Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Arquivo > Saúde e Bem Estar
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

 
 
Thread Tools
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
Default Mais da metade dos recém-formados em Medicina de São Paulo foram reprovados no exame

06-12-12, 20:49 #1
ta bom isso... to comecando a achar negocio os medicos bolivianos

http://estadao.br.msn.com/educacao/m...ame-do-cremesp

Mais da metade dos recém-formados em Medicina de São Paulo foram reprovados no exame do Cremesp

Mais da metade dos estudantes que concluíram o curso de Medicina nas universidades de São Paulo não tem domínio de áreas básicas para exercer a profissão. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira, 6, pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), tomando como base os resultados do exame de proficiência que passou a ser obrigatório neste ano. Dos 2.411 participantes, 54,5% não acertaram 60% das questões e foram reprovados.

No total, 2.943 recém-formados se inscreveram no Exame do Cremesp. Desses, 71 (2,5%) não compareceram. De acordo com o Cremesp, 119 alunos boicotaram as provas, sendo que 86 responderam letra 'b' em todas as questões, e 33 apresentaram outros padrões inconsistentes de respostas. As provas invalidadas não foram consideradas na apuração dos resultados.

O mau desempenho no exame não impede que o candidato obtenha o registro junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM), uma vez que não há ainda uma legislação específica, tal como ocorre com o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A prova contou com 120 questões objetivas de múltipla escolha que abrangem problemas comuns da prática médica, de diagnóstico, tratamento e outras situações, em nove áreas básicas: clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria, ginecologia, obstetrícia, saúde mental, epidemiologia, ciências básicas e bioética. A nota de corte utilizada pelo Cremesp é 6, ou seja, para aprovação o participante deveria acertar pelo menos 72 questões. O exame foi aplicado pela Fundação Carlos Chagas.

No resultado do exame, verificou-se que a média (percentual de acertos da prova) foi maior entre os cursos de Medicina públicos (63,74% de acertos). Nas instituições privadas, esse índice foi de 54,38%.

As notas individuais serão encaminhadas confidencialmente a cada participante. As escolas médicas terão um relatório pormenorizado de desempenho de seus alunos por área do conhecimento, preservando a identidade dos formandos. Também receberão relatório sobre o Exame do Cremesp os Ministérios da Educação e da Saúde, o Conselho Federal de Medicina, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.





Jeep is offline  
SigSnake
Trooper
 

06-12-12, 21:06 #2
Seria bom os medicos da ativa fazerem esse exame tbem

SigSnake is offline  
DALBEN
Trooper
 

Gamertag: GC DALBEN PSN ID: DALBEN_ XFIRE ID: DALBEN_DALBEN Steam ID: gustavocorsodalben
06-12-12, 21:37 #3
Obvio que medicina tinha que ter uma prova como OAB, isso ae mostra bastante sobre a saude no Brasil, boa parte dos medicos sao despreparados ( todas as areas de saude estao assim ).

DALBEN is offline  
ozba
Trooper
 

PSN ID: marcosorlando
06-12-12, 21:59 #4
o pior de tudo, da perspectiva de quem vive frequentemente frequentando a área é:

uns pensam que são deus, outros se acham o próprio.

acho justíssimo haver o exame, assim como há para advogados

ozba is offline  
ShadoW
Trooper
 

09-12-12, 00:37 #5
Ah veio, eu conheco medico humilde e vários.

normalmente esses que tem o reizão na barriga não são bons profissionais

ShadoW is offline  
EviLBraiN
Trooper
 

09-12-12, 12:08 #6
Concordo com o Shadow....

Já mandei pc pra arrumar e mandaram de volta com o cooler montado de cabeça pra baixo. Já construiram telhado da minha casa todo torto e na primeira chuva inundou. Etc, etc, etc... Profissional ruim tem em tudo que é lugar. Generalizar é meu ovo esquerdo.

Entretanto como medicina lida com algo mto sério, concordo também com um exame estilo OAB.

Mas esta notícia lembra aquele ditado: Qnd 1 aluno vai mal na prova, é provável que ele não estudou. Quando a maioria vai mal, é provável que o professor que não soube ensinar....

Mais da metade não passou ? Cade o MEC fiscalizando a qualidade desse ensino ?

Eu mesmo há muito tempo já postei no forum que acho absurdo uma faculdade de medicina hoje em dia durar 6 anos. Há 20-30 anos atrás a quantidade de informação era extremamente menor e já era 6 anos. Querem o que ? Quadruplica ( ou mais ) a quantidade de informações e continua o mesmo tempo pra aprender ? Não tem como...

Dalben, uma coisa é médico recen formado. Outra é medico já atuando... a gente não para de estudar. Acho que se aplicasse nos médicos formados a taxa de aprovação seria alta. ( ACHO ) Acho que a falta de recursos, sobrecarga de trabalho e ambientes insalubres prejudicam muito mais que a falta de conhecimento técnico na nossa realidade atual.

EviLBraiN is offline  
Kerpa!100
Carry
 

PSN ID: Kerpa100 Steam ID: Kerpa Wii Code: 1715 1365 8365 5261
09-12-12, 12:30 #7
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post

Mais da metade não passou ? Cade o MEC fiscalizando a qualidade desse ensino ?
Aí que é o problema... Vamos dar um exemplo com faculdades particulares:

- Dia de prova
- Maioria dos alunos não estudou / estudou tudo bem marromenos
- Turma inteira praticamente tira nota baixa

Até onde fiquei sabendo o professor NÃO PODE reprovar mais do que 60% da turma (não lembro se era esse o número exato), se não ele é mandado embora pois teoricamente ele "não ensinou direito".

What the actual fuck...

Kerpa!100 is offline  
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
09-12-12, 13:37 #8
Nada a ver isso ae kerpa. aehaeuheau
já tive professor que 99% da sala tomou no cu na primeira prova.
digo 99% porque eu tava viajando e não fiz a prova dele. depois fui fazer a sub e tirei 7.
todos tiraram 3 pra baixo! em uma prova de alternativas.

foram reclamar para a coordenadora e ela falou que não podia fazer nada.

só depois esse mesmo professor fez umas mancadas lá, dizendo que ninguém ia se dar bem na vida, porque isso e aquilo. e por esse motivo ele foi demitido. aheuhaueah

drakiN is offline  
EviLBraiN
Trooper
 

12-12-12, 12:03 #9
Quote:
Postado por Kerpa!100 Mostrar Post
Aí que é o problema... Vamos dar um exemplo com faculdades particulares:

- Dia de prova
- Maioria dos alunos não estudou / estudou tudo bem marromenos
- Turma inteira praticamente tira nota baixa

Até onde fiquei sabendo o professor NÃO PODE reprovar mais do que 60% da turma (não lembro se era esse o número exato), se não ele é mandado embora pois teoricamente ele "não ensinou direito".

What the actual fuck...
Será que tem isto mesmo ? ( Mas se tem, é um absurdo )

Não sei se muda de facul pública pra particular, fiz pública. É bem comum na facul que fiz nas matérias básicas ficar mais de 90% da turma pra final... Mas é mais pq a galera ainda não sabe bem estudar, tá em ritmo de festa e bobo pq passou no vestibular.

E tb vc não chega na final precisando tirar uma nota absurda, então acaba rodando poucos...

EviLBraiN is offline  
punisher
spkr
 

12-12-12, 13:10 #10
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
Já mandei pc pra arrumar e mandaram de volta com o cooler montado de cabeça pra baixo. Já construiram telhado da minha casa todo torto e na primeira chuva inundou. Etc, etc, etc... Profissional ruim tem em tudo que é lugar. Generalizar é meu ovo esquerdo.
Cara, se a pessoa que arrumou seu PC faz uma CAGADA, a saúde de ninguém vai ser afetada. Não dá pra colocar profissionais de saúde no mesmo saco de outros prestadores de serviço, de verdade.

O que é uma palhaçada é o governo (na forma de seus órgãos regulamentadores) não manter um alto nível nas instituições formadoras de profissionais de saúde. Afinal de contas é muito fácil ter saúde pública gratuita a todos os cidadãos quando um médico que nem sabe fazer uma sutura direito tá atendendo no posto de saúde.

punisher is offline  
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
12-12-12, 13:19 #11
Quote:
Postado por punisher Mostrar Post
Cara, se a pessoa que arrumou seu PC faz uma CAGADA, a saúde de ninguém vai ser afetada. Não dá pra colocar profissionais de saúde no mesmo saco de outros prestadores de serviço, de verdade.

O que é uma palhaçada é o governo (na forma de seus órgãos regulamentadores) não manter um alto nível nas instituições formadoras de profissionais de saúde. Afinal de contas é muito fácil ter saúde pública gratuita a todos os cidadãos quando um médico que nem sabe fazer uma sutura direito tá atendendo no posto de saúde.
até pode se equipararmos as responsabilidades
ao inves de falar do tecnico que arruma o computador, vamos falar do tecnico que arruma os softwares dos equipamentos medicos....imagina se os equipamentos começam a ficar todos malucos...pode sair matando geral ahauioe

ao inves de comparar o cara do telhado, compare com o engenheiro responsavel pela construcao de um arranha ceus

exemplos toscos......

já que medico eh o top da cadeia alimentar da saude....vamos comparar com os topos das outras areas

serjaum is offline  
ShadoW
Trooper
 

12-12-12, 16:57 #12
Quote:
Postado por Kerpa!100 Mostrar Post
Aí que é o problema... Vamos dar um exemplo com faculdades particulares:

- Dia de prova
- Maioria dos alunos não estudou / estudou tudo bem marromenos
- Turma inteira praticamente tira nota baixa

Até onde fiquei sabendo o professor NÃO PODE reprovar mais do que 60% da turma (não lembro se era esse o número exato), se não ele é mandado embora pois teoricamente ele "não ensinou direito".

What the actual fuck...
Post do mais preconceituoso, falo MUITA merda

Que faculdade particular é essa? Pelo menos na minha época, se você não estudar ou estudar bem marromenos você toma bomba e sem dó.

Você ainda não saiu do choque de ter feito publica? Normalmente o pessoal que não ingressou no mercado de trabalho que tem esse tipo de pensamento, depois que entra vê que o buraco é mais embaixo.


Sai do choque vai


Minha noiva fez Odonto Unesp São José dos Campos e eu UNIP Sorocaba, ela saiu praticamente no mesmo nível pratico que eu (se esforçou muito e desde sempre fez estagio, assim como eu) e em teoria, na moral, quando ela tinha prova e ficava com dúvida se tinha acertado a questão ela me perguntava e faz tempo que eu me formei hein

ShadoW is offline  
Blazed
Trooper
 

12-12-12, 17:10 #13
Vem pro paraná ver particular shadoooolssss

Aqui pro norte nao tem choque, tem dó msm

Blazed is offline  
Baron
Trooper
 

12-12-12, 17:27 #14
Quote:
Postado por serjaum Mostrar Post
até pode se equipararmos as responsabilidades
ao inves de falar do tecnico que arruma o computador, vamos falar do tecnico que arruma os softwares dos equipamentos medicos....imagina se os equipamentos começam a ficar todos malucos...pode sair matando geral ahauioe

ao inves de comparar o cara do telhado, compare com o engenheiro responsavel pela construcao de um arranha ceus

exemplos toscos......

já que medico eh o top da cadeia alimentar da saude....vamos comparar com os topos das outras areas
Penso exatamente desta maneira. O profissional de médico não é nem mais nem menos importante que os demais profissionais, simplesmente porque o médico depende dos outros tanto quanto os outros dependem dele.

O que o punisher está fazendo é comparar cargos de responsabilidade muito distintas entre si (cara que conserta pc de mesa com cirurgião etc).

Se for assim vamos comparar um clínico geral qualquer com um projetista-chefe de usina nuclear. De quem você acha que pode sair o erro mais crítico? Ou o programador que cria softwares médicos, que o próprio cirurgião vai usar na hora da cirurgia e afins.

Não tem essa de "mexer diretamente com uma vida", porque muitas profissões mexem diretamente com a vida das pessoas. E muitos que mexem indiretamente têm tanto ou mais impacto do que aqueles que mexem diretamente. True story.


Last edited by Baron; 12-12-12 at 17:34..
Baron is offline  
dankretli
Trooper
 

12-12-12, 17:27 #15
Não sei em medicina, mas no geral a diferença de nível de cobrança nas públicas pras particulares é gritante... e olha que só fiz um curso técnico em federal, e foi muito mais difícil que minha faculdade particular...

dankretli is offline  
punisher
spkr
 

12-12-12, 17:37 #16
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
Penso exatamente desta maneira. O profissional de médico não é nem mais nem menos importante que os demais profissionais, simplesmente porque o médico depende dos outros tanto quanto os outros dependem dele.

O que o punisher está fazendo é comparar cargos de responsabilidade muito distintas entre si (cara que conserta pc de mesa com cirurgião etc).

Se for assim vamos comparar um clínico geral qualquer com um projetista-chefe de usina nuclear. De quem você acha que pode sair o erro mais crítico? Ou o programador que cria softwares médicos, que o próprio cirurgião vai usar na hora da cirurgia e afins.

Não tem essa de "mexer diretamente com uma vida", porque muitas profissões mexem diretamente com a vida das pessoas. E muitos que mexem indiretamente têm tanto ou mais impacto do que aqueles que mexem diretamente. True story.
Na verdade, o que eu quis dizer foi o oposto Baron (e ironicamente o mesmo que você). A comparação entre os casos que o Evil fez foi pobre, mas minha argumentação na tentativa de exemplificar o porque também foi.

punisher is offline  
vitorueda
Trooper
 

13-12-12, 11:38 #17
Não vi a prova e nem sei quais os quesitos técnicos cobrados, mas nem sempre uma prova mede conhecimento e a acredito que a grande maioria que passou em medicina passaria numa prova se esse fosse o pré-requisito para atuar na área... Muitos realmente vão mal pq sabem que isso não vale nada e não estudam....

Vejo minha área (computação/prog), acredito que os que atuam hoje prestassem POSCOMP a grande maioria iria mal, isso não mede conhecimento para atuar e sim conhecimento academico.

vitorueda is offline  
EviLBraiN
Trooper
 

14-12-12, 12:47 #18
Eu postei a comparação pra dizer que existe profissional ruim em toda área. Concordando com o shadow que medico que tem o rei na barriga em geral não é bom. Eu tava respondendo o zoba.

Não entendi o rage. Não falei que um é melhor q o outro nem nada.

EviLBraiN is offline  
punisher
spkr
 

14-12-12, 14:27 #19
Evil, vc diz rage meu? Nem foi rage :P

punisher is offline  
 


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 20:59.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.