Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Mostrar resultado da votação: Você acha que deveriamos privatizar o pre-sal ?
Sim 24 36.36%
Não 33 50.00%
Não tenho opinião formada 9 13.64%
Voters: 66. Você não pode participar dessa votação

Responder
 
Thread Tools
mrxrsd
Trooper
 

PSN ID: mrxrsd_us Steam ID: mrxrsd
Default Você acha que deveriamos privatizar o pre-sal ?

22-10-10, 14:54 #1
Vejo esse assunto de privatização sendo um assunto bem delicado, por exemplo, aposto que se a rede de telefonia não tivesse sido privatizada, quase ninguém hoje em dia teria ADSL.

O pré-sal, eu acho mais complicado ainda, pois cada dia estamos avançando mais nas tecnologias verdes, e a tendencia é o preço do petroleo ficar cada vez mais barato...com isso não vai valer a pena tirar o petroleo do pré-sal, pois é um petroleo caro. Acho que seria valido vender boa parte enquanto ele ainda vale dinheiro.





mrxrsd is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
22-10-10, 15:06 #2
Lolez, depois vai valer mais

Eluan is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

22-10-10, 15:09 #3
Essa lógica não procede porque o petróleo não só gera combustíveis, que podem sir ser substituídos por outras coisas, mas o refinamento dele gera um caralhaço de subprodutos (plástico, borracha, querosene, etc) pra produção de muitas coisas.

Acho que o preço do petróleo pode "parar de subir vertiginosamente", mas creio que nunca vai descer

Zedd is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

22-10-10, 15:27 #4
zedd ta certo, porem, esse governo nao governa nada direito, acho melhor vender para brasileiros mesmo.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
mrxrsd
Trooper
 

PSN ID: mrxrsd_us Steam ID: mrxrsd
22-10-10, 15:28 #5
Veja só, a cana de acucar gera outras coisas tb....mas só voltou a ser amplamente produzida novamente com essa onda FLEX.

O principal fim do petroleo é o combustivel, caso nao seja usado, acho que o preco do barril ira cair bastante, voltando para o preço dos anos 70 antes da crise, coisa de 15$~20$, ficando inviavel para a exploração do pre-sal.

http://www.estadao.com.br/noticias/e...5,241926,0.htm

mrxrsd is offline   Reply With Quote
leiden
Trooper
 

Steam ID: olhonolance
22-10-10, 15:54 #6
not! sou a favor da privatizacao, porem existem algumas areas estrategicas que nao devem sair do controle do governo e energia é uma delas

leiden is offline   Reply With Quote
rapidiaum
maggots!
 

Gamertag: rapidiao Steam ID: rapidiaum
22-10-10, 15:55 #7
dizae pampas uma empresa brasileira que pode gerir isso direito

"tecnologias verdes" sao caras e inviáveis no momento para produçao em massa.
vide que carros flex precisaram de meia duzia de peças para evitar a corrosão, mas funcionam praticamente igual 'a gasolina. e a "tecnologia" de carros a alcool ja existe desde os chevette e belina do seu pai. pra criar um carro elétrico, combustao de hidrogênio ou sei la quais coisas novas existem, teria que mudar muita coisa.

posso até concordar que a telefonia privatizada foi uma evoluçao. hoje qualquer lixeiro tem celular. mas lembrem-se que pagamos umas das internets mais caras do mundo. nesse caso, minha opiniao é de que a privatização foi fail. eles se aproveitaram da tecnologia que já existia, deram um upgrade no serviço e cobram os himens das primogênitas da galera. e ainda se associaram 'as tvs por assinatura pra acabar de lacerar os esfincteres anais.

nao dá pra saber como seria se a telefonia fosse estatal. poderia ser um inss da vida, com rombos e dividas, ou poderia ser uma petrobras da vida.

e isso vai gerar discussão certo, melhor mover pro politica mesmo

rapidiaum is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
22-10-10, 16:03 #8
acredito que não, mas ainda não tenho certeza absoluta disso
digo, imagino que o pré-sal está na mão de uma das únicas (se não a única) empresa pública que funciona no Brasil
pra que privatizar?

whiplash is offline   Reply With Quote
HeT
Trooper
 

22-10-10, 16:09 #9
ta loko?
petrobras é das melhores se n a melhor empresa petrolifera do mundo

HeT is offline   Reply With Quote
nulio
Trooper
 

22-10-10, 16:11 #10
Ai que tá Zedd, o petróleo tem outros usos, mas o principal é como combustível. Imaginando que um dia todo o combustível venha de outras fontes de energia, o petróleo vai se tornar muito caro somente pra produzir esses produtos secundários, e a inciativa privada vai ter uma ótima oportunidade de oferecer alternativas a esses produtos, reguladas agora pelo mercado, e não pelo governo.

Ganhamos ai duas vezes, tanto na parte ambiental quanto na parte econômica. Sem contar é claro o desenvolvimente de tecnologias, novos empregos, etc e etc.

nulio is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

22-10-10, 16:17 #11
LOL, o cara quer comparar petroleo com cana de açucar... heheh primeiro lugar o petroleo está cada vez mais escasso no mundo, e com essa diminuição os barris aumentam de preco e a producao diminui obviamente, de qualquer maneira vao ter que descobrir outra fonte de combustivel, mas dizer que o petroleo vai desvalorizar pois estao criando combustivel verde é demais pra mim.. aoehoahe

PETROLEO só tende a aumentar de preço e quem conseguir explorar fontes até entao inalcançaveis como essa do pré-sal tera uma mina de dinheiro. porem, nao se sabe como chegar la ainda, nao sabem nada dos custos, esse petroleo pra concorrer com os outros vai dar um lucro mto menor que os do oriente por exemplo, que praticamente emerge a superfica, e centenas de vezes mais barato a extracao, alem de que ainda ser mais puro que o petroleo brasileio. tanto o da petrobras quanto o do pre-sal.

aeoae, ai o cara compara com uma planta completamente sustentavel hehehe. sendo que TUDO que esta ao seu redor depende do petroleo pra estar ai.

O capitalismo depende do petroleo e sempre vai depender.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
22-10-10, 16:20 #12
Nego tem merda na cabeça ou tá trollando! Falar mal da Petrobras é MEGA FAIL!

vegetous is offline   Reply With Quote
rapidiaum
maggots!
 

Gamertag: rapidiao Steam ID: rapidiaum
22-10-10, 16:23 #13
alem disso, se o petroleo emergisse da superficie pra qualquer um, seria muito mais facil
mas ele tem que ser comprado de alguem. da OPEP no caso.. o mercado regula o preço do petroleo atraves de oferta/demanda.. mas ja imagina se alguem com MUITO PETROLEO (tipo venezuela) inunda o mercado só pra trollar? heauhuahu o mundo colapsa.

e vcs acham que é 'a toa que nos emirados arabes tá sobrando dinheiro
vcs acham que os caras tao preocupados com tecnologia verde?
tao levantando predio mais alto que sua imaginação lah

rapidiaum is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

22-10-10, 16:25 #14
Petrobras? heheheh sabe como anda os preços da acoes na pretrobras? sabe a quanto tempo nao valorizam? da uma olhada no grafico dela heheh, propocionalmente das blue chips é a acao mais barata do mercado, ta valendo praticamente o valor do patrimonio dela, enquanto a VALE valei pouco mais que duas vezes o valor patrimonial.

ta certo que o valores na bolsa sao meramente expeculativos, mas tratando-se de uma blue chip como esta, que já está quase sendo chamado de mico entre os operadores da bolsa, nao pode-se dizer que continua uma empresa totalmente solida, se ela nao valoriza é pq tem mais venda que compra, e isso quer dizer que ta todo mundo se livrando disso, nao pela certeza de que vai virar merda, mas pela incerteza, e pela certeza de existir melhores investimentos em empresas mais bem postadas no cenario.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

22-10-10, 16:36 #15
Quote:
Postado por mrxrsd Mostrar Post
Vejo esse assunto de privatização sendo um assunto bem delicado, por exemplo, aposto que se a rede de telefonia não tivesse sido privatizada, quase ninguém hoje em dia teria ADSL.

O pré-sal, eu acho mais complicado ainda, pois cada dia estamos avançando mais nas tecnologias verdes, e a tendencia é o preço do petroleo ficar cada vez mais barato...com isso não vai valer a pena tirar o petroleo do pré-sal, pois é um petroleo caro. Acho que seria valido vender boa parte enquanto ele ainda vale dinheiro.
Nossa, tu já me começa o tópico conseguindo errar conceitualmente em TODAS as opiniões que tu emite!

Privatização não é um assunto delicado, é um assunto que tange a constituição de cada pessoa. Tem quem ache correto, tem quem não ache.

Achar que caso não houvesse privatização, não haveria ADSL hoje em dia é muito bobagem... Da mesma forma que achar que a expansão da tecnologia do telefone móvel se deu por causa da privatização!
O que aconteceu foi muito simples.. A mudança tecnológica estava ocorrendo exatamente na época da privatização.
Aqui em PE eu cheguei a ter ISDN antes da privatização!
O sistema telebrás já tinha o país inteiro cabeado com fibra ótica no fim da década de 80, se não me engano.
Quem se interessar, pode dar uma procurada no sucateamento que o governo exerceu na embratel pra justificar sua venda.. Tou procurando um link aqui de um cara que trabalhava lá na época e relata, com detalhes, cada medida tomada para tal.

Segundo, a questão do petróleo..
Meu caro, desde 70 que se fala que o pico de produção do petróleo está chegando/vai chegar logo/já chegou!
Como tu pode me falar que o preço da parada vai baixar?
Em relação as tecnologias verdes que existem hoje, todas possuem uma relação de energia produzida/energia utilizada para gerá-la que não é NADA eficiente.. Isso sem contar que praticamente tudo depende de subprodutos do petróleo..
Ou seja, antes de discutirmos o trade-off entre adoção de energias verdes x petróleo, ainda temos que caminhar muuuuuuuuuuuuito.
--

Agora posso emitir minha opinião pessoal: sou TOTALMENTE contra a privatização de um BEM que é do POVO BRASILEIRO. O mesmo deve ser utilizado integralmente em prol do crescimento da nação, erradicação da pobreza e melhoria da vida em geral.

NewKa is offline   Reply With Quote
HeT
Trooper
 

22-10-10, 16:40 #16
ação ta barata pq o projeto de extração do pre sal visa lucro pra daqui uns 10 anos
e com essa oferta q rolou agora só aumentou o numero de acionistas sendo q os dividendos continuam os mesmos

quero v nego chamar de mico qd ela explodir 500% de uma hr pra outra

HeT is offline   Reply With Quote
nulio
Trooper
 

22-10-10, 16:42 #17
carai pampas, então quando acabar o petróleo acaba o capitalismo? hauihaiuhaiuha

sempre, sempre que surgir uma necessidade, alguém vai aproveitar essa oportunidade pra satisfazer essa necessidade, obviamente lucrando em cima disso

nulio is offline   Reply With Quote
nulio
Trooper
 

22-10-10, 16:45 #18
Pra quem se interessa pelo assuntos, dois excelentes, ainda que tendenciosos, artigos:

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=637

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=646

nulio is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

22-10-10, 16:45 #19
eheheh obvio, eu até vi isso mas deixei queto, achei que ia passar batido. quis dizer que HOJE o petroleo move o mundo, e que pra mudar soh quando acabar mesmo, ou surgir essa tal necessidade que vc citou, antes dele acabar vai valer mais ainda, nao vao simplesmente parar de usar o petroleo.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
marceloisoppo
Trooper
 

22-10-10, 16:47 #20
lá vem o newka com suas fontes...

www.blogdovermelho.com/estatisticas_tendenciosas

marceloisoppo is offline   Reply With Quote
Ted
Trooper
 

Gamertag: MassahudDS PSN ID: massahud Steam ID: massahud
22-10-10, 16:58 #21
Cana de açucar sempre foi amplamente produzida, mas açucar da mais grana que combustivel. Agora voltaram a fazer mais etanol por causa do flex e do subsidio.

Ted is offline   Reply With Quote
rapidiaum
maggots!
 

Gamertag: rapidiao Steam ID: rapidiaum
22-10-10, 16:58 #22
eu cliquei

also
Quote:
Postado por Ted Mostrar Post
mas açucar da mais grana que combustivel
wat

rapidiaum is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

22-10-10, 17:00 #23
Quote:
Postado por marceloisoppo Mostrar Post
lá vem o newka com suas fontes...

www.blogdovermelho.com/estatisticas_tendenciosas
ah, desculpa se não tá na http://www.folha.com.br/para_o_leito...te_e_informado

NewKa is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

22-10-10, 17:03 #24
aoehaoeh dotor de msn, pensei a mesma coisa, porem nao sei e ele deve saber o que fala. mas nao vejo como.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
22-10-10, 17:27 #25
votei em sim pq tava perdendo

serjaum is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
22-10-10, 17:39 #26
O mais engraçado dessa enquete é que a barra de sim é vermelha e a não é azul.

Votei sim pq sou burguês

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

22-10-10, 17:41 #27
q perguntinha cretina.

rockafeller is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

22-10-10, 18:25 #28
Sim. A mentalidade de ser parte de cabide de emprego em estatal, de passar em um concurso e não fazer mais nada da vida, de mamar nas tetas do governo...simplesmente me enoja.
Serviço público no Brasil é uma bosta, não quero isso pro pré-sal.

Gerson is offline   Reply With Quote
rapidiaum
maggots!
 

Gamertag: rapidiao Steam ID: rapidiaum
22-10-10, 18:52 #29
troll?

rapidiaum is offline   Reply With Quote
mrxrsd
Trooper
 

PSN ID: mrxrsd_us Steam ID: mrxrsd
22-10-10, 18:55 #30
A privatização da vale foi um sucesso, hj em dia, só de imposto o governo arrecada mt mais do que antigamente com a receita da estatal. Acho que devemos vender boa parte do pré sal pq iremos perder dinheiro no futuro, decisão estratégica, nda a ver com posição de governo

Sent from my HTC Desire using Tapatalk

mrxrsd is offline   Reply With Quote
Azarael
Trooper
 

Steam ID: azarael
22-10-10, 19:03 #31
Não. Mas to sem saco pra dar minha opinião :|

Azarael is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

22-10-10, 19:05 #32
nossa alguem bane esse mrxrsd do caralho pelamor
a privatizaçao da vale foi um sucesso?
a vale foi vendida por 3 bilhoes sendo q o preço estimado dela hj é uns 600 bilhoes huaheuah
e só HJ EM DIA mesmo q o governo arrecada alguma coisa com a vale, pq alem de ser vendida a um preço ridiculo, ainda foi vendida com 10 anos de isençoes de impostos

rockafeller is offline   Reply With Quote
mrxrsd
Trooper
 

PSN ID: mrxrsd_us Steam ID: mrxrsd
22-10-10, 19:31 #33
Antes não dava dinheiro, agora da, isso eh o que?

Sent from my HTC Desire using Tapatalk

mrxrsd is offline   Reply With Quote
walker
Trooper
 

22-10-10, 19:38 #34
acho que não

Sent from my HTC Desire using Tapatalk

walker is offline   Reply With Quote
asmur
Trooper
 

Steam ID: regisfleck
22-10-10, 20:09 #35
olha.. o pré-sal é um erro para o brasil.

asmur is offline   Reply With Quote
Dr_Phibes
Trooper
 

22-10-10, 20:32 #36
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
nossa alguem bane esse mrxrsd do caralho pelamor
(1)

Sent from my HTC Desire using Tapatalk

Dr_Phibes is offline   Reply With Quote
rapidiaum
maggots!
 

Gamertag: rapidiao Steam ID: rapidiaum
22-10-10, 20:38 #37
Quote:
Postado por mrxrsd Mostrar Post
A privatização da vale foi um sucesso
facepalm

rapidiaum is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

22-10-10, 20:47 #38
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
nossa alguem bane esse mrxrsd do caralho pelamor
a privatizaçao da vale foi um sucesso?
a vale foi vendida por 3 bilhoes sendo q o preço estimado dela hj é uns 600 bilhoes huaheuah
e só HJ EM DIA mesmo q o governo arrecada alguma coisa com a vale, pq alem de ser vendida a um preço ridiculo, ainda foi vendida com 10 anos de isençoes de impostos
Antes era mal administrada, jovem padawan. Colocaram parte dela no mercado, como acontece com a petrobrás e ela começou a funcionar. Não acho que tem que privatizar o pré sal como o mula está fazendo..
Privatização serve para coisas que não funcionam e têm alto custo como por exemplo a repartição do maxcool.

E não falem asneiras. A privatização da vale foi a melhor coisa que um governo fez nessa área nos últimos 20 anos.

MdKBooM is offline   Reply With Quote
asmur
Trooper
 

Steam ID: regisfleck
22-10-10, 20:53 #39
 

asmur is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
23-10-10, 12:26 #40
sim ta ganhando
entao vo avisar o lula pra ler esse topico

serjaum is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
23-10-10, 12:55 #41
Quote:
Postado por MdKBooM Mostrar Post
Antes era mal administrada, jovem padawan. Colocaram parte dela no mercado, como acontece com a petrobrás e ela começou a funcionar. Não acho que tem que privatizar o pré sal como o mula está fazendo..
Privatização serve para coisas que não funcionam e têm alto custo como por exemplo a repartição do maxcool.

E não falem asneiras. A privatização da vale foi a melhor coisa que um governo fez nessa área nos últimos 20 anos.
a minha "repartição" é uma empresa pública que não tem verba do OGU, portanto, gerida com recursos próprios.

maxcool is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

23-10-10, 14:24 #42
Cara,

Essa pool só mostra o quão ignorante é essa plataforma política e discussão que a eleição trouxe.

VC é a favor da privatização do pré-sal!?

Porra, é impossível dizer que sim e que não... depende muito de como ela vai ser feita. Pode ser do caralho e pode ser uma bosta.

Sinceramente, hj a gente não vive o melhor momento de liquidez internacional. Ainda há muitos paises machucados pela crise de 2008/09 e por outro lado interno, o mercado interno vive uma certa bolha de liquidez. Então hj qquer ativo aqui dentro pra gente tá valendo horrores e absurdos, enquanto lá fora tá tudo uma merda. Difícil de convergir. Então talvez não seja o melhor momento. Mas de repente com a economia internacional mais forte, e com um bom projeto para os recursos, pode ser um ótimo negócio.

Mr. Valle is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

23-10-10, 15:27 #43
Concordo plenamente e por isso nao votei.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
23-10-10, 15:53 #44
Votei no NÃO simplesmente pq a empresa que tem a melhor tecnologia e know-how sobre o assunto é nossa estatal.

O que sou contra é tratar o pré-sal como algo separado da exploração de petróleo no mar.
Criar estatal-cabide-de-emprego pra administrar e regulamentar, novas regras de particionamento de royalties...isso sim é uma bela putaria.

Sephiroth is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

23-10-10, 17:41 #45
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
nossa alguem bane esse mrxrsd do caralho pelamor
a privatizaçao da vale foi um sucesso?
a vale foi vendida por 3 bilhoes sendo q o preço estimado dela hj é uns 600 bilhoes huaheuah
e só HJ EM DIA mesmo q o governo arrecada alguma coisa com a vale, pq alem de ser vendida a um preço ridiculo, ainda foi vendida com 10 anos de isençoes de impostos
mrxrmrxmr, ta me zuando né rapaz?

ShadoW is offline   Reply With Quote
Caveira
Trooper
 

PSN ID: CaveiraFromHell Steam ID: caveirox
23-10-10, 18:30 #46
olha, quero mais eh que se foda
soh sei que o preço do alcool nao para de subir, ja to de saco cheio dessa merda e de ver que a mídia nao ta nem ae

pqp, a 3 anos atrás essa merda tava 0,69, hoje ta 1,50 no mínimo aqui
que porra que ta acontecendo?

Caveira is offline   Reply With Quote
asmur
Trooper
 

Steam ID: regisfleck
23-10-10, 18:58 #47
eh a prosperidade do brasil....
qndo o petroleo aumenta la fora, sobe o preço aqui dentro.. autosuficiente so no discurso.

asmur is offline   Reply With Quote
StorM
Creep
 

PSN ID: sttsek Steam ID: stt2010
24-10-10, 01:40 #48
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
nossa alguem bane esse mrxrsd do caralho pelamor
a privatizaçao da vale foi um sucesso?
a vale foi vendida por 3 bilhoes sendo q o preço estimado dela hj é uns 600 bilhoes huaheuah
e só HJ EM DIA mesmo q o governo arrecada alguma coisa com a vale, pq alem de ser vendida a um preço ridiculo, ainda foi vendida com 10 anos de isençoes de impostos
A Vale foi vendida a um preço de mercado abaixo do que seria normal pois tinha um passivo ambiental gigantesco que teve que ser abatido do preço das ações. O que apenas demonstra uma má administração que levou à unica solução lógica: privatização. Se ela vale "600 bilhões" hoje é porque fora das mãos incompetentes do governo gerou mais riquezas, mais circulação de riquezas, empregos e outros benefícios. Então, eu diria que foi sim um sucesso.

StorM is offline   Reply With Quote
StorM
Creep
 

PSN ID: sttsek Steam ID: stt2010
24-10-10, 01:47 #49
Privatização é a discussão mais idiota que existe. Em um mundo ideal, os Conselhos de Administração das estatais não seriam formados por políticos incompetentes, e obviamente a exploração de atividades como as que o Estado geralmente assume dificilmente teria obstáculos a ponto de sequer discutir a venda destas empresas.

Vocês vivem num mundo ideal?

StorM is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

24-10-10, 02:14 #50
nao storm, nao foi um sucesso
o valor a q ela foi vendida nao atinge o valor VENAL da empresa, q tinha um patrimonio absurdo, inclusive malha ferroviária, portos e uma frota de navios cargueiros
ela nao vale "600 bilhoes" hj pq adquiriram novos bens ou pq construiram melhorias, mas simplesmente pq é melhor administrada

esse coisa de achar q uma empresa gerida por funcionarios publicos nao pode dar lucro é o tipo de pensamento q torna esse paisinho a merda que é

rockafeller is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

24-10-10, 02:56 #51
Quote:
Postado por Caveira Mostrar Post
olha, quero mais eh que se foda
soh sei que o preço do alcool nao para de subir, ja to de saco cheio dessa merda e de ver que a mídia nao ta nem ae

pqp, a 3 anos atrás essa merda tava 0,69, hoje ta 1,50 no mínimo aqui
que porra que ta acontecendo?
o preço do alcool sobe, do pão, da passagem de onibus, da bolachinha recheada...
mas nao tem inflação, ta tudo de boa.
aham.

Gerson is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

24-10-10, 02:57 #52
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
esse coisa de achar q uma empresa gerida por funcionarios publicos nao pode dar lucro é o tipo de pensamento q torna esse paisinho a merda que é
facepalm.jpg

Gerson is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

24-10-10, 03:45 #53
Dados do formulário de referência atualizado da Vale, disponível para o público no site da CVM:

A Valepar S.A. é uma sociedade holding que detém o controle direto da Vale. A Valepar é controlada por (i) Litel Participações S.A., sociedade holding com 49% ON; (ii) Bradespar S.A., sociedade holding com 21,21% ON; (iii) Mitsui & Co., Ltd, sociedade de comércio exterior (trading company) com 18,24% ON; (iv) BNDES Participações S.A.; sociedade holding com 11,51% ON; e (v) Eletron S.A., sociedade holding com 0,029% ON.

A Litel Participações S.A. é uma sociedade holding controlada pelo BB Carteira Ativa, fundo de investimento administrado por BB Gestão de Recursos – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A., cujas cotas são 100% detidas pela Previ – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ). A Previ é uma entidade fechada de previdência privada e seus participantes são funcionários do Banco do Brasil e empregados do quadro próprio da Previ. A gestão da Previ é dividida entre Conselho
Deliberativo e Diretoria Executiva. A Diretoria Executiva é composta de seis membros: Presidente, Diretor de Administração, de Investimentos, de Seguridade, de Participações e de Planejamento. O Conselho Deliberativo é composto por seis membros titulares e respectivos suplentes. Três são eleitos pelos participantes e assistidos, e outros três indicados pelo Banco do Brasil. Segundo o Estatuto Social da Previ, o Conselho Deliberativo é o órgão máximo da estrutura organizacional da Previ, responsável pela definição da política geral de administração da entidade.

A Bradespar S.A. é uma sociedade holding controlada por (i) Cidade de Deus Companhia Comercial de Participações S.A., sociedade holding, (ii) NCF Participações S.A., sociedade holding; (iii) Nova Cidade de Deus Participações S.A., sociedade holding, e (iv) Fundação Bradesco, entidade sem fins lucrativos com o objetivo de proporcionar educação e profissionalização a crianças, jovens e adultos. A Cidade de Deus
Companhia Comercial de Participações S.A. é controlada por Nova Cidade de Deus Participações S.A., sociedade holding, Fundação Bradesco e as Sras. Lina Maria Aguiar e Lia Maria Aguiar. A NCF Participações S.A. é controlada pela Fundação Bradesco, Cidade de Deus Companhia Comercial de Participações S.A. e Nova Cidade de Deus Participações S.A. A Nova Cidade de Deus Participações S.A. é controlada pela Fundação Bradesco e Elo Participações e Investimentos S.A., sociedade holding. A Elo Participações e Investimentos S.A. apresenta seu capital social disperso entre vários acionistas, sendo o
Sr. Lazáro de Mello Brandão o maior deles, com 4,4274% do capital social total. De acordo com os termos do Estatuto da Fundação Bradesco, todos os diretores do Bradesco, membros da Diretoria Executiva e diretores de departamento, assim como todos os diretores e responsáveis da Cidade de Deus Cia. Cial. de Participações S.A., atuam como membros do conselho curador da Fundação Bradesco, conhecido como Mesa Regedora.

A Mitsui & Co., Ltd é uma sociedade de comércio exterior (trading company) do Japão, que possui seu capital social altamente pulverizado, e tem como maiores acionistas os seguintes bancos japoneses (i) The Master Trust Bank of Japan, Ltd. (trust account), com 8,68% do capital social; e (ii) Japan Trustee Services Bank, Ltd. (trust account), com 7,4% do capital social.

O BNDES Participações é uma sociedade holding 100% detida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. O BNDES é uma empresa pública dotada de personalidade jurídica de direito privado, cujas ações são 100% detidas pela União Federal.

A Eletron S.A. é uma sociedade holding controlada por Opportunity Anafi Participações S.A., sociedade holding controlada por Belapart S.A., Valetron S.A. e Opportunity Holding FIP. O Opprtunity Holding FIP é um fundo de investimento em participações, e o responsável por suas decisões de investimento é o gestor do fundo, Sr. Marco Nascimento Ferreira. A Belapart S.A. e a Valetron S.A. são sociedades holdings
controladas pela Sra. Verônica Valente Dantas, que detém, respectivamente, 50,7% e 50,5% do capital social total da Belapart S.A. e Valetron S.A.

____

Traduzindo, posso dizer preliminarmente (ainda não avaliei o acordo de acionistas para verificar como se dá o voto do controle) que a Previ (mediante seu fundo de investimentos administrado pelo BB) e o BNDES controlam a VALE, com voto equivalente a 60,51% nas ON do grupo de controle.

Outra hora levanto o quanto o governo tem de participação nas ON fora do grupo de controle, e o quanto tem de participação nas PN.

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
24-10-10, 09:56 #54
ja tentaram em 2007, favor ler o voto contra do relator do PT do Ceara.

Quote:
Postado por sem flame
COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO No 374, DE 2007

Dispõe sobre a realização de plebiscito acerca da retomada do controle acionário da Companhia Vale do Rio Doce pelo Poder Executivo.

Autor: Deputado IVAN VALENTE

Relator: Deputado JOSÉ GUIMARÃES


I - RELATÓRIO

Trata-se de projeto de decreto legislativo que determina que o Tribunal Superior Eleitoral faça realizar, em todo o Território Nacional, um censo plebiscitário com a finalidade de recolher manifestação, favorável ou contrária, dos cidadãos, acerca da retomada do controle acionário da Companhia Vale do Rio Doce pelo Poder Executivo da União. Justifica o ilustre Autor que o processo de privatização da Companhia Vale do Rio Doce caracterizou apropriação do patrimônio do povo brasileiro por particulares e deve ser revertido em nome do controle público sobre os recursos naturais essenciais para o crescimento do país e para a manutenção de sua soberania. A matéria ainda será apreciada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania É o relatório.



II - VOTO DO RELATOR

Cabe à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio proferir parecer sobre o mérito econômico da matéria em tela. Nesse sentido, do ponto de vista econômico, o primeiro foco de análise deveria se concentrar sobre a questão de se seria ou não um bom negócio para a economia brasileira reverter a privatização da Vale. Cabe ressaltar que tais considerações envolvem argumentações técnicas de relativa profundidade, que dificilmente poderiam ser abordadas de maneira completa em um debate público, no calor de um processo eleitoral plebiscitário, eivado de argumentos simbólicos e simplistas que, muitas vezes, podem distorcer aspectos econômicos de maior complexidade.

Isto posto, de forma preliminar, é preciso considerar que a Companhia Vale do Rio Doce é um dos orgulhos nacionais desde a sua fundação e em muito contribuiu para o desenvolvimento do País. Com efeito, trata-se da segunda maior mineradora do mundo e da maior empresa privada do Brasil. É a maior produtora de minério de ferro e de pelotas do mundo e a segunda maior de níquel. A Vale destaca-se ainda na produção de manganês, cobre, bauxita, caulinita, carvão, cobalto, platina, alumina e alumínio. A dimensão dos seus negócios a credencia como uma das grandes empresas mundiais, cujos negócios provocam desdobramentos não só na economia brasileira, mas na economia global.

De fato, desde sua criação, no Governo Vargas, a Vale se organizou como uma empresa de economia mista, caracterizada pela participação de sócios privados e do setor público em forma de sociedade aberta, com o controle acionário majoritário nas mãos da União. Hoje, a Vale é uma empresa privada de capital aberto, com sede na cidade do Rio de Janeiro, com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), inclusive integrando o Índice Dow Jones, indicando que seu desempenho econômico influencia diretamente um dos mais importantes indicadores da economia mundial.

Ao final de 2006, a Vale anunciou a incorporação da INCO canadense, a maior mineradora de níquel do mundo, operação de aquisição que foi efetivada no decorrer de 2007, sob forte esquema de engenharia financeira internacional. Após essa incorporação, formou-se um novo conglomerado empresarial - CVRD Inco, cujo valor de mercado em 2008 foi estimado em 196 bilhões de dólares pela consultoria Economática, perdendo no Brasil apenas para a Petrobrás (287 bilhões) e se tornando a 12º maior empresa do mundo.

Não há como negar que a mudança das características societárias da Companhia Vale do Rio Doce foi passo fundamental para estabelecer uma estrutura de governança afinada com as exigências do mercado internacional, que possibilitou extraordinária expansão dos negócios e o acesso a meios gerenciais e mecanismos de financiamento que em muito contribuíram para este desempenho e o alcance dessa condição concorrencial privilegiada de hoje. De fato, pode-se verificar que a privatização levou a Vale a efetuar investimentos numa escala nunca antes atingida pela empresa, graças à eliminação da necessidade de partilhar recursos com o Orçamento da União, o que, naturalmente, se refletiu em elevação da competitividade da empresa no cenário internacional e permitiu a série de aquisições necessárias para o crescimento do conglomerado minerador a nível internacional.


A despeito das mudanças societárias terem sido favoráveis aos negócios da empresa, ainda persiste muita controvérsia sobre os ganhos do setor público com o processo. Nesse sentido, é preciso destacar que a União, apesar da perda do controle gerencial, ainda permanece um importante acionista da Companhia. Com efeito, o Conselho de Administração da Vale é controlado pela Valepar S.A, que detém 53,3% do capital votante da empresa (33,6% do capital total). Por sua vez a constituição acionária da Valepar é a seguinte: Litel/Litela (fundos de investimentos administrados pela Previ) com 58,1% das ações, Bradespar com 17,4%, Mitsui com 15,0%, BNDESpar com 9,5%, Elétron (Opportunity) com 0,02%.

Se forem consideradas as ações da Previ (cuja diretoria é indicada pela União) e do BNDES como de influência direta do governo federal, este gerencia, por posse ou indicação, cerca de 41% do capital votante (incluindo participações externas à Valepar). Incluindo-se, ainda, a participação do Bradesco e dos investidores brasileiros, cerca de 65% do capital votante da empresa se encontram no País.

Nesse sentido, não só a influência da União nos destinos da empresa é ainda muito grande, como sua participação nos lucros da empresa é muito significativa, especialmente se for avaliado que, após a privatização, e em conseqüência do substancial aumento dos preços do minério de ferro, a Vale fez seu lucro anual subir de cerca de 500 milhões de dólares em 1996 para aproximadamente 12 bilhões de dólares em 2006.

O número de empregos gerados pela companhia também aumentou desde a privatização - em 1996, eram 13 mil e, em 2006, já superavam mais de 41 mil. Ademais, a União, além de ser beneficiária desses resultados através do BNDES, de fundos de previdência de suas estatais e de participação direta, ainda viu a arrecadação tributária com a empresa crescer substancialmente.


De fato, em 2005, a empresa pagou 2 bilhões de reais de impostos no Brasil,cerca de 800 milhões de dólares ao câmbio da época, valor superior em dólares ao próprio lucro da empresa antes da privatização.


Assim, é de difícil sustentação econômica o argumento de que houve perdas para a União. Houve ganhos patrimoniais, dado o extraordinário crescimento do valor da empresa; houve ganhos arrecadatórios significativos, além de ganhos econômicos indiretos com a geração de empregos e com o crescimento expressivo das exportações. A rigor, a União desfez-se do controle da empresa, em favor de uma estrutura de governança mais ágil e moderna, adaptando a empresa à forte concorrência internacional, mantendo expressiva participação tanto nos ganhos econômicos da empresa, como na sua própria administração.

E tal processo foi, inegavelmente, bem-sucedido. Diante dos fatos, consideramos que a proposta de submeter a reversão de um processo econômico desta natureza e desta monta é desprovido de sentido econômico e pode trazer sérios prejuízos à própria empresa e a seus acionistas, entre os quais se inclui, como exposto, o próprio interesse da União.

Pelas razões expostas, votamos pela rejeição do Projeto de Decreto Legislativo nº 374, de 2007.
Sala da Comissão, em de de 2009.

Deputado JOSÉ GUIMARÃES
Relator
.
Quote:
Postado por com flame
http://veja.abril.com.br/blog/reinal...ldo+Azevedo%29

Meu respeito intelectual pelo deputado Ivan Valente (SP), do PSOL, é zero. Costumo pensar o contrário do que ele pensa. Já debatemos na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Saiu faísca. Quando ouço um socialista falar, penso sempre que eu tinha, aos 16 anos, argumentos melhores do que eles têm hoje. Tenho desprezo intelectual, mas não desprezo político. O Valente é coerente. Deixou o PT para fundar esse oximoro, o PSOL (Partido do Socialismo e Liberdade, como se raposa e galinha andassem de braços dados). Tudo bem. Ele crê naquelas coisas. Por isso, em 2007, Valente propôs um decreto legislativo para fazer um plebiscito que perguntaria aos brasileiros se eles eram ou não favoráveis à reestatização da Vale do Rio Doce, que TEVE PARTE DA AÇÕES — SÓ PARTE — PRIVATIZADA EM 1997.

A quem cabia dar seqüência ao pedido? O primeiro crivo era da Comissão de Assuntos Econômicos da Câmara. O relator da proposta de Valente foi o deputado José Guimarães (PT-CE), irmão do deputado José Genoino (SP). Pois bem: ali estava uma chance de ouro. Se o que se chama — erradamente, diga-se — de privatização da Vale era um mal, que se tentasse fazer o plebiscito. Dada a satanização do processo feita pelo pelo PT, seria bico ganhar.

Quem assiste hoje ao horário eleitoral do PT e viu a performance de Dilma com as “artistas” no Rio, naquele showroom de pelanca, botox e dinossauros financiado com dinheiro público, deve imaginar: “O partido de Lula não perdeu a chance e tentou reestatizar a Vale”. Não!!! Eles podem não ter caráter, mas não são burros. Já Valente, olhem que possível elogio, pode ser o contrário…

Por que, apesar de todos os seus equívocos, apesar de ter se juntado agora a Dilma, um Ivan Valente ainda consegue valer mais do que qualquer petista? Falando em nome do PT, José Guimarães fez uma defesa da “privatização da Vale” que nenhum tucano conseguiu fazer, não com tanta clareza. Publico a íntegra do seu relatório no pé deste post. Vai ficar imenso, mas é bom as coisas circulem jutas. Vocês vão ficar estarrecidos. Seguem alguns destaques. As perguntas são minhas. Extraio as respostas do relatório feito pelo petista.

A privatização fez mal ou bem à Vale?
O petista responde, em nome do seu partido:
“De fato, pode-se verificar que a privatização levou a Vale a efetuar investimentos numa escala nunca antes atingida pela empresa, graças à eliminação da necessidade de partilhar recursos com o Orçamento da União, o que, naturalmente, se refletiu em elevação da competitividade da empresa no cenário internacional e permitiu a série de aquisições necessárias para o crescimento do conglomerado minerador a nível internacional.”

O Estado brasileiro mantém poder de interferência na Vale?
O petista responde em nome do seu partido:
“Com efeito, o Conselho de Administração da Vale é controlado pela Valepar S.A, que detém 53,3% do capital votante da empresa (33,6% do capital total). Por sua vez a constituição acionária da Valepar é a seguinte: Litel/Litela (fundos de investimentos administrados pela Previ) com 58,1% das ações, Bradespar com 17,4%, Mitsui com 15,0%, BNDESpar com 9,5%, Elétron (Opportunity) com 0,02%.”

A Vale não foi desnacionalizada?
O petista responde em nome do seu partido:
“Se forem consideradas as ações da Previ (cuja diretoria é indicada pela União) e do BNDES como de influência direta do governo federal, este gerencia, por posse ou indicação, cerca de 41% do capital votante (incluindo participações externas à Valepar). Incluindo-se, ainda, a participação do Bradesco e dos investidores brasileiros, cerca de 65% do capital votante da empresa se encontram no País.”

O Brasil teve prejuízo com a privatização da Vale?
O petista responde em nome do seu partido:
“Após a privatização, e em conseqüência do substancial aumento dos preços do minério de ferro, a Vale fez seu lucro anual subir de cerca de 500 milhões de dólares em 1996 para aproximadamente 12 bilhões de dólares em 2006. (…)De fato, em 2005, a empresa pagou 2 bilhões de reais de impostos no Brasil,cerca de 800 milhões de dólares ao câmbio da época, valor superior em dólares ao próprio lucro da empresa antes da privatização.”

E para o emprego? Foi bom?
O petista responde em nome do seu partido.
“O número de empregos gerados pela companhia também aumentou desde a privatização - em 1996, eram 13 mil e, em 2006, já superavam mais de 41 mil. Ademais, a União, além de ser beneficiária desses resultados através do BNDES, de fundos de previdência de suas estatais e de participação direta, ainda viu a arrecadação tributária com a empresa crescer substancialmente.”

Então vamos reestatizar tudo?
O petista responde em nome do seu partido: “Assim, é de difícil sustentação econômica o argumento de que houve perdas para a União. Houve ganhos patrimoniais, dado o extraordinário crescimento do valor da empresa; houve ganhos arrecadatórios significativos, além de ganhos econômicos indiretos com a geração de empregos e com o crescimento expressivo das exportações. A rigor, a União desfez-se do controle da empresa, em favor de uma estrutura de governança mais ágil e moderna, adaptando a empresa à forte concorrência internacional, mantendo expressiva participação tanto nos ganhos econômicos da empresa, como na sua própria administração.”
(…)
Pelas razões expostas, votamos pela rejeição do Projeto de Decreto

Voltei
Vocês entendem por que, ao meu desprezo intelectual pelos petistas, junto o desprezo político? Entenderam por que os considero piores e mais perigosos do que a média dos políticos? Porque eles querem um país sem memória. O partido que não quis nem mesmo levar adiante uma possibilidade remota de plebiscito (e fez bem porque era mesmo uma loucura); o partido capaz de exaltar o que se chamou privatização da Vale como nem o PSDB conseguiu fazer; o partido que reconhece que a empresa traz hoje muito mais benefícios ao país e aos trabalhadores do que quando era estatal (e isso é verdade, também, na telefonia, por exemplo, que só faz mal ao jornalismo hoje), esse mesmo partido é capaz de fazer uma campanha vigarista, mentirosa, safada, contra as privatizações.

Por que o que vai acima não é levado ao ar no horário eleitoral do PSDB? Não me perguntem. Seu eu fosse do PSDB, responderia. Mas, como vêem, temos naturezas um tanto distintas. Eles são muito amoráveis para o meu gosto. Multipliquem este post. Revelem quem é essa gente. Pouco importa quem vença as eleições, o Brasil, de um jeito ou outro, continua.

Jeep is offline   Reply With Quote
rapidiaum
maggots!
 

Gamertag: rapidiao Steam ID: rapidiaum
24-10-10, 10:55 #55
porque isso não vai ao ar? o brasil precisa saber!


oh wait
eh mentira

rapidiaum is offline   Reply With Quote
Rosalind Franklin
Trooper
 

24-10-10, 18:47 #56
Veja é a fonte mais fidedigna que conheço. Vamos privatizar tudo, absolutamente! Abaixo o PT, vamos expulsar todos os petistas do país. Exílio pra eles.

ahuiaheihe ai gente, me poupem de antipetismo, por favor.

Rosalind Franklin is offline   Reply With Quote
Norton
Trooper
 

PSN ID: marcos_norton
24-10-10, 20:24 #57
Quote:
Postado por mrxrsd Mostrar Post
...aposto que se a rede de telefonia não tivesse sido privatizada, quase ninguém hoje em dia teria ADSL.
assim como não teríamos TV Digital? Ah pára com isso.
Não se pode acreditar em tudo que dizem na TV, principalmente se for no horário político

Norton is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

24-10-10, 20:50 #58
Não li todas as opiniões mas queria saber qual é o argumento pra tirar o negócio das mãos da Petrobras, uma das maiores e mais importantes empresas de extração de petróleo - e até onde eu sei, a única com tecnologia especializada para extração submarina profundíssima

E NÃO acho ABSOLUTAMENTE que tudo que é feito por funcionários públicos dá merda. Grande parte das pessoas MAIS qualificadas que eu conheço passaram/vão invariavelmente passar em um concurso público e ser profissionais eficientes pra caralho. Se você é altamente especializado, bem pago, em um emprego estável e desafiador, não existe nenhum motivo pra ser relaxado. A idéia de que "o cara sabe que não vai perder o emprego e não faz porra nenhuma" só deve ser válida pro cara que já entrou esperando não precisar trabalhar.

Btw, eu vejo um caralhaço de gente em universidades (gente que eu conheço bem e pessoalmente, aliás) trabalhando em projetos conjuntos com a Petrobras e os caras fazem coisas ABSURDAMENTE avançadas. É sério. Se tem uma empresa totalmente brasileira que eu acho foda é a Petrobras.

O que eu não sei é se os cargos por apontamento (que eu sei que existem) não são usados de cabideiro de emprego e de political leverage. Isso sim é uma merda, mas o problema não é com a Petrobras e muito menos com o pré-sal, é com a porra da lei que permite cargos por apontamento

Zedd is offline   Reply With Quote
asmur
Trooper
 

Steam ID: regisfleck
24-10-10, 21:40 #59
eu acho que devemos dividir o brasil em dois.

Minas gerais pra cima vira um país, governado pelo PT, e o resto (minas incluso) vira outro país, governado por Aécio Neves.

problem solved.

asmur is offline   Reply With Quote
rapidiaum
maggots!
 

Gamertag: rapidiao Steam ID: rapidiaum
24-10-10, 21:51 #60
fail troll is fail

go back to your cave big monster, and wait for porrada

rapidiaum is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
24-10-10, 22:23 #61
Quote:
Postado por Norton Mostrar Post
assim como não teríamos TV Digital? Ah pára com isso.
Não se pode acreditar em tudo que dizem na TV, principalmente se for no horário político
a mas perae
pelo menos aqui em sp....dpois da telefonica...mudou mta mta mta coisa

virou farofada aquisicao de telefone

serjaum is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

25-10-10, 02:01 #62
Quote:
Postado por NewKa Mostrar Post
Achar que caso não houvesse privatização, não haveria ADSL hoje em dia é muito bobagem... Da mesma forma que achar que a expansão da tecnologia do telefone móvel se deu por causa da privatização!
O que aconteceu foi muito simples.. A mudança tecnológica estava ocorrendo exatamente na época da privatização.
Nossa, fala sério. Quer dizer que a expansão tecnológica na telefonia no Brasil foi uma mera coincidência, e não consequência direta da privatização das teles?

Te desafio a citar um livro sequer de história econômica que dê subsídio a essa ASNEIRA que você escreveu.

Eon is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

25-10-10, 02:07 #63
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
a vale foi vendida por 3 bilhoes sendo q o preço estimado dela hj é uns 600 bilhoes huaheuah
Dizem que as privatizações tornam as empresas mais eficientes e lucrativas. Aconteceu exatamente isso com a Vale, mas isso deveria contar pontos contra a privatização e não a favor?

Me explica direito sua lógica.

Eon is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

25-10-10, 02:09 #64
PUSE, nao passa de um sonhador, onde o governo vai governar pro povo, assim como faz o investidor privado, que governa pro bolso.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

25-10-10, 02:23 #65
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Dizem que as privatizações tornam as empresas mais eficientes e lucrativas. Aconteceu exatamente isso com a Vale, mas isso deveria contar pontos contra a privatização e não a favor?

Me explica direito sua lógica.
A lógica dele é que poderia muito bem ter sido vendida por mais do que 0,0005% do preço atual, já que dificilmente a empresa aumentou em 50000% suas propriedades físicas e portanto, no mínimo, o custo da infra-estrutura foi subestimado na venda.

E faz sentido.
Ah, eu concordo que as privatizações de telefonia, sendo bem pau no cu e olhando só pro meu umbigo, foda-se o Brasil, fizeram muito bem pra MIM. Pro país, não sei. Mas sei que eu gosto de ter tido acesso a internet decente já há uns 3 anos e não daqui a 5, como poderia ter sido caso contrário. Talvez se não tivessem privatizado tudo teria turned out melhor (mesmo pra mim), mas aí o cara já tá brincando de "e se".

Então os fatos:
1 - no caso da telefonia, deu 'certo', pelo menos em algum nível (eu lembro de ver na TV que um telefone era mais caro que manter uma piscina durante um ano inteiro).
- Não se sabe se teria dado mais certo ou menos certo se não tivesse sido privatizada a essa altura, talvez o telefone e uma internet decente se tornassem serviço estatal grátis e de qualidade. Talvez a gente estivesse esperando pra ter internet melhor que 56kbps até agora.
- Não sei se foram privatizadas adequadamente.

2 - no caso da Vale, deu 'certo', pelo menos em algum nível (a Vale não ganhava nem uma parcela do dinheiro que ganha hoje).
- Não se sabe se teria dado mais certo ou menos certo se não tivesse sido privatizada a essa altura. Talvez a VAle hoje poderia estar ganhando, mesmo que não tanto, mas algo parecido, e pro Brasil, não pros seus donos megamultimilionários e acionistas. Talvez estivisse lá, afundando dinheiro em manutenção e em lucro de oportunidade e servindo de cabideiro de emprego e policital leverage estatal.
- Tenho uma forte noção de que não foi privatizada adequadamente.

Zedd is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

25-10-10, 02:23 #66

Buwem is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

25-10-10, 02:26 #67
Assim, o meu argumento:
1 - Em ambos os casos é debatível se deu certo ou não, e tanto na telefonia quanto no caso da Vale, o negócio ia muito mal e a privatização revitalizou o serviço.
No caso da Petrobras o negócio vai muito bem, obrigado, e seria ilógico esperar que a privatização rendesse mais do que só dinheiro a curto-prazo.

Meu veredicto:
2 a não ser que nos paguem pelo menos 250% do valor do petróleo que pode ser retirado em 5 anos na estimativa mais otimista, prefiro que continue estatal, valeu, volte sempre. A razão pra isso é que dinheiro vale mais agora do que daqui há alguns anos e investir toda essa grana (eu disse TODA essa grana) em segurança pública e educação daria um boost nesse país pra daqui a 15 anos, o suficiente pra não depender mais de encontrar um tesouro pirata gigantesco enterrado no fundo do mar pra fazer grana.

Zedd is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

25-10-10, 02:37 #68

dos Pampas is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

25-10-10, 12:49 #69
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
dificilmente a empresa aumentou em 50000% suas propriedades físicas e portanto, no mínimo, o custo da infra-estrutura foi subestimado na venda.
"Propriedades físicas" é um termo que não existe em contabilidade, então não sei exatamente ao que você pode estar se referindo. Aliás não consigo pensar em nenhum termo que se refira ao patrimônio de uma empresa que possa validar o seu raciocínio, então seja mais preciso no seu comentário.

Você sabe como se determina o preço de uma empresa como a Vale, numa privatização? Vou te dar a oportunidade de responder pra galera e refazer o seu raciocínio do zero a partir dessa informação.

Obs: Eu vou responder a pergunta de qualquer jeito, mas já que você tem tanta certeza que a vale foi vendida barato, seria legal que você explicasse o seu ponto de vista.

Eon is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

25-10-10, 13:09 #70
Linhas de trem? Veículos automotores propelidos a combustão? Prédios, andares de prédios, computadores, máquinas de escrever, grampeadores, vassouras, material de limpeza, chaves, sacolas, porta-casacos, portas, janelas, papagaios?
Propriedades físicas é um termo que não existe em contabilidade? Nem com outro nome maroto tipo "estrutura física", "bens móveis e imóveis"? Tá na hora de eu escrever um livro ou lançar um artigo seminal da área pra esclarecer que coisas que são feitas de material concreto e ocupam espaço físico valem dinheiro!

E quando eu digo 'forte noção' eu não quero dizer certeza. Certeza é um termo que existe em contabilidade e não existe no meu post


edit: não, eu não sei, mas como eu disse, dificilmente aumentaram em 5000% as propriedades físicas e portanto no mínimo essas propriedades foram mal cobradas na venda. Se o lucro de hoje é muito maior que o de então, não quer dizer que não poderia ser o mesmo sem a privatização. Faz o seguinte, posta aí o currículo pra deixar bem claro que você é especialista, e em vez de apontar razões de modo que os ignorantes possam entender, simplesmente apela pra falácia do argumento de autoridade


Last edited by Zedd; 25-10-10 at 13:16..
Zedd is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

25-10-10, 13:18 #71
ninguem precisa ser um genio em contabilidade pra perceber q uma empresa q gera mais de 9 bilhoes de lucro/ano ser vendida a 3 bilhoes é um mau negocio
só pq "agora é bem administrada"
que tal despedir todo mundo e contratar pessoal 100% novo atraves de concurso e pagando bons salarios?
simplesmente vender o bagulho por um preço ridiculo desses é assinar atestado de fracassado

rockafeller is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
25-10-10, 13:26 #72
 

Jeep is offline   Reply With Quote
Danilow
Trooper
 

Gamertag: CADanilo
25-10-10, 13:28 #73
Não. Privatizar == burrice, das grandes ainda.

Danilow is offline   Reply With Quote
Painkiller
Trooper
 

Steam ID: PAINKILLER
25-10-10, 14:26 #74
Uma privatização bem feita (vendida pelo preço correto e bem regulamentada) é 10x melhor do que empresas serem usadas para fins politicos.

Vide as ações da Petrobras que tão valendo merda e os Correios que são sempre alvo de politicagem.

A Vale ta indo bem pra caralho!

Painkiller is offline   Reply With Quote
Tiger ROX
Trooper
 

25-10-10, 23:54 #75
Sim, a Vale poderia ter R$ 50 bilhões em "propriedades físicas" (ativos) e ao mesmo tempo ter $49,99 bilhões de dívidas em contas a pagar (passivos), levando a um valor "justo" de mercado de somente R$ 10 milhões.

Aí você fala: "ah, mas ela tem potencial de gerar mais de R$ 9 bilhões de lucroano"... ok, mas quando? As vezes se a empresa seguir o rumo atual (vide Petrobras, onde o governo vira e mexe mete o bedelho e os acionistas não sabem se o próximo governo vai queimar ou incentivar a empresa), ela muito remotamente ou nunca iria chegar nesses números.

Por exemplo, tem um cara que tem a idéia de construir um jogo onde você constroi e destrói a bel prazer, mas é tudo blocado/pixelado e longe dos gráficos dos games de hoje - isso é potencial - você investiria? Aposto que só se você soubesse o que é Minecraft - isso é real.

Por outro lado, já dizia Rockefeller: "O melhor negócio do mundo é uma empresa de petróleo bem administrada; o segundo melhor é uma empresa de petróleo mal administrada"

Tiger ROX is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 20:03.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.