Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
MdKBooM
Trooper
 

Default Obsolescência programada chega aos LEDs?

19-07-16, 22:12 #1
Tenho procurado led para carro e esse artigo no reddit me interessou: http://boingboing.net/2016/07/15/for...ulbs-were.html

Basicamente diz que leds com 25.000 horas de uso provavelmente acabarão, como aconteceu na indústria das lâmpadas incandescentes.

Agora uma dúvida relacionada é por que raios alguns leds mais potentes precisam de ventilação ativa para não queimar? Será que já não é essa sacanagem de obsolescência programada? Digo isso pois led não produz calor, certo?





MdKBooM is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
19-07-16, 22:15 #2
OS LEDS NÃO LIBERAM CALOR

A luz emitida pelos LEDs é fria devido a não presença de infravermelho no feixe luminoso. Entretando, os LEDs liberam a potência dissipada em forma de calor e este é um fator que deve ser levado em consideração quando do projeto de um dispositivo com LEDs, pois a não observância deste fato poderá levar o LED a uma degradação acentuada do seu fluxo luminoso, bem como redução da sua vida útil. Boa parte da potência aplicada ao LED é transformada em forma de calor e a utilização de dissipadores térmicos deverá ser considerada a fim de que o calor gerado seja dissipado adequadamente ao ambiente, permitindo que a temperatura de junção do semicondutor ( Tj ) esteja dentro dos limites especificados pelo fabricante. Na Figura 4 apresentamos uma ilustração de um LED convencional de 5 mm e podemos observar que o caminho da potência dissipada em forma de calor é o mesmo da corrente elétrica, e esta disposição é feita pela trilhe de cobre da placa de circuito impresso. Já na Figura 5, apresentamos um LED de potência com encapsulamento, no qual podemos observar que os caminhos térmico e elétrico são separados e a retirada de calor é feita através do acoplamento de um dissipador térmico à base do LED, garantindo, com isto, uma melhor dissipação.



primeiro link do google

Patua is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
19-07-16, 22:26 #3
Assim, até onde eu sei não existe esse lance de "não produzir calor" não existe nada 100% eficiente que não produza calor quando transforma um tipo de energia em outro (no caso eletrica em luminosa), lampada led precisa de fonte, logo produz calor!

Sabbath is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

19-07-16, 22:30 #4
patua, não vieram as figuras 4 e 5. fico no aguardo. grato.

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
19-07-16, 22:33 #5
btw, aqui em casa é tudo led já!

Sabbath is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

20-07-16, 13:37 #6
LED tem transformador também, pleo menos estes que ligamos direto no 110-240V

David is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -2. horário: 08:32.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2018, Jelsoft Enterprises Ltd.
User Alert System provided by Advanced User Tagging (Lite) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2018 DragonByte Technologies Ltd.