Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Arquivo > Saúde e Bem Estar
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

 
 
Thread Tools
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
Default [ELP] Calculo na vesicula

05-01-10, 09:16 #1
MEDIC!

uma pessoa q considero MUITO q ta com calculo na visicula, entao estou diante de duas situacoes:
1- ele precisa operar;
2- o plano de saude disse q nao cobre por causa da carencia (ainda faltam 150 dias).

em relacao ao item 1, tenho os seguintes dados
os leucocitos tao alterados 16.000. o nome tecnico eh colilitiase (algo assim) e ele precisa fazer uma colecistectomia (algo assim). o medico dissoe q ele precisa ficar internado e tomar antibioticos, mas nao sei a gravidade do caso e pra onde recomendar q ele va, pois o "melhor" hospital publico de bsb q opera isso nao tem vagas. a cirurgia em hospital particular sairia 6.000 (nao tenho ideia se o valor ta certo)

em relacao ao item 2
li q os prazos maximos de carencia da nova lei de plano de saude sao os seguintes:
- 24 horas para os casos de urgência e emergência;
- 300 dias para partos;
- 180 dias para os demais casos;
- 24 meses para cobertura de doenças ou lesões preexistentes.
o caso dele se enquadra em qual categoria? demais casos? doencas ou lesoes preexistentes? pq, no meu entendimento, o medico disse q a operacao deve ser feita com urgencia, entao a carencia nao seria de 24h?

alguem da uma luz pofavo!





Fura Olho is offline  
Kenny
Trooper
 

05-01-10, 09:29 #2
Fura,

ITEM 2 - vc tem acesso ao contrato do plano? Nos contratos de plano de saúde? Geralmente eles especificam o que é casos de urgência/emergência ou o que fica considerado como doeças e lesões pré-existentes, o resto é demais casos.

Tem que ver o que o contrato "fala" ...

Btw, minha opinião jurídica sobreo caso, é que ele se enquadra como urgência/emergência, SE o exposto no Item 1 confirmar a urgência (não sou médico para avaliar os dados, mas acredito no que seu médico falou).

Pra ser caracterizado como doença/lesão pré-existente tem que haver um exame prévio. Há esse exame? Creio que sem esse exame a seguradora não pode se negar a cobrir a cirurgia e desdobramentos.

Outro ponto a ser considerado: o médico que determinou a urgência da operação é credenciado do plano de saúde??? Se ele for credenciado, é um bom argumento jurídico, pois presume-se que o próprio plano, através de seu médico (médico credenciado, indicado, que trabalha para o plano) reconheceu a urgência.

Não sei se vc consegue resolver essas questões administrativamente com o plano de saúde, mas creio que seja possível juridicamente.

Kenny is offline  
rapidiaum
maggots!
 

Gamertag: rapidiao Steam ID: rapidiaum
05-01-10, 13:09 #3
colelitíase realmente quer dizer presença de calculos na vesícula. por vezes não tem sintoma algum, nao é caracterizado como urgencia ou emergência, e tem seus critérios para indicaçao de cirurgia

colecistite é a inflamaçao da vesícula, causada por inumeros fatores, entre eles, os cálculos. é uma urgência médica mesmo

se a tal pessoa tinha cálculos na vesícula, mas nao tinha colecistite, acho que ela deveria esperar o periodo de carencia para operar. no entanto, se esses calculos causarem colecistite (um evento que não tem como prever), ta caracterizado como urgencia e acho que tem direito à cirurgia

nao estou muito por dentro dessa parte de legislaçao de convenios, ainda precisamos ver o que diz no contrato, mas a princípio, se for colecistite aguda, ela teria direito sim

alguma outra opinião do pessoal com mais experiencia?
abraços

rapidiaum is offline  
Gunner
Doctor
 

05-01-10, 15:40 #4
rapidaum falou tudo...

ela só tem a pedra na vesícula sem sentir nada? isso é colelitiase...nem sempre é cirúrgica.

mas como vc disse que ela está com leucocitose, sentindo dores constantes...ela tem colecistite...realemnte entra na urgência e ela poderia ser operada...

mas o que acontece é o seguinte...temos duas correntes entre o tempo certo de se operar:
1) Opera na crise aguda, com no máximo 48h (mais aceita, porém menos realizada nos hospitais públicos).
2) Trata incicialmente de forma clínica, com dieta com pouca gordura e antibioticoterapia, espera coisa de 6 semanas e opera de forma eletiva, sem pressa.

Se já passou de 48h...nem se apresse mais...ela se encontraria na fase subaguda...que é um terror pra todo cirurgião. Momento este em que a vesícula se encotra muito aderida, paredes muito espessas e inflamadas e edemaciada. O risco de alguma iatrogenia (erro cirúrgico) é grande, e a cirurgia é bem mais complicada. Melhor tratar clinicamente mesmo e esperar desinflamar mais até a fase crônica...onde apesar de ficar mais atrófica é menos complicado do que na fase aguda.

Então realmente não compensa mais opera-la agora, possivelmente já se encontra na fase subaguda.
Vá brigando com o plano, peça pro cirurgião tratá-la clinicamente...não tem problema esperar 150 dias.

PS.: Algumas exceções...febre persistente, dor persistente apesar do tratamento, icterícia persistente...todos são sintomas de alarme, e indicam cirurgia em qualquer fase, em caráter de urgência.

Gunner is offline  
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
20-01-10, 14:30 #5
Quote:
Postado por Fura Olho Mostrar Post
MEDIC!

uma pessoa q considero MUITO q ta com calculo na visicula, entao estou diante de duas situacoes:
1- ele precisa operar;
2- o plano de saude disse q nao cobre por causa da carencia (ainda faltam 150 dias).

em relacao ao item 1, tenho os seguintes dados
os leucocitos tao alterados 16.000. o nome tecnico eh colilitiase (algo assim) e ele precisa fazer uma colecistectomia (algo assim). o medico dissoe q ele precisa ficar internado e tomar antibioticos, mas nao sei a gravidade do caso e pra onde recomendar q ele va, pois o "melhor" hospital publico de bsb q opera isso nao tem vagas. a cirurgia em hospital particular sairia 6.000 (nao tenho ideia se o valor ta certo)

em relacao ao item 2
li q os prazos maximos de carencia da nova lei de plano de saude sao os seguintes:
- 24 horas para os casos de urgência e emergência;
- 300 dias para partos;
- 180 dias para os demais casos;
- 24 meses para cobertura de doenças ou lesões preexistentes.
o caso dele se enquadra em qual categoria? demais casos? doencas ou lesoes preexistentes? pq, no meu entendimento, o medico disse q a operacao deve ser feita com urgencia, entao a carencia nao seria de 24h?

alguem da uma luz pofavo!
ja tentou ligar pro rodrigo pra ver se ele arranja algo no Base?

maxcool is offline  
ReDEviL
Trooper
 

Steam ID: manolobio
20-01-10, 17:46 #6
"visicula" doeu o cu aqui qdo li

ReDEviL is offline  
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
21-01-10, 09:11 #7
Quote:
Postado por ReDEviL Mostrar Post
"visicula" doeu o cu aqui qdo li
hummm
nao sou medico, mas isso ai pode ser oxiurus
chegae q te faco um tratamento alternativo, q consiste em massagear sem cu com uma pomada a base de agua enquanto massageio seus ombros com as maos

Fura Olho is offline  
ReDEviL
Trooper
 

Steam ID: manolobio
21-01-10, 12:19 #8

ReDEviL is offline  
 


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 04:38.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.