Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
snake
Trooper
 

Default Farmácia - duvida besta

06-09-08, 13:22 #1
to postando no Temp porque é só uma duvidazinha besta, logo logo respondem e /close no topic..

eu queria saber se remédios manipulados têm o mesmo efeitos dos remédios "de marca".
Teoricamente é pra ter o mesmo efeito, já que o principio-ativo é o mesmo.
Como saber se a farmácia que eu mando manipular faz as coisas direito, coloca as dosagens certas e tal?





snake is offline   Reply With Quote
Linx
Trooper
 

Gamertag: Linx BR Steam ID: linx_ds
06-09-08, 13:39 #2
Depende da farmácia de manipulação, tem umas confiáveis, outras não.
Pra saber se é confiável ou não, é só tomar o remédio e ver se faz efeito...

Pronto, pode fechar.

Linx is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

06-09-08, 13:42 #3
porra linx, vc nao era medico, esse comentário ae foi dum fanfarrao.. aioeo nao existe um controle dessas farmacias? logico que nao né, to viajando, alias deve até existir algo que devia controlar.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

06-09-08, 13:48 #4
Já ouvi de gente que faz farmácia que em geral é segur, but then again só precisa dar azar de cair no erro uma vez pra se foder pro resto da vida

Não tem como comprar um de laboratório grande? A farmácia é de uma rede, pelo menos? Se a cidade é pequena tu pode ir sussegado, porque se tivesse merda tu já teria ouvido as fofocas HAUEHUAE

Zedd is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

06-09-08, 14:13 #5
uhahhua
aqui tem mais farmácia do que bar..

deve ter algum controle, mas não tem como fiscalizarem TODOS os remédios que a farmácia manipula..
pelo jeito vou ter que arriscar

snake is offline   Reply With Quote
krusty
Trooper
 

Steam ID: krystu86
06-09-08, 14:16 #6
farmácia da mais lucro que bar . . . .
aqui tbm tem uma farmacia em qq canto.

krusty is offline   Reply With Quote
CroNicaL
Trooper
 

Steam ID: cron1cal
06-09-08, 14:30 #7
Ta querendo fazer veneno pra sogra?

CroNicaL is offline   Reply With Quote
Linx
Trooper
 

Gamertag: Linx BR Steam ID: linx_ds
06-09-08, 16:16 #8
Quote:
Postado por dos Pampas Mostrar Post
porra linx, vc nao era medico, esse comentário ae foi dum fanfarrao.. aioeo nao existe um controle dessas farmacias? logico que nao né, to viajando, alias deve até existir algo que devia controlar.
Eu não era médico, Pamps, eu ainda o sou.

Mas pra falar a verdade, não sei exatamente como é feito o controle de qualidade das farmácias de manipulação. Desculpe, postei pra zuar um pouco mesmo. Afinal, tá no temp.



Mas olha, não precisa nem ser de manipulação pra alterar a qualidade. Basta mudar o laboratório que produz! Por exemplo, tinha um pacientinho meu que tava tomando Depakene® (ácido valpróico 250mg/5mL) pra controlar as crises convulsivas. Aí, o dinheiro encurtou um mês e a mãe foi no posto, pra pegar o Ácido Valpróico 250mg/5mL genérico (mas na teoria, o mesmo composto e a mesma concentração).
O que aconteceu? O garoto começou a convulsionar tudo de novo.


A diferença do Topamax® para o Topiramato genérico, então, nem se fala. Se começa com um e depois passa pro outro, às vezes tem que quase dobrar a dose pra ter o mesmo efeito antiepiléptico.

Linx is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

06-09-08, 16:26 #9
generico bom é de placebo

dos Pampas is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
06-09-08, 16:48 #10
Quote:
Postado por Linx Mostrar Post
Se começa com um e depois passa pro outro, às vezes tem que quase dobrar a dose pra ter o mesmo efeito antiepiléptico.
Fiscalizacao + Multa pesada + fechamento na reincidencia seria tao simples, nao?

Jeep is offline   Reply With Quote
Linx
Trooper
 

Gamertag: Linx BR Steam ID: linx_ds
06-09-08, 17:58 #11
Não é tão simples, Jeep.

Na verdade, o fato da concentração do produto ser a mesma nos dois remédios, mas um ter efeito melhor que o outro, é uma coisa que já é até prevista pela Anvisa. Pra eles, tem um remédio que é o de referência, o top, e os outros tem que ter sua bioequivalência medida em comparação ao remédio de referência. Por exemplo, o Topamax® é a referência para o fármaco topiramato, e todos os outros são medidos em relação ao Topamax®.

Quote:
> Bioequivalência
É o estudo de biodisponibilidade comparativa entre dois ou mais medicamentos administrados em uma mesma via extravascular. Avalia os parâmetros relacionados à absorção do fármaco, a partir da forma farmacêutica administrada, contendo a mesma dosagem e mesmo desenho experimental.
Dois produtos são bioequivalentes se suas biodisponiblidades (velocidade e extensão da absorção) são semelhantes, após administração na mesma dosagem.
Segundo o FDA-USA (Administração Federal de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos), produtos bioequivalentes são equivalentes farmacêuticos ou alternativas farmacêuticas que, ao serem administrados na mesma dose molar e nas mesmas condições experimentais, não demonstram diferenças significativas na quantidade de fármaco absorvido e velocidade de absorção.

> Equivalência
Relação estabelecida em termos de biodisponibilidade - resposta terapêutica entre diferentes medicamentos. Podem ser:

EQUIVALÊNCIA FARMACÊUTICA
Medicamento que, em comparação ao de referência, apresenta quantidades idênticas de princípio ativo, forma farmacêutica, obedece os mesmos padrões de qualidade, especificações atualizadas da Farmacopéia Brasileira, administração pela mesma via e, não necessariamente, mesmos excipientes.

EQUIVALENTES FARMACÊUTICOS/QUÍMICOS
São medicamentos que apresentam mesmo princípio ativo ou fármacos, mesma natureza química (mesma base, mesmo sal, éster ou derivado químico), mesma forma farmacêutica, mesmas especificações farmacopéicas (identidade, pureza, potência, concentração, desintegração, dosagem e via de administração), mas podem diferir em excipientes, cor, sabor, forma, agentes de conservação, envase, tempo de vida útil dentro de certos limites. Em conseqüência, podem mostrar diferentes biodisponibilidades e, às vezes, é necessário comprovar suas propriedades in vitro.

EQUIVALENTES TERAPÊUTICOS
São medicamentos que contêm o mesmo composto terapeuticamente ativo, devendo, portanto, produzir o mesmo efeito terapêutico e a mesma potencialidade de efeitos adversos. Devem ser seguros, eficazes e bioequivalentes. Podem diferir em algumas características, como cor, sabor, configuração, agentes conservantes e envase.
Fonte: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/gen.../conceitos.htm

Sad but true.

Linx is offline   Reply With Quote
Linx
Trooper
 

Gamertag: Linx BR Steam ID: linx_ds
06-09-08, 18:00 #12
Aliás, snak3, respondendo à dúvida inicial do tópico, se eu não me engano é a própria Anvisa que emite um certificado que a farmácia de manipulação faz o remédio da forma correta. No potinho do remédio, acho que precisa ter umas letras miúdas falando da autorização da Anvisa , etc.

Linx is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

06-09-08, 20:53 #13
mas então o melhor mesmo é comprar remédio de "grife"?

snake is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

07-09-08, 00:56 #14
isso, compra da forum que nao tem erro

ShadoW is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
07-09-08, 02:23 #15
Nossa linx, mas essa diferenca tao grande acontece em apenas alguns ou na grande maioria dos genericos? Meio preocupante vc ter que dobrar uma dose de um generico pra ele chegar nos efeitos do original, no fim das contas se esse generico for so 50% mais barato, ja da no mesmo do original e nao vale a pena.

Jeep is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

07-09-08, 02:42 #16
eu sempre acreditei que se é mais barato, tem que ser pior que o concorrente, pelo menos pra esses medicamentos

eu compro genérico, mas pra anti-gripal, anti-histamínico, coisas assim. Se minha vida dependesse disso, ia logo no mais caro e famoso

punisher is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

07-09-08, 03:41 #17
Quote:
Postado por ShadoW Mostrar Post
isso, compra da forum que nao tem erro
se for pra ser uma piada por causa do "grife", foi uma piada sem graça..

se foi pra me corrigir, procura o que é neologismo, unip-boy

snake is offline   Reply With Quote
Pena
Trooper
 

07-09-08, 08:44 #18
HUSAuhaSUH po fala sério, porque fazem tanta propaganda dos "Genéricos", pra comprar etc, se não podem garantir que tenha o mesmo efeito do seu "Original", eu não sabia disso....

Pena is offline   Reply With Quote
NeckrO
Trooper
 

07-09-08, 14:10 #19
Ouvi falar uma vez que um dos principais fatores que faz com que o generico seja mais barato eh que ele nao sofre uma serie de testes X, que eh exigida pro "comum".
Procede?

NeckrO is offline   Reply With Quote
Linx
Trooper
 

Gamertag: Linx BR Steam ID: linx_ds
07-09-08, 14:25 #20
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
Nossa linx, mas essa diferenca tao grande acontece em apenas alguns ou na grande maioria dos genericos?
Meio difícil de dizer, eu só sei falar do que eu vejo na prática. Pra falar a verdade, depende muito do remédio, por exemplo, em antibiótico, nunca cheguei a perceber a diferença de eficácia de um genérico e a referência.
Pra anticonvulsivante, sim, tem diferença.

Mas isso depende da característica de cada remédio, olha só:

Uma amoxicilina, por exemplo, pra matar a bactéria, tem que atingir concentração de 30 a 50mg da substância para cada kg da criança. É uma margem muito grande.

Já o remédio pra epilepsia, tem alguns que inibem o problema com 15 mg por kg, se aumentar muito essa concentração dá sonolência, azia, e se baixar pra 10 mg por kg já não faz efeito e convulsiona. É complicado, o ajuste é muito fino.

Ainda tem que considerar diversas outras variáveis, por exemplo se vai absorver por igual no estômago (se o veículo do genérico e da referência não for o mesmo).
Até o gosto conta. Se for horrível, a criança cospe, vomita, e não absorve o tanto que precisa...

Linx is offline   Reply With Quote
RebelStrike
Trooper
 

07-09-08, 14:46 #21
Negócio é consultar um curandeiro da África do Sul, já que os home conseguem comprar até um Audi TT, o serviço deve ser ótimo, mesmo.

RebelStrike is offline   Reply With Quote
marz
Trooper
 

07-09-08, 16:55 #22
Quote:
Postado por snak3 Mostrar Post
se for pra ser uma piada por causa do "grife", foi uma piada sem graça..

se foi pra me corrigir, procura o que é neologismo, unip-boy
não entendi... o que tu criou de novo?


btw, a tua dúvida não é besta

marz is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

07-09-08, 19:06 #23
é que o shadow falou como se fosse errado usar "grife" nesse sentido...
e atribuir novos sentidos as palavras é chamado de neologismo

snake is offline   Reply With Quote
marz
Trooper
 

07-09-08, 19:25 #24
ah, bom saber
pensava que neologismo se aplicava somente à criação de novas palavras e não ao uso de palavras existentes em novas acepções
mas, anyway, nao acho que tu tenha usado "grife" em um sentido novo.
bom, chega de desvirtuar, abraço

marz is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

07-09-08, 22:45 #25
uhuhaa, independente de alguém já ter usado ou não... se não tá no dicionário, o sentido é "novo".. enfim, chega de falar de português ueahuhea

isso que o Linx falou me desanimou a comprar manipulados/genéricos.
foda que tem remédio que de 200 reais fica 80 genérico ou manipulado

snake is offline   Reply With Quote
Sonny
Trooper
 

08-09-08, 12:23 #26
eu sou farmaceutico.
fujam de manipulados e similares.
preguiça de escrever... =P

Sonny is offline   Reply With Quote
Sonny
Trooper
 

08-09-08, 12:27 #27
Quote:
Postado por NeckrO Mostrar Post
Ouvi falar uma vez que um dos principais fatores que faz com que o generico seja mais barato eh que ele nao sofre uma serie de testes X, que eh exigida pro "comum".
Procede?
Nao.
O de referencia, primeiro que saiu, precisou de uma pesquisa cientifica basica de pelo menos 15 anos, pra poder usufruir da patente por apenas 2 anos talvez. O generico passa apenas por teste de bioequivalência e biodisponibilidade para provar que exatamente IGUAL ao de referencia, porem nao gastou nada com pesquisa clinica e etc...

Teoricamente generico tem que ser igual ao de referencia, so' que no Brasil e' meio misterioso...
Os similares nao passam por testes nenhum, sao apenas uma copia da droga e pronto. Por isso sao mais baratos.

Sonny is offline   Reply With Quote
Sonny
Trooper
 

08-09-08, 12:32 #28
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
Nossa linx, mas essa diferenca tao grande acontece em apenas alguns ou na grande maioria dos genericos? Meio preocupante vc ter que dobrar uma dose de um generico pra ele chegar nos efeitos do original, no fim das contas se esse generico for so 50% mais barato, ja da no mesmo do original e nao vale a pena.
Alguns.
Depende muito do laboratório que produz. Tem bons laboratorios, mas tens alguns que tem que ficar esperto.
E a diferença as vezes nao e' a droga em si que causa diferença, e sim porque de repente o veiculo e' diferente e cada organismo responde de uma maneira.

Eu fico meio assim com manipulados pelo fato deles nao passarem por testes nenhum. Ja fiz estagio em farmacia de manipulação e hoje em dia eu so' usaria medicamento manipulado se me prescrevessem cremes, geis, etc... capsulas nao =P

Sonny is offline   Reply With Quote
Master
Trooper
 

08-09-08, 12:41 #29
omeprazol original > omeprazol manipulado.

isso é fato tb.

Master is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

08-09-08, 12:59 #30
Quote:
Postado por snak3 Mostrar Post
se for pra ser uma piada por causa do "grife", foi uma piada sem graça..

se foi pra me corrigir, procura o que é neologismo, unip-boy
Foi uma piada "sem graca" fica de boa ai ensino medio

ShadoW is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

08-09-08, 13:02 #31
Sonny, amoxicilina, diclofenaco sódico, paracetamol.. você acha ruim o generico?

ShadoW is offline   Reply With Quote
myronjr
Ewok
 

08-09-08, 19:41 #32
cara, o remédio manipulado foi por indicação médica?
às vezes eles mandam manipular pro medicamento trabalhar na área de forma mais específica. Se foi por indicação médica, e ele não recomendou a farmácia, fique certo de que é essa a intenção. Muitas vezes pode acontecer dele mandar aumentar a dosagem de certa substância, coisa que os remédios de "grife" não têm. espero ter ajudado

myronjr is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

08-09-08, 20:02 #33
como falei, a dosagem teoricamente é a mesma.. digamos 10mg por cápsula..
a dúvida é se tem o mesmo efeito...

por exemplo a Isotretinoína: o da Roche (Roacutan) custa uns 200 reais, já o Isoface (que é de outro lab.) custa menos (não lembro o valor exato).

esses remédios de laboratórios grandes (como a Roche) geralmente são caros, por isso que penso em optar por manipulados... a dúvida é se vai ter o mesmo efeito.
o atendente da farmácia sempre fala que tem o mesmo efeito, mas vai saber.

ps: minha dúvida não foi sobre o roacutan (até porque já tomei isso faz tempo). apenas usei ele como exemplo.

snake is offline   Reply With Quote
dw
Trooper
 

XFIRE ID: d4rkwng Steam ID: coragem
08-09-08, 20:28 #34
eu usei isotretiotinina (isoface) e pelo menos funcionou

dw is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 09:23.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.