Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
dark_man
Trooper
 

Default [Dica] Pagando boletos atrasados via internet

02-03-10, 18:58 #1
Tirei do Site Meio Bit.

Quote:
Pagando boleto vencido pela Internet de forma fácil
Todo mês o ritual é o mesmo, juntar todas as contas, programar os pagamentos e ver nosso rico dinheirinho indo embora. Normal, faz parte. Mas o que dá raiva é descobrir que vacilamos em um dos boletos e ele havia vencido 1 ou 2 dias antes. Por causa de dois míseros dias temos que enfrentar fila de banco, perdendo tempo precioso de trabalho ou almoço, somente para calcular multa e juros.

Aí você pensa: "pô, mas eu sei calcular essa merreca" - e normalmente é mesmo uma merreca, não dá nem para pagar uma passagem de ônibus - "por que não posso pagar via Internet?". Alguns bancos te dão a possibilidade de gerar uma segunda via do boleto. Em outras circunstâncias você consegue que o emissor te mande uma segunda via por e-mail. Mas na maioria das vezes, é fila mesmo, não tem para onde correr. Ou ... tem sim!

Como pagar boletos vencidos via Internet?

Há aproximadamente 1 ano, eu passei por esse perrengue, pois não consegui entrar em contato com o emissor do boleto, o banco não me dava essa opção, eu tinha que pagar a conta naquele dia para não perder um benefício e já passava das 16h de uma sexta-feira. Pelo Google descobri alguns sites que afirmavam não haver problemas alterar a data de vencimento e valor de pagamento manualmente. Resolvi arriscar.

O cálculo é relativamente simples, se você já mexeu com geração de boletos (e eu já fiz alguns sisteminhas de boletos no passado). O segredo está na "linha digitável".

 


Essa linha é a representação numérica do código de barras de um boleto e nela estão presentes todas as informações necessárias para que o banco efetue o pagamento corretamente, desde número do banco, contrato do emissor, data de vencimento, valores e, obviamente, dígitos verificadores do código.

Na imagem acima é fácil notar que a última sequência de números possui apenas dados que podem ser variados, de acordo com a data do pagamento: a data de vencimento e o valor do documento. Os 4 primeiros dígitos, da data de vencimento, representam o números de dias contados à partir de 7 de outubro de 1997. Eles são seguidos do valor do boleto, expresso com 2 casas decimais, sem separadores. Logo de cara é possível ver que, tecnicamente, o modelo já limita uma data máxima e valor máximo a ser pago com esse tipo de documento.

Calcular multa e juros de um valor qualquer é moleza. Saber a quantidade de dias para inserir no campo do vencimento, dá mais trabalho, mas ainda assim é mais ou menos fácil. Agora, o dígito verificador que garante a autenticidade do documento, dá um trabalhão. É um cálculo de base 11 feito com multiplicações e somas de quase todos os números da linha digitável. Muito mais demorado de se fazer que simplesmente chutar um número ao tentar pagar o boleto ;-). Mas ... não existe uma forma mais simples?

Como fazer isso tudo mais fácil e rápido

Sim, existe. Alguns dias atrás eu estava um pouco ocioso e resolvi colocar o cérebro pra funcionar, programando um pouco. Como eu havia feito um javascript há quase 1 ano para calcular essa nova linha digitável, resolvi transformá-lo em uma mini-aplicação web e deixar disponível para qualquer pessoa. Foi assim, em poucas horas de ócio criativo, que nasceu o reBoleto.

 


O processo é muito simples, como deveria ser. Basta preencher corretamente a linha digitável, a nova data de vencimento (que já vem por padrão com o dia corrente) e os valores em reais para multa e juros por dia de atraso. O sistema calculará o valor devido e gerará uma nova linha digitável, com o novo valor, vencimento e o dígito verificador devidamente calculado. Mão na roda para os esquecidos, não?

Como nem tudo são flores, alguns tipos de boletos registrados não funcionam. Quando você for tentar fazer o pagamento via Internet, o seu banco irá informar que o documento só pode ser pago nas agências ou caixas eletrônicos. Isso é uma restrição do emissor e geralmente acontece em boletos que possuem descontos para pagamentos antes da data do vencimento. É bom conferir, após o pagamento, se seu credor deu baixa em sua dívida. Por isso é bom que você guarde comprovantes do pagamento.

Testem e digam o que acharam. Sugestões para melhoria também são bem vindas.
Achei mara, vou atrasar um boleto só pra testar!

Então fikdik http://reboleto.com.br/





dark_man is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
02-03-10, 19:01 #2
PORRA POE NO TEMP ESSA MERDA

edit:
opss... achei q era uma outra gambiarra q eu uso aki ahehaehaeheahhae

maxcool is offline   Reply With Quote
vaughan
Trooper
 

Steam ID: Johnny6F
02-03-10, 19:10 #3
Reboletion?

vaughan is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

02-03-10, 19:27 #4
Quote:
Postado por maxcool Mostrar Post
PORRA POE NO TEMP ESSA MERDA

edit:
opss... achei q era uma outra gambiarra q eu uso aki ahehaehaeheahhae
Favor comentar essa porra no temp..

MdKBooM is offline   Reply With Quote
kuidow
Trooper
 

02-03-10, 19:41 #5
funciona mesmo!?

kuidow is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

02-03-10, 19:43 #6
hehe é do Manoel Netto isso aí, nem pensei em postar aqui
aparentemente funciona que é uma beleza ele mesmo testou com um boleto atrasado.

punisher is offline   Reply With Quote
ruanbosa
Trooper
 

Steam ID: ruanbosa
02-03-10, 20:10 #7
paguei uma hoj atrasada e sem os juros! será q da algo?!

ruanbosa is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

02-03-10, 20:13 #8
POE A MAO NA CABECA Q VAI COMECAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

roadster is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
02-03-10, 20:22 #9
REBOLEEE TO TO, REBOLETOOOOO

ragauskas is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
02-03-10, 20:29 #10
Eu já sabia, mas achei legal o cara fazer isso aí certinho e travadinho, porque é costumeiro esse esquema ser usado para fraude...

Mordred_X is offline   Reply With Quote
ruanbosa
Trooper
 

Steam ID: ruanbosa
03-03-10, 07:24 #11
HAHAHAHA a conta que paguei vencida sem os juros foi dado baixa! 30,00 a menos!

ruanbosa is offline   Reply With Quote
Biel
Trooper
 

03-03-10, 08:28 #12
Maxcool, se pronuncie!

Biel is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
03-03-10, 10:20 #13
não
é que usando uma técnica parecida dá pra vc alterar a data de vencimento do boleto e pagar sem multa, ao invés de pagar com a multa calculada heahaeheah

maxcool is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

03-03-10, 10:29 #14
é fazer o que o ruan ali fez... altera a data e paga o mesmo valor...

Se o cara não tiver um bom contas a receber não vai nem perceber, até pq a compensação em geral é d+1, e se o cara pagou com o boleto, vai achar que só deu algum problema na compensação do banco.

Mr. Valle is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
03-03-10, 10:39 #15
Boa.
Se eu precisar, mas é mt raro eu atrasar algum pagamento.

Chronos is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
05-03-10, 00:43 #16
Quote:
Postado por ragauskas Mostrar Post
REBOLEEE TO TO, REBOLETOOOOO
hIEUHoieauHUAIEhaiuehUIAEHae
ri demais

OI VOLTEI MAE

Kensha is offline   Reply With Quote
Dinowar
Trooper
 

Steam ID: dinhowarrior
05-03-10, 07:01 #17
tudo que é pago pela internet é de responsabilidade do usuario.
nesse caso voce pode até pagar sem juros, mas a empresa favorecida provavelmente vai reclamar com o banco que o boleto não foi pago corretamente, e claro no banco eles possuem as provas legais de que os juros não foram pagos e irão autorizar um debito em conta dos juros ou alguma medida cabivel.

Dinowar is offline   Reply With Quote
mouse
Trooper
 

05-03-10, 08:15 #18
Quote:
Postado por roadster Mostrar Post
POE A MAO NA CABECA Q VAI COMECAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
não é "põe", é "bota"

mouse is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 08:04.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.