley, o Hicks e a Newt ainda estão lá fora, em sono criogênico, e a Ripley está tendo uns pesadelos muito loucos, sei lá, deu fungo no filtro de oxigênio. O primeiro pesadelo é uma história que se passa em um planeta-prisão e ela fica careca, depois ela sonha com clones e cestas de basquete e roteiros porcos. O Bishop está sonhando com parafusos e porcas. Um dia eles acordam? Acordam. Foi tudo um sonho? Foi. Ou não. [/cleber]
Fim.

Darth Maul is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

19-03-12, 22:44 #34
Alien termina no dois.

O 3 é patético e o 4... Wat? Alien 4? Não conheço.

Acho muito difícil esse Prometheus chegar à altura dos dois primeiros. Torço muito para que aconteça, mas não creio.

Baron is offline   Reply With Quote
Vassourada
Cada vez mais ridículos
 

19-03-12, 23:28 #35
Eu não consigo entender a adoração pelo Aliens. Eu acho tão, mas tão mais fraco que o primeiro. Eu acho a cena do robô um pastelão...

E não estava esperando NADA do Prometheus, e agora é um dos filmes que mais espero do ano. Uma campanha viral irrepreendível.

Vassourada is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
20-03-12, 08:52 #36
Como assim, você se atreve a falar mal de Aliens??????????

vegetous is offline   Reply With Quote
Vassourada
Cada vez mais ridículos
 

20-03-12, 09:34 #37
Eu acho interessante por avançar na mitologia do Alien, mas o primeiro é um filmaço de suspense/terror. O segundo é um filme de ação inferior a Predador, por exemplo. Não gosto mesmo.

Vassourada is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
29-05-12, 03:13 #38
acho que é o ultimo trailer antes do lancamento



aliens "parasitas"?

Zigfried is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

29-05-12, 08:54 #39
Mas os aliens sempre foram parasitas tambem.

u3663 is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
29-05-12, 14:08 #40
omg, omg, omg! do want!!!

vegetous is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

29-05-12, 15:02 #42
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
Alien termina no dois.

O 3 é patético e o 4... Wat? Alien 4? Não conheço.

Acho muito difícil esse Prometheus chegar à altura dos dois primeiros. Torço muito para que aconteça, mas não creio.
(1) pra tudo.

ircF is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
05-06-12, 10:34 #43
o filme vai estrear aqui no Brasil essa sexta dia 08 ou teremos que aguardar mais?

vegetous is offline   Reply With Quote
intel
Banned
 

05-06-12, 10:37 #44
Pré-estréia na quinta feira

intel is offline   Reply With Quote
lol
 

PSN ID: dasouzaj Steam ID: davihey
05-06-12, 10:41 #45
posso comprar no imax pra nois ja japa?

lol is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
07-06-12, 18:21 #46
eae?

alguem vai arriscar hoje?!!

Zigfried is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

08-06-12, 08:26 #47
pelo q eu li parece que nao Cumprius, ehehe

minha expectativa estava alta, mas ja reduzi de: filme q vou assistir no Imax nerd style pra: Cineminha aki de perto, quem sabe.

ircF is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
08-06-12, 12:34 #48
tomatômetro 74% audiência 87%

a crítica do omelete foi um lixo, vc lê aquela merda e não sabe se é bom ou ruim!

aguardando a crítica do cinema em cena!

vegetous is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
10-06-12, 19:09 #49
lol aqui em BH o filme tá passando em 3 cinemas e apenas na última seção de cada um deles!

vegetous is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
10-06-12, 20:41 #50
Promatheus?
 


RAAA GLUGLU

tdf is offline   Reply With Quote
Hobbes
Trooper
 

10-06-12, 20:46 #51
Da hora demais, recomendo.

Hobbes is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

10-06-12, 20:47 #52
Pelo que li nas críticas é um bom filme. Só isso.

Parece que é o que eu esperava: não é ruim, como alien 3 ou 4, mas não chega perto dos dois primeiros. Em suma, ao que parece o filme é medíocre.

Não verei no cinema, espero a versão blu-ray na loja do tio luis.

Baron is offline   Reply With Quote
matheus
Trooper
 

Gamertag: mthspschl
10-06-12, 20:57 #53
Quote:
Postado por tdf Mostrar Post
Promatheus?
[IMAGEM]

RAAA GLUGLU
eu ri... aehuaoehuo

matheus is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
13-06-12, 14:43 #54
Quote:
Dirigido por Ridley Scott. Com: Noomi Rapace, Michael Fassbender, Charlize Theron, Idris Elba, Guy Pearce, Logan Marshall-Green, Sean Harris, Rafe Spall, Kate Dickie, Patrick Wilson.

Prometheus é uma ficção científica que se concentra mais em suas ideias do que na ação – e isto, em teoria, é ótimo. Quando uma obra do gênero realmente busca explorar os conceitos por trás de seu universo, desenvolvendo seus personagens à medida que investigam suas obsessões, o potencial para que um grande filme surja é imenso. Durante boa parte de sua projeção, aliás, o novo trabalho de Ridley Scott parece caminhar nesta direção, plantando as sementes de uma narrativa inteligente e intrigante – até que finalmente começa a tentar fornecer algumas respostas. Neste instante, torna-se tolo e óbvio, expõe a superficialidade de seus personagens e se revela uma inevitável decepção.

Escrito por Jon Spaihts e Damon Lindelof (um dos responsáveis por Lost, cujas respostas – antes que alguém faça a comparação – me agradaram), o roteiro tem início de forma impactante e ambiciosa ao enfocar uma sequência que traz a origem da vida na Terra depois que uma criatura alienígena se sacrifica para oferecer seu DNA como ponto de partida para uma série de mutações (o que, de certa forma, combina em si o Criacionismo e a Evolução). Milhões de anos depois (ou milhares, dependendo de suas crenças e do seu Q.I.), encontramos o casal de arqueólogos Elizabeth Shaw (Rapace) e Charlie Holloway (Marshall-Green, sósia de Tom Hardy), que acabam de fazer uma descoberta capaz de mudar a história da Humanidade: pinturas rupestres que confirmam a existência de uma espécie de “mapa” deixado por uma raça alienígena que possivelmente indica a localização de nossos criadores. Patrocinados pela corporação Weyland, os dois embarcam numa viagem ao lado de cerca de uma dezena de pessoas chefiadas pela severa Meredith Vickers (Theron) em uma imensa nave pilotada pelo capitão Janek (Elba) e supervisionada pelo androide David (Fassbender) – e quando chegam ao planeta LV-223, percebem que talvez a busca traga resultados desastrosos para todos os envolvidos.

Desenvolvendo a primeira metade da narrativa de forma lenta e calculada enquanto investe na dinâmica entre os personagens e na apresentação das questões fundamentais que supostamente pretende discutir, Prometheus parece buscar uma proximidade filosófico-teológica com obras como 2001, Solaris (a versão de Tarkovsky) e Contato – e, não à toa, são estes seus melhores momentos, quando a promessa de uma obra madura e desafiadora ainda não se desfez. Assim, quando vemos um flashback que traz a jovem Elizabeth conversando com o pai (Wilson) sobre a natureza da morte e suas dúvidas acerca do que viria depois do fim, Ridley Scott e seus roteiristas estabelecem a fé da protagonista (algo ressaltado pelos vários planos-detalhe do crucifixo em seu pescoço) e preparam o espectador para os questionamentos que moverão a história. E é aí que, numa cena entre Elizabeth e Charlie em seus aposentos, o melhor que Spaihts e Lindelof conseguem fazer é criar um diálogo no qual a primeira, indagada sobre como a descoberta dos aliens impacta sua crença em Deus, responde com a mais velha e óbvia pergunta: quem teria vindo antes destes, então?
Não que a indagação não faça sentido no contexto daquela conversa, mas não deixa de ser uma resposta infantil vinda de alguém que, àquela altura, certamente já deveria ter avançado em suas dúvidas metafísicas e religiosas – isto para não mencionar que, como cientista, Elizabeth deveria estar acima do impulso de responder um mistério com outra teoria infactível e baseada apenas em sua fé. A partir daí, Prometheus deixa que percebamos que o rei nada veste e mergulha numa série de becos sem saída e pontas soltas (e não leia os próximos dois parágrafos caso ainda não tenha visto o filme. Avisarei em itálico quando os spoilers chegarem ao fim): [SPOILER]por que, por exemplo, David entrega a bebida infectada a Charlie? Por que os Engenheiros deixam um mapa se não querem ser encontrados pelos terráqueos que criaram? E por que querem nos destruir? O que houve exatamente com a cabeça encontrada por Elizabeth? Sim, fica claro, a partir de certo ponto, que Scott está apenas preparando terreno para uma hipotética continuação na qual algumas destas perguntas seriam respondidas, mas esta não deixa de ser uma estratégia frustrante e até mesmo preguiçosa depois de mais de duas horas de investimentos feitos na narrativa (e que levam o espectador a sair da sala de projeção sem o mínimo retorno).

Infelizmente, este é o menor dos problemas envolvendo os temas de Prometheus, já que o simbolismo empregado pelo cineasta é óbvio o bastante para que possamos intuir certas respostas e perceber que não serão particularmente satisfatórias – a começar pelo título da produção e da nave que hospeda boa parte da trama, que aposta na falta de sutileza ao adotar o nome do titã Prometeus, que criou a humanidade a partir do barro (vide os “Engenheiros”) e depois foi punido pelos deuses por presentear o homem com o domínio sobre o fogo – e sua punição, ter o fígado devorado todos os dias por águias, remete de forma clara às recorrentes feridas no tórax que se tornaram marca registrada da série Alien.

As obviedades não param por aí, contudo: somemos, por exemplo, o crucifixo de Elizabeth ao fato de o filme se passar no Natal (uma data que não seria escolhida aleatoriamente) e uma base claramente cristã começa a se apresentar – e, assim, quando Charlie descobre que os Engenheiros foram mortos “há dois mil anos”, a direção na qual Scott caminha não deixa muito espaço para dúvidas, indicando que a motivação destrutiva dos Engenheiros seria fruto de algo ocorrido há dois milênios. Sim, caro leitor, por trás da série Alien há a morte de Cristo, possivelmente um ser alienígena, nas mãos dos humanos, o que teria levado os Engenheiros a conceber os xenomorfos que se voltariam contra seus criadores e, mais de dois mil anos depois, atacariam a tripulação da Nostromo. Troquemos o termo “ficção científica” por “ficção religiosa” e teremos um gênero mais apropriado ao longa de Ridley Scott.
(Fim dos spoilers.)


Dito isso, resta saber se, apesar da premissa tola, Prometheus ainda funciona como narrativa – e a resposta mais justa seria “moderadamente”. Por um lado, é admirável que Scott mantenha a consistência da série ao criar mais uma heroína forte e independente, trazendo a própria Lisbeth Salander original para substituir Ripley; por outro, há a constatação inegável de que a maior parte dos personagens vistos ao longo da projeção são unidimensionais como o xenomorfo que batiza a série: Janek é um homem durão de poucas palavras; o geólogo Fifield (Harris) é o babaca do grupo; o biólogo Millburn (Spall) é o covarde; Vickers é a representação (recorrente na série) da corporação ambiciosa e destrutiva; e os demais tripulantes poderiam perfeitamente vestir camisetas vermelhas que indicassem sua função na história: uma morte dolorosa que estabeleça o perigo que todos enfrentam. Como se não bastasse, estes personagens já rasos ainda tomam atitudes incompreensivelmente tolas – e quando vi um deles brincando com uma serpente alienígena que surgira de uma poça de gosma negra, confesso ter ficado chocado ao perceber que Prometheus não se envergonhava de incluir uma cena tão patética como aquela em sua narrativa. O resultado é que basicamente nenhuma das mortes ocorridas ao longo da trama é sentida de fato pelo público, que jamais estabelece qualquer tipo de ligação com as caricaturas na tela.

O que nos traz ao androide David – o único personagem realmente intrigante do filme. Vivido por Michael Fassbender com uma expressão constantemente neutra e um tom de voz monocórdio que sugere simultaneamente serenidade e ameaça*, o sujeito intriga por claramente ter motivações obscuras e mais complexas que as de seus colegas de tripulação. Além disso, o contraste entre sua impassividade e sua mais do que humana admiração por Lawrence da Arábia, que o leva inclusive a espelhar seus modos e sua aparência física na performance de Peter O’Toole, traz uma dramaticidade subjacente a todas as suas interações com os humanos – e quando responde à pergunta de Charlie sobre por que está vestindo um traje especial para sair da nave, não é difícil perceber a possibilidade de um ressentimento contido em sua expressão (algo que se repete quando ele aponta que o arqueólogo ficaria desapontado caso descobrisse que foi feito apenas “porque seus criadores podiam fazê-lo”). Fechando o elenco, Guy Pearce é desperdiçado sob uma pesada (e artificial) maquiagem de envelhecimento por mais que seja divertida sua decisão de encarnar Weyland usando a voz e a dicção de John Hurt, a vítima inicial em Alien, o Oitavo Passageiro.
Já como espetáculo visual, Prometheus é irrepreensível: os longos e escuros corredores percorridos pelos personagens soam ameaçadores e intermináveis; a câmara descoberta pelos personagens oscila entre o sacro e o aterrador; e a Prometheus surge como uma versão mais moderna, limpa e elegante da Nostromo – o que é perfeitamente natural, considerando que esta última era uma nave de carga (basicamente, portanto, um “caminhão espacial”). Da mesma maneira, os figurinos se concentram na funcionalidade, embora ainda pareçam atraentes em suas cores de tons ameaçadores e frequentemente tristes (o que combina com a fotografia sombria e drenada de cores criada por Dariusz Wolski). Além disso, os uniformes usados pelos Engenheiros e as esculturas e equipamentos encontrados pelos heróis remetem claramente às obras metalizadas e contorcidas de H.R. Giger, o que mantém uma bem-vinda continuidade visual com o longa original.

Repleto de efeitos visuais admiráveis (incluindo aqueles que constroem os Engenheiros quase como estátuas de mármore de músculos e feições cuidadosamente esculpidos), Prometheus finalmente se entrega ao caos em sua metade final – e a longa e detalhada cena que traz uma cirurgia pode ser impactante pela natureza gráfica, mas é tão absurda (mesmo pelos padrões do filme) que se torna difícil encarar a protagonista como uma criatura de carne-e-osso após aquele incidente. Além disso, Ridley Scott falha na tarefa básica de estabelecer a geografia da longa nave explorada pelos personagens, já que nem mesmo um modelo holográfico tridimensional consegue ajudar o espectador a situar a ação de um momento para o outro (e não deixa de ser curioso notar como Scott usa outro holograma – desta vez, uma gravação móvel – como desculpa para rechear a tela com outra de suas obsessões: partículas em suspensão).

Mais confuso do que o necessário (algo que o cineasta provavelmente tentará corrigir em uma de suas inevitáveis “versões do diretor”), Prometheus não é um filme ruim, mas é uma decepção para os fãs da série – e talvez Scott devesse ter se preocupado mais em resolver os problemas narrativos da produção do que em deixar pontas soltas que justificassem mais uma continuação.

Mas quem sabe James Cameron não retorna para salvá-la?
* Quem optou pela versão dublada, claro, perderá o trabalho de voz cuidadoso de Fassbender.


Observação: Inicialmente, eu iria dividir este texto em duas partes, assim como fiz ao analisar filmes como Cisne Negro, O Homem-Urso, Magnólia, Cidade dos Sonhos, Batman Begins, A Origem e O Grande Truque. Porém, os simbolismos e as mensagens subjacentes à narrativa de Prometheus se revelaram tão infantis que basicamente cobri tudo o que queria abordar em dois parágrafos e meio. Triste quando uma obra que sugere tanta ambição acaba oferecendo tão pouco para discutir.

Observação 2: A versão 3D é bem concebida, mas peca por escurecer um filme cuja fotografia já é naturalmente sombria, o que é um problema. A versão em 2D é suficiente.

10 de Junho de 2012
Fonte

vegetous is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

13-06-12, 15:32 #55
eu li essa do villaça(tirando os spoilers) e meio que "entendi" qual eh a do filme...

verei esse sabado,acho que vale uma conferida sim, a ultima chance do riddley scott..

ircF is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
14-06-12, 06:50 #56
as notas do villaça tão destoando bastante do público nos últimos meses, vários ótimos filmes do tipo chronicle e avengers ele deu nota baixa e a maior parte das pessoas gostou. o prometheus tá com crítica 3 e o público tá dando 4.

vegetous is offline   Reply With Quote
landim
Trooper
 

Gamertag: rlandim Steam ID: ldmkz
14-06-12, 10:57 #57
E ae, alguem viu? compensa?
To querendo ver esse fds...

landim is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

14-06-12, 11:02 #58
eu q nao assisti/lembro muito da saga Alien, posso assistir isso?

ou vou ficar no vácuo?

rockafeller is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
 

Steam ID: luhdie
14-06-12, 11:31 #59
rocka, tu acha que alguma coisa feita nos dias de hoje são feitas pra oldschool?
É tudo 4moneymoneymoneymoney, então qualquer um pode ver e curtir (ou não rsrs).

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

14-06-12, 11:43 #60
é, faz sentido
rs

rockafeller is offline   Reply With Quote
kyle_
Trooper
 

14-06-12, 12:17 #61
Quote:
Postado por ircF Mostrar Post
lol wat?

cara, me doi dizer isso pois ADORO blade runner e Alien,o 8o passageiro, curto mto thelma e louise e mais recentemente Os vigaristas, mas o Riddley scott ja cometeu tantas porcarias que infelizmente nao podemos fechar os olhos:

O filme mais superestimado do mundo, gladiador.
a defecação num thriller fantastico, com hannibal( q eh um Hostel, gore mais caro, mas estragou toda a mitica do personagem criada no Silencio dos Inocentes)
O ridiculo ate o limite da honra(tentando conseguir um oscar pra sempre mediocre demi moore)
o PAVOROSO robin hood(serio q precisava mais um filme dele? e tao boring)

e pra nao falar o fato dele ter permitido que sua mae tivesse mais um filho, tony scott eh michael bay piorado(sim, eh possivel)..

eahooeah
oloco q c ta criticando o gladiador? mto top veio

kyle_ is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
15-06-12, 01:15 #62
gladiador tem uma das sequências de luta mais confusas que eu já vi no cinema. o riddley scott foi um dos que popularizou essa mania de fazer cena de ação com câmera tremida que ninguém entende o que tá acontecendo.

o próprio villaça vive dizendo que isso é muleta de diretor que não sabe filmar cena de ação.

não acho gladiador um filme ruim, mas é um filme bom, nada mais que isso!

vegetous is offline   Reply With Quote
Kerpa!100
Carry
 

PSN ID: Kerpa100 Steam ID: Kerpa Wii Code: 1715 1365 8365 5261
16-06-12, 19:42 #63
Acabei de assistir e achei FODA! [SPOILER]mas não extraordinário holy shit mind blowing, mas é FODA!

Atuação da Noomi Rapace (que faz a Elizabeth Shaw) tá fantástica, mandou bem demais
Recomendo tbm pra quem quiser imergir um pouco mais na história assistir o "Alien" de 1979. Dá pra sacar altas coisas

Kerpa!100 is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
17-06-12, 02:34 #64
achei fodinha
mas na segunda metade tem umas forçadas de barra que prejudicam o filme

o suspense ficou ótimo até mesmo pra quem nao manja porra nenhuma dos filmes da franquia.

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
18-06-12, 00:30 #65
cabei de ver
bom, mto bom.

um dos melhores (se nao o melhor) dos ultimos anos no genero

Zigfried is offline   Reply With Quote
amg
Trooper
 

Gamertag: halynta Steam ID: almondiga0
18-06-12, 11:30 #66
Vi o filme, curti demais quando subiram os créditos, melhor parte pra mim aiygasuahshasi

amg is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

18-06-12, 11:59 #67
Não cumprius. Achei bem fraco, decepcionou.

marconds is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
18-06-12, 13:37 #68
Serio, nao vi o mesmo filme que essa galera ai falou que eh bom haeuhaehae

Nao mesmo.

Kensha is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
18-06-12, 13:52 #69
Po, a parte de 'world building' , de mitologia, ficou perfeita. O suspense também.

O problema foi entubar umas cenas de gore/ação meio sem nexo na segunda metade do filme.

Sephiroth is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

18-06-12, 13:57 #70
verei, ja li de tudo, de PESSIMO a MUITO BOM, nao espero uma masterpiece mas que me faça pensar pelo menos..

ircF is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
 

Steam ID: luhdie
19-06-12, 00:21 #71
irc, é exatamente isso aí... te faz pensar

Pra mim cumprius!
Gostei de verdade tanto da ação, da tensão, quanto do drama, das questões (clássicas, porém bem colocadas).
Veria novamente.

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
24-06-12, 23:42 #72
O filme é bem legal, não é tudo aquilo que a gente imagina vendo o trailer, mas é bom e vale a pena ser visto!

Achei interessante as considerações de um usuário do Cinema em Cena:

Quote:
Amei a crítica do Pablo, concordo com os defeitos do filme que foram explanados, mas o amo apesar de tudo. A tensão me envolveu tanto, que compensou os personagens idiotas e as pontas soltas. Inferi algumas coisas a partir do filme. Mas são em sua maioria achismos.
1- O QUE SÃO OS SPACE JOCKEYS:
Os Engenheiros parecem ser uma raça tão prodigiosa no campo da genética que desenvolveram maneiras de criar vida.
Eles parecem ter uma cultura que parece uma ciência ritualística, vide o sacrifício para originar vida e o contraste entre o templo rústico e a nave Hi-tech. Aquele do início é um dos representantes dessa raça num determinado planeta (não necessariamente, mas provavelmente, a terra) que se sacrifica voluntariamente, tomando aquele líquido, para desmembrar e reorganizar seu DNA buscando se tornar um catalizador para a criação de organismos pré-projetados.
2- O QUE IMPEDIU A NAVE DE CUMPRIR SEU OBJETIVO:
Primeiramente, só porque o que vimos no início e depois são da mesma espécie não significa que eles tenham a mesma função.
Perceba que tanto a nave quanto os trajes dos engenheiro do começo e os seguintes são diferentes.
O primeiro veste um túnica e tem um ar mais solene e sua nave é arredondada, já os encontrados por prometheus, com aqueles trajes, aparentam ser de uma outra dissidência da mesma raça (talvez militares) e sua nave tem um formato de ferradura, o que denota propósitos diferente da mostrada no começo. Dito isso, não fica claro o que matou os engenheiros. Mas parece que eles foram infectados por algum tipo de componente(arma biológica?) que que gerou uma reação adversa na espécie deles. Tanto que foram encontrados vários corpos amontoados impedidos de atravessar a porta (quarentena?) com a cabeça explodida e a que foi coletada também explodiu quando foi "ressuscitada". E eu tive a impressão, pelo mostrado no holograma do que foi decapitado, que ele desmaiou antes de ser atingido pela porta. O que indicaria que ele estava passando mal e possivelmente infectado.
3- O QUE ERA O LÍQUIDO PRETO:
Não tenho certeza, mas parecia ser um tipo de arma
que potencializava a força dos seres com o qual entrava em contato, transformando os organismos em mutações hostis violentas( e aparentemente com sangue ácido).
-Os vermes crescem e viram aquela Nagina (naja com cara de vagina) de sangue ácido.
-O geólogo vira um zumbi raivoso (ele é queimado, então não dá pra saber se tb tem sangue ácido)
- Halloway é infectado por uma pequeníssima quantidade e tem tempo de se sacrificar antes que vire um monstro. Entretanto, seu esperma é transformado e engravida Shaw.
4- QUAL O PROPÓSITO DA CENA FINAL:
Ok, o final foi uma referência a Alien,
mostrando o que parece ser a origem dessa criatura, o que seria fantástico, pois colocaria os humanos como peça chave para a criação do monstro que nos aterrorizou por vários filmes. Mas se o objetivo era realmente esse, acho que complicou um pouco a lógica daquele universo. Pois vemos que no mural do templo do cabeção tem a figura de um Xenomorfo "crucificado", ou seja, os engenheiros já conheceriam a espécie (?),
além disso, Prometheus se passa em LV- 223, um planeta satélite daquele planetão que parece saturno, e Alien e Aliens se passa em Acheron, lv 426.
De qualquer maneira, pode-se afirmar que o que vimos em Prometheus foi a história de outro Space Jokey(engenheiro). Ainda não sabemos certamente o que aconteceu na nave encontrada pela Nostromo. Ou seja, o protoalien que aparece no final não é, como alguns tem pensado, a rainha alien que vemos em Aliens- o resgate

vegetous is offline   Reply With Quote
NickTrocado
Trooper
 

25-06-12, 04:18 #74
vi no IMAX (primeira vez da vida) num shopping em ctba quando estava de passagem, achei legalzinho, minha visão é a seguinte:

[SPOILER]A gosma preta que chamei de "goo" é uma espécie de sopa vital, e basta combinar com ela qualquer DNA que gera vida. Portanto os engenheiros nada mais são que uma raça superior que viaja para os planetas para criar vida, no caso doando seu DNA para tal. Enfim, acontece que o goo é tão poderoso que se pingar numa minhoca vira um alien bizarro (sai do controle). Ou seja, precisa ser combinado somente com DNAs mais evoluídas e não com o de criaturas bizarras. Simples like that!

NickTrocado is offline   Reply With Quote
Stifa
Ewok
 

PSN ID: Stifa_
25-06-12, 10:04 #75
Eu acho que a premissa é genial, o enredo é bom, o roteiro é muito mais ou menos, e a execução como um todo é ruim! Eu daria 6,5. Mas ainda acho melhor que Aliens 3 e 4!

Stifa is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 06:38.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.