Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
paulocamillo
Trooper
 

Default Microsoft muda estratégia e abre código de produtos

21-02-08, 17:49 #1
Quote:
Microsoft muda estratégia e abre código de produtos

A Microsoft anunciou hoje que abrirá o código de seus softwares e dará livre acesso a alguns de seus produtos, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de programas independentes. Com esta nova estratégia, a empresa segue os passos do Google, que teve grande sucesso ao incentivar os programadores a desenvolver programas para seus próprios aplicativos.

A companhia fundada por Bill Gates disse que propôs iniciar quatro princípios: "assegurar os códigos abertos, promover a portabilidade de dados, aumentar o apoio para os padrões industriais e buscar um compromisso mais aberto com clientes e indústria, incluindo as comunidades de código aberto".

Os princípios serão aplicados ao sistema operacional Windows Vista, Windows Server 2008, SQL Server 2008, Office 2007, Exchange Server 2007 e Office SharePoint 2007, assim como as versões futuras destes programas. A Microsoft tornará pública a informação técnica necessária em seu site e os programadores de software não precisarão pagar licenças nem outras taxas para ter acesso a ela.

"Estes passos representam um avanço importante e uma mudança significativa em como compartilhamos informação sobre produtos e tecnologias", disse o executivo-chefe da Microsoft, Steve Ballmer. "Durante os últimos 33 anos compartilhamos muita informação com centenas de milhares de parceiros no mundo todo e ajudamos a construir a indústria, mas o anúncio de hoje representa uma expansão importante rumo a uma transparência ainda maior", acrescentou.

Hoje, a Comissão Européia (CE) disse que "tomou nota" do anúncio da Microsoft. Em comunicado, o Executivo da União Européia (UE) disse que avalia "qualquer avanço" que contribua à compatibilidade entre os produtos dos diferentes fabricantes, mas lembrou que a Microsoft já fez anúncios semelhantes no passado.


EFE

Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Fonte: Terra
WTF?





paulocamillo is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

21-02-08, 18:21 #2
eles estavam andando nessa direção há tempos, a diferença de agora foi o press-release

punisher is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
21-02-08, 18:37 #3
Quote:
Postado por punisher
eles estavam andando nessa direção há tempos, a diferença de agora foi o press-release
Não, isso é algo bem mais do que faziam.

Never Ping is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
21-02-08, 18:43 #4
Concordo q eles vinham "pendendo" pra isso, mas isso foi tipo OMGWTFBBQ

extrapolou as espectativas

maxcool is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
21-02-08, 18:46 #5
rá...

drakiN is offline   Reply With Quote
un4
inativo
 

21-02-08, 18:57 #6
lol... terra como fonte confiável?

o que aconteceu hoje foi um anúncio em que a microsoft disse que vai facilitar a integração das ferramentas dela com outras plataformas/aplicações. a primeira etapa é apenas a publicação de alguns docs sobre protocolos de comunicação do windows server.

office, vista e etc são esperados pra vir em seguida, mas nesse mesmo esquema de liberar documentação/código relativo a integração.

vcs acharam mesmo que eles iam liberar o codigo fonte inteiro? shame on ya.

http://www.news.com/8301-13860_3-9876029-56.html

ps. que morra o ooxml.

un4 is offline   Reply With Quote
dw
Trooper
 

XFIRE ID: d4rkwng Steam ID: coragem
21-02-08, 20:02 #7
eu acho que acabo de começar a amar a microsoft
explico: essa semana mandei um intellimouse 3.0 de 2003 com problema de duplo clique q acabei comprando sem nota para o setor de troca de hardware, e acabei de 'confirmar' endereço pra receber um mouse novo, no caso o intellimouse 4.0, gratuitamente...

TFAFO GOZDNOI

dw is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

21-02-08, 20:05 #8
deve ser pros produtos/ferramentas online pq a maior fonte de $$ da microsoft deve ser o pagamento pelo uso das suas plataformas...

aliás, seriam royalties? sem o Janelas o mundo não seria o que é hoje :rolaies:

XtremE is offline   Reply With Quote
ds
Trooper
 

21-02-08, 20:37 #9
Falando nisso, não virou nada aquele negocio de "roubarem o source do
windows" né?

ds is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
21-02-08, 21:03 #10
eu esperava por essa só em 1º de abril

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
21-02-08, 21:22 #11
Quote:
Postado por ds
Falando nisso, não virou nada aquele negocio de "roubarem o source do
windows" né?
Que eu lembro nao deu muita coisa não.

Eu sei que tem muita gente argumentnado que a MS não está liberando o source do Windows, que ela está tornando mais claro como funciona e como utilizar as coisas dela. Ainda assim, eu acho que é um avanço muito melhor e positivo do que aquela união com a Novell, que eles estavam fazendo um 'MS Linux', disse que processaria deus e o mundo quem não usasse o linux da Novell.

Tipo, eu conheço uns xiitas que disse que alguma coisa está melhorando. Eu acho que isso está no ideal. Assim, se a MS quer fazer segredo quanto ao seu source, eu acho LEGAL PRA CARALHO. Oras, por acaso alguém ae tem o source code do Google File System? Do Google Search? Do AD Words? NÃO! O Google prometeu pelo menos em 2008 ou 2009 liberar o source do GFS e vai ser gratuito e livre. O do search acho que em 201x. O Ad Words ela disse que não. Tudo isso eu sei por causa da palestra da FISL em Porto Alegre.

Ainda assim, acho super legal da MS em liberar API's para isso. Porra, imagina o trabalho que foi para criar o Samba. Ele simular uma rede NT... dps simular uma rede em W2000... isso sem ajuda da MS!

Never Ping is offline   Reply With Quote
ds
Trooper
 

21-02-08, 22:08 #12
Quote:
Postado por Never Ping
Oras, por acaso alguém ae tem o source code do Google File System? Do Google Search? Do AD Words? NÃO! O Google prometeu pelo menos em 2008 ou 2009 liberar o source do GFS e vai ser gratuito e livre.
auehaueh lembrei do Lester do mundo de beakman quando perguntaram
como era feito os Crep de palito e ele disse "Mas ja não é suficiente que ele exista?"

Meu sonho é ver MS SQL rodando no linux , ou alguma bagaça dela
(do tipo .exe faz tudo sozinha) pra adaptar mssql pra mysql

ds is offline   Reply With Quote
ZeroCarontE
Trooper
 

21-02-08, 22:53 #13
Quote:
Microsoft publishes 'incomplete' OOXML specs
http://www.zdnet.com.au/news/softwar...9286057,00.htm

The Word, Excel and PowerPoint file format specifications, which were previously only available from Microsoft by request, were published on Friday, together with details of an open-source Office binary-to-Office Open XML (OOXML) translator project.

[...]

However, the file format specifications were criticised as being incomplete by third-party OOXML developer Stephane Rodriguez.

In a comment posted on Jones's blog post on Saturday, Rodriguez said that Excel's internal format table, known as BIFF, had missing records and a "reserved" specification, while Office Drawing also had unspecified records.

"I first gave a cursory look at BIFF. 1) Missing records: examples are 0x00EF and 0x01BA, just off the top of my head. 2) No specification: example is the OBJ record for a Forms Combobox," Rodriguez wrote. "Then I gave a cursory look at the Office Drawing specs. And, again, just a cursory look at it showed unspecified records."

With the specs criticised as incomplete, Microsoft's Jones announced that the binaries were available under the company's Open Specification Promise (OSP), a more formal version of the "covenant not to sue".

"The binary formats have been under a covenant not to sue and Microsoft will also make them available under its OSP by the time they are posted," wrote Jones.

Microsoft's OSP is a form of licence agreement designed to give software developers peace of mind that Microsoft will not pursue them for patent infringement should they use the binaries, or the OOXML specification, to develop code.

However, the OSP has been criticised by intellectual-property law experts as legally inexact and untested. According to Ronald Yu, a US patent agent and academic, the covenant has never been tested in court, and it includes no mention of any court or tribunal in which to resolve a dispute. Patent coverage is also not explicitly defined, according to Yu, who stressed that the OSP is neither a release nor a contract, and, therefore, needs to be treated with some caution.

Microsoft responded to Yu's criticism by insisting that the FAQs on Microsoft's OSP web page clarify the OSP sufficiently. Steve Mutkoski, regional director of interoperability at Microsoft and one of the lawyers on the team that drafted the licensing terms, described the OSP as an "innovation" that enables a company like Microsoft to gain a quick and broad adoption of a technology without needing to negotiate 20- and 30-page agreements with every party that wants to use it.
a microsoft "promete" nao processar por patentes
mas se ela passar as patentes pra outra empresa, a promessa vai junto?

ZeroCarontE is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
21-02-08, 22:53 #14
Quote:
Postado por dw
eu acho que acabo de começar a amar a microsoft
explico: essa semana mandei um intellimouse 3.0 de 2003 com problema de duplo clique q acabei comprando sem nota para o setor de troca de hardware, e acabei de 'confirmar' endereço pra receber um mouse novo, no caso o intellimouse 4.0, gratuitamente...

TFAFO GOZDNOI
aff me explica esse processo...

meu 3.0 tem esse mesmo problema de duplo click, mas também esta mtooo velhinho...

ahuahuahuaha

ragauskas is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

21-02-08, 22:57 #15
cara, morte ao BIFF, o OOXML nao me encomoda tanto

agora, biff? vai se fuder!

integrar essa merda pra cliente q usa office 97 é um cu
maldito comercial

Bombastic is offline   Reply With Quote
Hobbes
Trooper
 

21-02-08, 23:37 #16
Quote:
Postado por dw
eu acho que acabo de começar a amar a microsoft
explico: essa semana mandei um intellimouse 3.0 de 2003 com problema de duplo clique q acabei comprando sem nota para o setor de troca de hardware, e acabei de 'confirmar' endereço pra receber um mouse novo, no caso o intellimouse 4.0, gratuitamente...

TFAFO GOZDNOI
Ah, sim. Mas até os mais xiitas hão de concordar que a qualidade do hardware da microsoft e do atendimento relativo a ele é 1000 vezes melhor que a qualidade e atendimento relativos ao software. A qualquer um deles, especialmente pro usuário doméstico.

Quanto aos fontes, eu sabia que a Microsoft tinha há tempos um programa que permitia liberar partes (bem generosas) dos fontes de sistemas como o WinXP pra instituições de ensino superior (pro pessoal que estuda na área de TI). Conheço até gente que tem o Windows compilado pra sua arquitetura específica e que sentiu uma melhor significativa de performance.

Quanto ao comentário do NP, eu concordo. Não acho que a MS deveria ser obrigada a liberar fontes, ou mesmo sentir-se forçada a fazê-lo, seja pelo mercado ou seja pelas cortes. Agora, a questão é que a MS têm adotado práticas predatórias em escala mundial durante 2 décadas, criando monopólios absurdos, e muitas vezes, pra resolver problemas intencionalmente criados pra sustentar estes monopólios, como os de interoperabilidade e, conseqüentemente, o de dependência tecnológica, a única solução é mesmo liberar parte dos fontes, com especificações das API's.

O mundo certamente não seria o mesmo sem a MS ou sem o Windows. Talvez até fosse melhor. E, na situação atual, depende muito mais de nós torná-lo melhor do que esperar de uma empresa só, especialmente se tratando da MS.

Hobbes is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
22-02-08, 00:27 #17
Parei aqui: "Fonte: Terra"


(li de baixo pra cima)

vegetous is offline   Reply With Quote
ds
Trooper
 

22-02-08, 02:35 #18
Quote:
Postado por Bombastic
cara, morte ao BIFF, o OOXML nao me encomoda tanto

agora, biff? vai se fuder!

integrar essa merda pra cliente q usa office 97 é um cu
maldito comercial
 




ds is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 20:09.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.