Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Potato
Trooper
 

Steam ID: guilhermeaiki
Default Energia Solar em Casa

08-02-08, 11:30 #1
E ai pessoal beleza?

Estava pensando aqui sobre energias renovaveis e sempre pensei em como poderia usar em casa. Fiz uma leve pesquisa na internet e achei uma galera vendendo coisas no Mercado Livre e achei bem interessante e to muito afim de comprar, o problema é que sou totalmente leigo no assunto , não manjo NADA de eletrônica , consumo de energia , como funciona etc..

Quem ai manja dessas paradas?
Como funcionam as placas , o quanto de energia geram, se é trampo se não é etc..

Eu estava pensando em usar eletronicos de baixo consumo como lâmpadas de led com as placas. É viavel? Rola? Idéias!1 =P

A url do nego que vende as coisas:
http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_503991





Potato is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

08-02-08, 11:45 #2
Adoraria poder usar energia solar em casa
infelizmente é muito caro ainda
bem que poderia haver um tipo de subsidio do governo pra baratear o custo e incentivar o uso
também não sei muito bem
talvez seja uma boa hora pra eu pesquisar também

marconds is offline   Reply With Quote
Vautier
Trooper
 

PSN ID: VautierM8
08-02-08, 11:46 #3
É uma atitude nobre...

e cara...

Vautier is offline   Reply With Quote
wins0ck
Trooper
 

08-02-08, 11:50 #4
Potota como o marc disse energia solar para se tornar algo realmente efetivo em casa precisa ser bem grande...

gastar 1k so com painel solar, fora as baterias que precisa ter...(e bateria é uma merda) para ligar um tv de 20pol nao acho que vale a pena!

wins0ck is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
08-02-08, 11:54 #5
Eu tb tava nessa pilha de fazer isso pq aqui tem Boyler e fica ligado quase sempre. A conta fica cara sem isso. A casa está projetada para isso, mas infelizmente na época nem sobrou dinheiro pra isso. Hoje deve estar mais barato.

Never Ping is offline   Reply With Quote
wins0ck
Trooper
 

08-02-08, 11:57 #6
Putz tava lendo aqui o cara diz que o kit de painel solar (R$1500) mais 2x bateria de 85A.h (2x R$300) tu pode ligar 3 radios em 12v por 7 dias....isso na condição das baterias em flutuação.

Sei la é muito caro!

wins0ck is offline   Reply With Quote
Potato
Trooper
 

Steam ID: guilhermeaiki
08-02-08, 11:57 #7
Mas não precisa ser pra casa inteira , se eu conseguir ligar um radinho e uma pilha já estou feliz!! =p

Potato is offline   Reply With Quote
wins0ck
Trooper
 

08-02-08, 12:07 #9
Ja pensou em energia humana? eh mais barato!!
Ja tem lanternas com essa tecnologia vendendo a um preço bem acessivel

wins0ck is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
08-02-08, 12:08 #10
Pra mim o ideal seria o boyler. Se for viável para a casa inteira......

Never Ping is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
08-02-08, 12:16 #11
meu pai trabalha com venda de equipamentos solares hehe...

empresa heliotek..

www.heliotek.com.br

eu moro em apartamento, entao nao tem como.. mas ele diz q vale MTO a pena hehe

ragauskas is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

08-02-08, 12:30 #12
Certa vez eu estava conversando com um amigo meu (véio já) que manja pra caraleo de eletronica e talz. Ele cuida de instalacoes de predios e casas e tem bastante reconhecimento na nossa regiao.

Ele me disse uma vez (porem nunca fui verificar) que instalou em uma casa um conjunto misto de baterias/painel solar/tensao da rua... e que a maior parte da casa funcionava a 12v!!!!!!!

Nisso inclua todas as lampadas, TV, DVD, entre outros produtos que nao consomem uma potencia mto grande, mas sao de uso constante na casa.

Segundo ele, grande parte dos aparelhos usam uma voltagem interna inferior a 110v, portanto cada aparelho tem um conversor interno de voltagem 110->X
o que ele fez foi apenas mudar este conversor para 12->X (isso qdo o aparelho nao usava 12v exatos direto)

a casa tinha 3 baterias que funcionavam em esquema de rotacao, qdo uma acabava a outra assumia enqto a que acabou era carregada usando a tensao da rua ou dos paineis solares...

nao tenho a minima ideia de como ele fez isso e nunca pesquisei para saber se nao era lorota, porem faz mto sentido e parece plenamente viavel...

eu gostaria mto de um sistema deste na minha casa ehhehe

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

08-02-08, 12:36 #13
cara
fui na casa de uma neozeolandesa que mora nas brenhas aqui no interior de pernambuco, levando uma vida "permacultural", assim falando...

Ela tem dois painéis solares e algumas baterias lá e vive com isso..
pelo q ela falou os painéis sao bem bem bem caros, e as baterias tem q ser trocadas a cada dois anos
a idéia é interessante, porém o uso dela se restringe muito - apesar de se alinhar com o pensamento dela de usar o mínimo possível -....
sei lá :P

NewKa is offline   Reply With Quote
Kovsky
Trooper
 

08-02-08, 12:40 #14
http://brassolar.com/

é de um amigo meu

Kovsky is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
08-02-08, 12:53 #15
e faz o q com a bateria?

Fura Olho is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

08-02-08, 12:58 #16
Fura, foi pra mim essa pergunta?

no caso, creio que esqueci de citar, mas as baterias fornecem a energia para as lampadas e todos os aparelhos de 12v.

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
08-02-08, 13:02 #17
Quote:
Postado por FeDaYkIn
Certa vez eu estava conversando com um amigo meu (véio já) que manja pra caraleo de eletronica e talz. Ele cuida de instalacoes de predios e casas e tem bastante reconhecimento na nossa regiao.

Ele me disse uma vez (porem nunca fui verificar) que instalou em uma casa um conjunto misto de baterias/painel solar/tensao da rua... e que a maior parte da casa funcionava a 12v!!!!!!!
Mas isso é fato em quase todos os aparelhos eletrônicos. A tensão de 110v é o tipo de padrão residencial que cobre 95% dos casos residenciais. Tinha que haver um tensão alternada com um valor fixo para que quando houvessem aparelhos eletrônicos os fabricantes não tinham que se preocupar em pensar quanto o cara tem de tensão.

Só que nem todo aparelho usa 110v. Por exemplo, rádio-relógio, carregador de pilhas, computador, algumas TV's, DVD's, rádios e etc.

Só que eu não sei o que seu amigo fez para produtos eletrônicos que possuem fonte interna, como é o caso de TV e rádio, já que a fonte espera 110V para converter em 12V (em sua maioria)...

Never Ping is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
08-02-08, 13:03 #18
a pergunta ficou incompleta pq foi tipo eu pensando alto

na verdade eu queria saber o q deve ser feito com a bateria usada depois de troca-la... eh lixo toxico, nao eh?

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
08-02-08, 13:05 #19
Quote:
Postado por ragauskas
meu pai trabalha com venda de equipamentos solares hehe...

empresa heliotek..

www.heliotek.com.br

eu moro em apartamento, entao nao tem como.. mas ele diz q vale MTO a pena hehe
O rasgabermuda, teu pai tem contato para fazer trabalhos no RJ?

Never Ping is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
08-02-08, 13:07 #20
Quote:
Postado por Fura Olho
a pergunta ficou incompleta pq foi tipo eu pensando alto

na verdade eu queria saber o q deve ser feito com a bateria usada depois de troca-la... eh lixo toxico, nao eh?
Sim, tem que ser propriamente jogada. Tem que tratar que nem bateria de celular.

Mas joga na lata de lixo numa agência do Banco Real. Aqui algumas agências fornecem latas de lixo especiais para baterias. Eu não lembro de nego ter colocado uma regra contra baterias assim. .

Senão vê com alguma loja de baterias de carro como pode fazer o 'disposal' disso.

Never Ping is offline   Reply With Quote
yahoo!?
Trooper
 

Steam ID: STEAM_0:0:3711915
08-02-08, 14:00 #21
Quote:
Postado por Fura Olho
a pergunta ficou incompleta pq foi tipo eu pensando alto

na verdade eu queria saber o q deve ser feito com a bateria usada depois de troca-la... eh lixo toxico, nao eh?
Leva numa mecanica autorizada e ou que só faça esse tipo de serviço, e venda ou troque baterias que geralmente eles fazem isso...

yahoo!? is offline   Reply With Quote
Master
Trooper
 

08-02-08, 14:31 #22
na minha futura casa que ainda irei construir, terei um sistema desse mas apenas para o banheiro, cozinha e piscina...

sempre gostei desses tipos de coisa..
alem de ser economico a longo prazo.

Master is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
08-02-08, 14:39 #23
Qdo eu morava em casa tinha o bom e velho "aquecimento central" que funciona bem demais...

Em apto nao posso fazer nada, mas adoro fuçar nessas coisas, pena que é impossível ehehhe

tdf is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
08-02-08, 14:44 #24
acho que tem jeitos melhores... se bobear um dinamo ligado a um catavento deve carregar essa bateria mais rapido. Se vc usar leds melhor ainda. Como sorte ainda inventam uma bateria que seja renovavel ou reciclavel, mas por enquanto o tanto de metal pesado que ela deixa é demais.

Sobre aquecimento de agua, acho desperdicio usar eletricidade, a menos que vc more em local frio, ai nao tem jeito. Mas so de vc manter a agua pre-aquecida atraves de serpentinas no reservatorio ja resolve e muito, em vez de ter de usar x watts pra aquecer uma agua fria, gasta bem menos so pra dar um tapinha final, isso se precisar.

Jeep is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
08-02-08, 15:04 #25
Quote:
Postado por Jeep
acho que tem jeitos melhores... se bobear um dinamo ligado a um catavento deve carregar essa bateria mais rapido. Se vc usar leds melhor ainda. Como sorte ainda inventam uma bateria que seja renovavel ou reciclavel, mas por enquanto o tanto de metal pesado que ela deixa é demais.

Sobre aquecimento de agua, acho desperdicio usar eletricidade, a menos que vc more em local frio, ai nao tem jeito. Mas so de vc manter a agua pre-aquecida atraves de serpentinas no reservatorio ja resolve e muito, em vez de ter de usar x watts pra aquecer uma agua fria, gasta bem menos so pra dar um tapinha final, isso se precisar.
A energia eólica precisa de lugar que vente constamentemente. Não é bem o que ocorre por aqui aonde moro. Sol tem em qualquer lugar praticamente. Até memso em dias nublados carrega. Pouco, mas carrega.

Quanto a aquecimento de água, é o que é usado aqui, tem um Boyler, que é um sistema de aquecimento e armazenamento de água quente. O problema do Boyler é que ele precisa estar ligado sempre para que você tenha sempre água quente na hora que você quiser. O lance é que ele gasta muito energia. O 'combo' que o pessoal costuma fazer é a instalação do Boyler com alimentação em energia solar. Só que na época não ficou viável implementar a energia solar, acabou empurrando para fazer mais tarde. Só que o mais tarde não deu por vááárias questões e hoje eu acho insustentável manter isso assim.

Enfim, para a instalação termoelétrica acho que tem coisas prontas. Se vc coloca boyler numa rede 110v o relógio de energia fica roletrando que é uma beleza. É como ocorre aqui.

Never Ping is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

08-02-08, 15:05 #26
Never, segundo ele, teve alguns aparelhos q ele abriu e trocou a fonte, em outros ele apenas levou em assistencias autorizadas e pediu para deixar em 12v...

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
08-02-08, 16:25 #27
Po, pra aquecer agua as placas de aquecedor solar ja são amplamente utilizadas e bem acessíveis... nao sai muito caro e esquenta MUITO a agua e da pra armazenar por uns 3 dias sem sol.

Pra utilizar como energia eu ja nao conheco e talz, mas o dia que eu puder construir minha casa vai ter aquecedor solar e utilizacao da agua da chuva. Assim como eu reutilizo agua que sai da maquina de lavar roupas pra lavar o quintal de casa
Quem sabe ate la a energia solar ja não esteja mais acessível...

T@ti is offline   Reply With Quote
petrasbut
Trooper
 

08-02-08, 23:06 #28
Esse cara desligo a casa dele da rede de energia eletrica da cidade
usa hidrogenio e solar...

http://www.youtube.com/watch?v=xEdQRVQtffw

petrasbut is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

16-05-10, 11:59 #29

David is offline   Reply With Quote
Potato
Trooper
 

Steam ID: guilhermeaiki
19-05-10, 00:43 #30
Nossa, antigo em?
Estou iniciando o projeto de minha casa e estou pesquisando novamente eheh!
Alguém ta manjando? =)

Potato is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

19-05-10, 01:05 #31
Meu primeiro projeto foi esse carregador pra Nokia. Vou deixar o mês todo meu N800 ligado direto nele. E ele fica do lado de fora da janela. E não bate muito sol, então vamos ver se com pouca luz já basta. O N800 fica conectado no wireless 24h, checando e-mails.

No sol direto, o pianel gera 820mA. Mas na minha janela e em dia nublado, só gera 150mA em média. Mesmo assim o N800 consegue carregar toda a bateria gasta durante o período com pouca ou nenhuma luz.

Vamos vendo, só estou no segundo dia.

David is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
19-05-10, 08:18 #33
Eu fiz uma maquina de movimento perpétuo ligada em um dinamo, para gerar toda a energia aqui em casa.

Meu pai utiliza na propriedade dele painel solar + turbina , mas acho q para cidade, turbina não rola awuhwuh

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 07:07.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.