Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
asmur
Trooper
 

Steam ID: regisfleck
Default O que um homem realmente quer

11-10-09, 11:54 #1
Quote:
Postado por David Coimbra
Quote:
Postado por David Coimbra
Aos dois anos de idade, meu filhinho encontra-se diante de todo o drama humano que se passa debaixo do sol. Atravessa os dias empregando uma espécie de fórmula de encantamento, uma frase curta, mas que resume com exatidão o que há de realmente importante na vida. Os crimes bestiais, as criações celestiais, as filosofias de Schopenhauer e de Nietzsche, as teses de Freud, o cerne do Cristianismo e, mais ainda, do Budismo, tudo está contido nessa frase. Uma frase que pode ser a salvação ou a perdição do homem, que você pode não falar, mas está todos os dias, o dia todo, pulsando-lhe na alma. Esta:

Eu quero.
Ou, no caso dele, eu quelo. Com a variação evidente, que na verdade não é uma variação, é uma mudança de lado do mesmo objeto: eu não quelo.

O tempo todo ele passa exercitando esse novo poder, recitando as palavras mágicas. Eu quelo! Eu não quelo!
E está tudo ali. Tenho a sorte de ver de perto o espírito humano se formando em toda a sua aparente complexidade, como se eu fosse um cientista da National Geographic observando o comportamento das hienas do Serengeti. Todos os conflitos que estufam de dólares as contas bancárias dos psicanalistas estão fermentando agora mesmo na alma do meu nenê. Como eu, você e os outros 6 bilhões e meio de pessoas do planeta, ele quer, mas às vezes o que ele quer lhe é negado; ou não quer, mas às vezes o que ele não quer lhe é imposto. E ainda mais sofisticado: às vezes ele não sabe o que quer, ou, se quer, não sabe que, tendo satisfeito o seu desejo, mais tarde não quererá mais, ou terá outro querer.

O que mais espanta é isso. É que você, adulto formado, você que já trançou a língua na língua de outro adulto formado, você que é capaz de parar um ônibus ao erguer o braço, você que usa óculos escuros, que caminha sozinho pelo centro da cidade, que consulta o Google, você que lê as horas no relógio, que faz todas essas coisas típicas de adultos formados, você não é diferente de um nenê de dois anos, na essência. Você está cheio de quereres, e quer mais aquilo que não tem, porque o que você já tem você não precisa mais querer. Como um nenê de dois anos, você passa o dia querendo e tentando satisfazer esses desejos na ilusão de que isso lhe trará felicidade. Você quer tomar um café, você quer ler o jornal, quer comprar uma camisa, quer trocar de carro, quer trançar a língua naquela outra língua. Não são necessidades; são desejos. A alma do capitalismo, algum cínico pode dizer. E é verdade, porque o capitalismo é o sistema mais humano que há, em tudo o que há de ruim e em tudo o que há de bom.

Desde os dois anos você compreende essa verdade: que querer, de fato, é poder. Mas não poder no sentido de conseguir. Poder no sentido de força. Por causa desta frase, eu quero, o mundo se move, as pessoas se amam e se matam. Todos querem a todo tempo, e querem tanto e tanto que se confundem. Você sabe realmente o que quer? Decerto que não. Mas talvez você e meu filhinho tenham que descobrir que querer menos é sofrer menos, e sofrer menos, quase sempre, é o máximo que se pode fazer para ser feliz.



Achei muito legal esse texto, deu vontade de compartilhar. Acho o David Coimbra um baita escritor.







asmur is offline   Reply With Quote
Kamikaze-Vesgo
Trooper
 

11-10-09, 12:00 #2
q fofo

eu quero!

Kamikaze-Vesgo is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

11-10-09, 12:03 #3
Gosto muito dos textos dele na Zero Hora, procuro sempre ler.

marconds is offline   Reply With Quote
seuboi
manboipig
 

Steam ID: seuboi
11-10-09, 12:06 #4
daaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaavid coimbra (BICHA)

seuboi is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
11-10-09, 12:07 #5
porra..
nao conheço esse cara.. mas gostei pra caralho do texto

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

11-10-09, 13:08 #6
na boa, achei uma bosta.

roadster is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
11-10-09, 13:28 #7
Quote:
Postado por roadster Mostrar Post
na boa, achei uma bosta.
same here

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
11-10-09, 18:20 #8
legal! Mas ele escreveu tipo o óbvio né?! :P

Mas as vezes o óbvio precisa ser escrito?! ahn?! ehaauae!

Sabbath is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
11-10-09, 18:31 #9
Nao quero.

Never Ping is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

11-10-09, 18:58 #10
O que ele queria com este texto? Pq tanto sofrimento em escrever o obvio? Teria sido mais feliz se nao tivesse escrito. Será ele masoquista? Será jes/bud/mao retornado?

diferent is offline   Reply With Quote
Goma
Trooper
 

11-10-09, 20:30 #11
DO NOT WANT

Goma is offline   Reply With Quote
Soul
Trooper
 

Gamertag: Soul AND
11-10-09, 20:54 #12
ja somos 3 na bosta

Soul is offline   Reply With Quote
zorba
Trooper
 

Steam ID: luizkowalski
11-10-09, 23:25 #13
Quote:
Postado por roadster Mostrar Post
na boa, achei uma bosta.
se tivesse mais neurônios iria gostar

zorba is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

11-10-09, 23:31 #14
quantos precisa ter? tbm achei uma bosta... mito de Sísifo (updated) com final de auto-ajuda...

mas nada contra quem gostou...

XtremE is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

12-10-09, 00:11 #15
zorba e penso o contrario, logo q a ideia q o caro falo eu jah conclui por conta propria quando tinha uns 15 anos, e mesmo assim o cara tento dar uma de expert e dexo uma idea simples complexa pra caralho atoa, o cara escreveu de maneira complexa sobre o obvio.
entao pra quem esse texto teve algum tipo de luz, bom sei lah eu tive essa luz com 15 anos.


Last edited by roadster; 12-10-09 at 00:16..
roadster is offline   Reply With Quote
Dr_Phibes
Trooper
 

12-10-09, 00:24 #16
Gostei.

Dr_Phibes is offline   Reply With Quote
EricHavoc
Trooper
 

12-10-09, 01:17 #17
o que um homem realmente quer?

 

EricHavoc is offline   Reply With Quote
asmur
Trooper
 

Steam ID: regisfleck
12-10-09, 01:44 #18
Sem querer defender ninguem, mas acho que vocês nao devem levar o texto ao nível de ensinamento, mas simplesmente degustar da leitura. Isso é uma crônica do cotidiano, peguem leve

asmur is offline   Reply With Quote
AcquiencE
Trooper
 

12-10-09, 03:43 #19
ahhhhh que prolixidade

AcquiencE is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
12-10-09, 09:50 #20
Quote:
Postado por roadster Mostrar Post
na boa, achei uma bosta.
Ufa! Achei que eu fosse o único.

Quote:
Postado por zorba Mostrar Post
se tivesse mais neurônios iria gostar
Hue... falou... gostar de texto de auto-ajuda que fala o óbvio sobre o óbvio é "ter neurônios". Que bom que eu não tenho então...

Quote:
Postado por XtremE Mostrar Post
quantos precisa ter? tbm achei uma bosta... mito de Sísifo (updated) com final de auto-ajuda...

mas nada contra quem gostou...
Ufa (2)! Ainda bem que tenho boa companhia entre os "sem neurônios".

Quote:
Postado por AcquiencE Mostrar Post
ahhhhh que prolixidade
Exatamente! Prolixo! Essa é a palavra ideal pra definir esse texto. É bem escrito e sua ideia central até pode estar correta... mas é uma ladainha sem fim. Uma repetição de algo que todo mundo sabe e que está, pelo texto, sendo superestimada. Como se fosse mudar a vida de alguém ler isso... não, não vai.

night is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

12-10-09, 10:17 #21
Desculpa, Nelson Mandela disse que não posso.

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

12-10-09, 10:24 #22
Quote:
Postado por Nightwolf Mostrar Post
Ufa! Achei que eu fosse o único.



Hue... falou... gostar de texto de auto-ajuda que fala o óbvio sobre o óbvio é "ter neurônios". Que bom que eu não tenho então...



Ufa (2)! Ainda bem que tenho boa companhia entre os "sem neurônios".



Exatamente! Prolixo! Essa é a palavra ideal pra definir esse texto. É bem escrito e sua ideia central até pode estar correta... mas é uma ladainha sem fim. Uma repetição de algo que todo mundo sabe e que está, pelo texto, sendo superestimada. Como se fosse mudar a vida de alguém ler isso... não, não vai.
Mmmm, então é mais ou menos como ler 99.9% dos posts aqui na DS. (incluindo esse)

marconds is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
12-10-09, 10:32 #23
Exatamente. E o que tem de brilhante nisso?

night is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

12-10-09, 11:10 #24
bom, concluimos entao q nao importa a quantidade de neuronios q se tem e sim como vc usa eles.

roadster is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

12-10-09, 11:16 #25
já tinha entrado aqui umas 3 vezes e não tinha conseguido terminar.. hoje li tudo..
que lixo...

troy is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
12-10-09, 11:52 #26
do want.

btw
 

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
NITRO
Trooper
 

12-10-09, 12:55 #27
Que texto mais babaca. Quer passar a idéia que descobriu algo que ninguém nunca viu.
Coloca algumas idéias: "Schopenhauer e de Nietzsche, as teses de Freud, o cerne do Cristianismo e, mais ainda, do Budismo" pra parecer culto.
Fala sério.

Te garanto que ele nunca leu nem um resumo de uma obra de Freud.

E outra coisa: "Desde os dois anos você compreende essa verdade: que querer, de fato, é poder."

Querer nunca foi poder. Fazer é poder.
Eu quero um milhão de dólares. Se não trabalhar , não vou conseguir. Minha frase é óbvia, mas acompanha a idéia do texto.

NITRO is offline   Reply With Quote
Kidonpah
Trooper
 

XFIRE ID: kidonpah Steam ID: kidonpah
13-10-09, 08:38 #28
a... eu li... só isso =/
no máx, em 5 min aumentei meu léxico em "quererá", sabia que existia porque ja li mas não sabia que dava pra usar ahuuhaua

Kidonpah is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

13-10-09, 11:09 #29
Aonde foi "postado" isso? Pelo que entendi foi num jornal de Porto Alegre, numa coluna semanal... certo?

Não me admira que metade que entra aqui esperando ler a resposta final pra questão do título se decepcione...

Mr. Valle is offline   Reply With Quote
CaSaLDo
 

Steam ID: dodgebot
13-10-09, 13:39 #30
Nossa q merda de texto.

CaSaLDo is offline   Reply With Quote
K o R n
Trooper
 

13-10-09, 14:52 #31
Bom lembrar do óbvio da vida.

K o R n is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

13-10-09, 16:20 #32
Meu sentido de não entendedores do propósito de uma crônica está tingling!
Holy interpretação de contexto, batman!

Zedd is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 00:32.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.