Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
marconds
PHD em Dota 2
 

Default Religião e Cultura

17-06-09, 09:19 #1
Crentes/Religiosos por favor não trollar.
Ao entrar lá no tópico da marotagem do google holodeck eu lembrei de um experimento antigo de moscas que ficavam presas e que ao passarem imagens em uma tv pra ela, ela começava a bater asas como se tivesse voando. Fiquei procurando no google/youtube um vídeo ou imagem pra postar lá e acabei encontrando algo mais interessante.

http://ateus.net/ebooks/

Tem um acervo de e-books MUITO interessante sem falar no resto do conteúdo, tem artigos, humor, etc.
Vale a pena dar uma navegada.
Depois de ver o filme Religulous uma coisa foi bem interessante pra mim.. ele utilizou dados de uma pesquisa e comparou o progresso na conquista de direitos que os homossexuais (5% da população) fizeram em relação ao que os ateus (15%). É claro que os homossexuais buscam mais os seus direitos, sofrem um preconceito absurdo mas ateus/agnósticos também não são tratados muito carinhosamente por religiosos né? Também são marginalizados.

Será que existe alguma tendência comprovada ligando religiosidade e falta de inteligência? Ou a falta dela e inteligência?
Já teve poll sobre religiões aqui no forum né? Jeep sabe dizer quantos % são ateus/agnósticos (eu sei que não são sinônimos)?





marconds is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
17-06-09, 09:21 #2
acho que nunca tivemos, se tivemos ja deve ser muito antiga e nao representar direito a situacao atual...

Jeep is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

17-06-09, 09:24 #3
achei a poll, é bem antiga, feita pelo manson em 14-04-06, 04:47.
http://forum.darkside.com.br/vb/poll...ults&pollid=98

marconds is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
17-06-09, 09:31 #4
Acho que eu nao faria tao ampla hj em dia, por mim seria:

Religiao Oficial
Religiao Pessoal
Sem religiao

So nao sei se encaixo agnosticos em religiao pessoal ou num item novo, eu acho que se existe uma duvida razoavel, devia ser considerado religiao pessoal

Jeep is offline   Reply With Quote
EricHavoc
Trooper
 

17-06-09, 09:33 #5
tava tudo indu muito bem até aqui:

Quote:
Postado por marconds Mostrar Post
Será que existe alguma tendência comprovada ligando religiosidade e falta de inteligência? Ou a falta dela e inteligência?
não sei pq mas quase todo ateu/homosexual se acha "o proximo passo da evolução humana". são xiitas e querem discutir o xiitismo.

por isso q num rola discutir religião/politica


bejos

EricHavoc is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
17-06-09, 09:36 #6
Yep, tambem acho errado, mas acho que é revanchismo, afinal, tantos anos de opressao, dependendo da epoca ce ate virava churrasco... devolver isso apenas insinuando que vc é burro nem fica tao desproporcional

Jeep is offline   Reply With Quote
yahoo!?
Trooper
 

Steam ID: STEAM_0:0:3711915
17-06-09, 09:38 #7
há religião e há os religiosos

tem muita religião que é sabedoria de vida, uma forma de inteligência...
mas acredito que você tá generalizando todas as religiões ao modo do "cristianismo, e isso ta errado.

várias outras religiões aceitam várias coisas que o cristianismo não aceita mto antes das leis surgirem, e a religião ditou as primeiras leis do mundo, numa epoca em que o cristianismo não passava de um religião duma casta, e não algo mundialmente falando.

as teorias religiosas muitas vezes passam longe de ser a mesma coisa que a verbalização do padre no altar...

até por que tem religioso que é religioso por modismo, o mesmo vale para alguns ateus... que nem sabem os preceitos do ateísmo e querem criticar a religião...

o bom ateu tem que saber que para criticar, tem que mostrar fundamentação para isso, tem que ser ético, e saber o por que ta criticando, não apenas falar que isso não existe... pq é dai que vc quebra o pensamento religioso

yahoo!? is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

17-06-09, 09:42 #8
Bom, se tu for considerar que os religiosos também acham a mesma coisa, acho que é natural, não é? Na realidade eu não acho que ser ateu/agnóstico é um avanço, só acho que essa religiosidade exagerada é um retrocesso e que fanatismo demais é burrice.
Acho que dos xiitas os que não defendem uma religião são muito mais moderados e abertos a conversa do que os outros. O problema é que eventualmente alguém diz "isso é assim porque tá na bíblia" ou "isso é assim porque é a palavra de deus" ou algo do gênero e aí acabou a discussão e virou briga.

marconds is offline   Reply With Quote
EricHavoc
Trooper
 

17-06-09, 09:44 #9
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
Yep, tambem acho errado, mas acho que é revanchismo, afinal, tantos anos de opressao, dependendo da epoca ce ate virava churrasco... devolver isso apenas insinuando que vc é burro nem fica tao desproporcional


senta q la vem "história"

:P

EricHavoc is offline   Reply With Quote
yahoo!?
Trooper
 

Steam ID: STEAM_0:0:3711915
17-06-09, 09:50 #10
então cara, vc ta chamando religião no geral de Cristianismo...

Religião não é só cristianismo, é budismo, vedaismo, hinduismo, maianismo, crenças egipcias, sumérias, hebráicas, gregos, romanos, muçulmanos, islamicos, nórdicos...

religião é uma forma de filosofar sobre a essencia do ser humano, é um modo de filosofia na maioria das religiões, ensina moral e bons costumes...

nem todas tem o mesmo ponto em comum (acreditar em uma dimensão espiritual) e os mesmos deuses, ou a mesma história testificada ao longo das gerações...

a questão do acreditar em uma dimensão espiritual é que é o maior alvo das criticas ateístas, não a filosofia da religião...

yahoo!? is offline   Reply With Quote
chewie
Trooper
 

17-06-09, 09:53 #11
minha religiao eh meu carater
eh nisso q tenho fé
de onde viemos e pra onde vamos?? so deus sabe...

chewie is offline   Reply With Quote
rini
 

17-06-09, 10:00 #12
uma vez li um livro q o cara fez uma pesquisa sobre inteligencia e religiosidade (crença em algo externo, espiritualidade.. não restringiu qual religião)
e o resultado foi q no meio de intelectuais a incidência de pessoas q tem esse tipo de pensamento é MUITO menor dq o "normal".

comentou tb esse "preconceito" pelos ateus com outra pesquisa, dessa vez sobre voto.. o resultado foi q pessoas preferem votar em homossexuais dq em ateus (colocou negros, mulheres e mais outras paradas q esqueci) e a diferença é gritante..

logo, é de se imaginar q nossos políticos intelectuais, algumas vezes c declarem cristãos (espiritual e etc) simplesmente pq é proveitoso.

rini is offline   Reply With Quote
NeckrO
Trooper
 

17-06-09, 10:04 #13
Quote:
Postado por chewie Mostrar Post
minha religiao eh meu carater
eh nisso q tenho fé
de onde viemos e pra onde vamos?? so deus sabe...
WAT?
otimo link conds, ty :*

NeckrO is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

17-06-09, 10:15 #14
ué, faz sentido, pelo que entendi o chewie acredita em deus, mas acha que religião é bullshit

assim como eu, tirando a parte do acreditar em deus

punisher is offline   Reply With Quote
chewie
Trooper
 

17-06-09, 10:15 #15
nao faco as coisas por temor ou pra compra lugar no paraiso

faco as coisas por mim...
nao roubo, nao tento ficar passando os outros pra tras, procuro ajudar quem ta em volta, exatamente pq acho q isso melhora MEU carater...
se ajudo uma pessoa, faco isso pq EU quero, nao pq DEUS acha bunito...
e o "so deus sabe" eh so uma ironia... ninguem sabe nem provavelmente vai saber/entender esses misterios da existencia...

merda ou nao... é meu ponto de vista

chewie is offline   Reply With Quote
rini
 

17-06-09, 10:32 #16
c é seu ponto de vista? então é merda chewie

ehauhea
brincadeira!

só pra constar q já "comprei" o "a divina comédia"
haa

rini is offline   Reply With Quote
EricHavoc
Trooper
 

17-06-09, 10:37 #17
pois é so isso mesmo cara!!! Lindo!

biblia é so um manual de como ter harmonia com outras pessoas. o proprio cristo nunca disse: vem pra essa ou aquela igreja, ou de dinheiro pra fulano ou sicrano. ele so pediu uma coisa: acreditar na vida eterna. ou seja num plano espiritual. so isso. end!

EricHavoc is offline   Reply With Quote
Vassourada
Cada vez mais ridículos
 

17-06-09, 10:37 #18
BOA!
Estou escrevendo uma coluna quinzenal sobre ateísmo lá no www.atoouefeito.com.br, e material sempre é bem vindo.

Vassourada is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

17-06-09, 10:49 #19
Boa Conds.

Aliais eu acho que deveria rolar SIM uma nova votação. Assim vamos ter uma lista de quem vai para o inferno. Eu dirijo!

Btw,

Eu acho SIM que Inteligencia =! Religião. É bem diferente de Inteligencia != Espiritualidade.
Vamos tomar como exemplo o Eric. Que acredita nas palavras da biblia mas consegue traduzir elas para um conceito simples, etico e justo. É uma pessoa crente, porem inteligente. Ele acredita naquilo pois é uma resposta para a pergunta primordial, uma resposta que o agrada e que o completa. Eu poderia muito bem relacionar isso a cultura dele, ao modo como foi educado mas isso não vem ao caso.

Agora temos um caso facil onde Adulterar é um meio que Deus deu para que um Pastor pegasse a mulher do vizinho por não saber ler.

A grande verdade é que não há esperança de vida para as pessoas. Você nasce, estuda, trabalha, casa, procria e morre. Simples e cruel. Talvez eu e você tenhamos condições de ter algo mais na vida, de se esclarecer. Mas o pobre, que trabalha por 400 reais/mes, não tem esperança de crescer mais por si proprio. Então ele procura respostas faceis para seus problemas.

Respostas que a Igreja apresenta de formas doces, simples. Claro, muitas vezes crueis mas que ele facilmente entende e assimila. Ele não quer pensar. Duvidar. Ele tem medo disso. E isso o torna feliz, pouco, mas feliz.

Por isso que nós, os ateus/agnosticos (embora que agnostico é meio fail, meio Aposta de Pascal) temos que ter o minimo de respeito e tentar não influenciar essas pessoas que tem a religião como escape para os seus problemas. Isso faz bem para ela. Portanto pegue suas duvidas e incertezas, seus medos e verdades e guarde para uma boa mesa de bar comigo.

Abraços!

Edit: Eon te amo!

u3663 is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 16:43.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.