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Mr. Valle
Trooper
 

Default Preço errado no site. Vale ou não?

21-05-09, 14:00 #1
Ontem passou uma notícia sobre o caso da Fnac, que tava vendendo TV e Laptops por R$ 9,90 por um erro no sistema.

Como vira e mexe surge esse tipo de coisa por aqui resolvi postar a notícia que dá uma esclarecida:

Como o cara dos Direitos do consumidor falou: Se a diferença for mto absurda, a loja não precisa entregar. Se a diferença for plausível, pode ir atrás que rola.


Quote:
Postado por Jornal da Globo
Erro faz site vender aparelhos eletrônicos por menos de R$ 10
Tevês de alta definição e Laptops por apenas R$ 9,90. O que parecia ser uma promoção tentadora e quase inacreditável na internet virou uma lição para dezenas de consumidores.


Parecia a oportunidade dos sonhos. "No começo eu não acreditei muito, mas depois acabei entrando no site e realmente vi que tinha TV de LCD e por R$ 9,90", conta Edgar Yamaguchi, estudante de psicologia.

Além da TV, Edgar comprou dois laptops. "Falei, deve ser alguma jogada de marketing deles, ou um erro do site, ou uma mega promoção", lembra Edgar.

O estudante recebeu os comprovantes das compras por e-mail. O preço anunciado no site da Fnac correspondia a menos de 0,5% do valor real dos produtos. Na noite desta quarta-feira, a mesma TV LCD de 46 polegadas era vendida por R$ 5.099. Um dos laptops que Edgar tentou comprar, hoje está anunciado por R$ 3.799.

A Fnac diz que, que pouco depois da meia-noite desta quarta-feira, o site da empresa iniciaria uma promoção de DVDs a R$ 9,90 cada. Os preços seriam alterados automaticamente pelo sistema de gerenciamento do site, mas uma falha na ferramenta de promoção teria alterado também os preços de outros produtos como laptops e tevês de alta definição. Segundo a empresa, o problema foi corrigido imediatamente, mesmo assim, 100 pedidos foram feitos por consumidores.

A empresa afirma que não vai entregar os produtos vendidos pelo preço errado e sim reembolsar os consumidores. O Instituto de Defesa do Consumidor diz que quando uma empresa faz um anúncio errado, mesmo reconhecendo a falha, tem que entregar a mercadoria. Mas este caso é diferente: quem comprou produtos, sabidamente caros a menos de R$ 10, deveria desconfiar que havia algo errado.

"A discrepância que existe entre o que foi oferecido e o que a gente imagina que seja do produto oferecido é muito grande. Nossa obrigação na condição de consumidor de boa fé é tentar esclarecer se houve esse problema antes de tentar tirar proveito dessa situação", explica o assessor jurídico do Idec, Marcos Diegues.

No mês passado, foi à rede Makro que provocou uma correria às lojas. Por um erro de impressão, um laptop foi anunciado por mil reais a menos do que valia. Em Sorocaba, as máquinas foram vendidas pelo preço do anúncio, mas em outras cidades, o caso foi parar na polícia porque as lojas haviam se recusado a entregar os computadores pelo preço anunciado.

Para o idec, um caso diferente, já que não é absurdo supor que um produto seja vendido por metade do valor. "Eventualmente a pessoa que se dirigiu a essa loja estava muito mais convencida de que aquele preço era uma promoção com desconto do que esta que pretende adquirir uma televisão de 9,90".
Vejam a matéria no site, é engraçado o japinha com a maior cara de pau do mundo achando que era uma super promoção... uaheuheahuae

http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,...ENOS+DE+R.html






Last edited by Mr. Valle; 21-05-09 at 14:07.. Motivo: Formatei a notícia pra ficar melhor
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Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
21-05-09, 14:02 #2
vi hoje de manha
o japinha se achando O Malandro
falando q comprou varios notebooks

tinha q tomar um processo nos cornos

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DiE LuCiaNo
Tangamandapiano
 

Steam ID: luhdie
21-05-09, 14:03 #3
Acho que deveria é punir quem age de má fé + cara-de-pau dizendo que achava que era uma promoção de verdade.

prontofalei

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kakarotto
Trooper
 

PSN ID: DS_kakarotto
21-05-09, 14:05 #4
o especialista falou ontem no jornal

SE fosse aqueles notebook que estavam pela metade do preço normal (899,00), ai ta certo. Mesmo sendo erro do site, eles eram obrigados a vender pq o preço nao era absurdo

Porem esse ai de menos de 10 reais, a loja tinha q devolver o dinheiro dos bestas q compraram e colocar o preço real, pq ta na cara neh? 10 reais por uma tv de 46' nao da

kakarotto is offline   Reply With Quote
CroNicaL
Trooper
 

Steam ID: cron1cal
21-05-09, 14:08 #5
Eu acho que é cara de pau também, as pessoas adoram processar empresas para ganhar dinheiro. Cambada de vagabundo.

CroNicaL is offline   Reply With Quote
EricHavoc
Trooper
 

21-05-09, 14:08 #6
fala serio... vem dizer q se vcs flagrassem no americanas por exemplo, com um erro destes, não estariam la comprando horrores e ainda postariam aki contando vantagens!
todo mundo compraria! eu so nao seria cara de pau de falar q pensava ser promoção. fala a verdade horas... azar da loja q tem um sistema falho. grana não deve faltar pra eles por um sistema descente!

EricHavoc is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Tangamandapiano
 

Steam ID: luhdie
21-05-09, 14:10 #7
Não, não estaria, exatamente por isso que eu disse que deveria ser punido quem faz isso.
Eu pegaria e iria perguntar à gerência se aquilo era real e pronto.

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

21-05-09, 14:17 #8
Eric, eu não faria pq não vai dar em nada. E por isso postei aqui pros darknerds não perderem seu precioso tempo com supostas barganhas que não vão dar em nada.

E como meu pai sempre diz, sabendo usar não vai faltar. Com os direitos tb é assim.

Mr. Valle is offline   Reply With Quote
landim
Trooper
 

21-05-09, 14:20 #9
por falar nisso qq virou do rolo da dell? ja deve ter anos isso...

landim is offline   Reply With Quote
EricHavoc
Trooper
 

21-05-09, 14:24 #10
Quote:
Postado por Mr. Valle Mostrar Post
Eric, eu não faria pq não vai dar em nada. E por isso postei aqui pros darknerds não perderem seu precioso tempo com supostas barganhas que não vão dar em nada.

E como meu pai sempre diz, sabendo usar não vai faltar. Com os direitos tb é assim.
sakei!

EricHavoc is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

21-05-09, 14:31 #11
eu não perguntaria à gerência alguma
pq se o preço fosse real, enquanto eu pergunto o preço, outros consumidores estariam comprando e, depois que o gerente me respondesse eu leria um ESTOQUE ESGOTADO! e ficaria sem o produto

eu acredito que devemos nortear nosso comportamento sempre pelo princípio da boa-fé.
mas duas observações:

1- depois que a gol vendeu passagens porto-alegre-macapá por R$ 1,00 (e até por R$ 25,00), não sou obrigado a pensar que tentar me aproveitar da oportunidade de comprar um computador por R$ 9,90 seja agir de má-fé.

2- TODO erro deve ser punido, para que possa ser evitado, e a criação de uma falsa expectativa em um consumidor também. portanto, acho injusto que, num caso desses, o anunciante possa se esquivar do ônus de entregar o produto simplesmente devolvendo o valor pago pelo consumidor (que nem corrigido é, na maioria esmagadora dos casos).

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Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
21-05-09, 14:37 #12
Sao 2 extremos. Do mesmo jeito que tem jeito de ser acidente, tem lojas que adoravam fazer esses "acidentes", eu lembro que teve uma epoca que o carrefour anunciava ou uma roupa, ou um calcado ou um eletrodomestico por um preco mt vantajoso, "ate esgotar o estoque", so que inevitavelmente, o estoque sempre estava esgotado, mesmo que a loja estivesse aberta a 5 minutos.

No caso da fnac, eu acho que ela teria direito a fazer isso "de boa fe", 1x por ano (ou x, enfim, uma cota), se passasse disso devia ter algum tipo de auditoria e uma bela MULTA pra ela, e ela que se virasse com a empresa que presta servicos web pra ela.

Agora, a gente ve o rolo da telefonica, sem sinal, tudo ferrado, e continuam anunciando na tv e vendendo novas assinaturas? palhacada mesmo é isso.

Jeep is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

21-05-09, 14:43 #13
Mesma coisa com a internet, Jeep. Eles estouram a capacidade de transferência, não mantém a qualidade, constantes 'resets' e traffic shaping e ainda assim continuam enfiando mais gente pra dentro, como se fosse um ônibus superlotado.

Sobre o preço, é isso mesmo, se não houver um preço razoável com o mercado há má-fé presumida, o que me parece ser errado judicialmente mas certo moralmente. Entretanto, é verdade que as pessoas não são obrigadas a saberem sempre o preço atual de mercado e, posso apostar pra vocês que entrando no site vai haver algum texto "Super Promoção" ou "Liquidação total" algo do gênero, SEMPRE tem e poderia levar o consumidor a achar que se tratava de uma promoção mesmo.

marconds is offline   Reply With Quote
rockafeller
omgthatsthefunkyshit
 

21-05-09, 14:54 #14
nossa
uma super promocao
LCD 46" full hd por 9,90
totalmente plausível..

rockafeller is offline   Reply With Quote
kakarotto
Trooper
 

PSN ID: DS_kakarotto
21-05-09, 15:05 #15
acho q nem se a tv tivesse toda quebrada e esmaga, nao valia 10 reais
vende as peças e ganha bem mais do q isso

ate pq foram so alguns itens de valor q tiveram o preço de 9,90. Acho q dava pra sacar q era erro

kakarotto is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Tangamandapiano
 

Steam ID: luhdie
21-05-09, 15:10 #16
Pô, cê acha mesmo, Goku?

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
seuboi
manboipig
 

Steam ID: seuboi
21-05-09, 15:12 #17
losers, comprei 8 tvs e estou revendendo, rs

seuboi is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

21-05-09, 15:36 #18
alguém me explica como dá pra sacar que é erro?!

eu já comprei passagens de avião que custavam R$ 2.000,00 reais por 50,00 ida e volta.

como vcs conseguem distinguir quando é erro e quando é uma estratégia agressivíssima de marketing?

me expliquem por favor pq estou me sentindo burro perto de vcs. praticamente como quem toma calote no mercado livre e não tem a capacidade de identificar quem é caloteiro e quem não é só pelo anúncio, que nem o serjaum.

Hades is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

21-05-09, 15:39 #19
Quote:
Postado por Hades Mostrar Post
eu não perguntaria à gerência alguma
pq se o preço fosse real, enquanto eu pergunto o preço, outros consumidores estariam comprando e, depois que o gerente me respondesse eu leria um ESTOQUE ESGOTADO! e ficaria sem o produto

eu acredito que devemos nortear nosso comportamento sempre pelo princípio da boa-fé.
mas duas observações:

1- depois que a gol vendeu passagens porto-alegre-macapá por R$ 1,00 (e até por R$ 25,00), não sou obrigado a pensar que tentar me aproveitar da oportunidade de comprar um computador por R$ 9,90 seja agir de má-fé.

2- TODO erro deve ser punido, para que possa ser evitado, e a criação de uma falsa expectativa em um consumidor também. portanto, acho injusto que, num caso desses, o anunciante possa se esquivar do ônus de entregar o produto simplesmente devolvendo o valor pago pelo consumidor (que nem corrigido é, na maioria esmagadora dos casos).
Tudo bem, compre e pergunta pra gerência da loja.

1- Passagem aéreas é bem diferente né?

2- Se fosse um erro que causasse um prejuízo ao consumidor, deve ser punido e ressarcido, que é o caso do notebook, uma porrada de nego viajou, madrugou na fila procurando o produto e que estava num preço que até poderia ser viável numa promoção ou queima de estoque. Agora no caso da fnac, ngm perdeu nada, eles corrigiram o erro 15 minutos depois, não tem nem o que argumentar.

Mr. Valle is offline   Reply With Quote
rockafeller
omgthatsthefunkyshit
 

21-05-09, 15:44 #20
nossa
se vc realmente acha q qualquer loja no brasil venderia uma tv lcd 46" por 9,90 como "estrategia de marketing", parabens, vc ficou igual ao House, tendo alucinaçoes e o caralho

ou o "marketeiro" tem sindrome de down.



seu exemplo foi lindo, mas favor nao comparar um SERVIÇO com um produto de valor venal absurdamente maior doq o valor sugerido aqui (9,90)

rockafeller is offline   Reply With Quote
SoulBlighter
inativo
 

21-05-09, 15:45 #21
Eu quero que se lasque uma empresa dessa... ela lucra bem mais do que perde ao acontecer esse erro. Eu compraria o máximo possível e colocaria uma tv no banheiro!

SoulBlighter is offline   Reply With Quote
night
Olavete
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
21-05-09, 15:46 #22
1) Existe um subfórum específico para esse tipo de assunto. Sabia? Qual é a dificuldade de usá-lo?

2) Em regra, a oferta vincula, como estabelecem os artigos 30 e seguintes da Lei 8.078/90:

Quote:
Postado por CDC
Art. 30. Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.
Entretanto, há casos em que o erro na oferta é tão evidente e óbvio que não se pode pretender obrigar o fornecedor a cumpri-la. Me parece ser este o caso.

Qualquer "homem médio" é capaz de saber que uma televisão com as características da anunciada jamais poderia custar menos do que um sanduíche do McDonald's.

Qualquer leigo ou semi-analfabeto sabe, perfeitamente, que por R$ 9,90 não se pode comprar um notebook. Nesses casos, é evidente a má-fé do consumidor, que tenta se valer de um equívoco para se locupletar indevidamente.

E vale lembrar que o nosso ordenamento jurídico também não permite o enriquecimento/locupletamento ilícito, inclusive estabelecendo sanções para quem, sem justa causa, se enriquece à custa de outrem.

Há julgados sobre o assunto, inclusive.


Last edited by night; 21-05-09 at 15:54..
night is offline   Reply With Quote
rockafeller
omgthatsthefunkyshit
 

21-05-09, 15:50 #23
menos o Hades, aparentemente

rockafeller is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

21-05-09, 15:50 #24
mas serviço também tem custo. e no caso, um custo ABSURDAMENTE maior do que o valor cobrado.

o fato é que algumas empresas estão dispostas a suportar prejuízos extraordinários como estratégias diversas de marketing e vendas, sendo uma delas fortalecer a marca.

e agora estão fazendo o consumidor suportar o ônus de distinguir qual o tipo de política de preços adotada, ao invés de impor sanções mais rigorosas aos fornecedores que criam neles falsas expectativas


Last edited by Hades; 21-05-09 at 15:55..
Hades is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
21-05-09, 15:53 #25
Quem aqui não lembra do erro da Dell com os P4 3,8Ghz?! :P 1800 reais, sendo que o processador era na época tipo uns 1500 reais só ele....heheheh

Sabbath is offline   Reply With Quote
rockafeller
omgthatsthefunkyshit
 

21-05-09, 15:53 #26
Ok hades, entao da proxima vez q vc vir uma LCD 46" por 9,90 me da um toque.




edit: o exemplo da dell sim é um exemplo plausivel, ja q 1800 reais é um valor consideravel, e creio q apenas alguem com um razoavel conhecimento em informatica saberia q o preço esta errado
por "homem medio" temos q pensar em nossos pais, tios, e nao nós e nossos amigos ultra-nerds.

rockafeller is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

21-05-09, 16:05 #27
Quote:
Postado por Nightwolf Mostrar Post
1) Existe um subfórum específico para esse tipo de assunto. Sabia? Qual é a dificuldade de usá-lo?
Pode crer, nem pensei nisso. Se quiserem podem mudar.

Mr. Valle is offline   Reply With Quote
night
Olavete
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-05-09, 09:13 #28
Quote:
Postado por Hades Mostrar Post
alguém me explica como dá pra sacar que é erro?!

eu já comprei passagens de avião que custavam R$ 2.000,00 reais por 50,00 ida e volta.

como vcs conseguem distinguir quando é erro e quando é uma estratégia agressivíssima de marketing?

me expliquem por favor pq estou me sentindo burro perto de vcs. praticamente como quem toma calote no mercado livre e não tem a capacidade de identificar quem é caloteiro e quem não é só pelo anúncio, que nem o serjaum.
Desculpa, mas é indefensável essa sua tese neste caso. Eu concordaria caso a aberração não fosse tão grande. Há pessoas que compraram OS DOIS produtos (TV e notebook) por R$ 9,90 cada... há inclusive um comprador que admite que "não sabia se era um erro no site ou uma promoção maravilhosa". Fala sério...

Você tem que se pautar pela razoabilidade da oferta, pelos parâmetros do "homem médio" e pelo bom senso. R$ 9,90 não compra nem o plug pra ligar o aparelho na tomada, francamente. Em um caso desses me parece evidente a má-fé do consumidor, ainda mais em se tratando de oferta vinculada pela internet. Jamais tirariam proveito de uma "oferta" dessas simplesmente porque ignoram a existência desse tipo de produto; estão mais preocupadas em comer, vestir (mal e porcamente) e viver. Aparelhos sofisticados de última geração são um luxo que poucos podem se dar e, por isso mesmo, poucos procuram.

Todo mundo sabe que o cidadão que não tem discernimento praticamente não tem acesso à internet e a computadores. Pela própria natureza dos produtos, não é admissível considerar que o consumidor foi induzido em erro pelo anúncio. Pessoas pobres, sem discernimento e sem cultura em geral não têm acesso a televisões de 46 polegadas e notebooks de última geração.

Me desculpe, mas defender essa hipótese é pretender dar uma interpretação extremamente exagerada ao Código de Defesa do Consumidor. Isso fere no mínimo as disposições do próprio CDC, na parte principiológica, sem falar do aspecto constitucional e, mais ainda, moral. Na boa, não dá...

night is offline   Reply With Quote
SoulBlighter
inativo
 

22-05-09, 10:46 #29
Agora se é o contrário e a loja cobra 1000% de lucro e alguém paga. A loja tá agindo de boa fé, visto que o produto é dela e vende ao preço que quiser?!
Brasil é coisa boa d+!

SoulBlighter is offline   Reply With Quote
night
Olavete
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-05-09, 10:50 #30
Nossa. Nada a ver.

night is offline   Reply With Quote
SoulBlighter
inativo
 

22-05-09, 10:58 #31
Sustenta o nada a ver?
Só fiz a comparação se fosse o contrário.
Que medidas legais o consumidor poderia tomar?

SoulBlighter is offline   Reply With Quote
night
Olavete
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-05-09, 11:02 #32
Isso que você está falando não tem absolutamente nada que ver com oferta vinculante e só pelo seu comentário sobre o País, ao invés de "sustentar o nada a ver" eu tenho vontade de mandar você procurar um País melhor pra morar... brasileiro é o povo mais palhaço do universo, quer tirar vantagem em tudo e se fazer de coitadinho... e ainda tem a pachorra de reclamar do "sistema".

Mas...

Quote:
Postado por CDC
Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

(omissis)

V - exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva;

night is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

22-05-09, 11:17 #33
Quote:
Postado por SoulBlighter Mostrar Post
Agora se é o contrário e a loja cobra 1000% de lucro e alguém paga. A loja tá agindo de boa fé, visto que o produto é dela e vende ao preço que quiser?!
Brasil é coisa boa d+!
A situação que vc colocou é absurda, mas vamos lá. Ngm é obrigado a comprar nada. Se vc está comprando pelo preço anunciado, vc está ciente do valor e produto que recebeu e está disposto a pagar aquele valor pelo produto.

A situação colocada é oposta, pq lida justamente com a obrigatoriedade da loja em cumprir o anuncio veiculado com erro.

Mr. Valle is offline   Reply With Quote
SoulBlighter
inativo
 

22-05-09, 11:24 #34
Quote:
Postado por Nightwolf Mostrar Post
... brasileiro é o povo mais palhaço do universo...

Mas...
Com enfase em não saber tratar os outros bem...

1000% foi exagerado, mas se você não acha que lucrar mais de 100% sobre algo muito... infelizmente eu acho!

SoulBlighter is offline   Reply With Quote
night
Olavete
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-05-09, 11:29 #35
Quote:
Postado por SoulBlighter Mostrar Post
Brasil é coisa boa d+!
Com ênfase em promover a apologia da idiotice reclamando de tudo (e de barriga cheia)...

night is offline   Reply With Quote
SoulBlighter
inativo
 

22-05-09, 11:31 #36
Velho de boa, eu nem posto mais aqui... Que bom que sou idiota...
Otimo pra vc que eh muito esperto e inteligente. Continue achando o que voce quiser!

SoulBlighter is offline   Reply With Quote
night
Olavete
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-05-09, 11:33 #37
Só me explica por que a mania de por a culpa no País para todos os problemas...

Como se o problema fosse O BRASIL e não O BRASILEIRO.

Você pediu a explicação, eu dei. Reclamar do País à torta e à direita é idiota, sim. Me desculpe, mas é.

E por quê você acha que tem total liberdade para me atacar - diretamente - e não ser respondido à altura?

night is offline   Reply With Quote
SoulBlighter
inativo
 

22-05-09, 12:06 #38
Te atacar? Falei soh do fato de como voce responde. Momento nenhum te xinguei de nada.

Me explica também a diferenca entre o país e o povo? Pq pra mim uma país é seu povo.
Melhor ser idiota por ignorância do que por vontade.
O brasileiro menos afortunado gosta de tirar vantagem, pq o maldito brasileiro que eh mais afortunado tem a infeliz tendencia de fuder com a classe mais baixa.
Pior ainda são pessoas que por ter conhecimento em algo, acha que tem o direito de ficar pressupondo e ainda tentam diminuir quem não possue esse conhecimento.

Sem mais, se tiver moderador aqui, peço que delete meus posts. Pq acho infantilidade o nivel que chegou a conversa.

SoulBlighter is offline   Reply With Quote
DALBEN
Trooper
 

Gamertag: GC DALBEN PSN ID: DALBEN_ XFIRE ID: DALBEN_DALBEN Steam ID: gustavocorsodalben
22-05-09, 12:21 #39
Qualquer pessoa com um pouco de bom senso nao compraria, porque obviamente é um erro, prejudicaria o funcionario que cometeu o erro, sem contar o prejuizo absurdo da empresa, pra mim uma pessoa que vai ali e compra 10 produtos sabendo que o preco está 100 x mais baixo que o normal, é nada mais que um vagabundo, que tenta ganhar dinheiro a custa do prejuizo dos outros.

DALBEN is offline   Reply With Quote
night
Olavete
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-05-09, 12:26 #40
SoulBlighter, lamentavelmente, não tem como concordar com você. Desde o primeiro post seu neste tópico a sua postura foi a de dizer "eu quero que se lasque uma empresa dessas", em clara manifestação de que você quer, sim, tirar proveito de tudo.

O exemplo que você utilizou de 1000% foi absurdo. Absurdo. Não tem outra palavra para descrever. E ainda por cima comparou uma situação que não tem nada a ver com a de oferta vinculante...

E na boa... "não te xinguei" não quer dizer nada...

night is offline   Reply With Quote
DALBEN
Trooper
 

Gamertag: GC DALBEN PSN ID: DALBEN_ XFIRE ID: DALBEN_DALBEN Steam ID: gustavocorsodalben
22-05-09, 12:31 #41
mimimi, night emo. aeh ;*

DALBEN is offline   Reply With Quote
night
Olavete
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-05-09, 12:34 #42
oUHEouAHeuohuae!

Dae Dalben... qto tempo cara!
Como é que tá?

_o/

night is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

22-05-09, 12:36 #43
Quote:
Postado por Gustavo Corso Dalben Mostrar Post
Qualquer pessoa com um pouco de bom senso nao compraria, porque obviamente é um erro, prejudicaria o funcionario que cometeu o erro, sem contar o prejuizo absurdo da empresa, pra mim uma pessoa que vai ali e compra 10 produtos sabendo que o preco está 100 x mais baixo que o normal, é nada mais que um vagabundo, que tenta ganhar dinheiro a custa do prejuizo dos outros.
Vc me lembrou de uma situção parecida que é um bom exemplo de boa fé e má fé lidando com erros da empresa.

Quando vc vai em um lugar e te dão o troco errado? Vc devolve ou não?

Mr. Valle is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

22-05-09, 13:56 #44
nao cabe ao comprador definir o q eh ou nao plausivel..

tv full hd 243423 polegadas a 10 reais pode ser obvio para nois mas nao para um maldito gari, todos os casos devem ser analisados individualmente, se agir de ma fe, se fode..

ircF is offline   Reply With Quote
night
Olavete
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-05-09, 14:58 #45
Foi o que eu falei. Acontece que um "gari", como você definiu, não vai ter acesso à TV full hd e, se tiver, não vai nem se interessar...

Prioridades diferentes...

night is offline   Reply With Quote
night
Olavete
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-05-09, 14:59 #46
Quote:
Postado por Mr. Valle Mostrar Post
Vc me lembrou de uma situção parecida que é um bom exemplo de boa fé e má fé lidando com erros da empresa.

Quando vc vai em um lugar e te dão o troco errado? Vc devolve ou não?
Eu devolvo.

night is offline   Reply With Quote
SoulBlighter
inativo
 

22-05-09, 15:57 #47
Essa questão do troco ai eh outra situacao e jah devolvi varias vezes.

SoulBlighter is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

22-05-09, 18:04 #48
Quote:
Postado por Nightwolf Mostrar Post
Foi o que eu falei. Acontece que um "gari", como você definiu, não vai ter acesso à TV full hd e, se tiver, não vai nem se interessar...

Prioridades diferentes...
Na moral, acho que o gari teria o melhor comportamento diante disso, ele provavelmente surpreso por poder comprar um item desses, iria perguntar se aquilo esta certo... (E se dá pra parcelar ... lol, maldade!)

Mr. Valle is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw
22-05-09, 22:41 #49
na boa, dificil acreditar nas "boas almas" que aparecem em todo topic desse tipo. hipocrisia não. não estou generalizando, mas é bem mais facil um burgues tentar tirar vantagem do que um pobre gari, como o valle disse, e supondo que 90% da DS seja da classe media/alta, fica dificil acreditar nesse "manifesto de direito civil" que acontece sempre quando surge um topico assim.

deadcow is offline   Reply With Quote
night
Olavete
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-05-09, 22:48 #50
Foi isso que eu disse, oras... que a) quem comprou foi por puro oportunismo; b) só não teria discernimento suficiente as pessoas de baixíssimo poderio aquisitivo e intelectual.

night is offline   Reply With Quote
night
Olavete
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-05-09, 22:52 #51
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Postado por Mr. Valle Mostrar Post
Na moral, acho que o gari teria o melhor comportamento diante disso, ele provavelmente surpreso por poder comprar um item desses, iria perguntar se aquilo esta certo... (E se dá pra parcelar ... lol, maldade!)
Disso eu não tenho a menor dúvida.

Por isso que eu digo (e repito) que só os sacanas quiseram tirar proveito de uma oferta tão absurda.

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Kenny
Trooper
 

22-05-09, 23:43 #52
Fora a boa-fé objetiva que deve pautar todas as relações. Comprar uma TV dessas ou um notebook por R$ 9,90 é atentar contra a boa-fé. é evidente má-fé do consumidor.

Se algum "mané" for buscar esse "direito" na Justiça é capaz de levar uma boa (e devida) multa por litigância de má-fé.

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night
Olavete
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
23-05-09, 00:01 #53
Exatamente.

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timber
Trooper
 

XFIRE ID: fabiokobuti Steam ID: kobuti
23-05-09, 13:46 #54
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Postado por EricHavoc Mostrar Post
fala serio... vem dizer q se vcs flagrassem no americanas por exemplo, com um erro destes, não estariam la comprando horrores e ainda postariam aki contando vantagens!
todo mundo compraria! eu so nao seria cara de pau de falar q pensava ser promoção. fala a verdade horas... azar da loja q tem um sistema falho. grana não deve faltar pra eles por um sistema descente!
Acho que eu mandava meu currículum pra lá como desenvolvedor se o sistema fosse em PHP/ASP

AuhUAhUHAUhAUAHUAH

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timber
Trooper
 

XFIRE ID: fabiokobuti Steam ID: kobuti
23-05-09, 13:49 #55
Quote:
Postado por Hades Mostrar Post
o fato é que algumas empresas estão dispostas a suportar prejuízos extraordinários como estratégias diversas de marketing e vendas, sendo uma delas fortalecer a marca.
Prejuízos propriamente ditos como marketing não, o máximo é transferir custos daqui, pra li e vice-versa

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Kenny
Trooper
 

01-06-09, 08:51 #56
Segue um texto, "chupinhado" do MIGALHAS de sexta-feira (29/05), que sintetiza muito bem a questão.



Caso FNAC: vinculação da oferta x princípio da boa fé

Nayron Divino Toledo Malheiros*


Na madrugada do dia 20 de maio deste ano, pelo período de 10 minutos, os consumidores que navegavam pelo site da empresa FNAC se depararam com ofertas de vários produtos a preços extremamente baixos, dentre os quais podemos citar o caso de TVs LCD ao impressionante preço de R$ 9,90.

Várias pessoas que foram avisadas de tal preço acessaram o site e começarem a efetuar várias compras dos referidos produtos, até o momento que a empresa retirou o anúncio do ar, e posteriormente informou que se tratava de um erro técnico e que diante disso as compras seriam canceladas e os valores pagos pelos consumidores seriam estornados imediatamente.

Tal caso foi amplamente noticiado pela mídia nacional, sendo objeto de várias especulações, o que incentivou vários consumidores que tiveram suas compras canceladas a buscaram os órgãos de proteção do consumidor no intuito de que a oferta fosse cumprida pela empresa. Em suas alegações, tais consumidores se baseavam no que dispõe o CDC (clique aqui) sobre a vinculação da oferta.

Algumas instituições civis de defesa do consumidor se manifestaram favoravelmente no sentido da obrigação da empresa cumprir com o ofertado em seu site, alegando ainda que mesmo na hipótese de erro técnico que tal ônus deve ser suportado pela empresa, pelo risco de sua atividade desenvolvida, protegendo os consumidores de uma possível prática abusiva cometida pela empresa.

Com a devida Vênia, não concordo com este posicionamento. O CDC foi criado com o intuito equilibrar as relações entre fornecedores e consumidores, porém o Direito do Consumidor foi todo estruturado com base em vários princípios dentre os quais temos o da Boa Fé e o da Equidade, que são os pilares de qualquer relação jurídica e que devem ser respeitados tanto pelos fornecedores quanto pelos consumidores.

Da simples análise dos fatos chegamos à conclusão de que um consumidor que exige o cumprimento forçado desta oferta em momento algum está agindo com a Boa Fé necessária para que possa perfazer o contrato entre as partes.

No caso em tela chegamos ao cúmulo do aparelho de TV de LCD ser vendido a um preço que corresponde cerca menos de 1% do valor comercialmente aplicado no mercado, o que pode ser constatado facilmente em qualquer loja do ramo.

O valor anunciado para o produto e tão vil que possivelmente este mesmo consumidor conseguiria apenas comprar um controle remoto "pirateado" da referida TV.

Sobre este tema já manifestou o desembargador do TJSP e grande doutrinador consumerista Rizzatto Nunes "(...) pode o fornecedor recusar a oferta, porque o erro é grosseiro, flagrante. A oferta é evidentemente falha, contrariando qualquer padrão regular e usual doe preço de venda do produto daquele tipo."

E o por incrível que pareça o exemplo dado na sequência por este doutrinador era exatamente de uma TV de R$ 500,00 anunciada equivocadamente por R$ 5,00. Neste sentido ele ainda reitera:


Dois dos princípios sobre os quais está fundada a relação jurídica de consumo são a boa-fé e o equilíbrio. Eles são pressupostos de toda relação estabelecida. Seria impossível propugnar por uma relação jurídica, como a do exemplo da oferta de TV por apenas R$ 5,00, na qual o bom senso não imperasse e se quisesse fundá-la nos princípios da boa-fé e do equilíbrio. (RIZZATTO NUNES, Curso de direito do consumidor, 2005, p.392)


Assim, podemos afirmar que pelo fato da relação firmada anteriormente não ter sido revestida com a observância ao respeito de princípios básicos do CDC, esta não pode ser aceita como válida, possibilitando assim o direito do fornecedor a negar seu cumprimento.

O Principio da Vinculação da oferta deve ser aplicado em casos onde claramente observamos que o fornecedor induz o consumidor ao erro, ou se utilizada de artifícios de marketing com o intuito de depois se eximir de obrigações que são totalmente exigíveis. O que não observamos em momento alguém neste caso.

Temos aqui um caso de mitigação ao princípio da vinculação da oferta o que é totalmente plausível nestes casos onde resta clara e evidente a ausência de boa fé e equidade.

Devemos assim concluir que o CDC não pode ser tratado como a tirania dos consumidores face aos fornecedores. Devemos sim analisar as peculiaridades de cada caso para evitar que esse direito seja mal utilizado, evitando-se exageros e abusos cometidos por seus tutelados principalmente quando estes buscam vantagens manifestadamente excessivas, o que com certeza acarretará em prejuízo a toda coletividade.

_______________

*Advogado, sócio do escritório Toledo, Duarte & Siqueira advogados S/S, ex-conciliador do Procon-Goiânia

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XtremE
Trooper
 

01-06-09, 15:24 #57
é exatamente o que eu falava no chat do deuzete na hora que alguns viram esse defeito no site e já estavam fazendo suas encomendas...

entendo a indignação daqueles que veem nesse caso uma oportunidade imperdível e que esperam poder se valer dos códigos para dar eficácia ao seu direito, sobretudo porque, num contexto amplo, é a população que sempre arca com as mazelas postas em prática pelos governantes e pela sociedade em geral (empresária ou não)...

ocorre que o Código de Defesa do Consumidor foi criado exatamente para devolver aos consumidores aquelas parcelas de seus direitos que lhes foram subtraídas em seus atos negociais com fabricantes e vendedores e não para servir-lhes de "pavilhão da cidadania consumerista" como se cláusulas pétreas fossem...

fazer uso do CDC como "muleta" para o enriquecimento sem causa seria um baita "tiro no pé" de todos os consumidores, cujo único resultado prático seria a revisão de toda a norma consumerista ou, pior ainda, provocar a insurgência das sociedades empresárias pela criação de uma norma que lhes confira direitos antagônicos específicos...

é dizer, com o pouco de CDC que se tem, conquistado em meio à inúmeras batalhas judiciais, o consumidor que se utiliza deste para "agigantar" seu status no negócio jurídico acaba colocando por terra seus próprios direitos enquanto macula sua cidadania...

sem mais

XtremE is offline   Reply With Quote
eiol
inativo
 

21-02-10, 01:42 #59
Quote:
Postado por LANDIM Mostrar Post
por falar nisso qq virou do rolo da dell? ja deve ter anos isso...
No meu caso da dell fechou semana passada, como o produto estava com um valor 60% inferior ao preço correto eles foram condenados a vender um produto e dar um desconto de 60% no mesmo, então em um acordo compramos um Notebook com o valor de R$3.500 e recebemos o desconto de 60% nele e vamos pagar em 12x sem juros no cartão ainda. O rolo começou em 2005 e terminou só agora.

eiol is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

26-02-10, 12:55 #60
porra, e o notebook hj deve ser um lixo total.

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whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
26-02-10, 13:12 #61
"(...) eles foram condenados a vender UM produto e dar um desconto de 60% no mesmo (...)"

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timber
Trooper
 

XFIRE ID: fabiokobuti Steam ID: kobuti
26-02-10, 14:29 #62
Quote:
Postado por night Mostrar Post
E vale lembrar que o nosso ordenamento jurídico também não permite o enriquecimento/locupletamento ilícito, inclusive estabelecendo sanções para quem, sem justa causa, se enriquece à custa de outrem.
Se eu fosse o dono da loja, e alguém entrasse com processo. Se eu ganhasse, ainda entraria com uma ação por enriquecimento ilícito e má fé. Não sei em que lei se encaixa isso mas eu tentaria.

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night
Olavete
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
26-02-10, 15:55 #63
Nesse caso não se encaixaria em coisa nenhuma, já que não houve enriquecimento ilícito se você, enquanto dono da loja, ganhou a ação.

E quanto à má-fé, ela poderia ser arguida na própria ação.

night is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa
26-02-10, 17:43 #64
mano

os nego tinham q ser obrigados a aceitar e fazer a entrega do produto...

pq se os negos conseguem errar até msm no preco dos produtos (que é o lucro desles) imagina o q acontece com nossos dados....

Zigfried is offline   Reply With Quote
XtremE
Trooper
 

28-02-10, 20:25 #65
Ziegfried, lé com cré, por favor...

XtremE is offline   Reply With Quote
timber
Trooper
 

XFIRE ID: fabiokobuti Steam ID: kobuti
29-03-10, 18:39 #66
Quote:
Postado por SoulBlighter Mostrar Post
Com enfase em não saber tratar os outros bem...

1000% foi exagerado, mas se você não acha que lucrar mais de 100% sobre algo muito... infelizmente eu acho!
Até 100% eu já não acho muito.
Existem milhares de coisas que se é cobrado sobre um produto e uma das que mais fizeram o preço aumentar é a substituição tributária.
Aqui na empresa, não vale a pena você vender algo com margem de lucro menor que 70%, visto que desses 70, de 45 à 50 são para pagar os gastos.

Ex: Se você compra uma TV, o gasto com frete da transportadora, pessoal, estoque, e tudo mais, se você vender ela com 30% de lucro, R$ 300,00 você estaria no mínimo (MÍNIMO) trocando figurinhas.

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