Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Ted
Trooper
 

Gamertag: MassahudDS PSN ID: massahud Steam ID: massahud
Default Inserindo legendas diretamente no video

10-05-06, 18:16 #1
Resolvi ensinar como colocar as legendas diretamente no video. Pois tem gente que como eu tem dvd player que toca divx mas que odeia como o firmware coloca a legenda. Ou então apenas querem não precisar de um plugin ou programa para assistir o video em outro PC.

Aqui vou ensinar a colocar a legenda e codificar em xvid, pois os dvdplayers com divx tocam xvid e é um codec bom e gratis. Para quem quiser outro codec basta trocar o codec na parte 4 (e a configuração do codec, pois outros codecs tem configurações diferentes do xvid).

1: Programas necessários

Primeiro os softwares necessários, todos gratis:O programa deve ser o virtualdubmod ao invés do virtualdub normal pois o normal não trata audio VBR (Varianble Bit Rate), convertendo sempre para CBR (Constant Bit Rate) o que causa atrasos de som em relação ao video se o filme estiver com audio VBR.

2: Instalação
A unica requisição de ordem é instalar o virtualdubmod antes do vobsub

Xvid: basta instalar

Virtualdubmod: descompacte o virtualdubmod na pasta onde ele vai ficar

 

VobSub: quando for instalar, abra a arvore de Plugins e marque o "TextSub for VirtualDub and Avisynth", como na imagem. Ele ira perguntar o diretorio onde o VirtualDub esta instalado, escolha o diretorio onde voce descompactou o virtualdub.

3: Inserindo a legenda

Abra o video que voce quer colocar a legenda no virtualdubmod. Se o audio for VBR, ele mostrará um aviso perguntando se voce quer ou não converter para CBR, escolha não.

Com o video aberto no VirtualDubMod, vá no menu Video > Filters..., escolha o filtro TextSub e dê Ok. Aparecerá uma telinha onde voce deve escolher a legenda e configurar como voce quer que ela seja exibida, eu gosto das opções padrões do VobSub, por isso nunca brinquei com o modo de exibição. Apenas clique em "Open..." escolha seu arquivo de legenda e de ok nessa janela e na janela de filtros.

4: Reencodando em XVid

Eu gosto de codificar em xvid com duas passadas. Com o modo de duas passadas ele tem uma melhor qualidade, pois usa a primeira passada apenas para armazenar informações sobre o video, e é por isso que apenas com o modo de duas passadas é possível escolher o tamanho que quer deixar o vídeo (apesar de que eu ainda use bitrate).

Vou mostrar como se faz isso no virtualdubmod, com a configuração que uso para séries de TV).

Primeira passada:
  1. Vá ao menu File > Save as...,
  2. Marque a caixa [i]Don't run this job now; add it to job control so I can run it in batch mode."
  3. No fim da janela, em Video, clique no botão Change, escolha o codec XviD MPEG-4 Codec e clique em Configure.


    A configuração do xvid que eu uso é bem simples, mas como são varias janelinhas de configuração vou passar por todas:

    Profile @ Level:
    clique em More... se for a primeira vez que vai configurar, nas outras ele guarda a configuração.
     

    Nesta tela eu modifico apenas a primeira aba. Deixo sem packed bitstream por que alguns DVD Players nao conseguem decodificar bem alguns videos com packed bitstream, GMC eu também nao marco pelo mesmo motivo, prefiro deixar apenas quarter pixel e bvops marcado, mais para garantir executar no meu dvd player.

    Encoding type:
     

    escolha Twopass - 1st pass, e em More escolha um local para salvar o arquivo video.pass, o local default \video.pass é o drive onde o avi sera gravado (ou esta, nao sei), tipo C:\video.pass, então se voce nao tiver permissão de escrita nesse local, escolha algum que tenha, pois video.pass é o arquivo que terá as informações para a segunda passada da codificação em 2 passos. NÃO marque Full quality first pass, pois isso só vai fazer a primeira passada ficar mais lenta.

    Zone options:
     


    Other options:
    Nao precisa modificar nada.
  4. Escolha um nome de arquivo para seu video e mande salvar. Não grave em cima do video original, pois ainda precisa da segunda passada, e esse video da primeira passada é apenas um dummy (o que importa é o arquvo video.pass). O VirtualDub fechará a janela sem começar a codificar, pois ele só adiciona este trabalho na lista de trabalhos.

Segunda passada:
Os passos para a segunda passada sao quase identicos ao da primeira passada
  1. Vá ao menu File > Save as...,
  2. Marque a caixa [i]Don't run this job now; add it to job control so I can run it in batch mode."
  3. No fim da janela, em Video, clique no botão Change, escolha o codec XviD MPEG-4 Codec e clique em Configure.


    A configuração do xvid que eu uso é bem simples, mas como são varias janelinhas de configuração vou passar por todas:

    Profile @ Level:
    não modifique

    Encoding type:
    Coloque em Twopass - 2nd pass, não precisa modificar a janela more... (apenas garanta que o video.pass seja o mesmo local da primeira passada.

    Target bitrate/size:
    abaixo de Encoding type agora é possivel selecionar Target bitrate ou Target size, clique no botão para mudar entre bitrate e size. Para séries americanas eu deixo em bitrate 990, que deixa com o tamanho e qualidade que normalmente elas vem (aproximadamente 350MB o episodio). Se voce preferir usar target size, lembre-se que este tamanho é sem audio, então voce deve descontar o tamanho do arquivo de audio (para ver o tamanho do audio basta olhar File > File information... no VirtualDub.

    Zone options:
    não modifique

    Other options:
    não modifique

  4. Escolha um nome de arquivo para seu video e mande salvar. Novamente o VirtualDub fechará a janela sem começar a codificar.

Agora na janela principal do aperte vá em File > Job control... ou aperta F4. Os dois trabalhos da primeira e segunda passada que você agendou estarão na lista, basta clicar em Start e esperar o virtualdub terminar os dois trabalhos.






Last edited by Ted; 10-05-06 at 18:19..
Ted is offline   Reply With Quote
niKe!
Trooper
 

10-05-06, 18:19 #2
100+
positivado.. valeu cara
dps eu posto o resultado .. hehe
semana q vem acho q vou fazer 1

niKe! is offline   Reply With Quote
Kerpa!100
Carry
 

PSN ID: Kerpa100 Steam ID: Kerpa Wii Code: 1715 1365 8365 5261
10-05-06, 18:33 #3
Veeeeeeeeeery goooood!
O Jipe podia sticka isso ali no sticky

Kerpa!100 is offline   Reply With Quote
Aqualung
Trooper
 

Gamertag: Mr Aqualungz Steam ID: Aqualunguer
10-05-06, 18:38 #4
O link do VobSub tá com problema. E o esquema do XviD, qual que tem que baixar que eu nem entendi?


Aqui o VobSub
http://www.doom9.org/Soft21/Subtitles/VobSub_2.23.exe

Aqui o XviD
http://www.doom9.org/Soft21/Codecs/X...0-30122005.exe

É isso mesmo?

Aqualung is offline   Reply With Quote
Ted
Trooper
 

Gamertag: MassahudDS PSN ID: massahud Steam ID: massahud
10-05-06, 18:49 #5
Opa, eu errei o link do vobsub, confundi com o do virtualdub, hehe
O vobsub tem que pegar no doom9 tambem, pq saiu do ar a HP dele. Da pra pegar tudo no doom9.

O xvid eu falei ja compilado pq o site oficial dele so fornece o codigo fonte, então tem que baixar esse .exe ai mesmo, que alguem compilou.

Ted is offline   Reply With Quote
Aqualung
Trooper
 

Gamertag: Mr Aqualungz Steam ID: Aqualunguer
10-05-06, 18:53 #6
Fiz tudo segundo o tutorial, mandei botar a legenda. Geralmente quanto tempo demora?

Aqualung is offline   Reply With Quote
Ted
Trooper
 

Gamertag: MassahudDS PSN ID: massahud Steam ID: massahud
10-05-06, 19:03 #7
Aqui em casa demora uns 10 minutos o primeiro passo, e uns 20 o segundo. (Athlon64 X2 3800+ 2GB RAM). Normalmente eu deixo programado o batch de varios videos quando vou dormir.

E sobre o link do vobsub. achei o projeto sourceforge que tem o vobsub: http://sourceforge.net/project/showf...group_id=82303

Ted is offline   Reply With Quote
Ted
Trooper
 

Gamertag: MassahudDS PSN ID: massahud Steam ID: massahud
12-05-06, 12:30 #8
Coloquei esse tutorial (depois de uma pequena revisada) no blog que tenho com meus amigos: http://blog.patrulleros.com.br/2006/...ndando-videos/

Ted is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
12-05-06, 12:43 #9
TKS!

vegetous is offline   Reply With Quote
Aqualung
Trooper
 

Gamertag: Mr Aqualungz Steam ID: Aqualunguer
12-05-06, 13:15 #10
Eu tentei e tal, vi que ia demorar + de 1h a 1ª e bem mais que isso a segunda.

Aqualung is offline   Reply With Quote
Ted
Trooper
 

Gamertag: MassahudDS PSN ID: massahud Steam ID: massahud
12-05-06, 13:18 #11
Que estranho demorar tanto Aqualung, qual é o seu PC? Vai ver voce marcou o "Full quality first pass", pq o primeiro passo é bem mais rapido que o segundo.
Ou entao seu video é um filme grande mesmo, eu gasto 30 minutos num episodio de série, um filme deve ser mais de 1 hora, nunca tentei.

Ted is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 08:32.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.