Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Arquivo > Saúde e Bem Estar
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

 
 
Thread Tools
Flaviana
Trooper
 

Default Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - E agora?

08-04-12, 13:36 #1
Bom, não sei se muita gente aqui tá sabendo mas os hospitais universitários brasileiros passarão a ser gerenciados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), iniciando esse ano com 5 HU's, se não me engano.
Acontece que essa empresa vem de modo a colocar em risco a autonomia das universidades dentro dos hospitais o que tem assustado bastante nós acadêmicos, os servidores públicos, e até mesmo os usuários do SUS...
Exemplo claro disso é a privatização que já aconteceu de 30% DOS LEITOS do SUS de um HU de Porto Alegre! significa 30% a mais de fila no hospital! significa 30% a menos de aprendizado para os academicos!
Aqui em Uberaba aceitaram a implantação da EBSERH mas n sei ao certo pra que ano...inclusive aceitaram sem a presença de um conselho consultivo e nenhum representante academico! ¬¬ ...sei que os academicos em geral estão contra, mas estão com receio disso, pois aqui pelo menos foi prometido um aumento de 1,3 milhoes na verba mensal do hospital que é de 3,7 milhoes e que iria portanto pra 5mi..o que seria ótimo já que atualmente o hospital se encontra gessado quanto a uma possibilidade de crescimento..alem de outros recursos tecnologicos que tbm foram prometidos...Além disso o hospital precisa mesmo de uma empresa pra sua gerencia visto que gestão propria não dá certo e que a fundação que gerencia foi proibida de gerenciar o hospital...
Vou colar pra vcs agora alguns aspectos negativos que estão no texto da frente nacional contra a privatização da saúde:

-A proposta apresentada intensifica a lógica de precarização do trabalho no serviço público e na saúde, pois, ao permitir contratar funcionários através da CLT por tempo determinado (contrato temporário de emprego), acaba com a estabilidade e implementa a lógica da rotatividade, típica do setor privado, comprometendo a continuidade e qualidade do atendimento em saúde;

-A saúde e educação são bens públicos, que não podem e não devem se submeter aos interesses do mercado. A EBSERH nega esse princípio constitucional e abre espaço para mercantilização dos serviços de saúde prestados pelos HUs. O fato de se afirmar como empresa pública e prestar serviços para o SUS não resolve o problema, pois concretamente as possibilidades de “venda” de serviços pela Empresa são reais e estão postas na Lei.

-Outra grave afronta da EBSERH diz respeito à autonomia universitária, que ficaria seriamente comprometida sob essa forma de gestão. Na prática, a gerência da Empresa, com poderes amplos para firmar contratos, convênios, contratar pessoal técnico, definir processos administrativos internos e definir metas de gestão, acabaria com a vinculação dos HUs às Universidades.

-Os serviços, regidos sob a lógica do mercado, prejudicariam a população usuária, pois ao ter por princípio tão somente o cumprimento de metas contidas no contrato de gestão firmado, não se teria garantias da qualidade dos serviços de saúde e do atendimento às demandas. Além disto, o número de leitos para os usuários do SUS seriam diminuídos, a exemplo do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (apresentado pelo Governo Federal como modelo para implantação da EBSERH) que tem dupla porta de entrada, vendendo 30% dos seus leitos para planos privados de saúde. (aqui eu ainda levantaria a questão: está-se dando alta aos pacientes pq está na hora de dar alta, ou pq o leito precisa rodar pra cumprir as metas?)

Outra coisa que estão discutindo bastante é o fato das compras de materiais serem feitas sem licitação o que abriria portas pra desvios...
Além disso há um problema com relação ao conehcimento gerado dentro do hospital, com a possibilidade de empresas se 'apropriarem' dele, uma questão de patente mesmo...visto que essas empresas podem financiar a EBSERH e nao o fariam sem algum retorno....

pra quem quiser ler o texto na íntegra da frente nacional contra a pricatzação taí o link: http://www.contraprivatizacao.com.br...nforme-se.html


Bom, gostaria de saber o que vcs pensam sobre isso, sei que tem mto darknerd bem informado e seria bom ver várias opiniões diferentes...





Flaviana is offline  
EviLBraiN
Trooper
 

09-04-12, 10:38 #2
Vc é acadêmica né flaviana ? Vou colocar algumas coisas que penso.

Quote:
Postado por Flaviana Mostrar Post
-A proposta apresentada intensifica a lógica de precarização do trabalho no serviço público e na saúde, pois, ao permitir contratar funcionários através da CLT por tempo determinado (contrato temporário de emprego), acaba com a estabilidade e implementa a lógica da rotatividade, típica do setor privado, comprometendo a continuidade e qualidade do atendimento em saúde;
Isso aí seria uma maravilha ! Um dos piores câncer dos HUs são os funcionários concursados estabilizados. Qnd vc chegar no internato vai sofrer com isto e qnd sair médica e estiver trabalhando em hospital privado vai perceber mais ainda.

Vc pede para aplicarem uma medicação, cagam pra vc ( na realidade, pro paciente que precisa )... fazem na maior lerdeza e má vontade... te tratam mal... de madrugada fazem escalas de sono absurdas, onde umas 3 pessoas ficam dormindo e deixam um PA todo pra 1 enfermeiro q fica sobrecarregado por poucas horas mas depois vai dormir horrores... é uma zona... e tudo isto pq são concursados e não vão ser mandados embora....

Sem falar nos funcionários de cozinha... ( desviam mta comida ). Funcionários da lavanderia... ( inventam regras da cabeça deles )...

Os HUs são meio terra de ninguém neste aspecto. A parte médica é organizada e tem chefia e tal... Mas os funcionários, é tudo zoneado. Tanto que todo ano ficam meses e meses de greve...

Vc ainda vai sofrer mto na mão deles... E os pacientes sofrem todo dia.

Quote:
Postado por Flaviana Mostrar Post
Outra coisa que estão discutindo bastante é o fato das compras de materiais serem feitas sem licitação o que abriria portas pra desvios...
Além disso há um problema com relação ao conehcimento gerado dentro do hospital, com a possibilidade de empresas se 'apropriarem' dele, uma questão de patente mesmo...visto que essas empresas podem financiar a EBSERH e nao o fariam sem algum retorno....
O telejornais das últimas semanas já mostraram que licitação não evita fraude. E bem provavelmente este órgão está sendo criado após as denuncias de fraudes nas licitações dos hospitais do SUS. Mas todo mundo sabe que isto existe em todos lugares.

A parte de privatizar uma parte dos leitos, é uma forma de tentar remediar um dano maior. A falta de dinheiro e o desvio de dinheiro da saúde pública em geral faz com que muitos hospitais operem sempre no vermelho. Falta material. Falta medicação. Falta estrutura.

Claro que a solução seria uma gestão adequada dos recursos, mas todos sabemos que gestão adequada de dinheiro público no Brasil não existe. Afinal acabaria com a chance dos políticos embolsarem seu extra.

Então ao invés de vc atender precariamente 100% dos pacientes, vc atende bem 70% deles. Os outros 30% vão continuar sofrendo na fila, mas qnd chegarem na vez, serão bem atendidos.

Acho até que em questão de estudo seria melhor também. Vc teria um hospital melhor equipado em todos os sentidos. No geral os internos e mais ainda os residentes são ultra mega abarrotados de trabalho. Te dou a certeza q vc não precisa se preocupar com uma diminuição de 30% da tua carga de trabalho. Este tempo "livre" a mais seria redirecionado para aulas, reuniões e etc... Talvez até sobrasse um tempo pra vc fazer uma academia e passear... coisa q não existe na vida de residente hj em dia.


No geral, é uma forma paliativa de lidar com o problema. A solução seria uma correta gestão dos recursos desde brasília e uma chefia atuante nos hospitais. Mas como a política brasileira não permite algo assim.... é triste.

Mas sua cabeça ainda vai mudar mto conforme vc for evoluindo na profissão.

EviLBraiN is offline  
Flaviana
Trooper
 

17-04-12, 10:12 #3
mals a super demora pra responder, não to tendo tempo de entrar direito na ds...
bom, quanto a essa questão do funcionario perder a estabilidade, eu pensava igualzinho a você! eu nao via um problema nisso, pq pensava 'ah n ta fazendo nada mesmo tem que ir embora' só que ouvindo outras pessoas eu acabei vendo a situação de um jeito diferente...o que me disseram foi que existe um vinculo entre paciente e funcionario e que n pode simplesmente ser quebrado toda hora pq o funcionario mudou...parece meio bobo, mas semrpe que se fala de saúde a coisa é mais delicada...então acho essa idéia mais ponderada...e tbm pq eu ainda n to lá dentro do hospital sabe então fica meio dificil eu ter essa opinião mais radical sem ver de perto mesmo...

quanto a licitações eu sei que n impede desvios, mas sem as licitações a sitauação piora...
e ao contrário de você não creio mesmo que os 70% seriam melhor atendidos, até pq como eu disse no outro post, tem a questao das metas a serem cumpridas com a ebserh e pelas discussoes que venho acompanhando, os leitos teriam que rodar mais...creio que com 100% de leitos pelo sus já deve ser foda aumentar essa rotatividade, imagina com menos que isso.. e sobre o que vc disse dos outros 30% que vão esperar mais, depois receberem um bom atendimento...me pareceu meio superficial isso...sei la...não dá simplesmente pra sentar e esperar pelo bom atendimento, enquanto isso seu quadro de saúde agrava...e depois pode ser que não tenha jeito mais...
E tbm n acho que melhora em termos de aprendizado...tudo bem que vc passa a ter vida como vc disse aeuhaehaueh fazer academia, lazer e tals...mas assim, falando em termos de internato pq eu n sei de residencia mesmo, aqui em uberaba, um problema que a gente tá tendo no internato é que as vezes vc passa por uma especialidade e no tempo que vc fica lá vc não faz nem coisa básica pq n teve paciente...agora imagina se diminui o numero de leitos, acho que ainda agrava isso...

Flaviana is offline  
EviLBraiN
Trooper
 

23-04-12, 21:37 #4
Flaviana, vínculo entre paciente e funcionário ? Vc quer dizer q o pct vai ficar triste pq mudou o guardinha da catraca ? a Tia da cozinha ( q ele nunca viu ) ou a tia da limpeza ? Pára né... Cada vez q pct chega pra consulta é um interno novo, um residente novo ou q fica apenas 01-03 anos... Hospital Escola é assim... Sou psiquiatra, talvez o médico que mais precisa deste vínculo com o pct... Mas os funcionários quererem justificar a estabilidade deles com este argumento é dose.

Pô, se aí tá faltando paciente em alguns estágios, algo está muito errado. Garanto que tá cheio de gente precisando das especialidades, tem q arrumar o pq estes pcts não estão chegando ao serviço, e não achar q tem q ter uma carga horária gigante no hospital pra dentre seu tempo livre conseguir ver um pct... Tem formas mais úteis de gastar este tempo livre, se não com lazer, então com tempo no PA que deve estar cheio de pct esperando...

Não que eu seja a favor desta entidade aí, mas cuidado, vc ainda tá muito no início do curso. Não trabalhou diariamente dentro da rotina do hospital. É fácil enganar com argumentos que parecem verdade...

EviLBraiN is offline  
Buwem
Trooper
 

23-04-12, 22:22 #5

Buwem is offline  
Buwem
Trooper
 

23-04-12, 22:23 #6

Buwem is offline  
patrick
Trooper
 

PSN ID: rmferrari Steam ID: rmferrari
25-07-12, 10:20 #7
Todo academico de medicina sai achando que pode mudar o mundo...

A rotatividade só ira existir se o funcionario nao trabalhar direito... é como em qualquer emprego, nao serve praquela função? Tchau... Se serve será mantido... Não há com o que se preocupar..

Você vai ter que estudar pelo resto da vida pra se manter em alto nivel e trabalhar em locais com boa remuneração e condições de trabalho, porque eles não podem?

Quem defende a estabilidade absurda de emprego (eu disse absurda!!) e a burocratização das demissões no sus é ou incompetente ou vagabundo..

patrick is offline  
 


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 18:15.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.