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dript
Trooper
 

Gamertag: Driptx Steam ID: driptt
Default [CARRO]Marchas, velocidade x Combustível

07-07-06, 13:09 #1
Salve, salve... \o/

Tipow, tou tirando a carta de motorista agora, terminei as aulas praticas e o instrutor me falou algo que deixou intrigado;

Sempre acreditei que em uma descida, uma pista reta em declive e etc, eu poderia deixar em marcha neutra e seguir q ele economizava combustível (gasolina no caso), mas o instrutor falou que eu devo deixar em 5a (no caso do carro um Palio) e seguir e que ponto neutro não economizava gasolina nem um pouco, que eh tudo a mesma coisa

Mas tenho tios, primos, colegas que falam que economiza.

A questão eh: A marcha em ponto neutro economiza gasolina em relação a marcha engatada sem aceleração ?





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....
Banned
 

07-07-06, 13:22 #2
denovo essa discussao interminável?
ahhhhhh
uheheauehau

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Biel
Trooper
 

07-07-06, 13:28 #3
claro q em 5ª tu vai economizar...

qnt maior a marcha (5ª) e menor a aceleração + economia.

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Mack
Trooper
 

07-07-06, 13:30 #4
A diferença, é que quando vc coloca no ponto morto, de fato "economiza" só que quando vc vai engatar a marcha novamente, se vc não entrar na rotação correta vai consumir o triplo de gasosa que vc economizou... o que lenha é a retomada..

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SparkS
Trooper
 

07-07-06, 13:33 #5
Nem sempre maior a marcha mais economia tem...

A mesma coisa na bicicleta, vc poe uma marcha que oq vc pedala, já anda, aí poe no outro extremo, vc pedala muitos mais mas anda menos (cansa menos na subida), mas vc realiza mais movimento. Por isso todos os carros tem uma rotação boa para mudar a marcha. Maioria dos carros é a 3000 rpm, se vc muda da 1a. pra 2a. a 1500 rpm, vc vai estar gastando mais combustível. É como vc acelerar o carro começando da segunda marcha. Consome muito mais.

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GoldenEye
Trooper
 

07-07-06, 13:34 #6
entrada de combustivel = acelerador
se vc nao pisa, vc ta gastando o suficiente pro carro tar ligado
ponto morto eh melhor pq nao tem o freio do motor da quinta marcha
mas sempre se recomenda dexar o carro engrenado e blablabla

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niKe!
Trooper
 

07-07-06, 13:52 #7
um amigo meu tinha um TIPO daqueles que tem medidor de consumo..
em neutro gastava mais do que na 3a marcha, em uma descida. E tenho dito.
até hj não entendo isso, pq até a rotação tava maior.. mas tem gente q fala q é assim mesmo.

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tdf
 

Steam ID: tdf
07-07-06, 13:56 #8
Já ouvi mecânico dizer que:

-Se for carburador (carrovéi)
Ponto morto economiza zimzinhor...

-Se for injeção
Manter em quinta com giro baixinho economiza mais que em ponto morto

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RupertX
Trooper
 

PSN ID: rupertrj
07-07-06, 13:57 #9
desliga o carro na descida q ai sim economiza; ou nao?

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serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
07-07-06, 14:00 #10
isso eh foda....
me falaram q injecao o q vira eh deixar engatado

mas essa discussao eh interminavel pqp eaihea

o taxista daki do trampo disse q vc tem q manter entre 2500/3000 giro pra conseguir o maximo de economia

mas ca entre nos....esses eskema economiza mto pouco...
soh gasta mto se vc zuar mto com o carro...
senao vai gastar sempre + - a mesma coisa.....descendo engatado ou nao

serjaum is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

07-07-06, 14:02 #11
eu desco qquer morro de 3a
para o carro ter giro suficiente para que o cut-off entre em acao

mas claro, que so existe cut-off se a temperatura do motor estiver baixa, se nao eh injetado combustivel para esfritar as camaras

explicado?

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Biel
Trooper
 

07-07-06, 14:03 #12
Quote:
Postado por RupertX
desliga o carro na descida q ai sim economiza; ou nao?
pior q eu acho q não...
pq aí tem todo o consumo de ligar denovo...


qnd comprei o meu carro o cara da concessionária disse q pra economizar gasosa com o carro ligado e desligar é tipo uns 50 seg... por exemplo, se tu para pra deixar alguem, deixa o carro ligado pq vai gastar menos gasosa ele ligado do q vc desligando e ligando denovo... deu de entender???
não?
ahh, eu tb não entendo direito.

Biel is offline   Reply With Quote
niKe!
Trooper
 

07-07-06, 14:05 #13
auehueah
caralho
essa eu n sabia xbiel..
tipo, foda-se meo
qdo tu vai enxer o tanque tu nao vai nem perceber se economizou alguma coisa por causa dessas paradas ae..

niKe! is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
07-07-06, 14:19 #14
Não.
O consumo em N é o mesmo da marcha lenta, ou seja, de qualquer marcha sem aceleração. O motor precisa de combustível pra continuar funcionando.

A Quatro Rodas, uns tempos atrás, trouxe uma reportagem legal sobre consumo, pra acabar com esse tipo de mito

didz is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
07-07-06, 14:29 #15
e qual foi a conclusao diabllo?

serjaum is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
07-07-06, 14:45 #16
Quote:
Postado por dript
A questão eh: A marcha em ponto neutro economiza gasolina em relação a marcha engatada sem aceleração ?
Quote:
Postado por didz
Não.
O consumo em N é o mesmo da marcha lenta, ou seja, de qualquer marcha sem aceleração. O motor precisa de combustível pra continuar funcionando.
O instrutor do cara tá certo

didz is offline   Reply With Quote
dript
Trooper
 

Gamertag: Driptx Steam ID: driptt
07-07-06, 15:07 #17
Aê blz,
e em relação a ar-condicionado, deu no mythbusters um dia desses, mas esqueci :P
Qual foi a conclusão deles ?
Acho que ar-condicionado ligado não gasta mais gasosa do que com o ar desligado, jah percorri quilometros com ar ligado e a mesma distancia, o gasto de gasolina pareceu ser o mesmo. Creio que deve variar de um automóvel para outro, certo ?!

dript is offline   Reply With Quote
Lev
Trooper
 

07-07-06, 15:11 #18
hha ai não sei não.. com certeza o do meu pai gasta, então se pa os carros mais novos pode ser que não gastam mais...

Lev is offline   Reply With Quote
SparkS
Trooper
 

07-07-06, 15:15 #19
Saiu no jornal Folha de SP de domingo, gasta mais combustível sim, em qualquer carro.

Tem uma lista de perda de potência tbm, Gol 1.0 e Astra 2.0 oq perdem menos (em torno de 2%), aí tem uns que perdem quase 10% de potencia, não lembro de cor, mas é só pegar o jornal pra ver.

SparkS is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
 

Steam ID: luhdie
07-07-06, 16:01 #20
O que eu percebi em relação ao ar-condicionado é a perda de potência mesmo... e isso, obviamente, leva a um maior consumo, certo?
Eu não sou de usar muito o ar, daí sou acostumado a ficar sempre sem.. daí um dia quando eu liguei e fui dirigir percebi claramente a "dificuldade" pra pegar velocidade hehe
Meu é um Uno Mille Smart (motor Fire).

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
07-07-06, 16:15 #21
os unicos carros equipados com o legitimo motor FIAT FIRE foram os tipos 1.6

 


esses faziam jus ao nome

serjaum is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
07-07-06, 16:20 #22
A/C tira potência do motor sim.. e afeta o consumo, apesar de ser pouca coisa..

Pq pouca coisa? Pq quando vc anda com o ar ligado, anda de vidro fechado, o que melhora MUITO a aerodinamica do carro, fazendo com que ele gaste menos energia pra "ir pra frente", e, consequentemente, economize combustivel.. só que o ar faz gastar mais :~

didz is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
07-07-06, 16:22 #23
Caralho luh.. ehoahe
Imagino um Mille carregado numa ladeira e de ar ligado.. 1a, pé embaixo, e fé em Deus

didz is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

07-07-06, 16:23 #24
IUSAEHOSIAU meu pai tem um tipo 1.6
já me falaram umas 1000x que o motor é uma bomba! AUISEOHASu
tá de boa por enquanto, e anda bem o bixo

punisher is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
 

Steam ID: luhdie
07-07-06, 16:23 #25
hjUEJHUheu didz
Pô, mas é motor bom o Fire, é l33t! uJHEuhjeuhJ

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
Lev
Trooper
 

07-07-06, 16:25 #26
did, soh de fechar os vidros do carro ja m,elhor MTOO como vc disse mesmo a aerodinamica? pq? nem deve fazer diferença

Lev is offline   Reply With Quote
SparkS
Trooper
 

07-07-06, 16:33 #27
Na verdade fechar o vidro ajuda qnd vc está numa velocidade alta... Coisa de 60km/h, 80km/h não influencia grande coisa, mas 90/100/120 vc já sente as pancadas de ar na sua cara e isso tudo prejudica a aerodinâmica pq o ar tem mais obstáculos e acaba "freiando" o carro. Acontece muito com caminhão, pro caminhão estar a 120, imagina a força contra o vento que ele tá indo

SparkS is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
07-07-06, 16:36 #28
é meio obvio q faz diferença aihoeah
pensa
quanto mais facil o carro "corta" o ar, melhor
com o vidro fechado o ar passa normal e tal, só por fora
com o vidro aberto esse ar que entra não tem por onde sair na parte de trás do carro, o que segura ele um poco

whiplash is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
07-07-06, 16:38 #29
ahhhhhhhhh lembrei duma coisa
tanque com pouca gasosa melhora mto a performance do carro qto com tanque cheio?
nao sei se eh impressao minha
mas qdo ta no ultimo palitinho de gasolina, o carro anda pra caralho....acelera tranquilao
e com tanque cheio parece q ta pesado!!

na f1 eh assim...mas nao sei se em carro normal faz diferenca
o meu eh um ka 1.0 - eh 30 litros o tanque se nao me engano

serjaum is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
07-07-06, 16:48 #30
deve ser 45~50l.. nunca vi tanque menor que isso
Até "dá" pra sentir diferença, mas não é la essas coisas não.. é praticamente nula

edit: 42l o tanque do KA

didz is offline   Reply With Quote
Gabeleu
Trooper
 

PSN ID: GABELEU
07-07-06, 16:50 #31
Economia so em caso de carro carburado, se ele for injetado nao !!!!

Gabeleu is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

07-07-06, 17:25 #32
Quote:
Postado por didz
O instrutor do cara tá certo
mais ou menos neh
5a marcha em rotacao baixa dificilmente o cut-off liga

quanto mais alto o giro mais facil o motor girar sem precisar de combustivel

claro que calor é liberado e etc blablabla engenheiros mecanicos por favor fazer explicar pra quem quiser pq to com preguica

Bombastic is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

07-07-06, 17:34 #33
explica ae bomba

punisher is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

07-07-06, 17:50 #34
preguica

Bombastic is offline   Reply With Quote
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