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Trooper
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[CARRO]Marchas, velocidade x Combustível
07-07-06, 13:09
#1
Salve, salve... \o/
Tipow, tou tirando a carta de motorista agora, terminei as aulas praticas e o instrutor me falou algo que deixou intrigado; Sempre acreditei que em uma descida, uma pista reta em declive e etc, eu poderia deixar em marcha neutra e seguir q ele economizava combustível (gasolina no caso), mas o instrutor falou que eu devo deixar em 5a (no caso do carro um Palio) e seguir e que ponto neutro não economizava gasolina nem um pouco, que eh tudo a mesma coisa Mas tenho tios, primos, colegas que falam que economiza. A questão eh: A marcha em ponto neutro economiza gasolina em relação a marcha engatada sem aceleração ? |
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Banned
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07-07-06, 13:22
#2
denovo essa discussao interminável?
ahhhhhh uheheauehau |
Trooper
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07-07-06, 13:28
#3
claro q em 5ª tu vai economizar...
qnt maior a marcha (5ª) e menor a aceleração + economia. |
Trooper
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07-07-06, 13:30
#4
A diferença, é que quando vc coloca no ponto morto, de fato "economiza" só que quando vc vai engatar a marcha novamente, se vc não entrar na rotação correta vai consumir o triplo de gasosa que vc economizou... o que lenha é a retomada..
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Trooper
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07-07-06, 13:33
#5
Nem sempre maior a marcha mais economia tem...
A mesma coisa na bicicleta, vc poe uma marcha que oq vc pedala, já anda, aí poe no outro extremo, vc pedala muitos mais mas anda menos (cansa menos na subida), mas vc realiza mais movimento. Por isso todos os carros tem uma rotação boa para mudar a marcha. Maioria dos carros é a 3000 rpm, se vc muda da 1a. pra 2a. a 1500 rpm, vc vai estar gastando mais combustível. É como vc acelerar o carro começando da segunda marcha. Consome muito mais. |
Trooper
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07-07-06, 13:34
#6
entrada de combustivel = acelerador
se vc nao pisa, vc ta gastando o suficiente pro carro tar ligado ponto morto eh melhor pq nao tem o freio do motor da quinta marcha mas sempre se recomenda dexar o carro engrenado e blablabla |
Trooper
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07-07-06, 13:52
#7
um amigo meu tinha um TIPO daqueles que tem medidor de consumo..
em neutro gastava mais do que na 3a marcha, em uma descida. E tenho dito. até hj não entendo isso, pq até a rotação tava maior.. mas tem gente q fala q é assim mesmo. |
Trooper
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07-07-06, 13:57
#9
desliga o carro na descida q ai sim economiza; ou nao?
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Master Chief
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07-07-06, 14:00
#10
isso eh foda....
me falaram q injecao o q vira eh deixar engatado mas essa discussao eh interminavel pqp eaihea o taxista daki do trampo disse q vc tem q manter entre 2500/3000 giro pra conseguir o maximo de economia mas ca entre nos....esses eskema economiza mto pouco... soh gasta mto se vc zuar mto com o carro... senao vai gastar sempre + - a mesma coisa.....descendo engatado ou nao |
The Alpha Male
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07-07-06, 14:02
#11
eu desco qquer morro de 3a
para o carro ter giro suficiente para que o cut-off entre em acao mas claro, que so existe cut-off se a temperatura do motor estiver baixa, se nao eh injetado combustivel para esfritar as camaras explicado? |
Trooper
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07-07-06, 14:03
#12
Quote:
pq aí tem todo o consumo de ligar denovo... qnd comprei o meu carro o cara da concessionária disse q pra economizar gasosa com o carro ligado e desligar é tipo uns 50 seg... por exemplo, se tu para pra deixar alguem, deixa o carro ligado pq vai gastar menos gasosa ele ligado do q vc desligando e ligando denovo... deu de entender??? não? ahh, eu tb não entendo direito. |
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Trooper
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07-07-06, 14:05
#13
auehueah
caralho essa eu n sabia xbiel.. tipo, foda-se meo qdo tu vai enxer o tanque tu nao vai nem perceber se economizou alguma coisa por causa dessas paradas ae.. |
#NPNÃO
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07-07-06, 14:19
#14
Não.
O consumo em N é o mesmo da marcha lenta, ou seja, de qualquer marcha sem aceleração. O motor precisa de combustível pra continuar funcionando. A Quatro Rodas, uns tempos atrás, trouxe uma reportagem legal sobre consumo, pra acabar com esse tipo de mito |
Master Chief
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07-07-06, 14:29
#15
e qual foi a conclusao diabllo?
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#NPNÃO
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07-07-06, 14:45
#16
Quote:
Quote:
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Trooper
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07-07-06, 15:07
#17
Aê blz,
e em relação a ar-condicionado, deu no mythbusters um dia desses, mas esqueci :P Qual foi a conclusão deles ? Acho que ar-condicionado ligado não gasta mais gasosa do que com o ar desligado, jah percorri quilometros com ar ligado e a mesma distancia, o gasto de gasolina pareceu ser o mesmo. Creio que deve variar de um automóvel para outro, certo ?! |
Trooper
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07-07-06, 15:11
#18
hha ai não sei não.. com certeza o do meu pai gasta, então se pa os carros mais novos pode ser que não gastam mais...
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Trooper
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07-07-06, 15:15
#19
Saiu no jornal Folha de SP de domingo, gasta mais combustível sim, em qualquer carro.
Tem uma lista de perda de potência tbm, Gol 1.0 e Astra 2.0 oq perdem menos (em torno de 2%), aí tem uns que perdem quase 10% de potencia, não lembro de cor, mas é só pegar o jornal pra ver. |
Trooper
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07-07-06, 16:01
#20
O que eu percebi em relação ao ar-condicionado é a perda de potência mesmo... e isso, obviamente, leva a um maior consumo, certo?
Eu não sou de usar muito o ar, daí sou acostumado a ficar sempre sem.. daí um dia quando eu liguei e fui dirigir percebi claramente a "dificuldade" pra pegar velocidade hehe Meu é um Uno Mille Smart (motor Fire). |
Master Chief
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07-07-06, 16:15
#21
os unicos carros equipados com o legitimo motor FIAT FIRE foram os tipos 1.6
esses faziam jus ao nome |
#NPNÃO
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07-07-06, 16:20
#22
A/C tira potência do motor sim.. e afeta o consumo, apesar de ser pouca coisa..
Pq pouca coisa? Pq quando vc anda com o ar ligado, anda de vidro fechado, o que melhora MUITO a aerodinamica do carro, fazendo com que ele gaste menos energia pra "ir pra frente", e, consequentemente, economize combustivel.. só que o ar faz gastar mais :~ |
#NPNÃO
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07-07-06, 16:22
#23
Caralho luh.. ehoahe
Imagino um Mille carregado numa ladeira e de ar ligado.. 1a, pé embaixo, e fé em Deus |
spkr
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07-07-06, 16:23
#24
IUSAEHOSIAU meu pai tem um tipo 1.6
já me falaram umas 1000x que o motor é uma bomba! AUISEOHASu tá de boa por enquanto, e anda bem o bixo |
Trooper
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07-07-06, 16:23
#25
hjUEJHUheu didz
Pô, mas é motor bom o Fire, é l33t! uJHEuhjeuhJ |
Trooper
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07-07-06, 16:25
#26
did, soh de fechar os vidros do carro ja m,elhor MTOO como vc disse mesmo a aerodinamica? pq? nem deve fazer diferença
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Trooper
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07-07-06, 16:33
#27
Na verdade fechar o vidro ajuda qnd vc está numa velocidade alta... Coisa de 60km/h, 80km/h não influencia grande coisa, mas 90/100/120 vc já sente as pancadas de ar na sua cara e isso tudo prejudica a aerodinâmica pq o ar tem mais obstáculos e acaba "freiando" o carro. Acontece muito com caminhão, pro caminhão estar a 120, imagina a força contra o vento que ele tá indo
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Trooper
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07-07-06, 16:36
#28
é meio obvio q faz diferença aihoeah
pensa quanto mais facil o carro "corta" o ar, melhor com o vidro fechado o ar passa normal e tal, só por fora com o vidro aberto esse ar que entra não tem por onde sair na parte de trás do carro, o que segura ele um poco |
Master Chief
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07-07-06, 16:38
#29
ahhhhhhhhh lembrei duma coisa
tanque com pouca gasosa melhora mto a performance do carro qto com tanque cheio? nao sei se eh impressao minha mas qdo ta no ultimo palitinho de gasolina, o carro anda pra caralho....acelera tranquilao e com tanque cheio parece q ta pesado!! na f1 eh assim...mas nao sei se em carro normal faz diferenca o meu eh um ka 1.0 - eh 30 litros o tanque se nao me engano |
#NPNÃO
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07-07-06, 16:48
#30
deve ser 45~50l.. nunca vi tanque menor que isso
Até "dá" pra sentir diferença, mas não é la essas coisas não.. é praticamente nula edit: 42l o tanque do KA |
Trooper
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07-07-06, 16:50
#31
Economia so em caso de carro carburado, se ele for injetado nao !!!!
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The Alpha Male
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07-07-06, 17:25
#32
Quote:
5a marcha em rotacao baixa dificilmente o cut-off liga quanto mais alto o giro mais facil o motor girar sem precisar de combustivel claro que calor é liberado e etc blablabla engenheiros mecanicos por favor fazer explicar pra quem quiser pq to com preguica |
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spkr
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07-07-06, 17:34
#33
explica ae bomba
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The Alpha Male
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07-07-06, 17:50
#34
preguica
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